Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta dobravel - intermodalidade
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta dobravel - intermodalidade

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
cadugeo Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 06 Dez 2010
São Caetano do
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cadugeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta dobravel - intermodalidade
    Postado: 21 Mar 2013 as 21:05
Salve galera.

Gostaria de saber dos bikers que possuem dobráveis e a utilizam no metrô, trem, ônibus, barcas e etc, quais são as facilidades, as dificultadade e outras impressões que podem ajudar quem vai começar a usar a bike dobrávelnos transportes coletivos.

Abaixo segue um video que ilustra a pergunta.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SlBHS9xl6eo#!

Obrigado

Abraço.

Cadu.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 18:21
Eu tenho uma dahon speed p8, que seria a intermediária lá fora e a dobrável top por aqui. Apesar dela ter algumas facilidades a mais do que as dobráveis de entrada da própria dahon ou uma dessas blitz, durban, reebook, caloi e outras que estão pipocando, não é uma bike para ficar embarcando em ônibus ou metrô.

O principal problema é o peso e o fato da bike não ser empurrável. A minha é levinha, mas pesa uns 11kg, que viram um peso considerável na hora de descer uma escadaria do metrô ou subir em um ônibus. Não ajuda muito o fato dela ser um trabolhinho e ocupar um certo espaço. 

O fato da bike ser dobrável já me ajudou algumas vezes na hora de pegar carona em um carro, a possibilidade de colocar no porta malas de um taxi, enfiar dentro de uma mala de viagem, levar no bagageiro de um ônibus sem estresse, levar no avião sem problemas, deixar em um quarto de hotel, ocupar pouco espaço em casa, mas definitivamente dobrar/desdobrar e carregar não é uma tarefa que é legal de ser feita no dia-a-dia.

A bike no vídeo é uma brompton, que custa cerca de 3x mais que a minha dahon. Ela tem um sistema com uma solução melhor que a dahon, pois dobrada a bike fica bem mais compacta, e tem rodinhas para que se possa empurrar a bike, ao invés de carregar. Mas continua sendo pesada e ela custa uma pequena fortuna, de 3 a 5 mil. Dá para comprar uma frota de bikes legais com esse dinheiro ou até deixar uma só para ficar presa na rua, ao lado da estação de trem ou ônibus.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
cadugeo Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 06 Dez 2010
São Caetano do
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cadugeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 18:57
Obrigado pela resposta poneis. Vez ou outra encontro com alguem no metro com a mala da dahon ou da caloi. 11 kilos com certeza não é facil de se carregar.
Estou pensando em fazer uma tentativa de ir pelo menos uma vez com a bike no onibus. Utilizo um onibus, o fura fila e um ou dois metrôs para chegar ao trabalho. Gostaria de eliminar o metrô do trajeto e percorrer este trecho com a bike. O ideal mesmo seria ir de bike direto da minha casa até o trabalho. São 16 km, a distância não é o problema. Estacionamento e ter que pedalar na Anchieta e Av. do Estado são os pontos que dificultam o trajeto.
Voltar ao Topo
repan Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Fev 2013
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar repan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 19:29
Olá Cadugeo.
Eu tenho uma tilt 5 (decathlon) que comprei com a idéia de pegar metrô pois eu ia trabalhar em itaquera e moro em pinheiros. No fim não fui pra itaquera e estou usando diariamente no percurso pinheiros - centro, mas raramente no intermodal pois vou pedalando. A tilt 5 é feita para ser empurrada e não carregada. Ela passa sem dificuldade por baixo da catraca do metrô. Então é muito fácil chegar até o vagão do metrô. Agora se estiver cheio ou lotado será difícil pois é um belo trambolho e ocupa um bom espaço. Ônibus só se estiver vazio, é bem complicado. Já peguei, estava vazio e não foi muito fácil. Eu creio que a melhor dobrável pensando no intermodal é a dahon curve. Essa ocupa um volume menor, parecido com a brompton o que facilita as coisas. Por outro lado ela precisa ser carregada. Eu creio que deve dar para arrumar um bagageiro com rodinhas que permita essa bike ser empurrada. E o câmbio dela é igual ao meu (cubo de 3 marchas) o que dificulta se o trajeto pedalável tiver muita subida. A minha tb não dá pra entrar em elevador cheio. As vezes tenho que esperar um ou dois elevadores para poder entrar primeiro e me colocar no fundo.
Espero ter ajudado, boa sorte!
Voltar ao Topo
vdrezende Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Salvador - BA
Offline
Mensagens:829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vdrezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2013 as 19:34
Eu tenho uma soul d70 que utilizo para ir para o trabalho duas vezes por semana.
Eu moro em Campinas e trabalho em SP. Assim, eu uso a bike para ir da minha casa à rodoviária e do Terminal Tietê para o meu trabalho, e vice  e versa.
O ponto positivo é colocar a bike no bagageiro do ônibus, processo fácil e muito rápido. Em poucos minutos, dobro a bike e coloco no mala bike, sem nenhuma dor de cabeça com motoristas e funcionários de empresas de ônibus.
Por outro lado, o poneis tem razão quando diz que não é nada prático andar com essas bikes no metro ou ônibus circular.
Sempre que opto por ir de metro para o trabalho tenho que carregar a bike no mala bike, pois é um horário que não é autorizado entrar com bike no metro. Isso já me causou alguns pequenos ematomas, pois como ela não roda dobrada, tenho que carregá-la no mala bike e não é muito prático.
Mesmo assim, considero que vale a pena, pois com uma bike convencional não daria para embarcar no metro fora dos horários autorizados.
Na volta para casa, sempre embarcono metro com ela desdobrada. Aí é beleza.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2013 as 00:44
Nossa, haja vale transporte para tantas baldeações!

