Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida sobre câmbios e gancheira (quadro antigo)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida sobre câmbios e gancheira (quadro antigo)

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rengenesio Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengenesio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida sobre câmbios e gancheira (quadro antigo)
    Postado: 06 Fev 2014 as 18:49
Galera,

Estou trocando a relação da minha bike (Altus C10 muito desgastada) e estou interessado num Altus mais atual 7v ou num Alivio 9v. Pretendo trocar câmbios, cassete, corrente, pedivela e mov. central, então tenho preferência pelo Altus 7v apenas para manter meus passadores e com isso me surgem 3 dúvidas:

1- em uma loja, me informaram que como o meu quadro é sem gancheira, eu só poderia utilizar o câmbio da linha Tourney da Shimano por ser o único que vem com gancheira. Minha dúvida é: não bastaria eu utilizar a minha gancheira atual (que está em perfeito estado) e aparafusar um câmbio sem gancheira (Altus ou Alivio) nela? (Posso tirar fotos mais tarde caso ajude)

2- com relação ao câmbio dianteiro, ele me informou que não teria nenhum pra botar pois o meu quadro é mais fino que os atuais. Neste caso, li aqui no fórum sobre adaptadores, eles são confiáveis? Caso sejam, eles tem algum nome específico para eu procurar?

3- caso eu decida pelo Alivio 9v , eu poderia tirar os 2 pinhões maiores para que ele trabalhe como um 7v e eu mantenha meus passadores atuais? Li em um lugar que o contrário era possível (passador 9v em cassete 7/8v).

Muito obrigado!
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 19:13

se vc quer manter 7v basta investir num acera m360 ou um alivio m 410 ambos sao mais em conta

qt a gancheira teria q ser nesse estilo, preso pela blocagem e se possivel com este parafuso, tem outros modelos masi finos e ditos universais mas o principio é o mesmo


qt ao cambio dianteiro a própria shimano em alguns casos tem cambios pras medidas distintas de tubo,31.6 e 34.9 se nao me engano, é uma especie de plastico grosso q sob pressão da braçadeira desempenha seu papel(tira a folga/diferença do tubo)

se nenhum modelo segundo o lojista , da certo em sua bike vc pode fazer uma leve gambiarra hehehe enrrolando câmara vellha ou fita isolante, enfim, ate ficar com o diâmetro correto pra aperto.


Editado por admurinelli - 06 Fev 2014 as 19:20
Voltar ao Topo
rengenesio Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengenesio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 19:32
admurinelli, muito obrigado pela resposta! Minha gancheira atual, é igual a essa (ou pelo menos bem parecida). Não sabia que existia Alivio de 8v, esse certamente funcionará com meu passador de 7v, caso eu tire o pinhão maior, certo?

Com relação à gambiarra do câmbio dianteiro, prefiro não fazer e utilizar um adaptador pois pretendo utilizar a bike pra cicloturismo, então uma gambiarra tem uma probabilidade maior de me dar problemas. Cheguei a dar uma olhada em algumas lojas procurando câmbio pro meu quadro, mas não sei a medida dele. Essa medição é pelo raio, diâmetro ou alguma outra medida do tubo?
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 19:40

um exemplo, neste cambio acera m 390 essa parte interna é um plastico q funciona pra quadros com canote de selim 27.2, em quadros com canote 31.6 ele é retirado.

por mais q seu quadro seja com canote de 25.4 acho q o de  27.2 com essa peça plastica fique perfeito.

o acera rd m360 e o alivio rd m410 sao mais antigos e atendem d 6 a 8v sem problemas( ja usei ate em 9v sem preoblemas o acera m360)

no caso dos pinhoes(catraca/k7) é q nao entendi bem.

acho q seu cubo é pra rosca so aceita catracas de rosca, no caso pra cicloturismo recomendo a shimano tz 31 com mega range de 34 t


Voltar ao Topo
rengenesio Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengenesio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 23:36
Originalmente postado por admurinelli admurinelli escreveu:

um exemplo, neste cambio acera m 390 essa parte interna é um plastico q funciona pra quadros com canote de selim 27.2, em quadros com canote 31.6 ele é retirado.

por mais q seu quadro seja com canote de 25.4 acho q o de  27.2 com essa peça plastica fique perfeito.

Então, não medi o meu quadro (não sei como medir), mas chuto que seja 27,2 ou 31,6 no máximo... isso porque já vi quadros mais finos do que o meu, então vou dar uma procurada nesse câmbio Acera.


Originalmente postado por admurinelli admurinelli escreveu:


o acera rd m360 e o alivio rd m410 sao mais antigos e atendem d 6 a 8v sem problemas( ja usei ate em 9v sem preoblemas o acera m360)

Vou dar uma olhada pra ver se arranjo algum desses em algum lugar! Obrigado pela sugestão!


