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Peso das rodas

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Marcos Roberto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Peso das rodas
    Postado: 18 Ago 2014 as 11:15
Numa tentativa de reduzir peso numa MTB que uso apenas pra asfalto comecei a trocar alguns componentes, como por exemplo, a substituição da suspa por um garfo rígido, o canote de selim e algumas outras coisas.

Seja como for, pesei a bike toda: 10,8kg. Retirei as rodas e a pesei: 6,8kg. Fiquei impressionado com os 4kg devido as rodas (incluindo pneus, k7,...).

Na bike de vc, as rodas correspondem a mais de um terço do peso da bicicleta?

Qual sugestão que vcs me dariam, em relação às rodas, para que minha bicicleta seja uma sub10? Ou não é possível gastando menos que 1000 reais.

Por curiosidade montei minhas rodas usando aros Vzan Extreme, raios inox 2mm, e cubos Shimano Altus. Pneu Maxis Detonator 1.0. Uso sistema de freios Vbrake e dimensão 26 polegadas.
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brunocarlo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2014 as 13:15
Humm, a minha bike pesa +/- 8.5 e as rodas dela +/- 2kg, mas é uma road.

Em relação a rodas aro 26 eu não conheço, mas se aro 700 indicaria rodas VZan, são BBB, mas para o aro 700.
Bruno Carlo
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Oscar Costa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oscar Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2014 as 13:23
Cara,
Você pode tentar pegar rodas completas da VZAN, e pneus mais "tops" e leves... Um exemplo são as Everest XC, que pesam +- Kg 1,6 as duas e esta na faixa de R$ 1000,00...

Sobre o peso que você encontrou, você levou em consideração o cassete e as blocagens?
"Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente." - Provérbio Chinês
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Marcos Roberto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Nov 2005
São José Campos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2014 as 13:45
Sim. As rodas foram pesadas como estavam montadas incluindo blocagem, sensor do ciclo wireless...

Estou achando tão discrepante este peso - e dando uma pesquisada pelo forum - que chego achar que me enganei em algo. Chegando em casa vou refazer esta medição.
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Waldir Rodrigues Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jul 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldir Rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2014 as 14:26
Originalmente postado por Marcos Roberto Marcos Roberto escreveu:

Numa tentativa de reduzir peso numa MTB que uso apenas pra asfalto comecei a trocar alguns componentes, como por exemplo, a substituição da suspa por um garfo rígido, o canote de selim e algumas outras coisas.

Seja como for, pesei a bike toda: 10,8kg. Retirei as rodas e a pesei: 6,8kg. Fiquei impressionado com os 4kg devido as rodas (incluindo pneus, k7,...).

Na bike de vc, as rodas correspondem a mais de um terço do peso da bicicleta?

Qual sugestão que vcs me dariam, em relação às rodas, para que minha bicicleta seja uma sub10? Ou não é possível gastando menos que 1000 reais.

Por curiosidade montei minhas rodas usando aros Vzan Extreme, raios inox 2mm, e cubos Shimano Altus. Pneu Maxis Detonator 1.0. Uso sistema de freios Vbrake e dimensão 26 polegadas.

Marcos, estou fazendo a mesma coisa, tentando diminuir o peso da bike, no meu caso só as minhas rodas pesaram 4,350g, no total a bike pesava 13,2Kg,  praticamente 1/3 da bike.

Troquei as rodas para Everest XC, e converti para tubules caiu para 3,270g, mas não troquei os meus pneus pq é novo, e o pesam 1220g os dois, só vou trocar quando estiverem gastos e assim tirar mais peso.

