Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos, qual escolher?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos, qual escolher?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Roney.Fischer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Colombo/PR
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roney.Fischer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubos, qual escolher?
    Postado: 05 Jul 2013 as 03:06
 Ola galera

 preciso trocar o cubo da minha bike.... uso ela me asfalto 
 Mas estou em duvida se coloco algum Cubo rolamentado da ROTAM ou VIPER ou se colco Shimano

a diferença de preço é grande... mas e a manutenção qual é a diferença ?( preço ) e o quanto ao desempenho?

Grato[...]

Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2013 as 11:46
Se tem uma boa oficina de bike na sua cidade ou próximo (ou se você tem experiência considerável em desmontar um cubo), eu iria de Shimano. Os rolamentados tem como vantagem apenas o fato de ser mais cômodo tirar um rolamento com folga e colocar um novo, ao passo que os Shimano precisam ser desmontados, engraxados e regulados imediatamente quando apresentam folga (o que aliás, é raro caso sejam bem montados).
Cubo Shimano não pode ser usado com folga em hipótese nenhuma, senão gasta torto os cones e caixas e daí nunca mais funciona bem.
Eu tenho um par de cubos XT aqui completando 20 anos de bons serviços prestados, sem nunca ter trocado nada, somente fazendo manutenção preventiva de tempos em tempos Smile

Alguém pode dizer: "mas os outros baratinhos é só trocar os rolamentos sempre que der folga, e eles vão durar a vida inteira também!"... bom, se estamos falando de cubo dianteiro, pode até ser. Mas se for cubo traseiro, tem a questão do núcleo do cassete, que nos cubos de baixo custo costuma ser de baixa confiabilidade (principalmente se andar na chuva/barro). E se estragar o núcleo, vai encontrar peça de reposição para ele aonde? Núcleo Shimano, além de ser difícil dar problema, se encontra fácil para comprar, caso precise. 

Valeu


Editado por W0LVER1NE_MG - 05 Jul 2013 as 11:51
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Roney.Fischer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2012
Colombo/PR
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roney.Fischer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2013 as 12:27
Cara valeu mesmo ajudou bastante.

Mas ainda me resta uma duvida, qual modelo de cubo shimano comprar então? Deore,Alivio etc etc

 *Grana ta curta

Vlw
Voltar ao Topo
Spyke Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
Belém
Offline
Mensagens:318
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Spyke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2013 as 13:09
Compre os acera, com furos correspondentes a sua roda....por aqui eu consigo no lugar certo por 80 contos o par...
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2013 as 23:54
Originalmente postado por Roney.Fischer Roney.Fischer escreveu:

Mas ainda me resta uma duvida, qual modelo de cubo shimano comprar então? Deore,Alivio etc etc

 *Grana ta curta
O melhor que sua grana puder comprar. Os cubos Shimano desde o mais simples até os mais "top" possuem aprimoramentos de um modelo para outro (seja no sistema de vedação ou nos materiais empregados, o que interfere diretamente na durabilidade/confiabilidade).

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
JASilveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2013
RJ
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JASilveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2013 as 22:20
Comprei um par de cubos Shimano para cassete de 7V. O traseiro FH-RM30 e o dianteiro HB-RM40, ambos da linha Altus. Achei a qualidade do material muito boa, vou montá-los num aro Vzan Extreme 36 furos e colocar numa Caloi 100 que estou dando um Up. Prefiro os de esfera aos de rolamentos, a manutenção não é tão difícil de ser feita e a durabilidade acho que é maior na minha opinião.

Abs
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 00:02
Originalmente postado por Roney.Fischer Roney.Fischer escreveu:

Cara valeu mesmo ajudou bastante.

Mas ainda me resta uma duvida, qual modelo de cubo shimano comprar então? Deore,Alivio etc etc

 *Grana ta curta

Vlw

Vou no que já disseram também: o melhor que puder pegar.
Usava cubos do grupo alívio (rm35 se não me engano) e eram muito bons, e nunca deram problema.
Troquei, depois, o dianteiro por um Alfine com dínamo, e o traseiro por um slx. O dianteiro, tem quase o mesmo arrasto que o alivio tinha, porém gernado energia para farol e lanterna. Já o slx tem um giro incrivelmente bom. Com a bicicleta virada, você faz um pouquinho de força e a roda fica la.. gira.. gira.. gira.. 
Além do menor arraste, quando mais alta a linha, melhor é a vedação contra água e sujeira - logo, menos manutenção, e, geralmente, são feitos com materiais mais resistentes. 
Com a grana está curta, imagino que vá pegar um cubo mais de entrada, como o acera ou alivio, e pode ir tranquilo.. são muito bons e com durabilidade ótima.

