Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - DIFICULDADE FÍSICA - CIRCUITO VALE EUROPEU
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


DIFICULDADE FÍSICA - CIRCUITO VALE EUROPEU

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Adriano FX Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2011
Maringá-Pr
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adriano FX Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: DIFICULDADE FÍSICA - CIRCUITO VALE EUROPEU
    Postado: 25 Fev 2013 as 16:10
Estou vendo a possibilidade e participar, com a minha esposa, de uma excursão de cicloturismo agora em março.

Serão quatro partes do Circuito Vale Europeu:
- Dia 1: Timbó-Pomerode: 45 Km - ASCENSÃO TOTAL: 510 m - Dificuldade física: 3
- Dia 2: Pomerode-Indaial: 40,1 Km - ASCENSÃO TOTAL: 520 m - Dificuldade física: 3
- Dia 3: Indaia-Rodeio: 26,9 Km - ASCENSÃO TOTAL: 170 m - Dificuldade física: 1
Ainda no dia 3: Rodeio-Dr. Pedrinho: 41,1 Km - ASCENSÃO TOTAL: 1120 m - Dificuldade física: 5

Sei que o que vou perguntar é meio subjetivo, mas alguém que conhece o percurso poderia dizer algum parâmetro de comparação entre "Dificuldade física 1, 3 e 5"?

Esse trecho Rodeio-Dr. Pedrinho (dificuldade 5) é só para profissas ou pessoal de ponta, ou um meia boa vai (gemendo ... rs).

E os trechos dificuldade 3? Será que uma mulher que já fez algumas trilhas de 35km, mas ficou parada por doença e está voltando agora, dá conta ou é melhor nem tentar?

Agradeço a todo tipo de ajuda.

http://www.bikedocaminho.blogspot.com/
Voltar ao Topo
SeuZe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:148
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SeuZe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 16:46
Olá Adriano, fiz a parte baixa do Circuito em julho do ano passado, a parte baixa são os três primeiros dias de seu passeio, menos a subida até Dr. Pedrito, em meu trajeto, de Rodeio retornei a Timbo.

Fui com uma bike de 21v e sem muito preparo físico, e como os trechos são curtos, e eu não tinha o objetivo de bater recordes de tempo, fazia bastante paradas e nas ladeiras mais íngremes empurrava a bike sem nenhum problema.

Precisei mais de boa vontade do que de preparo para fazer.

Sobre o ultimo trecho não posso opinar, mas se perceberem que é muito para ela, lá de Rodeio mesmo o retorno para Timbó e bem plano e tranquilo, dá para evitar essa ultima parte.



Seu Zé
Speed Chromoly Hand made
Merida Crossway 15
Caiçara com contra pedal
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 16:51
Não é um percurso para competições, a escala é pensada para cicloturistas mesmo (aquela história: pessoas não-sedentárias, que pedalam com certa frequencia, porém não-atletas).

A dificuldade física é pensada, nesse caso, em dois fatores: a distancia percorrida e a ascensão total. 500m de subida, em um trecho de 45km, é algo moderado, mas quem pedala com alguma frequencia, especialmente em estrada de chão, não deve ter grandes problemas.

O último trecho, com 1120m de subida, realmente é bastante puchado. Mas, pese que, se não houver um comprometimento tão grande com o horário de chegada (que é o ideal para cicloturismo), vocês poderão caminhar nas subidas mais extremas, ou mesmo fazer pausas durante o caminho para descansar. 

45km, mesmo que com uma velocidade média de 10km/h (uma média baixa), se faz em 4,5h :)

O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 21:51

Não parece ser difícil e o visual vale muuuuito a pena.

Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Daniel2000F Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel2000F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 22:33
Oi Galera,
Estou procurando grupos mais iniciantes para Ecoturismo.
Sou de SP capital, procuro uma galera para fazer umas trips de pedal... Vou fazer um pedal com a galera do Pedal da Quinta.
Alguém conhece o circuita de Igarata?? Alguma dica para passar?? abcs
Daniel
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 17:32
Originalmente postado por Adriano FX Adriano FX escreveu:

Estou vendo a possibilidade e participar, com a minha esposa, de uma excursão de cicloturismo agora em março.

Serão quatro partes do Circuito Vale Europeu:
- Dia 1: Timbó-Pomerode: 45 Km - ASCENSÃO TOTAL: 510 m - Dificuldade física: 3
- Dia 2: Pomerode-Indaial: 40,1 Km - ASCENSÃO TOTAL: 520 m - Dificuldade física: 3
- Dia 3: Indaia-Rodeio: 26,9 Km - ASCENSÃO TOTAL: 170 m - Dificuldade física: 1
Ainda no dia 3: Rodeio-Dr. Pedrinho: 41,1 Km - ASCENSÃO TOTAL: 1120 m - Dificuldade física: 5

Esse trecho Rodeio-Dr. Pedrinho (dificuldade 5) é só para profissas ou pessoal de ponta, ou um meia boa vai (gemendo ... rs).

E os trechos dificuldade 3? Será que uma mulher que já fez algumas trilhas de 35km, mas ficou parada por doença e está voltando agora, dá conta ou é melhor nem tentar?



Caro,
A subida para Dr. Pedrinho é exigente... É bem possível que ela tenha que descer e empurrar em alguns trechos, mas é "Fazivel".  Recomendo que vcs saiam cedo de Rodeio para pegar a subida logo no começo da manhã e não sofrer muito com o sol (eu fiz em Dezembro! tomei muito sol na cabeça).
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 23:01
Esse conselho é bem válido.. 
no verão faz bastante calor na parte baixa do percurso.. eu quero fazer o trajeto também, mas certamente farei no inverno!
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
Daniel2000F Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Daniel2000F Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 00:09
Originalmente postado por kong kong escreveu:

Daniel2000f recomendo a leitura desse livreto (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=604976316194802&set=a.230876196938151.81325.225124177513353&type=1&theater&notif_t=photo_reply) que narra um pouco desta região do vale europeu.