Mesmo trocando vários componentes, não consegui baixar muito o peso da baike que hoje esta com 11,750Kg.

abraço

 



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#stewart# Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar #stewart# Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2014 as 20:37
Rapaz, mantendo-se no vbrake, o que você pode reduzir fácil é o peso dos cubos, aros e Blocagens. Trocar os cubos por Novatec por exemplo reduz umas 250g. Aros action reduz umas 50g e um par de Blocagens titânio tira umas 100g em relação às Shimano. nessa jogada saem +- 400g. Pneus mais leves seria difícil achar. Outra coisa é o cassete, qual vc usa?
Mas tem que ver se compensa essas mudanças.
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Marcos Roberto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 07:56
Então... Ontem refiz com mais critério as medições de peso das partes e realmente me enganei um pouco em uma das medidas. Tive o seguinte resultado:

Roda dianteira - 1,3kg;
Roda traseira - 2,1kg;
Bicicleta inteira (com as rodas) - 10,8kg.

Lembrar que tudo "em ordem de marcha", ou seja, as rodas foram pesadas com a blocagem, pneu, cãmara, cassete, imã de ciclocomp...

Pois é pessoal, ontem mesmo comecei a pesquisar os preços e pesos das peças. O pneu e câmara acho que não dá pra fazer mais nada pois não existe grande variedade de pneus para esta finalidade e nesta condição de aro 26. Estou pensando, como sugestão de vcs, montar um par de roda com bons cubos, raios e niples de alumínio. Vou fazer algumas simulações para ver qto fica a brincadeira de aliviar pelo menos 800g das rodas!

Ah! Estava me esquecendo. Stewart eu uso cassete Shimano Alívio oito velocidades.
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brunocarlo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 09:53
Ola,
Assim, só uma pergunta, vc falou que roda só em asfalto... mas tem muita subida? famosas escaladas? Pq sua bike não está assim num peso tão ruim para uma mtb, nem para uma road ela está pesada..., e dependendo no valor que vc for investir para tirar o que, 1kg das rodas? mas vai gastar outros R$ 1k, não sei se o custo/benefício disto é bom.
Bruno Carlo
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Marcos Roberto Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 11:37
Olá Bruno, obrigado pelo interesse. Vou procurar resumir o que ocorre.

Meu filho começou competir nestas provas de criterium usando minha road, que é uma Caloi com grupo Sora, portanto uma bicicleta simples. Tenho a intensão de comprar uma road melhor pra ele durante o ano que vem. Então por enquanto estou sem road.

Desde o final de março comecei correr na categoria MTB Elite (asfalto) com uma das MTB que tenho. Desde a primeira competição até agora perdi aprox 11kg. Não consegui ainda chegar entre os cinco primeiros, que é a minha meta deste ano (que está acabando).

Estou pensando nas rodas porque perco o vácuo nos "tiros" então imagino que se eu tivesse uma menor inércia... E as vezes penso que o problema é minha teimosia porque insisto em correr numa categoria que não tem divisão de idade (tenho 47). Mas é divertido (rsrs).


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brunocarlo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 13:18
Opa, ai sim, vale muito o investimento.. pq tirando peso do lugar certo... das rodas, assim vc terá mais condições de reação.

Bruno Carlo
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#stewart# Ver Drop Down

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar #stewart# Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2014 as 13:59
Outro ponto onde vc pode tirar peso é no cassete. Se vc usa um 11-32 por exemplo, e colocar um 11-23 de speed de boa qualidade, da pra derrubar umas 100g.
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Marcos Roberto Ver Drop Down
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São José Campos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2014 as 09:36
Conforme o Stewart observou, se manter no Vbrake seria difícil diminuir o peso das rodas ainda mais que no momento não tenho interesse em usar pneus tubeless nem tubular que não sei se existe pra MTB. Então parti para a sugestão do Oscar e procurei o preço de uma EverestXC. Acabei comprando um par de rodas Vicinitech XM1600 porque achei numa promoção imperdível.

Para que eu pudesse usar estas rodas tive que adquirir discos (KCNC), freios hidráulicos (Alivio) e o que me incomodou um pouco: O garfo.

Substitui o garfo rígido que gostava e inclusive fazia trilhas com ele por um MD2. Modelo mais simples da Mosso. Ambos de alumínio e com peso muito próximo. Só troquei pra compatibilizar o sistema de freio a disco.