O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
NandoMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2013
Tanque Novo-Ba
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar NandoMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 00:11
Eu tou usando acera no momento, não reclamo nada, nenhum ruído nem defeito, tou usando a 3 meses :D
Voltar ao Topo
fabiano_2002 Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 03 Nov 2012
RJ
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiano_2002 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 08:41
Sem dúvida, iria de shimano. Além de infinitas possibilidades em sua linha, shimano fala por si só. Rodando Deore no momento. 
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 20:03
Compre o melhor que puder com a grana disponível....

Em relação ao shimano de entrada, em especial os traseiros, a troca do núcleo não é tão fácil assim... já precisei trocar e não encontrei a peça com um bom preço, a diferença entre um núcleo novo e um cubo, da mesma linha, novo era muito pequena, se colocar a mão de obra da troca sairia mais caro! A troca de núcleo só vale se o cubo for mais top, ou se vc tiver como esperar a peça vir do exterior, onde é barata...
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 22:38
Um par de Shimano Acera vai durar muito tempo, são bons e não custam grande dinheiro. Vale a pena.

Se puder gastar um pouco mais, vai de Alívio Parallax que são ótimos.

Abraços.
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 08:21
Pessoal, vou pegar carona no tópico para tirar uma dúvida sobre cubos.

Estou montando um bicicleta com v-brake. A maioria das peças que estou colocando são Deore e estou olhando os cubos dessa linha. Me ofereceram um par que já é preparado para disco. Como os de boa qualidade duram muito, pensando em algum up a médio ou longo prazo, valeria a pena já comprá-los com local para disco? Outra coisa, isso faz alguma diferença na montagem (funciona?), já que usarei v-brake?

Abraço e obrigado
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 11:25
Em geral os cubos para disco são um pouco mais caros, só isso. Fora isso, a montagem é idêntica, e não tem problema usar eles com v-brake - na verdade, eles já acompanham campinhas para cobrir o centerlock dos discos caso você não esteja usando eles (preste atenção para o vendedor não te entregar os cubos sem as capinhas!)
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 11:56
Dionei, obrigado pela informação.

Os cubos que me foram mostrados vinham com essa capinha sim.





Originalmente postado por dionei dionei escreveu:

Em geral os cubos para disco são um pouco mais caros, só isso. Fora isso, a montagem é idêntica, e não tem problema usar eles com v-brake - na verdade, eles já acompanham campinhas para cobrir o centerlock dos discos caso você não esteja usando eles (preste atenção para o vendedor não te entregar os cubos sem as capinhas!)
Voltar ao Topo
diegourbano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegourbano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 12:07
até que ponto a diferença no giro é visto na realidade, de um cubo deore ate um xtr? 
vc pega um deore e um slx e sente realmente uma diferença?? ou seja, algo palpável. tentando transformar em porcentagem, uns 10 - 15% melhor.
pq os valores parecem que sobem feito uma hiperbole hahahaha 
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 12:28
do deore para o slx não sei dizer, mas do alivio para o slx a diferença é gritante
meu cubo traseiro alivio antigo girava bem solto, mas logo parava.. o slx parece que nao para nunca
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
diegourbano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
Pouso Alegre
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diegourbano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 12:51
entendi. eu uso um deore e ele roda muito bem. daqui um tempo terei que trocá-lo pq a relaçao com o nucleo esta bem gasta, começando a falhar e não achei um nucleo (hub) relativamente barato que valha a pena trocar. pelo preço que achei, melhor levar o cubo traseiro inteiro. e vou fazer que nem o amigo ai de cima, pegar um center pra daqui um tempo fazer um up pra disco. estava pensando em pegar outro deore mas depois de ler vou dar uma pesquisada num xt e slx...
vcs costumam fazer revisao de qto em qto tempo? eu demoro uma eternidade pra fazer. Confused reza a lenda que depois de pegar chuva muito forte, torrencial, andar em mto barro liquido é bom trocar as graxas. vcs fazem isso?
Voltar ao Topo
JotaMarcelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JotaMarcelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:09
Que coincidência!
 
Acabei de levar "La Poderosa" para tocar o par de cubos e uma revisão geral antes de eu descer a serra no próximo sábado.
 
Nas rodas AlexRims ainda estavam os cubos originais da SPZ (uns vermelhos de alumínio, de esferas soltas) que vinham dando conta do recado, mas eram pesados. Já tinha investido em raios (DT Super Comp) e blocagens (MOB, de Titânio) e deu uma boa diferença, mas optei agora pelos cubos Shimano RM35.
 
