Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Prender uma mesa AheadSet em um garfo stander
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Prender uma mesa AheadSet em um garfo stander

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 21:11
Outro detalhe: 3- encaixar a mesa aheadset apenas sobre a bucha seria viável? Já que não há o apoio do garfo...  4- Outra coisa se conseguisse encaixar a bucha em volta do garfo de cr-mo acha mesmo q a rosca pudesse ser danificada?. A bucha é de alumínio...


Editado por Ligeirinho - 13 Mai 2016 as 21:27
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 21:20
Nesse mesmo raciocinio , 5-  bucha encaixada no garfo, não bastaria para fixação os parafusos laterais do aheadset e uma aranha introduzida no garfo standard? Aliás a aranha não seria dispensável? 
Penso assim pois a não tenho a difícil caixa direção aheadset standard tendo q recorrer a CX direção standard de rosca Shimano 105 presente na ultima foto para fins de fixação.


Editado por Ligeirinho - 13 Mai 2016 as 21:30
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2016 as 21:36
MMinhas maiores dúvidas pairam nas questões 1,2, e 3. A 4 e 5  creio q a rosca não venha a ser danificada e seria indispensável a cx de direção de rosca simultâneo ao uso da aranha do aheadset que é intrínseco desse belo sistema de fixação. Quandoooo puderem me ajudar com as respostas possíveis...
Agradeço imensamente  quem puder me ajudar. Tongue
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2016 as 14:24
A aranha dentro do garfo serve só para prender a tampinha da mesa e eu usei a aranha porque porque não achei uma outra solução para prender a tampinha da mesa   ...... O que segura o garfo é a porca do sistema headset......  Na minha bike eu coloquei a bucha direto na rosca do garfo como descrevi a alguns posts atrás.....

Para dar aperto, ela precisa estar cortada na vertical igual a imagem da bucha que um colega do fórum postou e a fresta precisa ter pelo menos 1mm de largura ou um pouco mais larga, porque na hora de apertar a mesa, um lado da fresta não pode encontrar com o outro, se encontrar, não vai dar o aperto devido a um lado estar empurrando o outro e nesse caso, a mesa vai ficar apertada na bucha, mas bucha não vai apertar na espiga...... Como exemplo de montagem, as imagens do primeiro post podem ser usadas, só que em vez de ser a bucha de PVC, vai ser a de alumínio, Só não precisa deixar a fresta tão grande como que aconteceu com a bucha de PVC, o cano de PVC ficou com aquela abertura quando foi encaixado, porque ele era do mesmo diâmetro da espiga.... .......

A bucha não pode encaixar folgada no garfo, e a mesa não pode encaixar folgada na bucha...., Mas também não precisa ser muito apertado, só o suficiente para poder encaixar com força das mãos.......




Editado por zex - 14 Mai 2016 as 14:26
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
rafaehellboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Pato Branco
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaehellboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2017 as 03:27
Galera, desculpem-me por desenterrar o tópico, mas estou com uma situação parecida. Me corrijam se eu estiver errado: No caso o papel da bucha seria "reduzir" o diametro da mesa, de 28,6mm para 25,4mm, certo? Pensando assim, se fosse utilizada uma outra mesa, já com 25,4? Apesar da espiga ter rosca, acho que o efeito seria o mesmo, ou estou falando bobagem? Digo isso, pois tem um parceiro meu que montou uma bike fixa, e adaptou uma mesa aheadset direto na rosca, e só teve problema quando foi fazer manutenção e teve que desmontar e remontar tudo, já que comeu um pouco da rosca, mas em geral, ele nunca reclamou falta de segurança na direção...Smile
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2017 as 17:38
Originalmente postado por rafaehellboy rafaehellboy escreveu:

Galera, desculpem-me por desenterrar o tópico, mas estou com uma situação parecida. Me corrijam se eu estiver errado: No caso o papel da bucha seria "reduzir" o diametro da mesa, de 28,6mm para 25,4mm, certo? Pensando assim, se fosse utilizada uma outra mesa, já com 25,4? Apesar da espiga ter rosca, acho que o efeito seria o mesmo, ou estou falando bobagem? Digo isso, pois tem um parceiro meu que montou uma bike fixa, e adaptou uma mesa aheadset direto na rosca, e só teve problema quando foi fazer manutenção e teve que desmontar e remontar tudo, já que comeu um pouco da rosca, mas em geral, ele nunca reclamou falta de segurança na direção...Smile