Aproveitei que estava "dando um up" na bicicleta e troquei o selim por um que pesa 220g, o "bar hand" (como escreve isso? rs) por um KCNC, roldanas do cambio por KCNC, manoplas por um de EVA e o pedivela que depois de garimpar muito achei o já fora de linha Deore LX (oco que tem a cor cinza tendendo ao caqui!). Este pé de vela integrado pesa cento e poucas gramas menos que o atual Deore. Retirei duas engrenagens então atualmente minha bicicleta está com 8 velocidades. Troquei também o cassete que peguei de outra bicicleta aqui de casa e acho que é um Deore.

Acabei de montar a bicicleta esta madrugada e com os pedais consegui atingir o peso de 9,2kg. Foram aproximadamente 1300 reais gastos e 1600g eliminados. Hoje descansarei pra treinar amanhã e sentir como ficou na prática toda esta mudança.
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brunocarlo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Mai 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2014 as 09:47
Originalmente postado por Marcos Roberto Marcos Roberto escreveu:

Conforme o Stewart observou, se manter no Vbrake seria difícil diminuir o peso das rodas ainda mais que no momento não tenho interesse em usar pneus tubeless nem tubular que não sei se existe pra MTB. Então parti para a sugestão do Oscar e procurei o preço de uma EverestXC. Acabei comprando um par de rodas Vicinitech XM1600 porque achei numa promoção imperdível.

Para que eu pudesse usar estas rodas tive que adquirir discos (KCNC), freios hidráulicos (Alivio) e o que me incomodou um pouco: O garfo.

Substitui o garfo rígido que gostava e inclusive fazia trilhas com ele por um MD2. Modelo mais simples da Mosso. Ambos de alumínio e com peso muito próximo. Só troquei pra compatibilizar o sistema de freio a disco.

Aproveitei que estava "dando um up" na bicicleta e troquei o selim por um que pesa 220g, o "bar hand" (como escreve isso? rs) por um KCNC, roldanas do cambio por KCNC, manoplas por um de EVA e o pedivela que depois de garimpar muito achei o já fora de linha Deore LX (oco que tem a cor cinza tendendo ao caqui!). Este pé de vela integrado pesa cento e poucas gramas menos que o atual Deore. Retirei duas engrenagens então atualmente minha bicicleta está com 8 velocidades. Troquei também o cassete que peguei de outra bicicleta aqui de casa e acho que é um Deore.

Acabei de montar a bicicleta esta madrugada e com os pedais consegui atingir o peso de 9,2kg. Foram aproximadamente 1300 reais gastos e 1600g eliminados. Hoje descansarei pra treinar amanhã e sentir como ficou na prática toda esta mudança.

Nossa, parabéns, vc conseguiu um ótimo custo por peso tirado.. deu +/- R$ 1,23 para cada grama, show.
Em relação ao 'bar end' ;)
Bruno Carlo
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PANDA 2709 Ver Drop Down
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Bom dia

Marcos;

posta as fotos ai pra gente da olhada.
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PANDA 2709 Ver Drop Down
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CONTAGEM MG
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Bruno; acho que vc inverteu foi

 1,23g x 1 real 

 0,82$ x 1 grama
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brunocarlo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Mai 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2014 as 09:56
Originalmente postado por PANDA 2709 PANDA 2709 escreveu:

Bruno; acho que vc inverteu foi

 1,23g x 1 real 

 0,82$ x 1 grama


Opa, foi mal... fazendo trocentas coisas aqui..
Bruno Carlo
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Marcos Roberto Ver Drop Down
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Estou tentando aprender por foto no forum mas vou tentar por a foto da bicicleta depois do up conforme o Panda sugeriu:











OK! Esqueci de "deitar" a última foto mas tá valendo. O selim, bar end e o comprimento do "tubo" do freio já foram ajustados depois destas fotos.

A bicicleta ficou bastante ágil na arrancada, mas o que me deixou bastante surpreso foi uma melhora considerável no rendimento. Estou conseguindo pedalar continuamente em velocidade média acima dos 30km/h. Antes do up minha velocidade média para as mesmas condições era em torno de 28km/h.
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