Eu seguiria o modelo de outros países. A bike não é carregada, mas sim fica na estação. Você vai de bike até a estação, deixa lá e na volta vc pega de volta. Bote uma bike simples, mas confiável em um poste, presa a uma trava u-lock. Ninguém vai mexer com ela e você não precisa ficar carregando.

Uma outra solução seria usar caminhos alternativos, fazer 100% do caminho com a bike. De cara, talvez fazer essa distância todo dia te canse muito, então o ideal seria começar com 1x por semana e ir aumentando a frequência. As pessoas sempre tendem a escolher o caminho mais curto, que geralmente passa por uma avenida. O ideal seria vc abrir o google maps e desenhar uma rota mais longa, dando preferência a vias mais calmas que cruzem bairros residenciais.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
cadugeo Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 06 Dez 2010
São Caetano do
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cadugeo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2013 as 23:48
Olá!

Hoje fiz meu teste. Pedalei ate o ponto de ônibus próximo da minha casa. Embarguei com a bike dobrada fora da mala. Fiquei no fundo, aos poucos o onibus foi ficando cheio, mas,tudo correu bem. Desci no terminal Sacomã, com a bike dobrada, subi o canote do banco e empurrei como se fosse um carrinho até o fura fila. Passei por duas escadas rolantes e, em ambas, os funcionários abriram a porta maior para eu passar primeiro com a bike. O fura fila é sempre tranquilo, desci no centro de SP e pedalei até o meu trabalho. Na volta para casa eliminei o último ônibus. Pedalei direto do terminal Sacomã ate em casa. No caminho fui abordado por varias pessoas, crianças, ciclistas, idosos e outros curiosos querendo saber como dobrava, qual o valor da bike. Uma das perguntas mais interessantes foi a de um menino de uns 7 anos que queria saber para que servia uma bike assim. Um senhor ate ofereceu de trocar pau a pau na bike dele.....rssss.
Foi isso, primeiro dia de pedal com a bike dobravel ate o trabalho. Acho que devo ter pedalado uns 15 km no total, quase metade da distancia total de ida e volta e
De casa até o trabalho, 32 km.

Valeu galera um abraço

Cadu
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X