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[AJUDA] MTB Orbea Oiz Carbon - Peso |
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Postado: 30 Jan 2013 as 02:17 |
Galera do Pedal boa noite!
Gostaria da opinião de vocês, principalmente os aficcionados por Weight Weenie, sobre algumas modificações na minha bike atual. Montei ela item a item ano passado e está excelente. Porém como sobrou uma grana agora, vou dar ao luxo de deixá-la Sub-10 Kg. Acho que é possível! Peço a opinião de vocês para o seguinte detalhe: Quais itens trocar, visando gastar o menos possível e retirando o máximo de peso ao mesmo tempo? Ou seja, qual o melhor custo x benefício? Para exemplificar, anexei a tabela abaixo indicando cada componente com seu peso mensurado por mim mesmo individualmente e o percentual de peso que ela representa na bike como um todo grifados em vermelho. Agradeço desde já... |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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A bike é Full Suspension? Pergunto pelo peso do quadro e porque não vi nenhum Shock mencionado.
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Nve
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Cadastrado em: 10 Mar 2009 São Carlos Offline Mensagens:394 |
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Você está usando aros ZTR com câmara? Passar pra tubeless é a primeira coisa que eu iria fazer...
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Fábio C
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Restrito Cadastrado em: 11 Jun 2007 Florianópolis Offline Mensagens:874 |
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Sim, o Oiz é full.
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Sim amigo o Quadro é Full Suspension. Na verdade Softtail.
O peso do quadro já inclui o Shock. Com relação ao selante nos pneus, de quanto seria esta redução visto que as cãmaras que utilizo são as Maxxis Ultralight de 127 gramas cada? |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Bom, acredito que há cassetes mais leves que o seu, manetes de freio(conjunto em geral) e rotor do freio. Muita gente quer reduzir peso mas não informa o $$ de investimento e nem a utilização da bike. Se é para lazer ou, de fato, para competir. Outro ponto aonde é possivel reduzir o peso na sua bike é a suspensão. Uma DT no lugar da R7. Se for muito, mas muito além disso, um quadro Pronghorn deixaria ela levinha. Fica a seu criterio. Para mim ela está ótima para uma Full Suspension. |
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Nve
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Cadastrado em: 10 Mar 2009 São Carlos Offline Mensagens:394 |
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Se os seus aros já vieram com a fita amarela instalada, seria o caso de tirar o peso da câmara e adicionar o peso do bico (não sei o peso) mais aprox. 60g de selante para cada aro. Mas se o seu objetivo é simplesmente tirar peso, então pode deixar com câmara mesmo... |
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Ok pessoal, desde já, agradeço pelo retorno.
Meu objetivo seria satisfação pessoal mesmo no caso, e também para facilitar já que este ano irei nas etapas do Big Biker. E para chegar neste objetivo tenho que remover 650 gramas ao todo da bike. Assim, dei uma analisada nas sugestões, e visualizei as seguintes possibilidades: - Trocar o par de freios Avid Disc Elixir 1 2012 de 640 gramas pelos FORMULA R1 de 391 gramas; [249 gramas de redução gastando R$ 1000,00] - Trocar o pedevela SRAM X7 GXP (39 - 26 t) de 760 gramas pelo THM CLAVICULA de 522 gramas; [238 gramas de redução gastando em torno R$ 2.400,00] - Trocar a suspensão Manitou R7 MRD 100 mm MILO de 1420 gramas pela DT SWISS WORLD CUP 100MM de 1231 gramas; [189 gramas de redução gastando R$ 2.800,00] - Trocar o canote do selim Bontrager X Lite de 224 gramas pelo SCHMOLKE SL 31.6 350MM de 117 gramas; [107 gramas de redução gastando R$ 250,00] - Inserir selante nos pneus; [104 gramas de redução gastando R$ 200,00] CONCLUSÃO: Para chegar aos sub-10 kg eu teria que gastar no mínimo uns R$4.000,00. Alguém poderia me ajudar a encontrar outro meio ou seria este o único caminho? Grato desde já... |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Não vá de Clavicula, há limitações de uso e peso. Olha, sinceramente, sua bike está leve. É uma Full e não hardtail. Para uma Full está ótima. Quanto a sua lista, acho válido somente a mudança nos freios, compesará. |
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Além do Formula R1, haveria outro com peso menor que os meus atuais num preço interessante?
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JLSF20
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Cadastrado em: 07 Out 2008 Offline Mensagens:761 |
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O canote schimolk custa mais de mil reais, e não o preço que colocou.
Outra coisa sem ser chato, mas acho que se vc buscar melhorar seu treino vale mais. Já passei por isto tb, e vejo agora que a maior melhoria está em mim. Minha bike tb é full e pesa 10kg e está como xx. Para full seu peso está ótimo, pois se fosse ht carbono estaria com 9kg. se for pra gastar essa grana toda acho melhor vender seu quadro e ir para ht de 1kg e o peso final ficará em torno de 8kg, mas perde o conforto e eficiência de uma full. |
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Então entendo seu ponto de vista sim, porém no meu caso seria mais para realização pessoal.
