Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal Venzo MTB estalando (pouco uso)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedal Venzo MTB estalando (pouco uso)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedal Venzo MTB estalando (pouco uso)
    Postado: 03 Fev 2015 as 20:03
Olá pessoal,

Minha bike (MTB) tem cerca de 1500 km rodados em maioria no asfalto. Pois bem, utilizo pedal Venzo Alumínio Rosca Grossa 9/16. Cerca de R$ 55,00

Logo que a bike foi montada eu notei que os pedais faziam uma espécie de vibração (de leve) quando eu pedalava bem rápido, no entanto pensei q por serem novos eles iriam “amaciar” coisa que nunca aconteceu. Desde sempre, ao girar os pedais com a mão, eles nunca giravam de forma suave mas sempre como se estivessem apertados meio que emprerrandos, no entanto com o peso da perna ao pedalar eles giravam sem demonstrar qualquer resistência.

Agora recentemente veio a “zebra”, durante a última pedalada comecei a escutar um estalo assíncrono tipo de rolamento estourado no lado direito da bike, cheguei a pensar q fosse o movimento central, mas como só escutava no lado direito, ao chegar em casa removi o pedal, limpei bem e acrescentei um pouco de óleo mineral fino (WD40) e comecei a girar  o pedal na mão. De imediato comecei a escutar um barulho de estalos (tipo estalos de dedos) de forma bem perceptível. Removi o outro pedal e fiz o mesmo procedimento e apresentou o mesmo barulho de estalido quando eu girei ele por algumas vezes.


Agora a pergunta, para quem tem, teve ou conhece o pedal, eles são rígidos ao girar com as mãos a ponto de mal darem 2 voltas completas?

Estes estalidos são normais no pedal Venzo? Posso continuar usando os pedais sem correr risco de trancarem? Há conserto para isso?

Obrigado.

Voltar ao Topo
CBDias Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 09 Jan 2015
Sampa
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CBDias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2015 as 21:28
Pelo que vc descreveu o pedal já veio com problema. Pelo preço que vc pagou será um Venzo original? Sei não. De qualquer forma, eu não arriscaria pedalar longe de casa com um pedal desses, o risco de ter de empurrar a bike por muitos quilômetros é grande demais para valer a pena.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2015 as 00:51
Sao rolamentos de esferas soltas.Vc é bom de mecanica??se nao for,deixe assim,e qdo puder,compre outros,com rolamentos selados,tem pedal plataforma com rolamento,nao precisa ser de clip.Pela experiencia q tenho com GTSs e similares "rolamentados"de 30 a 50R$,ele pdoe sim travar,mas a tendencia é q ele so continue duro ao girar.Pedais mais comuns ainda,so usao o corpo de bucha,nada mais.
Agora,se quiser mexer,tera a abrir e por graxa,vai precisar usr uma morsa,uma chave L 15 e nao ter do de suja a unha com graxa.Ou levar a uma bicicletaria e pedir pra engraxar.
No caso de vc mesmo,gostar um pouco de mecanica,é facil,tem 2 porcas,uma é a contra-porca(primeira a sair),outra é a q faz a funçao de conico(igual o do eixo,apoias as esferas).Lembrando q começa a complicar ja no tirar o pedal,um deles é rosca contraria.Teria q remover os pedais.

Se for mexer,eu passo alguns procedimentos,mas so abrirara com uma L 15pol+auxilio de uma morsa.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2015 as 00:53
Ah,qto a ser Venzo 'original",esta é uma marca tipo GTS,ou seja,é uma marca estampada em produtos chineses,de baixo custo.Serve ao proposito e ao preço pago(meus plataforma sao GTS,antes q algum boca aberta ache q estou tirando o cara)
Em peças baratas eu tenho PHD e pós-doutorado em GTSs da vida.
Voltar ao Topo
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2015 as 14:34
Mas pelo descrito seria sujeira acumulada o efeito nos rolamentos?
Pois se for defeito e os rolamentos de esfera forem de ma qualidade devido ao preço, nao vejo vantagem em abrir para engraxar, a não ser se fosse para substituí-los. Existe rolamentos avulsos para venda para este tipo de pedal? (tirando o problema do movimento os pedais estão muito inteiros)
Indicaria alguma marca durável com rolamentos selados sem ser clip?
Obrigado.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2015 as 22:41
Eu sou pobre(nao estou chorando ou reclamando),sou pé rapado,mas sei q
peça barata é um monte de bosta
Tenho um par de plataforma GTS,tive q fazer este procedimento,abrir e engraxar,apos 1 semana.Sei do q falo,muitas pessoas nao ligao pro pedal estalar,ou ser duro,ou sei la,basta ver q os cara poe uma suspa Zoom de 4.5kg,aro 72 raias,corta o quadro e rebaixa,vao ligar se o pedla tiver duro estalando??

