Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Afinal, qual cubo usar?!?!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Afinal, qual cubo usar?!?!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedrique Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Afinal, qual cubo usar?!?!
    Postado: 21 Jun 2014 as 02:13
Olá a todos,

ganhei uma Caloi 10 de 1980 do meu tio (desde pequeno sempre sonhei em andar nela), mas ela está com as rodas enferrujadas e muita coisa para arrumar. Sem grana para restaurar, resolvi transforma-la em uma fixa pela simplicidade.

Comecei minhas pesquisas e acabei ficando completamente empolgado pelo estilo, mas estou muito muito confuso quanto ao cubo.

Pesquisei e encontrei várias opção, mas cada lugar falava uma coisa. Por exemplo, na bicicletaria aqui perto o cara recomendou um cubo flip-flop shunfeng (é assim que escreve?) e que todos os outros cubos e modificações ou seriam absurdamente caros ou não iriam prestar. Mas em todos os lugares que li falavam que esse cubo não presta porque ele espana se fizer skid. Tem muito material mas simplesmente não consegui me decidir, por isso gostaria de ajuda. 

Encontrei vários blogs explicando todas as opção. A que me pareceu mais barata e com boa durabilidade seria pegar um cubo de MTB para disco frontal e travar com um parafuso, mas não encontrei um guia de como fazer este mod e os cuidados que devo ter durante a modificação. Somente existiam avisos de que deveria ser bem feito e com cuidado, mas que cuidados? heheh

E quanto ao cubo dianteiro? Algo me impede de usar o original? Já seria um gasto a menos.

Por fim, gostaria de saber quais cubos vocês usam e qual eu posso usar? Em um mundo perfeito, seria ótimo um barato e que tivesse boa durabilidade, usaria a bike somente finais de semana e estou com pouco dinheiro reservado para ela.

Desde já, muito obrigado a todos.

Att.
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2014 as 12:12
Amigo....vamos com calma....vou lhe ajudar!

Você quer uma fixa para andar sem freios? se sim, precisa ter algo confiável para garantir os skids, portanto, somente lhe serve a seguinte receita: Pegue um cubo de MTB, pode ser dianteiro ou traseiro, desde que tenham os seis furos para disco de freio, sobre marcas, eu uso um shunfeng mesmo, cubo traseiro com rosca e furos para disco, no qual parafusei meu pinhão, então, escolha seu cubo, desde que o mesmo seja de esferas, e não rolamentos, pois não vais conseguir re-espaçar de forma satisfatória com rolamentos.

O cubo pode até mesmo ser de blocagem, mas vais ter que remover o eixo da blocagem e substituir por um eixo de porcas normais, talvês precise trocar os cônicos, mas isso é simples, pois o eixo em geral vem com eles. Importante ter espaçadores, que podem ser porcas da bitola do eixo e diferentes espessuras. Ponha o eixo de porca comum, meça na sua bike e re-espace conforme sua necessidade.

Os pinhões você pode comprar na net, são um pouco caros mais são bons, ou pode procurar os pinhões de cubo de contra pedal e fazer os furos conforme o gabarito dos furos do cubo. Compre parafusos allen bons e fixe o pinhão no cubo.

Acabou o problema cara!

Agora escolha bem a relação... 44-17 eu recomendo....se quiser fazer skids e mesmo assim andar rapido com a bike....e use uma corrente boa, recomendo a KMC koolchain e mantenha a linha de corrente. Nunca vacile nestes itens, sua vida pode depender disso. Inspecione sempre a corrente e não a deixe ficar muito folgada, nem muito apertada. Fixa exige regulagens mais constantes se não usar freios...

No mais, é isso. Qualquer coisa, pode falar comigo!
Prazer de viver na lama!
Voltar ao Topo
Pedrique Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2014 as 12:48
Cara, muito obrigado! Parece que tudo ficou mais claro agora ehhehehe, minha ideia é usar somente o freio dianteiro.

Voltando ao cubo, então se eu pegar um cubo qualquer com furação para disco, conseguirei travar simplesmente colocando parafusos sem precisar furar nada?

Esses parafusos iram "atravessar" o cubo e no outro lado estarão sendo segurados por porcas?


Att.
Voltar ao Topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2014 as 14:40
De uma olhada nesse site, tem bastante coisa sobre fixa, inclusive sobre os cubos.

http://bikefixabr.blogspot.com.br/2011/03/como-montar-uma-bike-fixa-de-baixo.html
Voltando a pedalar...
Voltar ao Topo
BrunoVBC Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2013
Olinda
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoVBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2014 as 22:05
Originalmente postado por Spyke Spyke escreveu:

Amigo....vamos com calma....vou lhe ajudar!

