Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 9 ideias para melhorar a vida dos ciclistas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


9 ideias para melhorar a vida dos ciclistas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
9534 Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mai 2008
-
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 9534 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 9 ideias para melhorar a vida dos ciclistas
    Postado: 27 Mar 2013 as 16:47

Por Vanessa Barbosa, de Exame.com

9 ideias visionárias para melhorar a vida dos ciclistas

Projetos inusitados buscam aumentar a segurança de quem usa bicicleta nos deslocamentos diários nos centros urbanos e tornar as cidades mais sustentáveis e amigas das magrelas.


Carros com airbag exterior


O capacete é o único instrumento de proteção de um ciclista urbano em caso de colisão. Mas a fabricante de carros holandesa TNO bolou uma solução que pode fazer diferença entre viver ou morrer, até mesmo para pedestres: um airbag exterior para carros. Dois anos de testes mostraram que o artifício reduz pela metade lesões ósseas e cerebrais.

O projeto recebeu 1 milhão de euros do Ministério de Infraestrutura e Ambiente da Holanda, que está preocupado em reduzir os acidentes fatais envolvendo magrelas. Mesmo em regiões famosas por estimular o uso de bicicleta como meio de transporte, o número de acidentes ainda é alto.

As grandes montadoras também estão de olho na tecnologia. A Volvo saiu na frente e lançou no ano passado um modelo, o V40, que já vem equipado com airbag externo.

Sistema de freio automático

No Salão Automóvel de Genebra 2013, a fabricante sueca Volvo revelou um sistema inovador que detecta automaticamente quando ciclistas e pedestres se aproximam do carro, acionando um freio para evitar a colisão. O sistema consiste de um radar que está embutido na grade do carro e uma câmera na frente do espelho retrovisor interno, ambos ligados a um controle central. A tarefa do radar é detectar objetos na frente do carro e quão longe estão, enquanto o sistema de câmera é encarregado de identificar os objetos. No caso de um ciclista, circulando na mesma pista, cruzar de repente na frente do carro, o sistema dispara um alerta e freia totalmente o veículo.

Ciclovias nas alturas

Pensando em tornar realidade o sonho de pistas exclusivas longe de carros e congetionamentos, um grupo de arquitetura britânico projetou o Sky Cycle: um conjunto de ciclovias suspensas que se espalha pelos céus de Londres. O projeto de via elevada assemelha-se à linha expressa paulistana de ônibus “Fura Fila” – exceto por ser exclusiva para adeptos das magrelas.

Apesar do design futurista, a prefeitura de Londres gostou do projeto e tem planos de implementá-lo em 2015 na cidade, em parceria com a Network Rail, empresa que administra o metrô londrino. Segundo seu idealizador, Sam Martin, diretor do estúdio Exterior Architecture, a ciclovia área vai garantir segurança para os ciclistas e, quem sabe, estimular mais pessoas a usar a bicicleta como meio de transporte sustentável.

E que tal um estacionamento aéreo?

Encontrar um lugar para estacionar a magrela com segurança e da forma correta não é fácil. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as bikes devem ser deixadas num local específico, o bicicletário, por vezes raro de encontrar. Para resolver esse problema, o estúdio Manifesto Architecture, de Nova York, projetou um estacionamento para bicicletas nas alturas. O protótipo chamado de Bike Hanger se assemelha a uma roda gigante e é capaz de guardar entre 15 e 36 bikes, isso sem ocupar muito espaço ou atrapalhar o caminho dos pedestres.

O bicicletário vertical ainda funciona a base de energia limpa. Ao pedalar uma bicicleta estacionária na base da estrutura, o ciclista aciona duas grandes rodas e uma correia dentada que fazem a roda com cabides girar.

Opa, tô passando!

A falta de respeito no trânsito e até mesmo a desatenção de motoristas de veículos maiores, como ônibus e caminhões, são ameaças constantes na vida de quem pedala. Essa situação inspirou a estudante britânica de design Emily Brook, da Universidade de Brighton, a desenvolver um dispositivo de segurança que projeta uma imagem de uma bicicleta com um laser verde à frente do ciclista, alertando aos motoristas sobre sua presença. Essa marca ajuda a delimitar o espaço usado pelos ciclistas nas pista.

Autoestrada exclusiva


Ciclovias? Que nada, o negócio agora são as longas e largas autoestradas. Conhecidos pelas rodovias sem limite de velocidade para carros, os alemães querem dar a mesma alternativa para as magrelas. O país está construindo sua primeira autoestrada exclusiva para o trânsito das magrelas, que terá 85 km e ligará várias cidades, como Duisburg, Essen, Bochum e Dortmund. A ideia é estimular a população a usar bicicletas para percorrer trajetos que conectam as áreas rurais às vias urbanas. Copenhaguen, na Dinamarca, já tem uma autoestrada exclusiva para bikes, e planeja mais 26 rodovias do tipo.

