Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Câmbio dianteiro está impreciso (sou iniciante)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Câmbio dianteiro está impreciso (sou iniciante)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marcos_Pedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2014
Bauru
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos_Pedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Câmbio dianteiro está impreciso (sou iniciante)
    Postado: 01 Dez 2014 as 12:59
Pessoal, sou novo no mundo das bikes e tenho algumas dúvidas que com certeza vocês podem me ajudar.

Comprei uma bike com a seguinte relação de marchas: câmbio dianteiro e traseiro: Tourney; alavancas de câmbio Rapid Fire Yamada e Pedivela Vuelta. Meu uso é apenas urbano, asfalto.

Nas passagens de marchas o câmbio traseiro trabalha muito bem e é preciso. Mas o câmbio dianteiro na hora de subir é muito impreciso e meio "duro"..., para subir da coroinha para a coroa do meio eu preciso dar um toque e forçar um pouco ele, ameaçando colocar na coroa maior, para que ele entre na coroa do meio.

As minhas passagens são suaves: suavizo o pedal para poder mudar. E já saquei pesquisando aqui que meus componentes não são dos melhores.

Já levei duas vezes ao mecânico para que ele pudesse regular esse problema, mas não adiantou nada. Dois dias depois e é a mesma coisa.

Então pensei em fazer um UP do que está ruim e causa essa imprecisão. É esse pedivela genérico da marca "Vuelta"? É essa alavanca genérica Yamada? A minha corrente também não é shimano, é uma chamada marrow.


Enfim, HELP pessoal!Se puderem me dar uma dica do que pode estar deixando as mudanças de câmbio dianteiras imprecisas eu ficarei mutíssimo grato!
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 17:46
sim, grande parte do problema do cambio dianteiro não pegar regulagem são este mix de peças de baixa qualidade, colocando rapid fire Shimano e pedivela Shimano também seus problemas serão resolvidos, se ainda não resolver, troque a corrente, se não resolver troque cambio dianteiro por um Shimano Altus mas esta possibilidade é muuito remota
Voltar ao Topo
Marcos_Pedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2014
Bauru
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos_Pedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 18:26
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

sim, grande parte do problema do cambio dianteiro não pegar regulagem são este mix de peças de baixa qualidade, colocando rapid fire Shimano e pedivela Shimano também seus problemas serão resolvidos, se ainda não resolver, troque a corrente, se não resolver troque cambio dianteiro por um Shimano Altus mas esta possibilidade é muuito remota


Muito obrigado pelas dicas. Os meus câmbios são Tourney TX, e sei que na bicicletaria tem um pedivela Tourney chamado "SIS" (preto e prata). O pedivela Tourney TX (que é todo preto) eu não sei se acharei por aqui. É contra-indicado usar o pedivela Tourney "Sis" sendo que os câmbios são TX?

Valeu!!

Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 18:51
Não, não há nenhuma incompatibilidade nestes dois modelos.
Voltar ao Topo
sergio_moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Rio das Ostras
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sergio_moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 19:34
olha só, os cambios não são um primor em eficiencia, mas para o seu uso, são mais do que suficientes, eu tenho exatamente esses cambios e passadores na caloi 100 e ainda com as coroas originais e funcionam perfeitamente, meu uso é 99% ciclovia e asfalto, estou planejando uma viagem razoavelmente longa, creca de 340km e a bicicleta irá do jeito que se encontra hoje, sei lá, tenta dar uma regulada vc mesmo ou troca de mecanico, acho que o negocio não é pra bixar assim tão facilmente com esse tio de uso! 
força sempre!!
Voltar ao Topo
igorbelmont Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2014
RJ
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorbelmont Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 20:50
Meu problema é parecido, só que a dificuldade é passar da coroa do meio para a coroa maior... já levei em 3 cicles.

O primeiro mexeu nos parafusos e colocou um óleo na corrente. Não resolveu.
O segundo disse que precisaria lubrificar o conduíte que liga o passador ao câmbio.
O terceiro disse que estava tudo ok.

