Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Downhill e Freeride
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal clip ? usar ou não para iniciantes de DH
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedal clip ? usar ou não para iniciantes de DH

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedal clip ? usar ou não para iniciantes de DH
    Postado: 26 Ago 2013 as 21:24
boa noite.
lí varios topicos e ainda nao tirei minhas duvidas :

- Pedal clip é bom para iniciantes como eu pra dh ? sei clipar e desclipar

- Onde eu treino é cheio de pedras soltas e algumas nao soltas ( sei lá como posso me expressar rsrs ) , devo usar pedal clip lá?

tenho medo de cai nas pedra com o pedal nao sair dos pés
ai vai ; USAR OU NAO PEDAL CLIP NAS CONDIÇOES QUE CITEI ACIMA ?


abraço
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2013 as 22:00
apesar de fzer all mountain, posso te dizer que isso é mto pessoal, 
sobre os tombos, independente de como e onde cair, vc dificilmente vai cair clipado [é quase instantaneo o pedal soltar na hora dos tombos, principalmente se vc regular ele bem, 
Se vc ja anda clipado, acostumado em outra categoria com xc ou all mountain, eu recomendo continuar usando clipless, pq vc vai sentir uma perca de segurança, principamente em certos jumps o pedal pode "escapar" do pé, eu fazia XC e agora to no AM, digo que nao consigo descer uma calçada desclipado, semrpe o pedal escapa, da merda :X

se vc sempre usou plataforma, o jogo pode inverter, talvez seja melhor usar plataforma no DH..

mas como disse, é pessoal e depende da sua adaptação, mas se vc quer fazer DH clipado saiba que o ideal é usar pedais proprios clipless para DH, como o shimano m545 por exemplo, que é uma espécie de hibrido, e tbm usar sapatilhas proprias para a modalidade, pq os pedais de XC nem as sapatilhas não vão aguentar os jumps... eu uso pedais Trail m530 e sapatilha SH AM45, 

esta é a Rachel Atherton, usa clipless, é a capeã de dh, antes que digam que ela caiu pq estava clipada, ela ganhou a world cup essa ano [ela caiu por conta da chuva], o irmão dela tbm usa clipless, e muitos outros grandes corredores, me parece ser uma nova tendencia no DH

Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2013 as 22:05
eu só ando de clip na rua, pra ir em lugares pertos, nunca usei clip na minha vida em pistas, comprei pra ver se dava uma 'mudada'' em andar, tenho medo de cai com clip e me machucar feio, pois lá tem mta pedra solta e mta descida inclinada com raizes, será que com pedal plataforma com cravos altos vou me dar bem ?

ps; pratico dh e ando na rua
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2013 as 22:38
Originalmente postado por luiz henrique1 luiz henrique1 escreveu:

eu só ando de clip na rua, pra ir em lugares pertos, nunca usei clip na minha vida em pistas, comprei pra ver se dava uma 'mudada'' em andar, tenho medo de cai com clip e me machucar feio, pois lá tem mta pedra solta e mta descida inclinada com raizes, será que com pedal plataforma com cravos altos vou me dar bem ?

ps; pratico dh e ando na rua


vc so vai saber andando... agente faz uns street aki de vez enquando, desce umas escada, nada mto radical, sem jumps exagerados [maiores que um metro],  os karas que fazem de plataforma sempre tão com o pedal batendo nas canelas kkkk, conheço nego com bike de DH full com 888, anda de plataforma e desce igual uma lesma comparado com cara que anda de hartail xc cliplado.... então é relativo, se vc vai pra um percurso tenso, a primeira coisa q eu pensaria é em usar proteção [joelheiras cotoveleiras], e solta o freio pois é esse que te mata!
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
b3r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2013
BH MG
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar b3r Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Ago 2013 as 22:43
Não pratico downhill, mas pedalo com uma Trek Fuel em descidas casca-grossa, muita pedra, raiz, cascalho, degrau e curvas de alta. Uso um Shimano m530 e uma sapatilha tipo a Shimano SH-MT52. 
Queria ter comprado o m545,  mas achei muito caro. Imagino que deve dar mais pega quando se volta o pé ao pedal, seja após tirar o pé para balancear uma curva (sem encostar o pé no chão) ou para apoiar no chão (e evitar um tombo), não para deliberadamente "desclipar por garantia".

