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[Quadro de Carbono] Cuidados na instalação

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edson83 Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Ago 2012
sao paulo
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Mensagens:388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edson83 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Quadro de Carbono] Cuidados na instalação
    Postado: 01 Abr 2014 as 17:23
Pessoal, estou trocando meu quadro de alumínio por um de carbono.

Já estou com o novo quadro em casa e como estou sem tempo de levar no mecânico no horário comercial, eu mesmo irei trocar o quadro .. só vou deixar a central pressfit pra trocar na mecânica no sábado pq não tenho a chave de sacar e instalar, e ele já me disse que não consegue montar a bike inteira pra mim no sábado devido o movimento.

Enfim, devo ter algum cuidado especial, digo por exemplo, para instalar a caixa de direção, tem alguma "graxa" específica para material de carbono, ou então devo "humidecer" o canote antes de encaixa-lo no seattube?

Até então só tive quadros de alumínio que nunca me exigiram nenhum cuidado extra, então queria tirar a dúvida.

Abraço!
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lafon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
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Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2014 as 17:44
Tem a graxa da Finish Line http://www.finishlineusa.com/products/specialty-products/fiber-grip-

Sem contar que você precisará de um torquímetro.
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velocycle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
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Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2014 as 20:31

Fala edson83,

vou postar um texto abaixo interessante sobre alguns cuidados com quadros de carbono.


OS CUIDADOS COM O QUADRO DE CARBONO

1- O primeiro cuidado é no momento da compra, e isso vale para qualquer quadro. O biker deve escolher corretamente o tamanho, a geometria e levar em conta o uso que vai fazer da bicicleta. Assim, não se deve adquirir uma bike de cross country para fazer downhill, por exemplo.

2- Evite fazer modificações no projeto original da bicicleta. Mudanças de componentes podem alterar a relação de forças e criar pontos de tensão. Um quadro projetado para utilizar uma suspensão de 80 mm será submetido a forças bem maiores se receber uma suspensão de 120 mm. Isso vale para outros componentes como mesa, garfo, guidão e canote e para todos os tipos de quadros.

3- Evite que o quadro tenha contato com produtos derivados de petróleo (benzina, tiner, gasolina, thinner, diesel, querosene, óleos etc). Lave a bike somente com sabão neutro.

4- Proteja o chain stay do lado direito para evitar que as chicotadas da corrente arranquem o verniz que protege a pintura. Sem o verniz, a fibra de carbono lasca e o óleo da corrente penetra pelas microfissuras e, com o passar do tempo, vai dissolver a resina que aglutina a fibra.

5- Ao notar uma área descascada ou um risco profundo no quadro, proteja-os imediatamente com esmalte de unha ou até mesmo com um decalque adesivo.

6- Um dos erros que mais danificam quadros de carbono é o excesso de aperto. Tome cuidado com tudo o que tiver contato com o quadro como gancheiras, blocagens das rodas, suportes de caramanhola, suporte do câmbio dianteiro, braçadeira de canote, aheadset, mesa, guidão e caixa do movimento central (usar torquímetro sempre que possível). A regra geral manda apertar o parafuso até encostar no final da rosca e ir um pouquinho mais. Apertos exagerados provocam tensão no quadro.

7- Deve-se respeitar a inserção mínima do canote no quadro. O canote de selim deve estar pelo menos 130 mm dentro do quadro, ou pelo menos uma polegada (2,5 cm) abaixo da intersecção do top tube com o tubo de selim.

8- Jamais utilize um canote de selim fora do diâmetro correto. Não use buchas ou calços para compensar a medida e também não "esmague" o quadro com aperto excessivo para prender o canote. Ambos os casos causam tensões no quadro. O canote não pode ter riscos, em especial na horizontal, para não fragilizá-lo e expor o biker a acidentes.

9- Por motivo de segurança, alguns componentes de carbono têm que ser do marca consagrada. É o caso de mesa, guidão e do canote de selim.

10- Não use graxa à base de petróleo e de sabão de lítico, pois atacam o verniz. Veja o item 3 acima.

11- Em suspensões equipadas com steerers de carbono NÃO se deve usar aranhas (spiders) tradicionais. Suspensões com steerers de carbono devem somente utilizar spiders específicos para essa finalidade. Aperto exagerado na mesa, quando o steerer é de carbono, também vai causar tensão no conjunto.

12- Garfos de carbono de bicicletas de ciclismo requerem muito cuidado no momento do aperto do aheadset.

13- Muito cuidado com a quantidade de arruelas espaçadoras (calços) do aheadset. Calços demais alteram a altura e criam pontos de tensão no conjunto suspensão-caixa de direção-quadro.

14- Utilize somente lubrificantes recomendados pelos fabricantes. Consulte o manual do proprietário ou o site do fabricante para ver se o quadro resiste a um determinado agente químico.

15- Componentes de fibra de carbono como guidões, mesas e canotes têm vida útil relativamente curta. Verifique no site do fabricante qual a durabilidade do seu componente. Não é raro ouvirmos de guidões e mesas que quebraram sem prévio aviso.