Túneis elevados


O designer dominicano Richard Moreta Castillo também tem a solução para resolver os problemas de segurança enfrentados pelos ciclistas nas cidades. A proposta, chamada de Eco Bicimetro, prevê o desenvolvimento de túneis elevados com 10 km de comprimento que permitam as bicicletas driblar os pergiso do trânsito em terra. O designer estima que se 18 mil pessoas deixassem o carro em casa e usassem o túnel aéreo por mês, as emissões de CO2 cairiam em mais de uma tonelada. Além de proteger os ciclistas, os túneis estão cobertos com turbinas de geração de energia eólica e paineis fotovoltaicos.

Bicicletário vertical solar


Projetado pela empresa E-Mobility, o Biketower é um estacionmaneto de bicicleta totalmente automatizado que pode guardar até 112 bikes. Dependendo do número de magrelas, a altura da torre pode ser ajustada para ter um ou seis andares. O projeto prevê funcionamento 24h e, para os adeptos da mobilidade elétrica seria possível recarregar a bateria da magrela em estações de energia solar.

Bikecenter


A medida que o deslocamento por bicicleta se torna mais popular, aumenta a necessidade de instalações onde o ciclista possa tomar uma ducha, trocar de roupa e mesmo guardar a magrela com segurança. Pensando em atender a todas essas necessidades de uma vez só, a designer americana Annie Scheel projetou o BIKE, um lugar na cidade para os ciclistas chamarem de seu na Filadélfia. A estrutura de quatro andares contaria com estacionamento para quase 700 bikes, um misto de loja e oficina de bicicletas, um restaurante, um pátio, chuveiros, salas de reuniões e sistema de compartilhamento e aluguel de bicicletas.

Link da matéria original: http://exame.abril.com.br/meio-ambiente-e-energia/noticias/9-ideias-visionarias-para-melhorar-a-vida-dos-ciclistas#1

Em países de primeiro mundo essas ideias até que são levadas a sério e até saem do papel. Por aqui sei nem o que dizer. Ao menos a ideia do air-bag externo, o carro da Volvo e o laser de delimitação, as outras não imagino que surjam por aqui.

Voltar ao Topo
sergiotucano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2013
Lorena - SP
Offline
Mensagens:382
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergiotucano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 16:49
Ideias que dão certo por lá.

Por aqui, infelizmente, não dão certo.

Tem que mudar a cultura e depois pensamos nessas ideias :)
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2013 as 17:03
Originalmente postado por sergiotucano sergiotucano escreveu:

Ideias que dão certo por lá.

Por aqui, infelizmente, não dão certo.

Tem que mudar a cultura e depois pensamos nessas ideias :)




E em primeiríííssimo lugar o brasileiro tem que nascer sem o DNA do "carro" kkkkkkkkkkk
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2013 as 13:24
Das idéis,só duas existem e são realmente viáveis: o sensor de freio em algumas marcas de carros européias e o bicicletario,tipo estacionamento...para o mercado europeu claroWink.
Voltar ao Topo
SJGA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2010
Petrópolis
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SJGA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2013 as 19:06
Gostei da ciclovia nas alturas... Será que um dia a gente chega lá?
Voltar ao Topo
flaviosplatter Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2009
Guarulhos
Offline
Mensagens:1063
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar flaviosplatter Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2013 as 22:13
Pedalar nas alturas seria uma solução viavel pois para bike o espaço é menor, portanto custos menores. Falta vontade politica para realizar alguma ação voltada pras bikes.
Voltar ao Topo
Andre131511 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2013
Valinhos-SP
Offline
Mensagens:547
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre131511 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jun 2013 as 10:39
Aqui não é obrigatório nem o air bag do lado de dentro (só em 2014).
Imagina o do lado de fora...
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 13:54
O novo Volvo V40  vem com air bag para pedestres e sistema de freios automáticos, que param o carro independentemente da ação humana
Fernando Messina
Voltar ao Topo
Juninho Esteves Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 24 Jun 2013
Birigui
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Juninho Esteves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 14:57
top
Voltar ao Topo
Stcunha Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 12 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:526
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Stcunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 15:09
Na cidade em que minha irmã mora, Komaki no Japão, eles desativaram um bondinho e vão fazer uma ciclovia suspensa. Vai ser uma mão na roda para o ciclista. Lá de uma maneira geral eles respeitam os ciclistas...

Já aqui.... Levamos buzinada na oreia, xingamentos, fechadas etc...
Voltar ao Topo
Hellboy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2012
Campo Grande-MS
Offline
Mensagens:135
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hellboy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 15:41
Já imaginaram autoestradas exclusivas para bikes!?!? Seria demais!! Pena q estamos a anos-luz disso aki no Brasil . . . mal temos acostamentos!
Voltar ao Topo
marcohulk Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2013
sp
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcohulk Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2013 as 16:15
Aqui me contentaria com mais ciclovias rsrsrrsrs
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X