Nesse artigo fala sobre a tendência de utilização de pedal de encaixe em DH,  http://www.pinkbike.comews/The-World-Cup-Downhill-Signals-the-End-of-Flat-Pedals. - http://www.pinkbike.com/news/The-World-Cup-Downhill-Signals-the-End-of-Flat-Pedals.html.


Antes de tudo é uma decisão pessoal, que exige experimentar um e outro. O que posso contribuir com minha experiência pessoal é que não me sinto seguro descendo sem estar clipado e, quando você voa da bike, você nem lembra que existe pedal de encaixe.
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 14:12
valeu mesmo , me ajudaram bastante, mais eu lí em um tópico e vi que para mim nao era, porque eu so iniciante, erro quase tudo a pista como paredão e etc, e preciso coloca o pé no chao e como lá onde eu treino é ingrime eu tenho medo de cai feio e me quebrar, ate eu nao andar bem vou continuar de pedal flat

eu ando só no final de semana nos sabado e por diversão, sera que vale a pena eu ''tentar'' andar lá para mim saber como é?
abraços
Voltar ao Topo
fabio blanco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio blanco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 15:32
Luiz pista de Dh e isso mesmo muito rock gardem(pedras), mais assim que e bom Evil SmileEvil Smile  , mas da para todo mundo descer , cada um no seu tempo , conforme vai melhorando a tecnica a velocidade aumenta !!! 
Os piores caminhos com melhores amigos
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 18:39
eu sei fabio haha' se fosse pra ser facil nem tinha graça mais a questao é usar clip, sou mto indeciso penso em colocar ou andar sem, pra mim eu acho acabar com isso vou tentar descer uma vez bem devagar, pra mim ver .
abraço
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 00:49
Originalmente postado por luiz henrique1 luiz henrique1 escreveu:

eu sei fabio haha' se fosse pra ser facil nem tinha graça mais a questao é usar clip, sou mto indeciso penso em colocar ou andar sem, pra mim eu acho acabar com isso vou tentar descer uma vez bem devagar, pra mim ver .
abraço


Se você ainda está engatinhando no DH, tipo nem pulando os obstáculos ainda, o pedal flat vai te permitir ficar mais solto pra se apoiar no chão ou mesmo pular da bike em baixas velocidades.

Mas se você já começa a andar mais rápido, o pedal clip é bem mais seguro pois evita que seu pé escape, principalmente nos trechos mais acidentados.

Eu sempre andei de pedal clip (pedal e sapatilha Shimano DX) e te afirmo que isso de cair e ficar preso é lenda.

Eu não troco a segurança de andar clipado por nada.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 17:46
valeu ai cara mais como eu sou iniciante nao sei ne, talvez um dia desses eu testo haha
valeu
forte abraço
Voltar ao Topo
Marcos Beto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
Maringá, Paraná
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Beto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 18:28
Para iniciantes, sem duvida o plataforma comum e' mais indicado. Quando estiver nas manobras e ja' controladas faça o teste com o clip e realmente é uma questão bem pessoal!
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2013 as 20:26

OUTRA DUVIDA SOBRE PEDAL CLIP ;

ontem eu fui andar de bike na pista, e senti que o meu pé fica picando ( soltando ) do pedal ( meu pedal é um de aluminio com alguns parafusos ), como lá é cheio de pedras e degraus é ruim fica ajeitando o pé do pedal andando, TEM COMO O PNEU DIANTEIRO DER ERRADO EM UMA PEDRA E EU CAIR DE PEDAL CLIP ESTANDO MAIS OU MENOS RAPIDO?

como eu sou burro ( deu pra notar rsrs ) eu passar por cima de pedras meio rapido pode cair  ? 
abraços
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 00:23
Originalmente postado por luiz henrique1 luiz henrique1 escreveu:


OUTRA DUVIDA SOBRE PEDAL CLIP ;

ontem eu fui andar de bike na pista, e senti que o meu pé fica picando ( soltando ) do pedal ( meu pedal é um de aluminio com alguns parafusos ), como lá é cheio de pedras e degraus é ruim fica ajeitando o pé do pedal andando, TEM COMO O PNEU DIANTEIRO DER ERRADO EM UMA PEDRA E EU CAIR DE PEDAL CLIP ESTANDO MAIS OU MENOS RAPIDO?

como eu sou burro ( deu pra notar rsrs ) eu passar por cima de pedras meio rapido pode cair  ? 
abraços


Sua pergunta tá bem confusa, mas acho que você quer saber se pode cair ao passar por pedras por estar usando pedal clip, seria isso?

Se for, o pedal clip te dá muito mais segurança porque evita que seu pé escape do pedal.

