Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal suicida em Luanda/Angola
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedal suicida em Luanda/Angola

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedal suicida em Luanda/Angola
    Postado: 11 Fev 2014 as 17:05
Pedal suicida!!!!!

Sábado dia 28/12/2013 essa data vai ficar na minha memória como o dia do meu renascimento,como sempre fiz no Brasil acordei cedo e sai para explorar uma no trilha ou percurso alternativo aqui em Luanda,Angola,procurei no Googlemaps e parti em direção a Barra do Kwanza passando por um bairro com o nome de Sossego,muita areia(era tanta que tinha que empurrar a bike),caminhões dos chineses e muita poeira,pergunta aqui pergunta ali cheguei ate o leito do rio,porem não tinha estrada que margeava o rio entao sai a perguntar e segundo informações dos locais eu teria que contornar a exploração de areia dos chineses uma pedreira e voltaria a margem do rio,passei por esses lugares e por uma prisão do exercito entao sai em um areal(parecia que era um local que o rio enche nas épocas de cheia)ali encontrei uma criação de gado(250 cabeças )e com indicação do boiadeiro teria que passar por duas serras com muita areia,entao segui a trilha principal que tinha uma tubulação de agua desativada bem enferrujada entao começou a dificuldade a agua terminando mas resolvi continuar e a esperança era que no fim das serras era de avistar o mar(que tem a rodovia)mas a areia cada vês mai solta e o calor mais forte foram me consumindo,nesse momento minha irma e meu cunhado já estavam a minha busca com um policial da guarda nacional de Angola sr. Julio Nicolau,sem agua e ja com a bateria do celular acabando minha esperança era o rastreador do iphone tivesse resultado com minha filha e minha esposa no Brasil para orientar mas segundo elas não localizava nada!ja sem forcas deitei debaixo de uns arbustos para abaixar a temperatura do corpo e ficava pensando e melhor retornar ou continuar?!?!nesse momento depois de varias parada e com o celular descarregado resolvi que o melhor seria esperar o sol se por para continuar pois o pouco tempo caminhando na areia escaldante já me consumia muito,deitei em baixo de outro arbusto cheio de espinhos e formigas e fiquei aguardando o sol se por não tinha esperança que me encontrassem ali permaneci por varias hora ate delirar que estava na piscina tomando agua na garrafa.quando ja estava me preparando mentalmente para passar a noite por la ou coisa pior aparecem os três,eu não acreditava mas não consegia nem falar mais essa foi por pouco.mesmo com o carro ainda foi ruim de sair daquele lugar erramos ainda umas quatro vezes para achar a saída! Agradeço mais uma vez minha Irma meu cunhado e o policial que se empenharam na minha busca!!!!



Editado por reinaldo lupiao more - 11 Fev 2014 as 17:06
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2014 as 17:11
Oloco Reinaldo, que experiência heim. Levastes muita sorte de te encontrarem rápido.

Mais um pouco você sua história poderia ser reconstituida naquele programa "sobrevivendo com bear grills" da Discovery Channel.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
graxatur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2013
Rio Negro PR
Offline
Mensagens:262
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar graxatur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2014 as 17:50
Então aconteceu algo similar comigo ontem, saí sozinho (o que já um erro, mas não falta de parças...) e fui fazer um pedalzinho bem light de uns 15km, sai 10:00hs e levei apenas uma caramonhola de 900ml, normalmente levo duas para pedais mais longos, e levei também uns 3 géis, no decorrer estava me sentindo super bem e não estava tão quente, quando resolvi ir aumentando o trecho e fui parar em Campo do Tenente-PR (moro em Rio Negro-PR), parei num posto e calibrei a garrafa e como estava com a macaca, me impus um desafio maior de encarar por emaranhados de plantação de pinus a serrinha da Lagoa do Cerro, uma subida que sempre exige muito, e quando cheguei na parte alta e desprovida de árvores o sol começou a castigar, e lá por 12:40hs liguei pra muié e contei exatamente onde estava e como estava, e que iria atrasar pro almoço rss, mais um pouco de pedal no sol e meu desempenho caiu drasticamente e já sem água, parei na sombra duma arvorezinha e liguei novamente pra muié (explicando meus objetivos) e tomei a melhor decisão, de voltar ao Campo do Tenente (uns 15km) do que o objetivo inicial de voltar a Rio Negro (uns 30km)por outro lado mais desprovido de cobertura de celular e muito poucas casas, já havia pedalado uns 42km e já havia consumido o último gel, calibrei a garrafa com água parada e suja de uma poça (para caso precisar) e pau na máquina, só que já bastante fraco, enfim após uma sequência de descidas cheguei num riacho e troquei a água mas por azar tinha uma placa de advertência dizendo "Água imprópria para consumo humano", bem me refresquei um pouco mas não bebi e depois de uma ponte vinha um monte de subida e aí então deixei o orgulho de lado e dá-lhe empurra bike buscando algumas poucas sombras e tava cruel quando deitei numa delas pra relaxar um pouco, mas logo continuei, precisava me manter bem lúcido e seguindo, só umidecendo os lábios com aquela água suspeita, quando novamente numa parte alta liguei pra muié e pedi resgate rss, pois já estava quase no ponto em que sabia que ela não se perderia e me encontraria com sucesso, foram 52km de pedal hard e dentro de minha tonteira falta de planejamento e impulsividade, cultivei persistência e improvisação (gosto de me testar Às vezes), mas enfim vamos nos cuidar com o sol galera, se forçar de demais sem se hidratar direito pode não haver volta.
Abraço a todos e bom pedal
Voltar ao Topo
Rafa Marx Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jun 2012
Osasco
Offline
Mensagens:58
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafa Marx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2014 as 18:22
Sempre que vou fazer um pedal pra algum lugar que eu desconheço eu levo muito mais água do que eu precisaria normalmente. Para atravessar um trecho de 100km de asfalto num sol ardendo sem nenhum lugar pra pedir água uma vez eu levei 4 litros de água no alforge. Tenho bastante medo de desidratar num pedal, isso não é dificil de ocorrer e pode ser fatal. 
Voltar ao Topo
HenriqueLobo Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Tocantins
Offline
Mensagens:95
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HenriqueLobo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2014 as 18:52
Caramba, experiências loucas, chega fiquei tenso pra saber se vc, reinaldo e graxatur iam se dar bem no final. Pelo lado positivo vcs aprenderam alguma coisa. Boas história, e mais muitos kms de PEDAL para vcs.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2014 as 04:50
Realmente momentos difíceis de serem vencidos.
Já também passei por situações difíceis, principalmente em relação a água. Mas, como cachorro picado de cobra tem medo até de linguiça, atualmente para pedais médios ou longos não saio de casa com menos de três caramanholas d'água!