Originalmente postado por admurinelli admurinelli escreveu:


no caso dos pinhoes(catraca/k7) é q nao entendi bem.

acho q seu cubo é pra rosca so aceita catracas de rosca, no caso pra cicloturismo recomendo a shimano tz 31 com mega range de 34 t

O caso dos pinhões (k7 no meu caso) é que se originalmente o k7 novo vier com 8v, eu posso retirar o maior pinhão e botar apenas 7 pinhões para casar com o meu passador de 7v que eu gostaria de manter... só a título de curiosidade, meus passadores são esses aqui: http://i.ebayimg.com/t/RETRO-SHIMNAO-ALTUS-C-10-ST-CT-10-JAPAN-3X7-SPEED-/00/s/OTYwWDEyODA=/z/7UwAAOxyzHxRMim2/$T2eC16F,!)0E9s37FbL2BRMim15bKw~~60_35.JPG
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 23:40
bote os gastos na ponta do lapis pq se ja vai trocar quase tudo pq nao por logo 24 ou 27v?

se seu cubo ja é pra k7 e aparentemente so vai restar os trocadores coloque logo pra pelo menos 24v com k7 11-34

se vc tem costume de comprar pelo ebay o novo altus 2014 esta com preço muito bom, altus 27v m 370
Voltar ao Topo
rengenesio Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengenesio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2014 as 23:55
Meu único 'problema' de trocar por 24v ou 27v é que eu raramente chego no pinhão maior... não sei ao certo qual o tamanho do meu menor e do meu maior, mas pelo que entendi vc me aconselhou a pegar um de mais marchas pra ter o menor pinhão com um tamanho menor do que o que eu uso atualmente, é isso? Se for isso, me interessa! Mas será que rola pegar esse k7 de 11-34 e utilizar só os menores pinhões? Só to insistindo nisso pois não acho que no meu caso seja útil gastar mais o dinheiro dos passadores pra ter uma relação que não vou usar... talvez meu pensamento esteja errado tb, tenham outros prós em eu passar pra 24 ou 27v, se tiver, me avisa!!!
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 10:04
talvez se vc postasse fotos da sua bike e descrições completas fique melhor de ajudar

a catraca 11 é a menor q tem no k7, ela vem geralmente em k7 de 8,9 e 10v, ainda nao vi em k7 de 7v(geralmente em 7v é catraca de rosca e a menor é a 14)

hj é meio complicado achar k7 de 7v , uma vez pesquisei e achei o hg 20 alivio(antigo) 7v 12 -32 no ebay


mas se vc nao quer gastar muito e nao tem necessidades maiores mantenha as 21v.
Voltar ao Topo
rengenesio Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jan 2014
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengenesio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2014 as 18:36
Como pedido, tem algumas fotos aqui pra ver se ajuda em algo:

K7:
http://shack.us/photo/my-s/197/7f06.jpg/ -
http://shack.us/photo/my-s/401/unrv.jpg/ -

Câmbio traseiro e gancheira (essa gancheira já veio junto do câmbio novo):
http://shack.us/photo/my-s/40/h745.jpg/ -
http://shack.us/photo/my-s/198/3k3f.jpg/ -

Câmbio dianteiro:
http://shack.us/photo/my-s/843/fko3.jpg/ -
Voltar ao Topo
rafaehellboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Pato Branco
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaehellboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 01:46
Novamente estou desenterrando tópicos haha. Então, minha situação é semelhante à do Regenésio. Meu quadro, não possui gancheira, e me foi recomendado que instalasse um câmbio traseiro da linha Tourney. Porém, algumas experiências ruins com a linha me criaram um certo trauma, e acabei comprando um Acera m360, para usá-lo com essa gancheira que o Admurinelli postou a foto, pois sabia da possibilidade de usá-lo com uma dessas. Aí aconteceu um problema. Estou usando um cassete megarange com 34 dentes, e creio que pelo fato dessa gancheira ser muito pequena, o câmbio não consegue puxar a corrente pra cima, trabalhando então só da terceira à oitava. Ao meu ver então, restaram duas soluções:
1 - "criar" uma gancheira do mesmo estilo, só que maior, ou 2 - trocar o quadro =//. 

Meu raciocínio está correto? Alguém já teve problema parecido, e conseguiu solucionar?

Trabalhando na hipótese de criar uma gancheira, acabei desmontando um tourney antigo e pegando a "gancheira embutida" dele, mas o buraco para fixar o cambio era muito pequeno, estou querendo levar num torneiro mecânico dar uma alargada. Será que resolve?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 09:04
Primeiro: vc regulou corretamente o parafuso de recuo do cambio? As vezes determinados arranjos pedem um parafuso maior que o original pro cambio conseguir altura suficiente pra alcançar as marchas maiores, pode ser que trocando o parafuso por um maior resolva.

Se ainda assim vc está com problemas, dá pra tentar a adaptação da adaptação, talvez funcione:



Editado por newhouse - 18 Mar 2017 as 09:06
Voltar ao Topo
rafaehellboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Pato Branco
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaehellboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 12:46
Pior que testei outro parafuso, mas não passa, creio que seja mesmo a gancheira curta. Para testar, tentei "forçar" para ver se dava certo com o câmbio solto, mas mesmo assim não deu. Cara, muito obrigado pela dica, desconhecia esse tipo de prolongador. Resta agora encontrar um que funcione com o Acera m360, mas tá difícil de encontrar, pelo que vi, é geralmente usado em câmbios 9v haha
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 12:53
O parafuso que prende o câmbio ao quadro é padrão.
Voltar ao Topo
rafaehellboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Dez 2016
Pato Branco
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaehellboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2017 as 14:18
Originalmente postado por misera misera escreveu:

O parafuso que prende o câmbio ao quadro é padrão.

Sim sim, tentei meter um de um tourney antigo. Até entrou, mas não mudou nada haha. Vou ver segunda no torneiro mecânico. Aí abaixo vão as fotos pra elucidar o problema. Vou segunda no torneiro mecânico pra ver se ele pode fazer uma rosca naquela gancheira de tourney e ve se dá certo :D
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2017 as 10:44
Rafa, o parafuso do prolongador é padrão, acredito que funcione com o Acera sim. Mas antes eu tentaria usar o Acera com um parafuso de recuo maior que o padrão, pra deixar ele bem esticado.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X