O PROCESSO DO REPARO

"O conserto num quadro de carbono tem que ser o mais evasivo possível. O ideal é consertar sem interferir na estrutura do que já existe"

Para cada tipo de avaria existe uma (ou mais de uma) técnica de reparo. Uma pequena trinca pode consumir até dez horas de trabalho. "Ás vezes demora mais para chegar à conclusão de como fazer do que propriamente fazer o reparo", explica.

O primeiro passo é avaliar porque ocorreu o problema. O conserto vai obedecer ao projeto original do quadro e da bike para não comprometer a estrutura. "Como sou biker, conheço as forças envolvidas na pedalada."

Normalmente, o reparo exige a construção de moldes, que são construídos especialmente para aquele reparo. "Não se consegue consertar o mesmo problema do mesmo jeito duas vezes".
A limpeza do local a ser laminado é o próximo passo. Num ambiente limpo, e usando luvas cirúrgicas, é a vez da aplicação de uma nova fibra de carbono no local afetado. "Uso até oito pares de luva e chego a despender até dez horas de trabalho no processo de laminação".
O processo de preparação da resina é bastante delicado, pois exige cálculos e uma balança de precisão em décimos de gramas para a mistura. "O material é caro. Para consertar três pequenas trincas eu usei um rolo de 3,5 x 0,70 metros".


Espero que te ajude e a outros com a mesma dúvida...Thumbs Up

Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
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zeca Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Mar 2004
são paulo - sp
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Mensagens:1681
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zeca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2014 as 21:00
Você ja montou alguma bicicleta anteriormente:

1 - Caso positivo vá em frente, mas use um torquimetro;

2   Caso negativo, escolha um bom mecanico, que tenha e use torquimetro.


Editado por zeca - 01 Abr 2014 as 21:01
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Almir Natal RN Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Ago 2012
B. Gonçalves-RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Almir Natal RN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2014 as 22:48
Que top seu comentário Velocycle.

Eu vim atrás de informações por estar entrando no mundo das carbonos e realmente o que vc falou vai me servir muito.
Treinar e superar limites, mesmo que o objetivo não seja o topo.
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rodrigo.rodrigues Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Fev 2014
Itajubá, MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigo.rodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2014 as 10:49
Uma dúvida me pegou ao ler o item 10 das sugestões, o qual diz


"10- Não use graxa à base de petróleo e de sabão de lítico, pois atacam o verniz. Veja o item 3 acima."


Se considerarmos a cavidade em que se instala o moviemnto central (BB shell), ele deve ser de metal, acredito eu, logo, poderia usar graxa branca para instalar os rolamentos (bearings) em um BB30 em um quadro de carbono, certo? Ou não, errado?

Ermm






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wilsonkonno Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonkonno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 09:28
Nem sempre, meu quadro tem o encaixe do BB central direto na fibra de carbono. Inclusive a caixa de direção também é assim. Nesses casos temos duas opções, instala-se a seco ou use graxa biodegradável em compostos de petróleo.
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wilsonkonno Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonkonno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 09:29
Originalmente postado por wilsonkonno wilsonkonno escreveu:

Nem sempre, meu quadro tem o encaixe do BB central direto na fibra de carbono. Inclusive a caixa de direção também é assim. Nesses casos temos duas opções, instala-se a seco ou use graxa biodegradável sem compostos de petróleo.
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wilsonkonno Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Mai 2016
PR
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Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wilsonkonno Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 09:37
Originalmente postado por wilsonkonno wilsonkonno escreveu:

Originalmente postado por wilsonkonno wilsonkonno escreveu:

Nem sempre, meu quadro tem o encaixe do BB central direto na fibra de carbono. Inclusive a caixa de direção também é assim. Nesses casos temos duas opções, instala-se a seco ou use graxa biodegradável sem compostos de petróleo.

Desculpe a bagunça pessoal, acabei de entrar no fórum e não me adaptei ao uso das ferramentas ainda.
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Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
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Cadastrado em: 31 Mar 2004
Florianópolis
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ricardo B. Muhle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2017 as 10:09
Originalmente postado por wilsonkonno wilsonkonno escreveu:

Nem sempre, meu quadro tem o encaixe do BB central direto na fibra de carbono. Inclusive a caixa de direção também é assim. Nesses casos temos duas opções, instala-se a seco ou use graxa biodegradável em compostos de petróleo.

Está aí uma coisa com que tu não precisas te preocupar! Essa história de que usar algum produto à base de petróleo, para fazer a limpeza da bike (diesel, gasolina, querosene, desengraxantes...), ou instalar algum componente (graxas), vai acarretar algum problema ao teu quadro de fibra de carbono, não passa de MITO! A resina que é utilizada nesses quadros tem grande resistência química à derivados de petróleo.
Tem uma coisa que eu realmente não recomendo em se tratando de quadros de fibra de carbono. Utilizar removedores químicos de tinta (caso queiras retirar a tinta pra uma nova pintura). Esses sim tem um componente na sua formulação que realmente pode prejudicar a "saúde" da resina.

Abs.
 
 
Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

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www.confinsaustrais.blogspot.com
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