Waldson.
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
makein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2014
medianeira pr
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar makein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2014 as 16:06
 comentei sobre a falta de agua em um topico que abri sobre isso.
   é realmente perigosa e rapido a perda de agua, so quem passa por isso sabe como é, o calor te consome rapido, te envolve em todos os lados, voce nao acha agua na hora que precisa, tontura, boca seca, baixo rendimento, e nada de agua , proto ferrou, se nao achar socorro rapido a coisa se complica .
   é impressionante como na hora do desespero , tina eu vontade de beber qualquer agua, encontrei na beira de estrada uma possa de agua estagnada, quente e cheio de mosacas, Confused, mais resisti e nao bebi, mais adiante um carro passou e me deu carona, estava salvo.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2014 as 16:18
Nesses tempos de calor extremo não saio pedalar nem a pal. Procuro fazer mais caminhadas de tarde (1 hora) ao invés de me aventurar sem necessidade a um pedal nesse calor que tem feito.
Já fiz muitos pedais extremos assim e as vezes em situações de risco que não precisariam ser criadas se fossemos prudentes. Hoje pedalo somente se estiver nublado em grandes percursos, caso contrario fico em casa e dou uma passeada de tarde com meus guris de bike perto de casa. A vida é muito preciosa.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2014 as 16:21
Outra coisa, nunca mudo o trajeto depois que saio. Antes de sair mostro no mapa e deixo o percurso pra minha esposa saber onde estou. Se acontecer algo ela já sabe onde me achar.
Voltar ao Topo
dasilvj4 Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 05 Dez 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dasilvj4 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2014 as 16:30
Nossa que apuros, as vezes compensa conhecer o lugar para saber onde achar agua em menos de 20Km.

Obrigado por compartilhar senhores.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2014 as 17:55
Reinaldo, perrengue é foda na hora que acontece, mas rende relatos memoráveis!

Só não pode deixar o nível de conforto subir muito ("já consegui passar esse perrengue, agora posso encarar algo mais difícil"). A partir de um certo ponto os riscos aumentam demais.

E da próxima vez, leva pá, peneira e baldinho, assim se tiver que passar a noite pelo menos dá pra brincar na areia!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2014 as 20:40
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Reinaldo, perrengue é foda na hora que acontece, mas rende relatos memoráveis!

Só não pode deixar o nível de conforto subir muito ("já consegui passar esse perrengue, agora posso encarar algo mais difícil"). A partir de um certo ponto os riscos aumentam demais.

E da próxima vez, leva pá, peneira e baldinho, assim se tiver que passar a noite pelo menos dá pra brincar na areia!
KKKKK!aqui e foda todo lugar e arenoso,não sei o que e barro mais,so te uma vantagem a bike não suja de jeito algum!!!eu ja tinha passado sufoco por falta de agua,tomei agua suja mas assim espero nunca mais,vi a morte de perto,terreno completamente diferente do Brasil parecia que estava na praia sem o mar!e ainda o medo de aparecer algum animal( estava do lado do parque nacional do kissama que tem elefantes,girafas,palancas e sei la + o que!!)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2014 as 11:09
kkkkk to morrendo de rir aqui. Perto de Luanda tem um lugar chamado Catete, se não me engano numa província chamada Bengo. Porra, se isso não te diz nada sobre o que esperar por aí, então não sei como dizer

Mano, olhando isso "do céu", é tudo da mesma cor! Dá pra ficar com ódio do bege!!!!! Plano, seco e arenoso!