O seu colega deveria ter colocado algo como um pedaço(1 ou 2 voltas) de lata de cerveja para proteger a rosca antes de instalar a mesa, isso evitaria da mesa comer a rosca do garfo e evitaria da rosca do garfo marcar a mesa .... Pelo menos comigo, a gambi  ainda tem funcionado..., Tá certo que a minha bike é só de uso urbano e em asfalto....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 18:22
Originalmente postado por rafaehellboy rafaehellboy escreveu:

Galera, desculpem-me por desenterrar o tópico, mas estou com uma situação parecida. Me corrijam se eu estiver errado: No caso o papel da bucha seria "reduzir" o diametro da mesa, de 28,6mm para 25,4mm, certo? Pensando assim, se fosse utilizada uma outra mesa, já com 25,4? Apesar da espiga ter rosca, acho que o efeito seria o mesmo, ou estou falando bobagem? Digo isso, pois tem um parceiro meu que montou uma bike fixa, e adaptou uma mesa aheadset direto na rosca, e só teve problema quando foi fazer manutenção e teve que desmontar e remontar tudo, já que comeu um pouco da rosca, mas em geral, ele nunca reclamou falta de segurança na direção...Smile

é bem mais facil achar mesa aheadset oversize do que uma de 1pol, mas ja usei assim em garfo over de rosca e nunca tive problemas, o sistema aheadset é bem melhor q o de rosca e se vc usa a caixa de rosca com essa adaptação a tampa da caixa ahead funciona como uma contra porca excelente.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 22:10
Eu acabei desmontando o quadro da bike pra emprestar ao meu irmão que esta gordo. LOL
Mas mesmo assim gosto de aprender e ficou uma dúvida:
No caso de um garfo over de rosca pra usar mesa Aheadset com o adaptador de 25,4 para encaixe no garfo rosca. Mas qual tipo de caixa direção é usada?
1- A over com rosca no padrão do garfo mesmo ou 2- Dá (é) pra colocar CX direção over sem rosca? Tem jeito? Colocando aranha bo garfo de rosca e apertando com o parafuso longo do topo do adaptador?
Procurei resposta com google imagens e não tive solução.
Voltar ao Topo
rafaehellboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Pato Branco
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaehellboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2017 as 22:40
Cara, não seria o mesmo caso que eu comentei? Acho que seria só instalar como se fosse sem rosca, e boa, só que ia riscar a mesa e tal. Mas não creio que teria alguma dificuldade pra usar a caixa de direção normal e tal haha
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2017 as 00:53
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

Eu acabei desmontando o quadro da bike pra emprestar ao meu irmão que esta gordo. LOL
Mas mesmo assim gosto de aprender e ficou uma dúvida:
No caso de um garfo over de rosca pra usar mesa Aheadset com o adaptador de 25,4 para encaixe no garfo rosca. Mas qual tipo de caixa direção é usada?
1- A over com rosca no padrão do garfo mesmo ou 2- Dá (é) pra colocar CX direção over sem rosca? Tem jeito? Colocando aranha bo garfo de rosca e apertando com o parafuso longo do topo do adaptador?
Procurei resposta com google imagens e não tive solução.


Sobre a caixa de direção, pela sua descrição, vc deverá comprar uma caixa de direção para garfo Head set over ( de rosca), isso independente de usar adaptador para mesa   ... Não  recomendo o uso de caixa de direção Ahead set em garfo de rosca, mesmo que tenha a espiga sobrando, o motivo é que a caixa Ahead set usa a mesa para prender todo o sistema, diferente do Headset, em que o garfo é preso pela porca rosqueada no garfo, mesmo que a mesa solte, o garfo ainda continuará preso na  caixa de direção..... A aranha só serve para retirar a folga da caixa de direção no sistema Ahead set,  no caso do garfo de rosca, essa aranha só serviria para prender a tampinha da mesa...

Ahhh para usar uma caixa de Ahead set,  compre um garfo ahead set... 
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X