E cito mais um site que talvez ajude http://www.clubedecicloturismo.com.br/eventos/velotour1302/index.htm

Na minha opnião a dificuldade tem relação com o tempo que voce tem disponível para fazer o percurso, devagar e sempre todo mundo vai =)

Oi Kong, mandei uma mensagem para o autor do livro, vc leu?? esse site é bem bacana também estou lendo o site...
Tem um grupo aqui de  SP que eu ando Bike n' Beer que ira fazer uma viagem de Cunha a Paraty  ou vice versa, bom eu vou como tem carro de apoio fica mais seguro caso algo aconteça...

Me cadastrei no Clube de Cicloturismo, vou ver se faço um pedal por lá também, obrigado pelas dicas Kong
Voltar ao Topo
Suricato sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2008
Santo Andre-SP
Offline
Mensagens:98
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Suricato sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2013 as 17:12
Tudo que foi falado é bem pertinente . Fiz o roteiro completo com minha esposa , meu cunhado e a irmã dele. Todos nós estavamos na faixa de idade entre 40 e 50 anos. 
Dá pra ir de boa sim , meu cunhado e eu eramos os que já tinham experiencia e quilometragem , as meninas pedalavam , porem bem menos . 
A idéia nossa foi de uma viagem de férias , então , sem stress, sem marcar tempo , sem hora pra sair , muito menos pra chegar. 
Para sofrer um pouco menos, já que pedal cascudo não é o seu forte...kkk...é fazer mais ou menos oque nós fizemos saindo bem cedo ,por volta das 7 maximo 8 horas e chegavamos no proximo destino lá pelas 2 , 3 ou 4 horas da tarde, onde dava tempo de tomar uma ducha e ir pro bar encher o caneco , jantar e desmontar na cama LOL 
SENSE IMPACT SL 2020
SRAM GX
CRANK BROTHERS EGG BEATER
Voltar ao Topo
Renan Schuller Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2013
Rio do Sul Sc
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Renan Schuller Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2013 as 21:32
Amigo, aonde encontro mais informações sobre este ciclo turismo? Sou da região e gostaria de participar! Att
Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2013 as 22:49
Em março a temperatura da região da uma baixada, então o sol não fica tão intenso na cabeça. Mas se sair cedo, levar bastante água e tiver disposição você consegue terminar com certeza.
Voltar ao Topo
Ana Paula Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jan 2019
Sao paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ana Paula Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2019 as 21:02
Vale europeu Janeiro/ 2019

Boa noite, Bikers

Estou aqui para recomendar algumas pousadas que ficamos eu e meu marido agora em janeiro/2019 no vale europeu. O circuito é maravilhoso com intenso contato com a natureza , fizemos todo o percursso em 6 dias. Fomos muito bem acolhidos durante a nossa estadia.

1 dia - Timbó a Pomerode ( 52 km)
Pousada Dein Haus ( Pomerode) - pousada muito bem localizada, com excelente estrutura ( piscina, wifi, local para guardar as bikes, ar condicionado) e um excelente cafe da manhã. A pousada fica lozalizada a 900 m da cervejaria Schornstein que vale a pena a visitação da fabrica e degustação.

2 dia - Pomerode a Rodeio ( 77 km)
Cama e Café Stolf ( Marcelo e Vania) - excelente pousada fomos muito bem recebidos com local para lavar as bikes, centifugar a roupa suja, piscina, ar condicionado wifi, excelente cafe da manha e proximo a Vinicula San Michelle (1,7km ) que vale a pena tambem visitar e realizar a degustação dos vinhos locais.

3 dia - Rodeio a Dr Pedrinho ( 42 km)
Hotel e Lanchonete Dona Hilda - local para lavar as bikes e guardar,quartos com ar condicionado, wifi, um jantar excelente com um belo cafe da manha.

4 dia Dr Pedrinho a Alto Cedros ( 41km)
Pousada Familia Duwe - uma familia alemã/ italiana - fomos recepcionados pelo sr Raulino - que nos buscou com um barco, visto que a pousada é do outro lado do lago. Passeio maravilhoso ja de inicio. Familia aconchegante, com boas historias para contar ( Sr Raulino, Sra Isolde, Sandra e Rafael - filhos) e comida caseira toda produzida na região, uma delicia. A pousada fica a 3 km do marco do fim do quarto dia sentido via pedra preta ( a esquerda do marco).
Saindo de Dr pedrinho - trecho de asfalto - vale a pena conhecer a cachoeira veu da noiva, visitação livre com uma trilha de caminhada/ pedalada 10-15 min ate a cachoeira.

5 dia Alto cedros a Palmeiras (42km)
Cedros bike hostel - Angelo e Maria sua irmã - acolhedores, muito atenciosos tambem com boas historias para contar, excelente comida e uma vista maravilhosa do lago. Tambem com um local para guardar bike, wifi, piscina.
Cachoeira formosa - vale a pena passar nesta cachoeira que esta localizada na metade do percusso deste dia ( taxa de 10 reias por pessoa para conhecer a cachoeira).

6 dia Palmeiras a Timbó
Neste dia ficamos no Hostel Corremundo - é uma mansão muito bem organizada e estruturada, bem recebidos por Arthur. Local onde os bikers tambem contam com todo o suporte necessario.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X