Só está pedalando nas redondezas de Luanda? Não arriscou uma cicloviagem mais distante? Vi que tem um tal "monte Moco" que é o ponto mais alto de Angola... Deve ficar uns 600km ao sul-sudeste de Luanda...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2014 as 14:12
Aqui tem um ditado que quem toma agua do Bengo sempre volta!!!!!kkkkkk.Aqui não da coragem de pegar estrada sozinho e so Pick-up V8 e ninguém respeita!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2014 as 15:02
Era legal de vc colocar essas suas experiências pedalísticas aí em Angola num blog ou coisa parecida! Pensa sobre isso, vai que vc arruma um tempinho e se empolga com a idéia!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2014 as 21:27
Firme no propósito de te matar em terras distantes, vai outra idéia de girico:

Região da Serra da Leba, perto de Lubango. Porra rapá, se não me falasse que é em Angola eu batendo o olho diria que é Rio do Rastro, em SC... Só que bem mais alto!

Lugar muito bonito!

Procura por Tundavala, que é o ponto mais elevado (~2200m com visada para regiões cerca de 1200m abaixo).

Editado por Alessandro_sp - 18 Fev 2014 as 21:34
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 04:38
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Firme no propósito de te matar em terras distantes, vai outra idéia de girico:

Região da Serra da Leba, perto de Lubango. Porra rapá, se não me falasse que é em Angola eu batendo o olho diria que é Rio do Rastro, em SC... Só que bem mais alto!

Lugar muito bonito!

Procura por Tundavala, que é o ponto mais elevado (~2200m com visada para regiões cerca de 1200m abaixo).
Esses lugares ja estao na minha agenda para futuras pedaladas,e ja avisei em casa se morrer aqui não gaste dinheiro pra levar a carcaça, enterre aqui mesmo e com o dinheiro que seria gasto faca uma festa!!LOLLOLLOL
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 05:01
Aqui tem algumas fotos do dia ate a bateria do celular zerar!

Enbondeiro arvore Africana que pode viver milhares de anos
Filho do Soba(chefe da tribo)e sua Bina(bicicleta)
Rio Kwanza
Essa e a cara do quase morto,umas 4 horas antes de ser resgatado!
Esse e o terreno a se pedalar ou empurrar!


Editado por reinaldo lupiao more - 19 Fev 2014 as 06:53
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 07:58
Tá explicado, junta calor e esse areião, vc faz 10x mais força que em um pedal comum! Igual a pedalar com os 2 pneus furados, rebocando um barril de 200 litros de água, debaixo do sol do meio dia no norte do Rio de Janeiro!

Fossem 200m de areião, beleza, mas contínuo não dá não, é um samba do criolo doido que queima as pernas.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
denisedognini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2013
Sao paulo
Offline
Mensagens:363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denisedognini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 09:08
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Tá explicado, junta calor e esse areião, vc faz 10x mais força que em um pedal comum! Igual a pedalar com os 2 pneus furados, rebocando um barril de 200 litros de água, debaixo do sol do meio dia no norte do Rio de Janeiro!

Fossem 200m de areião, beleza, mas contínuo não dá não, é um samba do criolo doido que queima as pernas.

Olha que legal este filtro. Para situações em que só há água de poça:

http://www.katadyn.com/en/technical-support/filter-support/product-videos/katadyn-vario/
Voltar ao Topo
RockNRollNightmare Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RockNRollNightmare Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 09:59
Esse filtro aí tem uma bombinha pra puxar a água pra garrafa, interessante. Já vi no Brasil um outro que é tipo um canudo, você deita no chão, enfia um bico numa poça lamacenta e o outro na boca e toma seu todynho sem medo de se contaminar.

E reforço a idéia do Alessandro, tem que fazer um blog sobre os pedais aí em Angola. Pode servir muito bem pra alguém que esteja pensando em dar a volta ao mundo passando por aí, hehehe.
http://goingsouthbound.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2014 as 18:20
Originalmente postado por RockNRollNightmare RockNRollNightmare escreveu:

Já vi no Brasil um outro que é tipo um canudo, você deita no chão, enfia um bico numa poça lamacenta e o outro na boca e toma seu todynho sem medo de se contaminar.


Deve ser mais difícil de tomar do que milk shake do Bob's com canudinho mole... Nego fica até vesgo e vem um pingo

Outra coisa, não esquecer do lado correto depois que enfiar na poça! Pensou, vai tomar água em outra poça e puxa pelo lado errado???
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X