Pedal bom so acima de 100 reias,e bem escolhido(plataforma mesmo)
Fui rude??Nao.Tenho 40 anos,destes,somente nos ultimos 4 anos entendi q peça barata e´um monte de bosta q so da dor de cabeça.Nao q precisa gastar o rim esqeurdo,nao é isto,mas tem um nivel minimo de qualidade.

Faça como falei,q fica bom.Os meus GTS simplesmente tao a mais de 2 anos sem q eu precise fazer qq outra intervençao.Eles vem montado,ou sje,os chineses montao ele,empacotao e boa.
Eu desmontei,limpei,"enchi" de gracha,mas o mais importante,eu "regulei"o pedal na contra-porca.QUem nao acertou a contra porca de um eixo,para q nao fique nen muito preso,nen 'jogando",sabe como e
No caso dos meus GTS e de outros 2 pares q fiz isto,o conico esta muito apertado.Por isto faz barulho.Em um dos GTS,o rolamento estava comido,tipico de rolamento de baxia qualidade.

Verfique isto,nao,nao precisa joga o pedal fora.Leva a uma bicicletaria e mande engraxar.Se ocara falar q nao sabe do q fala,faça vc mesmo.
Infelizmente requer alguem q tenha "experiencia com graxa"
DIY = faça vc mesmo.


PS:Os termos em reticencias sao usados por min pra linguagem coloquial.Ou seja,tento falar com a gente fala,pois nao acho palavras e ilustrem melhor a ideia q quero passar.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2015 as 22:48
Qto a recomendaçao,tem Wellgo e Zeray no ML.Qq pedal q for comprar,pergunte ao vendedor se é rolamento SELADO,nao so rolamento.
Eu,se for trocar de pedal,vou de Shimano com aquela plataforma de plastico.
Se vc tiver $$,opçao seria
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617839612-pedal-shimano-spd-m324-clip-plataforma-mtb-dh-freeride-prata-_JM

Os Shimano com plataforma REMOVIVEL de plastico(o do link é um lado plataforma e outro SPD,mas fic fora do meu$$,nao sei do seu orçamento) ficao entre 110 e 140 reais.E vc tem um pedla SPD pronto pra sapatilha.
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 01:39
Não é normal não. Independentemente da marca do pedal, este deve girar livremente ao levar um " tapa".
Como você mencionou que, desde que os pedais foram instalados há essa resistência, então há defeito de fabricação. Na hora da montagem do pedal na base, a porca de 8mm que prende o corpo do pedal a base que o fixa no pedivela, sofreu um sobreaperto aumentando o atrito das esferas na pista do corpo do pedal causando desgaste prematuro do conjunto, causando a folga os estalos que você percebe ao pedalar. Nesse caso não há o que fazer a não ser trocar o pedal. De agora em diante, a tendência é aumentar os estalos até o dia em que a porca soltar e o pedal cair fora.

Fernando Messina
Voltar ao Topo
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 08:31
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Qto a recomendaçao,tem Wellgo e Zeray no ML.Qq pedal q for comprar,pergunte ao vendedor se é rolamento SELADO,nao so rolamento.Eu,se for trocar de pedal,vou de Shimano com aquela plataforma de plastico.
Se vc tiver $$,opçao seria
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-617839612-pedal-shimano-spd-m324-clip-plataforma-mtb-dh-freeride-prata-_JM

Os Shimano com plataforma REMOVIVEL de plastico(o do link é um lado plataforma e outro SPD,mas fic fora do meu$$,nao sei do seu orçamento) ficao entre 110 e 140 reais.E vc tem um pedla SPD pronto pra sapatilha.