O que faço? :(


Voltar ao Topo
Marcos_Pedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2014
Bauru
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos_Pedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 21:17
Originalmente postado por sergio_moraes sergio_moraes escreveu:

olha só, os cambios não são um primor em eficiencia, mas para o seu uso, são mais do que suficientes, eu tenho exatamente esses cambios e passadores na caloi 100 e ainda com as coroas originais e funcionam perfeitamente, meu uso é 99% ciclovia e asfalto, estou planejando uma viagem razoavelmente longa, creca de 340km e a bicicleta irá do jeito que se encontra hoje, sei lá, tenta dar uma regulada vc mesmo ou troca de mecanico, acho que o negocio não é pra bixar assim tão facilmente com esse tio de uso! 



O seu deve estar com o kit Tourney inteiro e bem regulado, é exatamente o que estou pensando em fazer: trocar esse pedivela "Vuelta" genérico e colocar o Tourney, além de trocar as alavancas Yamada pelas Shimano Tourney. Espero que o meu câmbio fique ok depois dosso Smile
Voltar ao Topo
Marcos_Pedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2014
Bauru
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos_Pedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 21:19
Originalmente postado por igorbelmont igorbelmont escreveu:

Meu problema é parecido, só que a dificuldade é passar da coroa do meio para a coroa maior... já levei em 3 cicles.

O primeiro mexeu nos parafusos e colocou um óleo na corrente. Não resolveu.
O segundo disse que precisaria lubrificar o conduíte que liga o passador ao câmbio.
O terceiro disse que estava tudo ok.

O que faço? :(




O meu também é chato para subir da do meio para a maior. Como está seu kit de câmbio? Misturado também?
Voltar ao Topo
igorbelmont Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2014
RJ
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar igorbelmont Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 21:41
Originalmente postado por Marcos_Pedal Marcos_Pedal escreveu:

Originalmente postado por igorbelmont igorbelmont escreveu:

Meu problema é parecido, só que a dificuldade é passar da coroa do meio para a coroa maior... já levei em 3 cicles.

O primeiro mexeu nos parafusos e colocou um óleo na corrente. Não resolveu.
O segundo disse que precisaria lubrificar o conduíte que liga o passador ao câmbio.
O terceiro disse que estava tudo ok.

O que faço? :(




O meu também é chato para subir da do meio para a maior. Como está seu kit de câmbio? Misturado também?


No dianteiro é Shimano TZ... e as alavancas são Shimano ez fire.
Voltar ao Topo
sergio_moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2014
Rio das Ostras
Offline
Mensagens:272
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar sergio_moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2014 as 22:08

O seu deve estar com o kit Tourney inteiro e bem regulado, é exatamente o que estou pensando em fazer: trocar esse pedivela "Vuelta" genérico e colocar o Tourney, além de trocar as alavancas Yamada pelas Shimano Tourney. Espero que o meu câmbio fique ok depois dosso Smile
[/QUOTE]

O meu está com cambio dianteiro e traseiro shimano tx e trocadores yamada, e movimento central completo originais caloi, quando fui comprar os cambios, optei pelos trocadores yamada pelo fato de eles terem o corpo e os manetes de metal, e os touney serem de plastico(não sei se é modelo antigo ou outra coisa), não botei muita fé neles, e olha, não tenho queixas dos trocadores yamada, funcionam perfeitamente, acredito que seu problema talvez seja falta de regulagem mesmo ok!!
força sempre!!
Voltar ao Topo
Marcos_Pedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2014
Bauru
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos_Pedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2014 as 12:40
Bom pessoal nesses dois dias rodei mais 80km com a bike, que é nova, e estranhamente agora as mudanças estão mais suaves. Não entendo mais nada..., será que a sujeira melhorou a bicicleta? Realmente eu não faço a mínima ideia do que aconteceu, pois eu não mudei absolutamente nada na bicicleta.

Será que o fato dela ter gastado um pouco fez com que os componentes se "entendessem"?
Voltar ao Topo
paulopmj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2018
Niterói
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulopmj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2018 as 23:42
Opa, tô chegando de para-quedas aqui.

Eu tenho um problema parecido com a minha Caloi Supra(2003 ou 2004 acho). Recentemente reformei ela (estava parada pegando sol e chuva). Coloquei um câmbio traseiro e catraca (ambos modelo Shimano Tz31). Coloquei uma corrente Shimano HG40 também. Em termos de relação, foi só nisso que mexi...A coroa eu mantive...Mantive os passadores rapid fire originais Shimano também e tal...e troquei os cabos, conduítes, etc. A pedivela mantive também Shimano.