No caso do DH, se você cair, considera-se nesse caso estar andando rápido, já que é o normal, estar de pedal clip ou flat não vai fazer diferença nenhuma porque não há como pular da bike.

Quem experimenta andar com pedal de clip, nunca mais quer voltar a andar de flat.

Lembrando que estou falando aqui de DH.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 14:24
Bá valeu mafu tirou minha duvida, agora é so testar lá e ver :D
valeu ai 
abraço
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 15:33
Eu fazia xc de clip e agora estou no am de flat. De jeito nenhum vou descer pirambeiras e rock gardens clipado. Isso no am, se eu fizesse dh então que não usaria clip de jeito nenhum. É muito ruim ficar preso na bike. De flat eu tenho liberdade de movimento e, depois que acostumei, os pedais (answer) não escapam do pé, nem escorregam nunca (uso caneleiras por garantia). O corredores de dh vão de clip nas competições porque o consenso atual é que de clip se ganha tempo nas descidas, mas quando eles querem fazer um dh recreativo ou free ride, vão de flat.
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2013 as 21:27
poisé pedro tbm penso assim mais eu sinto meu pé pular do pedal só vou saber testando ainda nao fui lá pra saber ...
abraço
Voltar ao Topo
Marcos Beto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
Maringá, Paraná
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcos Beto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 17:29
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Eu fazia xc de clip e agora estou no am de flat. De jeito nenhum vou descer pirambeiras e rock gardens clipado. Isso no am, se eu fizesse dh então que não usaria clip de jeito nenhum. É muito ruim ficar preso na bike. De flat eu tenho liberdade de movimento e, depois que acostumei, os pedais (answer) não escapam do pé, nem escorregam nunca (uso caneleiras por garantia). O corredores de dh vão de clip nas competições porque o consenso atual é que de clip se ganha tempo nas descidas, mas quando eles querem fazer um dh recreativo ou free ride, vão de flat.

Isso ai, o pedro resumiu bem. Alguns, mas somente alguns competidores usam Clip e sua vasta experiencia. Para quem esta' comecando ou nao tem nocao do que e' andar clipado nem pense nisso. DH entao piorou. Concordo com um comentario acima ali que diz que quando cair nao ha' o que fazer mas se voce estiver clipado posso lhe garantir, por que ja' vi acontecer, o cara se querbrar todo pois nao conseguiu soltar o pedal. Bracos e pernas quebraram e o cara ficou mais de 6 mese pra se recuperar tendo que ter ajuda pra tudo, ate limpar a bunda!!!
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Set 2013 as 17:51
Originalmente postado por Marcos Beto Marcos Beto escreveu:

Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:

Eu fazia xc de clip e agora estou no am de flat. De jeito nenhum vou descer pirambeiras e rock gardens clipado. Isso no am, se eu fizesse dh então que não usaria clip de jeito nenhum. É muito ruim ficar preso na bike. De flat eu tenho liberdade de movimento e, depois que acostumei, os pedais (answer) não escapam do pé, nem escorregam nunca (uso caneleiras por garantia). O corredores de dh vão de clip nas competições porque o consenso atual é que de clip se ganha tempo nas descidas, mas quando eles querem fazer um dh recreativo ou free ride, vão de flat.

Isso ai, o pedro resumiu bem. Alguns, mas somente alguns competidores usam Clip e sua vasta experiencia. Para quem esta' comecando ou nao tem nocao do que e' andar clipado nem pense nisso. DH entao piorou. Concordo com um comentario acima ali que diz que quando cair nao ha' o que fazer mas se voce estiver clipado posso lhe garantir, por que ja' vi acontecer, o cara se querbrar todo pois nao conseguiu soltar o pedal. Bracos e pernas quebraram e o cara ficou mais de 6 mese pra se recuperar tendo que ter ajuda pra tudo, ate limpar a bunda!!!
 