Ao pesquisar pedais Wellgo, pelos preços devem se equivalerem ao Venzo. No entanto encontrei um da marca AEST (tem nos sites da china) de magnésio pesa pouco, rolamentos selados e está por R$ 170,00. Alguém conhece a marca? No aliexpress está entre 118 -140 reais.
Voltar ao Topo
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 08:38
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Eu sou pobre(nao estou chorando ou reclamando),sou pé rapado,mas sei q
peça barata é um monte de bosta
Tenho um par de plataforma GTS,tive q fazer este procedimento,abrir e engraxar,apos 1 semana.Sei do q falo,muitas pessoas nao ligao pro pedal estalar,ou ser duro,ou sei la,basta ver q os cara poe uma suspa Zoom de 4.5kg,aro 72 raias,corta o quadro e rebaixa,vao ligar se o pedla tiver duro estalando??

Pedal bom so acima de 100 reias,e bem escolhido(plataforma mesmo)
Fui rude??Nao.Tenho 40 anos,destes,somente nos ultimos 4 anos entendi q peça barata e´um monte de bosta q so da dor de cabeça.Nao q precisa gastar o rim esqeurdo,nao é isto,mas tem um nivel minimo de qualidade.

Faça como falei,q fica bom.Os meus GTS simplesmente tao a mais de 2 anos sem q eu precise fazer qq outra intervençao.Eles vem montado,ou sje,os chineses montao ele,empacotao e boa.
Eu desmontei,limpei,"enchi" de gracha,mas o mais importante,eu "regulei"o pedal na contra-porca.QUem nao acertou a contra porca de um eixo,para q nao fique nen muito preso,nen 'jogando",sabe como e
No caso dos meus GTS e de outros 2 pares q fiz isto,o conico esta muito apertado.Por isto faz barulho.Em um dos GTS,o rolamento estava comido,tipico de rolamento de baxia qualidade.

Verfique isto,nao,nao precisa joga o pedal fora.Leva a uma bicicletaria e mande engraxar.Se ocara falar q nao sabe do q fala,faça vc mesmo.
Infelizmente requer alguem q tenha "experiencia com graxa"
DIY = faça vc mesmo.


PS:Os termos em reticencias sao usados por min pra linguagem coloquial.Ou seja,tento falar com a gente fala,pois nao acho palavras e ilustrem melhor a ideia q quero passar.
.

Pois é, mas creio que já seja tarde e que os rolamentos tenham sofrido muito atrito. Não irei desistir dos pedais, vou tentar abri-los seguindo as suas dicas. 
Pior que eu achava que Venzo, era algo que não iria me incomodar, por custar entre 55 -60 reais (par). Apesar de eu tbm não ser afortunado, se necessário substituir, economizarei e pegarei algo de melhor qualidade, uma vez que os pedais por problema podem acarretar num acidente grave.
Obrigado.
Voltar ao Topo
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 08:40
Originalmente postado por Belvedere Belvedere escreveu:

Não é normal não. Independentemente da marca do pedal, este deve girar livremente ao levar um " tapa".
Como você mencionou que, desde que os pedais foram instalados há essa resistência, então há defeito de fabricação. Na hora da montagem do pedal na base, a porca de 8mm que prende o corpo do pedal a base que o fixa no pedivela, sofreu um sobreaperto aumentando o atrito das esferas na pista do corpo do pedal causando desgaste prematuro do conjunto, causando a folga os estalos que você percebe ao pedalar. Nesse caso não há o que fazer a não ser trocar o pedal. De agora em diante, a tendência é aumentar os estalos até o dia em que a porca soltar e o pedal cair fora.


Pior que apesar dos estalos, os pedais "ainda" não apresentaram folga.
Obrigado pela informação, foi de grande valia.
Voltar ao Topo
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 12:12
Pessoal, resolvi abrir o pedal, e para minha surpresa notei que não há rolamentos, apenas esferas que ficam fixadas pelo parafuso/eixo. São 13 esferas de cada lado do pedal, para piorar, ao abrir perdi uma e não encontrei mais, então fechei o pedal com 12 esferas num dos lados.
Quanto ao problema do barulho, era sujeira, O péssimo sistema de esferas soltas possibilitam entrada de sujeira se muito esforço, porém depois de limpos e engraxados, foi bem complicado achar o ponto correto do aperto do eixo, sempre que eu tentava ou ficava com certa folga ou apertado demais.
Uma pena pois o pedal tem um bom acabamento externo em alumínio, porém o sistema de giro é um lixo. Nunca mais compro Venzo. Meu medo agora é a mesa de direção que é da mesma marca e com certeza o mesmo sistema de esferas soltas vir a falhar
Abraço.
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 22:38
Amigo,o q eu disse??Rolamento é um termo,a Shimano tbm usa rolamento solto,esferas tem em qq rolamanto(logico,tem rolamentos cilindricos,conicos,mas estes nao entrao no assunto)
Nao aperte demais a contra porca,nen deixe frouxo.Se nao me engano,as esferas vc acha em ums bicicletaria,nao sei de q peça vc retira,ou se tem pr vender,se me lembro sao pequenas,pode ser que de cubo simples dianteiro,aquele q sua exio fino(nen sei se existe mais,mas era normal em Monark Barra antiga)
Eu repus algumas,pois mesmo com 2 MESES,tinha algumas roidas...Por isto disse,rolamente de baixa qualidade(esferas de baixa qualidade)
Acho q aquelas esferas batem.
Perder esferas de rolamento é padrao...Cara,eu qdo abro algo com rolamento solto ja procuro medir q tamanho é,pois alem de perder,muitas estao comidas
VC conferiu se as esferas estavao boas antes de fechar??
Pois se tiver "roida"ela vai comer o conico,q na verdade é o proprio eixo do pedal