Dianteiro

Traseiro

Como ele é CenterLock, precisei dos rotores também:

...e vou utilizar as minhas blocagens.
 
Bom, espero reduzir um pouco o peso e aumentar a eficiência de rolagem: posto depois os resultados.
 
Abraços
 
JMarcelo
Specialized Hard Rock 2012 Disk + Ups...
Trilhas e afins na região de São Roque/SP...
Voltar ao Topo
BobbyG Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 14 Ago 2013
Taubaté
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BobbyG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2013 as 16:20
Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:

Que coincidência!
 

Acabei de levar "La Poderosa" para tocar o par de cubos e uma revisão geral antes de eu descer a serra no próximo sábado.

 

Nas rodas AlexRkims ainda estavam os cubos originais da SPZ (uns vermelhos de alumínio, de esferas soltas) que vinham dando conta do recado, mas eram pesados. Já tinha investido em raios (DT Super Comp) e blocagens (MOB, de Titânio) e deu uma boa diferença, mas optei agora pelos cubos Shimano RM35.

 

Dianteiro



Traseiro



Como ele é CenterLock, precisei dos rotores também:



...e vou utilizar as minhas blocagens.

 

Bom, espero reduzir um pouco o peso e aumentar a eficiência de rolagem: posto depois os resultados.

 

Abraços

 

JMarcelo


E aí cara, como foi com os cubos novos? Agradaram? Alguém mais tem experiências com esse M35 pra contar? To pensando numa roda com aros strike e esses cubos.
Voltar ao Topo
Oraki Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Mai 2013
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:69
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oraki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2013 as 07:32
Originalmente postado por BobbyG BobbyG escreveu:

Originalmente postado por JotaMarcelo JotaMarcelo escreveu:

Que coincidência!
 

Acabei de levar "La Poderosa" para tocar o par de cubos e uma revisão geral antes de eu descer a serra no próximo sábado.

 

Nas rodas AlexRkims ainda estavam os cubos originais da SPZ (uns vermelhos de alumínio, de esferas soltas) que vinham dando conta do recado, mas eram pesados. Já tinha investido em raios (DT Super Comp) e blocagens (MOB, de Titânio) e deu uma boa diferença, mas optei agora pelos cubos Shimano RM35.

 

Dianteiro



Traseiro



Como ele é CenterLock, precisei dos rotores também:



...e vou utilizar as minhas blocagens.

 

Bom, espero reduzir um pouco o peso e aumentar a eficiência de rolagem: posto depois os resultados.

 

Abraços

 

JMarcelo


E aí cara, como foi com os cubos novos? Agradaram? Alguém mais tem experiências com esse M35 pra contar? To pensando numa roda com aros strike e esses cubos.



Eai, como estão se saindo os cubos novos? Encontrei destes a R$ 100,00 no ML e estou pensando seriamente em trocar os meus por estes, mas os Alivio estão bem proximos os preços, será que é muita diferença? Vlww
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 18:24
To reconstruindo uma caloi 10 voltada pra cicloturismo light, os cubos que vieram nela estavam destruidos, antigos cubos shimano com nucleo pra cassete 7 velocidades, o cassete não é shimano mas é novo que veio junto com a bike, hehe, enfim vai ser um hibrida de baixo custo...porque paguei R$ 58,00 na magrela, o cambio traseiro consegui um exage excelente por R$40,00 (sem jogo nos pinos e com a mola bem forte), to me inspirando na trek 520, a ultima peça que consegui numa bicicletaria de bairro foi um bagageiro de aço (destes fininhos) porém para se prender nos olhais e onde vai o pino do freio caliper, ou seja selim e roda livres...mas voltando aos cubos, apesar do cubo traseiro estar com um rolamento adaptado, retireio e fiz o sistema normal, pois por sorte tinha uma bacia e as esferas de boa qualidade pra substituição, o processo está lento, mas acredito que valerá a pena...quando estiver pronta mostrarei fotos antes e depois,,,ok...háa os cubos de lixo viraram luxo e optei por sistema eixo solido aço inox em vez de blocantes, como também vai ser uma bike comuter não quero ter o desprazer de ver meu quadro sem as rodas e o selim quando presa em algum lugar!!!!
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 18:36
Originalmente postado por fabiano_2002 fabiano_2002 escreveu:

Sem dúvida, iria de shimano. Além de infinitas possibilidades em sua linha, shimano fala por si só. Rodando Deore no momento. 