É por aí mesmo. Quando eu comecei a descer trilhas mais técnicas com minha bike de xc, eu ia às vezes com um pessoal que fazia dh. Nenhum deles usava clip e eles ficavam espantados de me ver descendo clipado, achavam uma loucura total. Os competidores de dh que desdem clipados são atletas experientes que sabem dos riscos que correm. Dominam completamente a técnica de pilotagem com flats e usam o clip pra ganhar alguns milésimos de segundo em corridas de alto nível (e olha que o Sam Hill, pra mim o melhor piloto de DH, não usa clip). Pra quem é iniciante e mesmo pra quem já pilota bem, mas só por diversão, acho péssima idéia andar clipado. Mas, enfim, cada um sabe do seu cada um...
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2013 as 21:48
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:


Originalmente postado por Marcos Beto Marcos Beto escreveu:


Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:



Eu fazia xc de clip e agora estou no am de flat. De jeito nenhum vou descer pirambeiras e rock gardens clipado. Isso no am, se eu fizesse dh então que não usaria clip de jeito nenhum. É muito ruim ficar preso na bike. De flat eu tenho liberdade de movimento e, depois que acostumei, os pedais (answer) não escapam do pé, nem escorregam nunca (uso caneleiras por garantia). O corredores de dh vão de clip nas competições porque o consenso atual é que de clip se ganha tempo nas descidas, mas quando eles querem fazer um dh recreativo ou free ride, vão de flat.


Isso ai, o pedro resumiu bem. Alguns, mas somente alguns competidores usam Clip e sua vasta experiencia. Para quem esta' comecando ou nao tem nocao do que e' andar clipado nem pense nisso. DH entao piorou. Concordo com um comentario acima ali que diz que quando cair nao ha' o que fazer mas se voce estiver clipado posso lhe garantir, por que ja' vi acontecer, o cara se querbrar todo pois nao conseguiu soltar o pedal. Bracos e pernas quebraram e o cara ficou mais de 6 mese pra se recuperar tendo que ter ajuda pra tudo, ate limpar a bunda!!!

 
É por aí mesmo. Quando eu comecei a descer trilhas mais técnicas com minha bike de xc, eu ia às vezes com um pessoal que fazia dh. Nenhum deles usava clip e eles ficavam espantados de me ver descendo clipado, achavam uma loucura total. Os competidores de dh que desdem clipados são atletas experientes que sabem dos riscos que correm. Dominam completamente a técnica de pilotagem com flats e usam o clip pra ganhar alguns milésimos de segundo em corridas de alto nível (e olha que o Sam Hill, pra mim o melhor piloto de DH, não usa clip). Pra quem é iniciante e mesmo pra quem já pilota bem, mas só por diversão, acho péssima idéia andar clipado. Mas, enfim, cada um sabe do seu cada um...


Lamento te informar, mas você está enganado.

No DH, não estou falando de FR, procura-se andar o mais rápido possível e as passagens por trechos acidentados são muito rápidas e os pés costumam flutuar e até sair dos pedais.
O uso de pedais clip é uma questão de segurança, onde seus pés ficam firmes mesmo que a bike sacuda muito.
Ando no DH com pedal clip há 8 anos e nunca aconteceu isso de cair preso na bike.
A grande maioria dos pilotos de DH andam de pedal clip por segurança e por ajudar nos trechos de pedal.
O medo de andar clipado é compreensível para quem ainda está desenvolvendo a habilidade na bike, mas para quem quer andar rápido, é quase indispensável.

Quanto ao FR e outras modalidades onde a velocidade não é prioridade, o pedal flat permite mais mobilidade, principalmente em manobras, e por isso o clip não é usado.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2013 as 22:55
é galera nao deu pra mim entrar aqui mais voltei ; fui lá andar onde eu treino e o medo nao me deixou ir de clip por medo de cair...senti meu pe pular em cima do pedal varias vezes, tenho o pedal aqui em casa e a sapatilha novos, ja usei eles pra andar nos final de semana e pedais de km já peguei a manha de clipar e desclipar facil, ja cai tbm parado rsrs', como eu me sinto ruim com meu pé pulando, já decidi vou testar lá uma vez como sou iniciante eu quero começar com clip e usar sempre, vi que os piloto de dh 10 usam clip 5 usam flat, meu amigo comprou o clip na sexta e no sabado foi andar e ta andando ate hoje ( faz 1 mes isso ) e eu tenho o pedal a 3 meses e nao fui lá ainda, se eu pensar que eu vo cair nunca vou tentar, as mola tao bem solta do pedal, entao qualquer coisa é facil de tirar, tomei essa decisão rsrs'
valeu a todos e bom pedal pra todos
abraço
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 10:52
Originalmente postado por luiz henrique1 luiz henrique1 escreveu:

