Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - O Mito do uso de capacete.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoO Mito do uso de capacete.

 Responder Página  <1 111213
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Benito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2008
Offline
Mensagens:368
Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 23:40
Desculpem por pegar a conversa pela metade.Na verdade, nunca tive curiosidade de ver este tópico, pois achei que fossem discutidos tipos de capacete e modelos.Aí, vi que ele estava muito grande e resolvi dar uma olhada.Estou surpreso!Ainda tem gente que duvida da eficiência do capacete no ciclismo?Putz!
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 23:50

Esse tópico não vale nada mais eu gosto deleLOL

 

Summary

Each year, nearly 1,000 persons die from injuries caused by bicycle crashes, and 550,000 persons are treated in emergency departments for injuries related to bicycle riding. Head injuries account for 62% of bicycle-related deaths, for 33% of bicycle-related emergency department visits, and for 67% of bicycle-related hospital admissions........
 
Several researchers (2,5,8,12) have recommended that bicyclists use helmets to prevent head injuries....
....Barriers to helmet use include cost, the wearability of bicycle helmets, and a lack of knowledge regarding helmet effectiveness.....
 
Recommendation 1: Bicycle helmets should be worn by all persons (i.e., bicycle operators and passengers) at any age when bicycling

Recommendation 2: Bicycle riders should wear helmets whenever and wherever they ride a bicycle. 

Recommendation 3: Bicycle helmets should meet the standards of ANSI, the Snell Memorial Foundation, or ASTM. 
 
Recommendation 4: To effectively increase helmet-use rates, states and communities must implement programs that include legislation, education and promotion, enforcement, and program evaluation.
 
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 08:31
Originalmente postado por Benito Benito escreveu:

Desculpem por pegar a conversa pela metade.Na verdade, nunca tive curiosidade de ver este tópico, pois achei que fossem discutidos tipos de capacete e modelos.Aí, vi que ele estava muito grande e resolvi dar uma olhada.Estou surpreso!Ainda tem gente que duvida da eficiência do capacete no ciclismo?Putz!


Você está errado. Aqui é o tópico para solicitação e envio de receitas culinárias da Simone e de quem mais saiba pilotar um fogão.
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 11:51
Originalmente postado por Ruberval Ruberval escreveu:

Originalmente postado por Benito Benito escreveu:

Desculpem por pegar a conversa pela metade.Na verdade, nunca tive curiosidade de ver este tópico, pois achei que fossem discutidos tipos de capacete e modelos.Aí, vi que ele estava muito grande e resolvi dar uma olhada.Estou surpreso!Ainda tem gente que duvida da eficiência do capacete no ciclismo?Putz!


Você está errado. Aqui é o tópico para solicitação e envio de receitas culinárias da Simone e de quem mais saiba pilotar um fogão.

Ruberval, aqui é o tópico de quem sabe pensar e que compreende argumentações e discussões fundamentadas. 
Voltar ao Topo
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 13:04
Como preparar um copo de Toddy
 
Indregientes:
 
200ml de leite
2 colheres de sopa de toddy
açúcar a gosto
 
Modo de preparo:
 
acrescente o leite em um copo, depois o toddy e por fim o açúcar, mexa tudo e está pronto. Pode ser servido quente, ou frio.
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 13:08




PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 13:13
2 0 1 2
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 14:24
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:





;
Está precisando de depilação (mais um tópico polêmico)
 
Toddy já é super doce, pra que o açúcar?
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 14:28
Originalmente postado por decz. decz. escreveu:

Como preparar um copo de Toddy
 
Indregientes:
 
200ml de leite
2 colheres de sopa de toddy
açúcar a gosto
 
Modo de preparo:
 
acrescente o leite em um copo, depois o toddy e por fim o açúcar, mexa tudo e está pronto. Pode ser servido quente, ou frio.


Cara nao use acucar refinado, acucar  refinado e completamente inutil na dieta humana. Nao tem nenhum nutriente.
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 16:10
Eu também ia perguntar para que mais açúcar, o Toddy já vem com uma quatidade bem grande de açúcar...

Eu faria um edit da receita e retirava o açúcar. Quem quiser coloca um adoçante vai!!!!.
LOL
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 16:18
Por falar em receita... Já que eu gosto de cozinha também mando duas:

Pão com margarina:
1 pão francês ou 2 fatias de pão de forma;
um pouco de margarina;

Corte o pão francês ao meio.
Passe, com a ajuda de uma faca, um pouquinho de margarina em casa face interna do pão.
A quantidade é até formar uma película bem fina (huahuahuahuahu técnico né).
Feche as duas metades e se delicie.