A "imprecisão" que eu tenho, que é parecida com a sua é a seguinte: pendurando a bike pra regular a marcha eu notei que algumas marchas iam e não voltavam com a mesma precisão...eu trocava da 2 pra 3 normal e na volta de 3 pra 2 elas entravam com atraso, falhando um pouco...mas eu notei isso só em uns 2 momentos de troca...o resto ia e voltava normal, bem preciso. Como estava complicado resolver esse problema, fechei minha regulagem assim mesmo e botei a bike na rua pra testar como ia ser na prática.

Eu notei que mudou um pouco...ficou melhor...acho que com o torque mais alto (do que o que apliquei com as mãos durante a regulagem) a bike respondeu diferente. Posso estar falando besteira mas isso me leva a crer que o fato da minha coroa não ser nova pode influenciar...

Mas de todo modo vou tentar resolver esse problema depois...talvez ajustando os batentes pode ser que ajude...porque essas imprecisões parecem ocorrer dependendo de qual coroa estou usando...ou seja...parece que uma simples "puxada" diagonal que a coroa dá na corrente já tira a precisão do câmbio traseiro.

Vou tentar regular novamente e volto a postar aqui se descobrir o que foi...mas por enquanto deixo os comentários:

1) estou usando TUDO shimano
2) nem todas as peças da relação estão novas no momento

E eu sinceramente *posso estar falando besteira* mas não acho que qualidade de pedivela influencie nisso não...

Valeu rapaziada
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2018 as 04:31
A resposta é bem simples: seu câmbio dianteiro chegou ao fim da vida útil.
Ainda que seja Shimano, está com a linha mais baixa da marca. Mesmo que fosse a mais tecnológica, ela também teria um tempo de vida...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
Ygor_Bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ygor_Bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 17:06
Tenho passadores Yamada e nunca me deram problema. Faço o uso na cidade e eventualmente em leves trilhas. As trocas são precisas e altamente eficientes.

Não conheço o padrão de qualidade da Yamada, mas eu não me anteciparia em trocar os passadores. Trocaria, em primeiro lugar, de profissional. Peça-o para analisar todo o conjunto. 

Para uma troca eficiente é necessário o uso de corrente de indexação rápida. 

Espero ter ajudado.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2018 as 17:52
Precisa ver se você não está cometendo um erro básico no uso do câmbio.

Uma coisa que eu percebi que afeta a precisão do câmbio, em especial o dianteiro é um erro que estamos sempre avisando para não cometer por outros motivos: usar a corrente cruzada.

Imagine que sua bike seja uma MTB de 27 marchas. Pela linha de corrente, sua coroa central fica alinhada com o 5º cog traseiro, bem como a coroa menor com o 4º cog e a coroa maior com o 6º cog, já que o espaçamento entre coroas e cog's é a mesma.

Aí, digamos que a bike esteja engrenada na coroa menor e no cog maior. A corrente está desalinhada. Pode ser pouco, mas ela desalinha do centro da bike para fora na sua sessão superior.
Quando você comanda uma mudança da coroa menor para a intermediária, o câmbio dianteiro vai tocar cedo nessa corrente para fazer a mudança.

Agora imagina o contrário. Com a corrente engrenada na menor coroa e no menor cog. Agora a corrente está desalinhada no sentido oposto, de fora para dentro da bike no sentido de trás para frente. Nesta posição, o câmbio dianteiro vai tocar na corrente tardiamente.
Isto deixa a mudança de coroa muito menos sensível do que no primeiro caso.

O mesmo exemplo pode ser usado no caso oposto, com a corrente passando pela coroa grande.

Quando eu faço o ajuste dos câmbios, eu me importo com as mudanças de coroa sem haver o cruzamento, nunca com o engrenamento cruzado..
Da mesma forma, eu sempre troco marchas levando esse critério em consideração. Se eu estou na coroa maior e no cog menor e for reduzir, primeiro eu reduzo no câmbio traseiro até chegar no 7º cog. Aí eu reduzo da coroa maior para a intermédiária. Depois continuo reduzindo nos cog's até o 3º cog. Baixo para a coroa menor e continuo reduzindo nos cog's até chegar no primeiro.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X