E sim,é um pedal chines,50tão nao compra um pedal selado nao.
Sim,o meu GTS é bonito tbm,e foi 40 no PY
HOje,menos qo Shimano PD505 do link ,eu nao gasto nen um real

Chega de peça barata demais...

Sim,AEST é uma marca chinesa,tem rolamento de direçao,e um item qeu tav de olho,roldana de cambio rolamentada,anodizada,lindona(primeira da pagina,note qtos produtos AEST tem)
http://lista.mercadolivre.com.br/roldana-aest

Mano,tres post q eu li,e uma bos ta.Roda presa,pior q a roldana de um Acerinha(q usa bucha)

Ate,se alguem teve uma roldana destas,e teve melhor resultado pode posta ai,bonita ela é...
Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2015 as 22:39
Aos q notarao q posto muitos links do MercadoLivre,nao,nao tenho intençao de ajudar aquels site maledeto,pois vendo la e eles comem 10% da minha grana

Mas é o mercado de pulgas,dificil fugir de la.
O OLX poderia melhora mais...
Voltar ao Topo
denniskiller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2014
Camaquã-RS
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denniskiller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2015 as 08:14
Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Amigo,o q eu disse??Rolamento é um termo,a Shimano tbm usa rolamento solto,esferas tem em qq rolamanto(logico,tem rolamentos cilindricos,conicos,mas estes nao entrao no assunto)
Nao aperte demais a contra porca,nen deixe frouxo.Se nao me engano,as esferas vc acha em ums bicicletaria,nao sei de q peça vc retira,ou se tem pr vender,se me lembro sao pequenas,pode ser que de cubo simples dianteiro,aquele q sua exio fino(nen sei se existe mais,mas era normal em Monark Barra antiga)
Eu repus algumas,pois mesmo com 2 MESES,tinha algumas roidas...Por isto disse,rolamente de baixa qualidade(esferas de baixa qualidade)
Acho q aquelas esferas batem.
Perder esferas de rolamento é padrao...Cara,eu qdo abro algo com rolamento solto ja procuro medir q tamanho é,pois alem de perder,muitas estao comidas
VC conferiu se as esferas estavao boas antes de fechar??
Pois se tiver "roida"ela vai comer o conico,q na verdade é o proprio eixo do pedal

E sim,é um pedal chines,50tão nao compra um pedal selado nao.
Sim,o meu GTS é bonito tbm,e foi 40 no PY
HOje,menos qo Shimano PD505 do link ,eu nao gasto nen um real

Chega de peça barata demais...

Sim,AEST é uma marca chinesa,tem rolamento de direçao,e um item qeu tav de olho,roldana de cambio rolamentada,anodizada,lindona(primeira da pagina,note qtos produtos AEST tem)
http://lista.mercadolivre.com.br/roldana-aest

Mano,tres post q eu li,e uma bos ta.Roda presa,pior q a roldana de um Acerinha(q usa bucha)

Ate,se alguem teve uma roldana destas,e teve melhor resultado pode posta ai,bonita ela é...

Olá,
Sim as esferas estavam intactas, vou na bicicletaria pedir uma esfera ou mesmo comprar.
Era apenas areia grudada na graxa e por o pedal estar apertado ele dava aqueles estalos.
Sobre um novo pedal, vou esperar para ver como este irá se comportar.
Mais uma vez obrigado por todas as informações.
Abraço
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X