Cereal de aveia:
3 colheres de aveia em flocos;
1/2 colher de mel;
1 banana ou 1/2 maçã;
leite desnatado;

misture tudo em um recipiente, corte a banana em rodelas, esquente no microondas e bom apetite... Fica muito bom, dá uma trubinada logo pela manhã e é muito mais saudável que o pão com margarina (mas há pessoas que não gostam).

Abraços,
Ricardo.
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 16:28
ovo frito:

ingredientes
1 ovo
pitada de sal
pitada de oregano
pitada de pimenta do reino
oleo de soja

aqueça um fio de oleo numa frigieira de teflon em fogo baixo, com cuidado quebre o ovo sobre a frigideira tomando o cuidado para que a gema nao fure e fique centralizada na clara, parecendo um olho. Tempere com o sal, a pimenta e o oregano a gosto. Espere ate ver se a parte de baixo esta frita e vire o ovo com a ajuda de uma escumadeira, tomando devido cuidado para nao furar a gema.
Apos frito, sirva em seguida. Sempre é bem acompanhado de um pao frances quentinho.



Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 16:38
Copo d´agua

1 copo
Água de torneira

Instruções:
Encha o copo com água da torneira até 3/4 da sua capacidade para não transbordar ou vazar durante o manuseio. Beba aos goles, para não se engasgar e espirrar água pelo nariz. Repita o procedimento se considerar necessário.


Editado por Voodoo - 11 Nov 2009 as 16:38
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 16:45
uhuauhauhauhahuahu muito boa essa.... Estava realmente precisando aprender esse procedimento. LOL
Voltar ao Topo
Chará Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Fev 2009
Itu - SP
Offline
Mensagens:2207
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 16:48
Ótima voodoo.. Alguém tem a de Pipoca de micro-ondas? Ermm
Voltar ao Topo
mig Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:467
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 17:49
Só como curiosidade: quantos daqui costumam tomar Ovomaltine no bar da Uniban?
Voltar ao Topo
prsherrera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2007
Offline
Mensagens:2520
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 18:09
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:




quem é o teu cabelereiro?


Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 18:17
Jesus, vou começar a colocar receitas do nivel um de aprendizagem hahahah vcs tão bsurdos como mestres cucas
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 18:35
Receita complemetar: - Água gelada.

Ingredientes:

Um copo (vidro ou plástico) - independente da sua capacidade de volúme;
Uma torneira;
Uma geladeira;

Mode de preparo:

- Pegue o copo plástico ou de vidro, dirija-se até a torneira. Verifique se o tipo da válvula que abre a torneira, liberando a água que se encontra na tubulação prestes a sair, é modelo duas voltas, 1/4 de volta ou tipo pressão. Posicione o copo abaixo do "bico" da torneira e vá girando a válvula vagarosamente. Evite desperdício de água.
- Após encher o copo com a quantidade de água necessária a saciar a sua sede, leve o copo até a geladeira e, após abri-la, deposite o copo em seu interior. Escolhendo, a seu gosto, o local aonde deixará o copo para que o ar gelado, existente no interior da geladeira, resfrie a água que está dentro do copo.
- Após o tempo necessário para que a água chegue à temperatura desejada, retire o copo e, usando a mão de sua preferência deguste até a última gota.



Editado por Ruberval - 11 Nov 2009 as 22:27
Voltar ao Topo
rodzauli Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Set 2005
Belo Horizonte - MG
Offline
Mensagens:292
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 21:22
Tenho só uma frase pra esse notívago... GET A LIFE!!! Bom, pensando bem, tenho outra: Mexa essa bunda gorda da frente do computador e vá pedalar... de capacete!LOL
Voltar ao Topo
vmambrini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
Offline
Mensagens:5
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 21:30
A necessidade do capacete depende muito do uso que se vai fazer da bike.

Numa cicloviagem na Ilha Comprida, eu e mais três pessoas que estavam comigo levamos  capacete. Usamos da rodoviária de Iguape até a cidade, quando percebemos que era totalmente desnecessário e até um pouco ridículo, já que havia dezenas de ciclistas nas ruas, não estávamos em alta velocidade e nenhum ciclista ao redor usava (o que fazia o capacete chamar muito a atenção). Não fez nenhuma falta.