Confirmo, shimano é shimano!!!!
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 18:52
Brou pensando desta forma acredito que esteja certo, pois no futuro precisara comprar só os rotores e as pinças (shimano), só verificar se center lock ou parafusos, quando a montagem, nao influencia, apenas a roda ficara mas "enguardachuvada" diminuindo a resistencia, se for pra colocar peso,,, cicloturismo pesado recomendo cubos sem disco, pois a resistencia da roda ficará significativa,
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Out 2013 as 18:54
Originalmente postado por MaxP MaxP escreveu:

Pessoal, vou pegar carona no tópico para tirar uma dúvida sobre cubos.

Estou montando um bicicleta com v-brake. A maioria das peças que estou colocando são Deore e estou olhando os cubos dessa linha. Me ofereceram um par que já é preparado para disco. Como os de boa qualidade duram muito, pensando em algum up a médio ou longo prazo, valeria a pena já comprá-los com local para disco? Outra coisa, isso faz alguma diferença na montagem (funciona?), já que usarei v-brake?

Abraço e obrigado


Brou pensando desta forma acredito que esteja certo, pois no futuro precisara comprar só os rotores e as pinças (shimano), só verificar se center lock ou parafusos, quando a montagem, nao influencia, apenas a roda ficara mas "enguardachuvada" diminuindo a resistencia, se for pra colocar peso,,, cicloturismo pesado recomendo cubos sem disco, pois a resistencia da roda ficará significativa,
Voltar ao Topo
lecosr Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Ago 2013
brasilia
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lecosr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2013 as 13:15
Eai o RM35 é bom ? gostou? to pensando nele ou num deore. 
Voltar ao Topo
diogoomacedo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2016
Salvador BA
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogoomacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2016 as 22:26
Salve, Salve!

Vou reviver mais um aqui...
Estou em duvida sobre três cubos da Simano
Rm 66, Rm 35 e o M 435, que diz ser Alivio, mas não tenho certeza.
Atualmente uso um Rm 70, e não queria retroceder, então, qual destes é o melhor? Existe algum cubo que se aproxime e melhore o custo beneficio?
Há! Vou trocar por causa do Center Lock...

Abraços!
Voltar ao Topo
christiansoul Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christiansoul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2016 as 20:37
Preciso de ajuda!! um bom cubo rolamentado 36f pra uso na cidade que aguente o pai diário as vezes chuva pra cassete de 7v
Voltar ao Topo
vdalvi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2016
Vitória
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vdalvi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2016 as 13:38
Olá pessoal!

Comprei um kit shimano que vem com o cubo RM-70, porém o fornecedor informou que está em falta dessa peça no estoque e vai me enviar o RM-35. 

Vocês saberiam me informar a diferença entre eles?

No site da Shimano achei apenas o RM-70:  http://bike.shimano.com//sac-bike/en/home/mtb1/wheels---hubs/rear-hubs/fh-rm70. - http://bike.shimano.com/content/sac-bike/en/home/mtb1/wheels---hubs/rear-hubs/fh-rm70.html

Não estou encontrando uma boa explicação sobre o RM-35 a não ser o fato dele poder ser usado com freios a disco.

Lembrando que minha bike está com v-brake.

Obrigado pela ajuda!!!
Voltar ao Topo
Marcilio Al Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcilio Al Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2016 as 00:00
Tô no mesmo dilema minha bike de uso urbano tem freio V-Break , roda aero ,cubo de ferro e uma catraca Shimano 28x14 de rosca 7v.

Quero colocar Cassete 34x11 de 8v mas não faço a mínima ideia de qual cubo por pois não entendo nada de cubos nem a diferença entre eles Alivio , Acera  da Shimano ou de outras marcas
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2016 as 10:15
Se vc pensar em cubos cassete baratos de entrada, a shimano tem o RM30, é um cubo de esferas, roda muito bem. A grande vantagem do sistema de esferas é a manutenção, eles são muito resistentes e aquentam muita porrada. Eu usei o RM70 (que é o RM30 com uma vedação melhor pra não entrar agua em condições extremas), rodei vários anos com ele e nunca precisei abrir, se a ideia é resistência eu recomendo.

Você também encontra outras marcas que usam rolamentos. Eu tive uma leve impressão que cubos de rolamento rodam ligeiramente melhor que os cubos de entrada da shimano, porem o grande problema é que dão mais manutenção. Um cubo de esfera quando pega folga, vc aperta levemente as bacias é fica 100% de novo, um cubo de rolamento quando pega folga vc tem que trocar os rolamentos. Logo vc precisa usar rolamentos de boa qualidade, do contrario eles vão durar pouco tempo.

