Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Parque do Ibirapuera tem onda de furtos de bikes
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Parque do Ibirapuera tem onda de furtos de bikes

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Parque do Ibirapuera tem onda de furtos de bikes
    Postado: 30 Jan 2013 as 09:11
Pessoal de São Paulo capital é bom ficar atento.


Título original: "Parque do Ibirapuera tem onda de furtos de bicicletas"

Reportagem de: ESTÊVÃO BERTONI - Folha de São Paulo.

Procura-se a Caloi Mobilité nº 47, de uma série limitada de 50 bikes desenhadas pela cicloativista Renata Falzoni. Foi vista pela última vez há duas semanas, no Ibirapuera.

Também está desaparecida uma Caloi T-Type de cor preta, comprada há dez meses pelo arquiteto Rodrigo Carvalho Lopes de Souza, 32. Foi subtraída de seu dono há três semanas, no Ibirapuera.

Rodrigo e Ana Maria Souza Destito, 32, profissional da área de sustentabilidade e ex-dona da nº 47, são as mais recentes vítimas de uma onda de furtos de bicicletas no parque que é cartão-postal da cidade.

Neste mês, os dois passaram pela mesma situação.

Rodrigo amarrou sua magrela, de R$ 999, numa das 130 vagas para bicicletas do Ibirapuera, por volta das 12h15 do dia 9. Ana Maria passou o cadeado na sua bike, de
R$ 1.599, por volta das 9h15 do dia 17. Os dois foram correr.

Depois de 15 minutos, Rodrigo topou com o bicicletário vazio. Ana Maria demorou 40 minutos até retornar e se surpreender com o furto.

O arquiteto informou o ocorrido à Guarda Civil, que lhe pediu o número do chassi, o que ele desconhecia. E ouviu de uma funcionária do parque que, no dia anterior, outra bike havia sido roubada por ali.

Após a reportagem questionar a prefeitura sobre o caso, ele recebeu um telefonema da Ouvidoria da GCM orientando-o a fazer um BO. Ana Maria ganhou da Guarda Civil uma folha de caderno para preenchê-la a lápis com os dados da bicicleta. Foi a uma delegacia, mas, como estava cheia, ficou de voltar depois.

Só em 2012, o caso deles se repetiu 31 vezes no parque, segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Uma dessas vítimas foi um ex-namorado de Ana Maria.

De acordo com a secretaria, o número de ocorrências não é alarmante, se considerado o volume de frequentadores. O Ibirapuera, diz o órgão, conta com 140 guardas-civis, 11 câmeras de segurança e vigilância particular 24 horas.

"É muito importante que a população auxilie, denunciando através dos telefones 153 da GCM, 190 da PM e registrando boletim de ocorrência, que permitirá o mapeamento dos locais com maior vulnerabilidade", diz a pasta.

Ana Maria fez o BO na última quinta. O local de vulnerabilidade já se sabe: Ibirapuera.

Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
fabio blanco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio blanco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 10:59
Vou de 2 a 3 vezes a noite para pedalar , mas nao pedalo na ciclovia , gosto da pista de terra que faz a volta do Parque , mas nao sabia desses furtos , mais e complicado achava um seguro , mas mudei de opniao , e froids  !!!!ConfusedConfused
Os piores caminhos com melhores amigos
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 11:08
Não moro em SP, mas achei interessante divulgar a informação. Pelo visto estão roubando no bicicletário. Talvez o pessoal deva investir em trancas e cadeados melhores.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
lamas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2010
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 11:26
Moral da história: não deixe sua magrela em qualquer lugar. Tire acessórios, troque a soltura rápida de rodas e canote por um que necessite chave e não chame a atenção.
E tem a tranca. Tem que ser A TRANCA. Quanto mais bike, mais tranca.
Bikes caras ou raras não devem ficar expostas por aí...

Infelizmente, isso é comum, mesmo em cidades onde a bike é uma cultura.
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 16:54
Se os furtos são de bikes do naipe das citadas acima, se trata de ladrão pé de chinelo, provavelmente algum nóia que vai vender a bike por 10 contos.... 

Sendo assim, os donos marcaram feio em não fazer o óbvio, o mínimo que deveriam fazer, que seria investir cerca de 10% do valor de suas bikes em equipamentos de proteção contra furto, como travas u-lock de qualidade e substituição de blocagens por parafusos. 


Voltar ao Topo
sidnois Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 18 Jan 2013
Brasil
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sidnois Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 18:19
Frequentei o ibirapuera muito tempo e sempre teve assaltos la. Eles costumam pegar mais mulheres e pessoas que andam sozinhas ou pequenos grupos, e não pensem que eles não sabem o que estão fazendo pq sabem sim eles tem noção dos tipos de bikes que circulam por la este acontecimento de terem sido roubadas bikes mais simples considerem como caso isolado
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 19:11
Isso é verdade, Ibirapuera , nunca foi um lugar dos mais seguros. Algumas épocas melhora , outras piora, no momento esta na PIORA .