Você quer uma fixa para andar sem freios? se sim, precisa ter algo confiável para garantir os skids, portanto, somente lhe serve a seguinte receita: Pegue um cubo de MTB, pode ser dianteiro ou traseiro, desde que tenham os seis furos para disco de freio, sobre marcas, eu uso um shunfeng mesmo, cubo traseiro com rosca e furos para disco, no qual parafusei meu pinhão, então, escolha seu cubo, desde que o mesmo seja de esferas, e não rolamentos, pois não vais conseguir re-espaçar de forma satisfatória com rolamentos.

O cubo pode até mesmo ser de blocagem, mas vais ter que remover o eixo da blocagem e substituir por um eixo de porcas normais, talvês precise trocar os cônicos, mas isso é simples, pois o eixo em geral vem com eles. Importante ter espaçadores, que podem ser porcas da bitola do eixo e diferentes espessuras. Ponha o eixo de porca comum, meça na sua bike e re-espace conforme sua necessidade.

Os pinhões você pode comprar na net, são um pouco caros mais são bons, ou pode procurar os pinhões de cubo de contra pedal e fazer os furos conforme o gabarito dos furos do cubo. Compre parafusos allen bons e fixe o pinhão no cubo.

Acabou o problema cara!

Agora escolha bem a relação... 44-17 eu recomendo....se quiser fazer skids e mesmo assim andar rapido com a bike....e use uma corrente boa, recomendo a KMC koolchain e mantenha a linha de corrente. Nunca vacile nestes itens, sua vida pode depender disso. Inspecione sempre a corrente e não a deixe ficar muito folgada, nem muito apertada. Fixa exige regulagens mais constantes se não usar freios...

No mais, é isso. Qualquer coisa, pode falar comigo!
 
Sem querer me meter no post do amigo, mas já me metendo, tenho uma dúvida a tirar contigo Spyke..
Estou montando uma fixa e meu grande calo está sendo, justamente, o cubo traseiro. Minha dúvida era qual tipo de mecânica usar, se cubo de pista rosqueado ou cubo de MTB adaptado com pinhão parafusado.
Pelo que pude perceber da minha necessidade, optei pelo pinhão parafusado, pois entendi ser mais seguro para o estilo de pedalada que vou fazer com ela. O problema agora passou a ser que alternativas adotar.
Tenho algumas propostas doa cubos convertidos de MTB, Deore com eixo de cromo de 10mm, mas tenho visto no site da Velosolo que tem cubos já convertidos e pinhões com garantia vitalícia (algo muito atraente). Minha dúvida é essa: o que vale mais a pena, comprar eles aqui no Brasil convertidos de cubos Deore ou investir nos da Velosolo?
 
Caso seja investir nos da Velosolo, tenho dúvidas quanto à compra.. Você sabe de algo e pode me ajudar nesse sentido?
Obrigado e desculpas ao amigo pela invasão, mas é que tenho esta dúvida também e evitei abrir outro tópico.. Valeu!
 
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2014 as 08:45
Cara, tudo varia, sem rodeios, do seu poder aquisitivo!
Tipo, a minha fixa foi com cubos de MTB shunfeng, e está funcionando muito bema até hoje, o que me leva a afirmar que os cubos deore vão fazer tudo ou mais um pouco do que precisas, porém, os cubos da velosolo são de qualidade conhecida...portanto, volto a afirmar, vai so seu poder aquisitivo.
Prazer de viver na lama!
Voltar ao Topo
Registro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Sao Paulo/SP
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Registro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2014 as 10:33
Se a opção é pinhão parafusado, existem esses cubos adaptados no Mercado Livre e na Velosolo.

Também existem boas opções não-caras no Ebay e Aliexpress, que parece que já foram fabricados com esse propósito. Se não me engano são Novatec.

Se dinheiro não for problema, as opções são Phill Wood, Victoire e outros. Faz uma busca por esses nomes no blog bikefixabr.
Voltar ao Topo
BrunoVBC Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2013
Olinda
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BrunoVBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2014 as 18:47
Obrigado pelas respostas Spyke e Registro.. Eu encotrei um cara vendendo um Deore adaptado com pinhão da Velosolo e eixo de chromoly, tudo por R$200.. Eu tava bastante interessado em comprar na gringa, mas não tenho a manha das transações.. Vocês acham que esse. Cubo que o cara tá vendendo tá valendo a pena? Abraços e obrigado..
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2014 as 08:43
Eu acho que o valor tá um pouco salgado, mais ainda assim na média mesmo!
Prazer de viver na lama!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X