é galera nao deu pra mim entrar aqui mais voltei ; fui lá andar onde eu treino e o medo nao me deixou ir de clip por medo de cair...senti meu pe pular em cima do pedal varias vezes, tenho o pedal aqui em casa e a sapatilha novos, ja usei eles pra andar nos final de semana e pedais de km já peguei a manha de clipar e desclipar facil, ja cai tbm parado rsrs', como eu me sinto ruim com meu pé pulando, já decidi vou testar lá uma vez como sou iniciante eu quero começar com clip e usar sempre, vi que os piloto de dh 10 usam clip 5 usam flat, meu amigo comprou o clip na sexta e no sabado foi andar e ta andando ate hoje ( faz 1 mes isso ) e eu tenho o pedal a 3 meses e nao fui lá ainda, se eu pensar que eu vo cair nunca vou tentar, as mola tao bem solta do pedal, entao qualquer coisa é facil de tirar, tomei essa decisão rsrs'
valeu a todos e bom pedal pra todos
abraço


Esse seu medo é besteira.

A segurança de andar de pedal clip é muito maior.

Essa história de cair e ficar preso nos pedais é lenda. E olha que eu sempre usei clip e já tomei muiiiitos tombos.

O maior risco é de cair parado mesmo por esquecimento.

Outra coisa: mantenha o local do encaixe dos taquinhos lubrificados com um óleo grosso ou uma fina camada de graxa.

Isso ajuda muito a clipar e desclipar sem sustos.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2013 as 16:18
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:


Originalmente postado por Marcos Beto Marcos Beto escreveu:


Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:



Eu fazia xc de clip e agora estou no am de flat. De jeito nenhum vou descer pirambeiras e rock gardens clipado. Isso no am, se eu fizesse dh então que não usaria clip de jeito nenhum. É muito ruim ficar preso na bike. De flat eu tenho liberdade de movimento e, depois que acostumei, os pedais (answer) não escapam do pé, nem escorregam nunca (uso caneleiras por garantia). O corredores de dh vão de clip nas competições porque o consenso atual é que de clip se ganha tempo nas descidas, mas quando eles querem fazer um dh recreativo ou free ride, vão de flat.


Isso ai, o pedro resumiu bem. Alguns, mas somente alguns competidores usam Clip e sua vasta experiencia. Para quem esta' comecando ou nao tem nocao do que e' andar clipado nem pense nisso. DH entao piorou. Concordo com um comentario acima ali que diz que quando cair nao ha' o que fazer mas se voce estiver clipado posso lhe garantir, por que ja' vi acontecer, o cara se querbrar todo pois nao conseguiu soltar o pedal. Bracos e pernas quebraram e o cara ficou mais de 6 mese pra se recuperar tendo que ter ajuda pra tudo, ate limpar a bunda!!!

 
É por aí mesmo. Quando eu comecei a descer trilhas mais técnicas com minha bike de xc, eu ia às vezes com um pessoal que fazia dh. Nenhum deles usava clip e eles ficavam espantados de me ver descendo clipado, achavam uma loucura total. Os competidores de dh que desdem clipados são atletas experientes que sabem dos riscos que correm. Dominam completamente a técnica de pilotagem com flats e usam o clip pra ganhar alguns milésimos de segundo em corridas de alto nível (e olha que o Sam Hill, pra mim o melhor piloto de DH, não usa clip). Pra quem é iniciante e mesmo pra quem já pilota bem, mas só por diversão, acho péssima idéia andar clipado. Mas, enfim, cada um sabe do seu cada um...


Lamento te informar, mas você está enganado.

No DH, não estou falando de FR, procura-se andar o mais rápido possível e as passagens por trechos acidentados são muito rápidas e os pés costumam flutuar e até sair dos pedais.
O uso de pedais clip é uma questão de segurança, onde seus pés ficam firmes mesmo que a bike sacuda muito.
Ando no DH com pedal clip há 8 anos e nunca aconteceu isso de cair preso na bike.
A grande maioria dos pilotos de DH andam de pedal clip por segurança e por ajudar nos trechos de pedal.
O medo de andar clipado é compreensível para quem ainda está desenvolvendo a habilidade na bike, mas para quem quer andar rápido, é quase indispensável.

Quanto ao FR e outras modalidades onde a velocidade não é prioridade, o pedal flat permite mais mobilidade, principalmente em manobras, e por isso o clip não é usado.
 
Pois é, o consendo na elite do DH é que o clip permite mais controle e velocidade, mas o Sam Hill continua usando flat e ele anda tão ou mais rápido do que seus pares. É verdade que ele deu uma caída nos últimos tempos, mas isso se deu por causa de contusões, não por causa do tipo de pedal que ele usa.
 