   Outro dia estava com meu filho e ele quis usar o banheiro, encostei minha bike na dele e entrei com ele. O servente veio desesperado me alertar para NUNCA deixar bike sozinha. A explicação dele foi a seguinte , tinham diminuindo bem a quantidade de policiais da GUARDA MUNICIPAL que fazem ronda no parque e o resultado é que estão roubando TUDO que de moleza.

    Aí fica facil , um lugar daquele tamanho , quase sem policiamento , vai trazer mais surpresas em breve , se ficar só na BIKES tá bom . Uns anos atras , era pior, atacavam sexualmente mulheres que iam correr
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 20:17
eu passo sempre pelo parque e sempre achei um lugar bem tranquilo. Claro que com a quantidade de gente que circula lá, sempre vão ter alguns casos. Isso falando de assaltos. Durante o dia, há muitas pessoas correndo ou andando de bike pelo parque.


Agora sobre furtos, não é nenhuma novidade. Meu tio teve a bike furtada no paruqe há uns 30 anos atrás. Sempre ouvi relatos de gente que trancou a bike com aquelas trancas fuleiras e nunca mais viu a bike. Eu prendo a minha em lugar muito piores de sp (centão à noite) e nunca aconteceu nada (até hoje, hehe). Eu sempre uso uma u-lock e às vezes um cabo auxiliar, quando o lugar é meio tenso e vou largar a bike por muito tempo.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
ivajunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2014
Santo André
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ivajunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2014 as 18:53
revivendo o topico fui andar lá quarta e parei o carro perto da região onde aluga bikes, bom lá tinha 3 caras e um outro no carro fazendo uma movimentação explicita de trafico de Drogas, percebi pelo o que falavam um deles estava com mochilas e os carros passavam em baixa velocidade ai eles iam falavam e saiam. 
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2014 as 23:03
Desculpa pessoal, mas essa reportagem esta totalmente fora da realidade do local.
1°-Os furtos de bicicletas trancadas ou paradas em locais dentro do Ibirapuera são tão frequentes que não se sabe o número exato. Esses casos só demonstram que não foram extintos, como foi divulgado algum tempo atrás pela GCM...
2°- O Ibirapuera nunca foi um lugar seguro para pedalar! Como citaram um pouco acima, já teve épocas piores.
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
Teshrrar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Teshrrar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2014 as 00:33
Furto acontece em qualquer lugar manjado de parada de bicicleta, em qualquer país. Se furtam carros, por que as bicicletas estariam seguras? O correto, dentro de um parque, é ter policiamento muito próximo do estacionamento e uma iluminação bem forte. Sobre isso concordo que há falta de segurança.

Agora assaltos lá dentro eu nunca vi (não disse que não acontece, digo que eu não vi e não conheço ninguém que já viu), e vou quase todos os dias à noite. Obviamente me sinto muito mais seguro lá do que voltando para casa. 

É de conhecimento geral que deixar bicicleta vulnerável é um puta erro. Quando comprei a minha, o dono da bicicletaria, que é na região, me disse de cara: se você deixar essa bicicleta na rua ou em lugar manjado, roubarão com certeza, não importa a tranca.

Infelizmente é o mundo em que vivemos. Um mundo cheio de vagabundos preguiçosos que precisam tomar de quem trabalha pra conquistar alguma coisa na bosta da própria vida.
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2014 as 10:11
Originalmente postado por Teshrrar Teshrrar escreveu:

Furto acontece em qualquer lugar manjado de parada de bicicleta, em qualquer país. Se furtam carros, por que as bicicletas estariam seguras? O correto, dentro de um parque, é ter policiamento muito próximo do estacionamento e uma iluminação bem forte. Sobre isso concordo que há falta de segurança.

Agora assaltos lá dentro eu nunca vi (não disse que não acontece, digo que eu não vi e não conheço ninguém que já viu), e vou quase todos os dias à noite. Obviamente me sinto muito mais seguro lá do que voltando para casa. 

É de conhecimento geral que deixar bicicleta vulnerável é um puta erro. Quando comprei a minha, o dono da bicicletaria, que é na região, me disse de cara: se você deixar essa bicicleta na rua ou em lugar manjado, roubarão com certeza, não importa a tranca.

Infelizmente é o mundo em que vivemos. Um mundo cheio de vagabundos preguiçosos que precisam tomar de quem trabalha pra conquistar alguma coisa na bosta da própria vida.

Realmente Teshrrar, já tinha ouvido antes algumas pessoas relatarem que de noite atualmente não tem tantas ocorrências de furtos e roubos, e também descobri a razão.
Tem muito empresários (as) que só podem correr ou pedalar nas últimas horas de funcionamento do parque e sempre estão acompanhados de suas escoltas pessoais e a "simpatica" ROTA, o destacamento mais eficiente da polícia paulistana... Já vi duas viaturas circulando toda apagada nas áreas mais escuras do parque, utilizando aquele holofote na cara de algumas pessoas suspeitas, isso "afugentou" muitos malas do parqueLOL 
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X