Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desmontar e montar a bike. Fazer revisão
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desmontar e montar a bike. Fazer revisão

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
zezi_nho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2012
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zezi_nho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Desmontar e montar a bike. Fazer revisão
    Postado: 20 Out 2013 as 02:41
Fala galera, tem outros tópicos falando disso por aqui, mas eles estão muito dispersos, então resolvi agrupar tudo no meu. Se tiver outro tópico igual a este os moderadores que me desculpem e podem deletar.

É o seguinte, não aguento mais pagar o preço que andam cobrando para fazer a revisão na bike. Minha bike é simples, tem cubos abertos e por isso precisa de uma revisão frequente.

Quero gastar o dinheiro de uma revisão comprando tudo o que eu preciso e eu mesmo faço das outras vezes. 

Então é o seguinte: Quais ferramentas eu preciso para poder desmontar minha bike inteira? Cubos, pedevela, caixa de centro, mudadores, corrente, freios? Vi que existem kits grandes e alguns até muitoooo caros. Se souberem me dizer um do ebay que tenha tudo que eu precise e que seja em torno de 50-80 doletas seria ótimo. 

Após isso, com o que devo lubrificar os cubos e caixa de direção? Para a própria corrente, qual daqueles finishs lines é melhor para o uso em trilhas (poeira, barro, e o que aparecer na frente)?

E por fim, eu pretendo aprender a fazer isso sozinho. Usando a net e o youtube. Mas gostaria também de ler algum(uns) livro(os) sobre mecânica e que seja em português. Alguém sabe me indicar algum? 

Não entendo de mecânica, mas tenho um pai viciado em fuçar em tudo o que aparece na frente, então acabei herdando esse espírito curioso e consequentemente tenho uma certa noção de como ter cautela ao fazer os procedimentos, então acredito que com conselhos de vocês eu consiga aprender sozinho. 
Voltar ao Topo
MTBRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2013
São Lourenço RS
Offline
Mensagens:1682
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MTBRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2013 as 03:02
Originalmente postado por zezi_nho zezi_nho escreveu:

Fala galera, tem outros tópicos falando disso por aqui, mas eles estão muito dispersos, então resolvi agrupar tudo no meu. Se tiver outro tópico igual a este os moderadores que me desculpem e podem deletar.

É o seguinte, não aguento mais pagar o preço que andam cobrando para fazer a revisão na bike. Minha bike é simples, tem cubos abertos e por isso precisa de uma revisão frequente.

Quero gastar o dinheiro de uma revisão comprando tudo o que eu preciso e eu mesmo faço das outras vezes. 

Então é o seguinte: Quais ferramentas eu preciso para poder desmontar minha bike inteira? Cubos, pedevela, caixa de centro, mudadores, corrente, freios? Vi que existem kits grandes e alguns até muitoooo caros. Se souberem me dizer um do ebay que tenha tudo que eu precise e que seja em torno de 50-80 doletas seria ótimo. 

Após isso, com o que devo lubrificar os cubos e caixa de direção? Para a própria corrente, qual daqueles finishs lines é melhor para o uso em trilhas (poeira, barro, e o que aparecer na frente)?

E por fim, eu pretendo aprender a fazer isso sozinho. Usando a net e o youtube. Mas gostaria também de ler algum(uns) livro(os) sobre mecânica e que seja em português. Alguém sabe me indicar algum? 

Não entendo de mecânica, mas tenho um pai viciado em fuçar em tudo o que aparece na frente, então acabei herdando esse espírito curioso e consequentemente tenho uma certa noção de como ter cautela ao fazer os procedimentos, então acredito que com conselhos de vocês eu consiga aprender sozinho. 

Acho que qualquer ajuda vai bem, então :



Voltar ao Topo
Markão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2009
Salvador - BA
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Markão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2013 as 19:16
Amigão, eu faço a manutenção das minhas bikes, gastei centenas de dilmas em ferramentas, aprendi MUITO sobre mecanica e vou te falar: foi a melhor coisa que fiz! Duas dicas pra vc:

1. Coragem: não tenha medo de meter a mão, se der merda vc leva na loja pra resolver.

2. Cuidado: Pesquise como desmontar as partes e faça com muito cuidado, pois corre o risco de danificar.

Bom trabalho!
Voltar ao Topo
zezi_nho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2012
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:39
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zezi_nho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2013 as 19:50
É isso aí, o que quero é isso mesmo.

O maior problema é saber qual chave eu uso em cada peça. Por isso preciso de idéias de vocês ou de um guia que me diga.
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2013 as 20:32
Não sei se você vai achar uma lista completa das ferramentas que vai precisar. Eu como fuço em quase tudo que posso, fui montando uma caixa de ferramentas ao longo do tempo. De vez em quando falta alguma chave e eu compro. 

Se fosse começar, eu diria para você comprar:

- Um jogo de chaves allen. Tem uns jogos com 9 chaves que começam em 1,5 e terminam na 10, ali tem todas as chaves allen necessárias para a bike;
- Chaves de boca, da 10 a 17;
- Chave de cone, para abrir os cubos;
- Alicate de bico, ajuda muito para tirar e colocar esferas dos cubos quando for limpar e lubrificar;
- Alicate comum;
- Chaves philipss, uma pequena e uma média;
- Chaves especiais para pedivela e movimento central: estas dependem do tipo de pedivela e movimento central que sua bike tem, ponta quadrada, octalink, hollowtech, etc;
- Chave para raios;

Se tem uma coisa que te recomendo é comprar chaves de marcas boas, Gedore, Belzer, Tramontina, etc. Ferramentas ching-ling normalmente estragam cedo e as vezes estragam os parafusos que você está tentando soltar. O problema é que ferramentas boas não são muito baratas, se não quiser gastar muito dinheiro de uma vez vai comprando conforme a necessidade. Com certeza vai ficar mais barato do que a grana que você gasta nas revisões.

No mais é o que falaram acima, vai trabalhando com cuidado e se não souber montar novamente leva na bicicletaria. Cuidado para não espanar parafusos nem deixar coisas frouxas, afinal uma falha enquanto você pedala pode custar caro. Alguns mecânicos são boa gente e ensinam alguns macetes, além de termos muita informação na internet.

Para lubrificar cubos e caixa de direção usa-se graxa.




Editado por Alemao Cl - 20 Out 2013 as 20:33
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X