No trajeto de ida e volta do trabalho, estou usando cada vez menos. O caminho é bastante seguro, por vias paralelas, e como pedalo relativamente devagar para não chegar suada ao trabalho, estou pouco exposta a uma queda perigosa. Em passeios urbanos que passam por avenidas ou dias em que eu estou com pressa, eu uso, porque há fatores de risco adicionados.

Em trilhas, SEMPRE uso. Uma trilha tem vários riscos embutidos: um buraco, cascalho solto, velocidades maiores, estradas de acesso que podem ter loucos no volante... acho que nesse caso, o capacete é fundamental (apesar de eu não ter precisado dele na queda que tive. Em compensação, meu joelho está todo remendado...).

Acho que resumir a não usa = morre, usa = está salvo muito simplista. É como tentar definir "qual a melhor bike". ;)
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 21:42
KDE AS RECEITAS??????????????????



To anotando tudo!!!!!!!!!!
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
vmambrini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2008
Offline
Mensagens:5
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 22:07
 
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 22:17
Confused
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

KDE AS RECEITAS??????????????????

To anotando tudo!!!!!!!!!!
 
Ingredientes:
1- boteco qualquer;
3- amigos (mas tem que ser dos beeeem camaradas, vizinho e colega de trampo estraga a receita)
1- mesa de sinuca;
Várias Brahma (ou Skol, podendo ser substituida por Liber, se for o caso)
500- Fichinhas de sinuca;
09 a 18 porções de qualquer coisa;
Dinheiro a gosto.
 
Modo de fazer:
Ligue para seus amigos antes do almoço, que é pra eles não marcarem nada (ou desmarcarem o que tinham agendadoLOLLOL;
No horário marcado, reserve uma mesa enquanto aqueles manés não chegam; Vá bebendo o que quiser.
Depois que a galera chegar, comece jogando uma sinuquinha, primeiro, solteiros x casados, vá organizando os campeonatos, de acordo com a situação...
Se estiver começando a ficar bêbado, coma um peixinho frito, ou uma coxinha de frango...
Vá jogando e comendo, até encher a pança de petisco, e a caveira de cerveja.LOLLOL
 
converse muito, mexa com a mulherada, fale mal do patrão, e arrote a gosto...
 
Bom apetite ( E sorte com a patroa, quando chegar em casa!!LOLLOLLOL)
 
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 22:23
Originalmente postado por vmambrini vmambrini escreveu:

A necessidade do capacete depende muito do uso que se vai fazer da bike.

Numa cicloviagem na Ilha Comprida, eu e mais três pessoas que estavam comigo levamos  capacete. Usamos da rodoviária de Iguape até a cidade, quando percebemos que era totalmente desnecessário e até um pouco ridículo, já que havia dezenas de ciclistas nas ruas, não estávamos em alta velocidade e nenhum ciclista ao redor usava (o que fazia o capacete chamar muito a atenção). Não fez nenhuma falta.

No trajeto de ida e volta do trabalho, estou usando cada vez menos. O caminho é bastante seguro, por vias paralelas, e como pedalo relativamente devagar para não chegar suada ao trabalho, estou pouco exposta a uma queda perigosa. Em passeios urbanos que passam por avenidas ou dias em que eu estou com pressa, eu uso, porque há fatores de risco adicionados.

Em trilhas, SEMPRE uso. Uma trilha tem vários riscos embutidos: um buraco, cascalho solto, velocidades maiores, estradas de acesso que podem ter loucos no volante... acho que nesse caso, o capacete é fundamental (apesar de eu não ter precisado dele na queda que tive. Em compensação, meu joelho está todo remendado...).

Acho que resumir a não usa = morre, usa = está salvo muito simplista. É como tentar definir "qual a melhor bike". ;)
Raul Seixas ja dizia: um escorregao idiota, cabeça no meio-fio...
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 22:30
Originalmente postado por vmambrini vmambrini escreveu:


Acho que resumir a não usa = morre, usa = está salvo muito simplista. É como tentar definir "qual a melhor bike". ;)
 
Bem vindo ao FÓRUM. Compre um caderno para anotar as receitas de culinária.
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 22:30
Omelete à Italiana
 

Ingredientes

3 ovos inteiros
1 colher de sopa de palmito
1 colher de sopa de azeitonas
3 fatias de queijo prato
2 fatias de mortadela
orégano
queijo ralado
sal

modo de preparo

Bata os ovos com um garfo até deixá-lo homogêneo.

Pique todos os ingredientes e misture ao ovo, leve ao fogo .