Se vc não se importa em usar a catraca de rosca da shimano, os cubos da Rodam ou Viper são bons também, se vc pegar muito buraco é só comprar bons rolamentos que eles ficam show. Se for usar k7, eu recomendo shimano pela manutenção mais tranquila.
Voltar ao Topo
Marcilio Al Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcilio Al Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2016 as 02:21
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Se vc não se importa em usar a catraca de rosca da shimano, os cubos da Rodam ou Viper são bons também, se vc pegar muito buraco é só comprar bons rolamentos que eles ficam show. Se for usar k7, eu recomendo shimano pela manutenção mais tranquila.


Ola não me importo em usar catraca de rosca sempre usei o problema é que depois de anos parado voltei a andar de bike e cada vez faço percurso maior sou de SP capital ando rodando 60 Km em 1 dia quando ando sempre percurso urbano na cidade problema é a confiança tenho medo da catraca (Shimano Tz21) quebrar e eu ficar lá no fim do mundo em um domingo sem conseguir voltar pra casa. Apesar dela ser nova não tem nem 400 km rodados
Minha Ideia era por cassete Shimano (HG31)  Mega-ranger com cubo Viper por ser mais barato pois tô com pouco money ,mas procurei informação desse cubo e não achei e ainda to na duvida meu cambio é Torney RD TX 31 que tem as roldanas grande não sei se vai pegar na catraca pois a maior tem 34 dentes  megaranger uns mecânicos de bike diz que pega outros não.



Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2016 as 09:25
Os cubos da rodam só aceitam catraca, por isso vc não pode colocar um k7 neles. As catracas da shimano são muito boas, tão bom quanto cassete, eu usei uma por anos até gastar os dentes, o único problema é que atualmente a shimano só fabrica 2 tipos de catraca: 14-28 padrão e 14-34 megarange. Se vc não se importar com isso, pode ir sem medo, pra uso urbano deve durar bastante.

O cambio eu procurei informação nos docs técnicos da shimano, mas não encontrei. Em vários sites de lojas eu vi que ele é compatível com megarange, então não deve ser um problema, acredito que vai funcionar. Se ele ficar muito próximo da catraca, é só apertar o parafuso regulador de tensão que fica atrás do cambio pra não pegar.
Voltar ao Topo
MICHELADM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2016
SANTA RITA DO S
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MICHELADM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2018 as 18:02
Fala Galera, ressuscitando esse post aqui para uma dúvida cabulosa, muitos vão me chamar de louco mas estou montando ou pretendendo montar uma mtb pra mim com especificações que eu sempre quis.
Estou numa dúvida louca.
Tenho já o aro Extreme 36 furos.
Qual cubo vocês me indicam para colocar?
Obs pretendo usar relação 1x11.

Ajudem aí grupo, todas opiniões são bem vindas!
Abraço.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 17:29
Originalmente postado por MICHELADM MICHELADM escreveu:

Fala Galera, ressuscitando esse post aqui para uma dúvida cabulosa, muitos vão me chamar de louco mas estou montando ou pretendendo montar uma mtb pra mim com especificações que eu sempre quis.
Estou numa dúvida louca.
Tenho já o aro Extreme 36 furos.
Qual cubo vocês me indicam para colocar?
Obs pretendo usar relação 1x11.

Ajudem aí grupo, todas opiniões são bem vindas!
Abraço.

eita ressucitou o tópico hein? :-). A não ser que vc tenha alguma razão muito especifica para usar 36 furos (além de re-aproveitar o aro) eu iria pra 32f. O 36 é um padrão que tá ficando mais raro de encontrar e a opção de cubos é menor. Acha? claro que acha, mas ainda mais considerando que vc quer usar 1x11 talvez tenha problemas de achar os modelos mais novos para 36f. 
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
MICHELADM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mai 2016
SANTA RITA DO S
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MICHELADM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2018 as 17:47
Opa muito obrigado amigo, já tirei de ideia usar o aro vou comprar outro aro Extreme porém 32 furos.

Agora cubo xt ou xls?
Voltar ao Topo
SlaverSlav Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2020
Nova Russas
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SlaverSlav Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2020 as 17:13
Olá, não estou conseguindo criar uma enquete, então vou perguntar por aqui.
Qual cubo é melhor, Viper ou Scorpion?
Para freio v-brake

https://bit.ly/37x9sSj

https://bit.ly/2UUuQyc
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X