E ninguém vai me convencer que os feras do Free Ride não andam tão rápido quanto os melhores do DH e em terrenos mais acidentados do que qualquer pista de WC. Basta ver o filme When the Trail Ends. Eles descem muito rápido, a bike sacode muito, e mesmo sem clip o pedal não escapa.
 
Em suma, pra quem quer descer trilha braba rápido, pedal clip absolutamente não é indispensável. É questão de escolha, de gosto, de opção, tem inclusive quem use os dois, conforme a pista.
Voltar ao Topo
fabio blanco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio blanco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2013 as 11:14
Acho que essa questao hoje em dia e assim , e para diversao vai de flat , quer competir , quer baixar tempo , hoje em dia tem que ir de clip , nao tem jeito , algumas pistas de DH (UCI Mundial)) exigem muito pedal , sendo assim clipado vc consegue maior rendimento , eu nao ando clipado , faço Dh por diversao , mas ja estou pensando logo logo em pegar um pedal flat com clip , mas e uma questao de gosto mesmo !!!!

Editado por fabio blanco - 28 Set 2013 as 11:28
Os piores caminhos com melhores amigos
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 08:50
Originalmente postado por PedroMayall PedroMayall escreveu:


Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:



Lamento te informar, mas você está enganado.

No DH, não estou falando de FR, procura-se andar o mais rápido possível e as passagens por trechos acidentados são muito rápidas e os pés costumam flutuar e até sair dos pedais.
O uso de pedais clip é uma questão de segurança, onde seus pés ficam firmes mesmo que a bike sacuda muito.
Ando no DH com pedal clip há 8 anos e nunca aconteceu isso de cair preso na bike.
A grande maioria dos pilotos de DH andam de pedal clip por segurança e por ajudar nos trechos de pedal.
O medo de andar clipado é compreensível para quem ainda está desenvolvendo a habilidade na bike, mas para quem quer andar rápido, é quase indispensável.

Quanto ao FR e outras modalidades onde a velocidade não é prioridade, o pedal flat permite mais mobilidade, principalmente em manobras, e por isso o clip não é usado.

 
Pois é, o consendo na elite do DH é que o clip permite mais controle e velocidade, mas o Sam Hill continua usando flat e ele anda tão ou mais rápido do que seus pares. É verdade que ele deu uma caída nos últimos tempos, mas isso se deu por causa de contusões, não por causa do tipo de pedal que ele usa.
 
E ninguém vai me convencer que os feras do Free Ride não andam tão rápido quanto os melhores do DH e em terrenos mais acidentados do que qualquer pista de WC. Basta ver o filme When the Trail Ends. Eles descem muito rápido, a bike sacode muito, e mesmo sem clip o pedal não escapa.
 
Em suma, pra quem quer descer trilha braba rápido, pedal clip absolutamente não é indispensável. É questão de escolha, de gosto, de opção, tem inclusive quem use os dois, conforme a pista.

Veja bem, eu nao disse que nao da pra andar rapido de pedal flat. Disse que pedal clip da muito mais seguranca.
Voce citou o Sam Hill, mas ele e uma das poucas excecoes. Entre os top 20, salvo engano, apenas 2 andam de flat.
Quanto aos filmes, a grande maioria mostra os caras fazendo freeride e ai o flat domina mesmo.
Quanto aos caras do freeride andarem igual aos do dh, lembre-se que no video os caras fazem aquilo varias vezes ate ficar boa a cena. Mais, na maioria das vezes sao pilotos de dh nos filmes entao tem mesmo que andar rapido.
O uso do pedal flat e mais por causa de mandar manobras.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
luiz henrique1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2013
Passo Fundo RS
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luiz henrique1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2013 as 21:05
valeu ai pra todos que me responderam já to usando clip e mandei vim uma sapatilha dx nova haha, é muito bom senti que eu canso bem menos e tem a bike mais na  mao valeu galera
abraços
Voltar ao Topo
Malf_Road Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2017
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Malf_Road Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 09:15
Luis,
Prudência é td quando se esta sobre uma Bike, você esta corretíssimo. Mas se é iniciante em MTB e ainda começa com medo de cair.. fica difícil né?
Faz o seguinte busque na Net orientações de como cair, sério mesmo, pelo menos se ocorrer não sofrerá tantos danos quanto acha que terá. e também comece em lugares onde vc vai se acostumando com os processos e consiga dominar a fera até poder aí sim andar em lugares mais tensos!

Abrcs,
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mai 2017 as 17:15
O Luiz deve estar lendo mesmo. LOL
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X