"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 22:39
ida ao pedagio da 277:
 
ingredientes:
bikes
amigos
 
Modo de fazer:
acesse o topico "grupo de pedal Curitiba" no site www.pedal.com.br/forum, faça isso numa quarta-feira, chame a galera pra um pedal. Ate sabado tente convence-los de que é a melhor coisa a se fazer no sabado. Ah seus amigos do forum nao vao? ligue pros outros amigos que nao participam do forum. As sete da manha de sabado, esteja no posto de gasolina do lado do shopping jardim das americas na br277. Espere os atrasados, tire sarro dos amigos e bora pedalar.
 
Rendimento:
risadas e muitas risadas.
troca de experiencias
amizade com novas pessoas
otimas trocas de experiencias sobre bikes.
 
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2009 as 00:26
Plagiando a Simone:

Omeleta à Ciclista

Ingredientes:

1 ciclista - pode ser alguém que pensa ser ciclista;
1 bicicleta - pode ser uma bem baratinha;
1 selim - pode ser um bem vagabundo;
1 acostamento de rodovia, uma trilha ou algo parecido com um desses lugares;
1 buraco ou uma pedra - pode ser um toco ou tronco de madeira.

Mode preparo:

Coloque o ciclista, com roupas comum (evite bermudas de boa procedência), em cima da bicicleta cujo selim seja bem duro e de péssima qualidade. Após ter certeza de que ele está feliz com a possibilidade de sentir o vento no rosto e o Sol queimando a orelha, mande-o pedalar no acostamento da rodovia ou indique uma trilha bem distante de qualquer lugar aonde ele possa pedir ajuda. Dê vários conselhos e o oriente a passar por cima de tudo que estiver em seu caminho, inclusive pedras soltas no acostamento ou pedaços de toco de madeiras ou troncos de árvores caidos na trilha.

Pronto! Ao final da pedalada terá omelete à ciclista. Infelizmente a omelete não poderá ser dividida com outras pessoas. Apenas o dono dos ovos poderá sentir o gosto da omelete.

Não esqueça de publicar no FÓRUM o resultado obtido. Divida com a galera o resultado.

PS.: Se o ciclista for o próprio freguentador do FÓRUM, ele poderá inventar uma história com nem fictício.
Voltar ao Topo
Pedalzim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Ago 2009
Offline
Mensagens:72
Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2009 as 00:27
Originalmente postado por vmambrini vmambrini escreveu:

A necessidade do capacete depende muito do uso que se vai fazer da bike.

Numa cicloviagem na Ilha Comprida, eu e mais três pessoas que estavam comigo levamos  capacete. Usamos da rodoviária de Iguape até a cidade, quando percebemos que era totalmente desnecessário e até um pouco ridículo, já que havia dezenas de ciclistas nas ruas, não estávamos em alta velocidade e nenhum ciclista ao redor usava (o que fazia o capacete chamar muito a atenção). Não fez nenhuma falta.

No trajeto de ida e volta do trabalho, estou usando cada vez menos. O caminho é bastante seguro, por vias paralelas, e como pedalo relativamente devagar para não chegar suada ao trabalho, estou pouco exposta a uma queda perigosa. Em passeios urbanos que passam por avenidas ou dias em que eu estou com pressa, eu uso, porque há fatores de risco adicionados.

Em trilhas, SEMPRE uso. Uma trilha tem vários riscos embutidos: um buraco, cascalho solto, velocidades maiores, estradas de acesso que podem ter loucos no volante... acho que nesse caso, o capacete é fundamental (apesar de eu não ter precisado dele na queda que tive. Em compensação, meu joelho está todo remendado...).

Acho que resumir a não usa = morre, usa = está salvo muito simplista. É como tentar definir "qual a melhor bike". ;)
 
vmambrini,
 
Tenho pensamento parecido com este...
 
E confesso que tentei mudá-lo, mas com "receitinhas" fica difícil.
 
Argumento que é bom...
 
Abç
"Sou palhaço do circo sem futuro..."
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2009 as 00:40
Receita: Câmera furada.

Ingredientes:

1 câmera - qualquer marca;
1 pneu - qualquer marca e modelo;
1 prego ou qualquer coisa que perfurocontundente.

Modo de preparo:

- Planeje uma pedalada bem longa e se afaste o máximo que puder de sua casa. Deixe o kit de remendos ou a câmera reserva em casa. Não leve celular, dinheiro, cartão do banco ou cartão telefônico. Passe por cima de tudo o que for pontiagudo/cortante.

- Depois volte para casa empurrando a magrela.

- A situção vai melhorar bastante se o Sol estiver queimando.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 111213

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X