Além de pedalar, eu gosto muito de montar a bicicleta com os componentes específicos. Se alguém mais der uma idéia em como reduzir estas gramas. Agradeço!!! |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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Eu já disse ali, trocando o quadro por um Pronghorn com Shock DT. Isso tira as 600 gramas que deseja. Se tirar peso de outros componentes, pode perder alguma eficiencia, exceto o freio que, no meu ponto de vista, seria um upgrade mesmo. O cassete também tem opções mais leves, o resto tá ok. |
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Vash77
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Cadastrado em: 01 Jan 2011 Santa Catarina Offline Mensagens:2864 |
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COmo não dá para editar, apenas complemento dizendo que o quadro custa em média 2.700 Libras.
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JLSF20
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Cadastrado em: 07 Out 2008 Offline Mensagens:761 |
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Entendo. Então coloque manoplas tipo bontrager xx ou kcnc que pesam 16 a 18gr o par, freio como já foi dito, troque os raios por dt revolution. Só aí já tira uns 400gr total. Há vai para tubeless e já ganha 120g tb.
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vynnycyhus
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Cadastrado em: 04 Abr 2012 Campina Grande Offline Mensagens:2038 |
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é. eu trocaria os freios, as manoplas e colocaria selante nos pneus. talvez os raios tb, mais ai tem que ver os modelos dos sapim que são utilizados, tem uns que são bem leves, e nem compensarão tanto. tem cassetes mais leves tb, e passadores tb.
acho que só com isso ai vc manteria a resistencia da bike e baixaria as 600g que deseja. mais do que isso é exagero, sua bike já está excelente pra uma full
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Alewx
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Cadastrado em: 14 Set 2010 Diamantina MG Offline Mensagens:314 |
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Manopla, freio, rotor, raios, espaçadores, passar para tubless, corrente para kmc gold!!!
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Obrigado pelo comentários pessoal.
Já decidi o que vou trocar. 1- Os freios atuais pelo Avid X0 com rotores de 180 mm - HS1; 2- Manoplas pela Ritchey WCS; 3- Espeaçadores por CArbono; 4- Blocagens por um par de Extralite em Titânio. Fiz as contas e teoricamente conseguirei o objetivo. Caso contrário vou ter que trocar os passadores também. Abraço pra quem me ajudou, assim que trocar posto a foto da bike com modificações. |
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Alewx
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Cadastrado em: 14 Set 2010 Diamantina MG Offline Mensagens:314 |
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Os espaçadores colocaria os kcnc vazados eles são mais leves que os de carbono. Uma dica que não sobe muito o preço também é substituir todos os parafusos por parafusos de titânio e busque também o match-maker da pra tirar algum peso tirando a abraçadeira do passador, (existe também para shimano) tirar o visor (caso tenha) poupa um peso; uma dica dos portugas é tirar o tampão do guidon e colocar cortiça (rolhas de vinho) corta-la fina e pinta-lá de preto;deixaria o rotor traseiro de 160mm já que quer perder peso a pouca potencia que se ganha atrás (meio inútil a não ser para derrapagens) não seria muito legal!
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Quasenada2008
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Restrito Cadastrado em: 20 Set 2008 xxx Offline Mensagens:760 |
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Pessoal boa noite!
Terminei as modificações hoje à tarde e fiquei longe da meta. Muito pelo fato das empresas informarem oficialmente peso nominal bem abaixo do real. Como procurei na internet e pesei item a item, constatei que a grande maioria das peças tem uma diferença maior de 10% em seu peso especificado e real. Mas deixando isto de lado. Seguem abaixo as modificações que fiz, visando alcançar a meta de deixar minha MTB Full sub-10Kg: - Troca dos freios hidráulicos Avid Disc Elixir 1 2012 por Avid Disc X0 Silver 2012 = Redução real de 114 gramas; - Troca das manoplas Ergon GS1 Leichtbau Pro Racing Grips por Ritchey WCS Grip + tampa (3g) = Redução real de 90 gramas; - Troca dos rotores Avid G2C5 160 mm por Avid HS1 160 mm + Parafusos (15g) = Redução real de 46 gramas; - Troca das blocagens VZAN - Alumínio Comum - 9mm por Control Tech Race-Sl Wheel Skewers = Redução real de 84 gramas; - Troca das câmaras de ar Maxxis Ultralight Tube 26" por Continental Supersonic MTB 26" = Redução de 66 gramas; - Troca dos espaçadores em Alumínio Comum por Carbono: Redução de 11 gramas; Resumindo, com estes UP's baixei no total 411 gramas da bicicleta. Foi de 10.720 gramas para 10.315 gramas no total. A pergunta que fica é a seguinte: - Como remover estas 315 gramas, sem prejudicar a durabilidade dos componentes da relação (cassete, corrente, pedevela) e/ou pneus? Digo isto pois um cassete RECON mais leve dizem que derrete (gasta) rapidamente. Um pneu Racing Ralph ou Maxlite 285 idem. Alguém tem alguma nova sugestão? |
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Rudani Maia
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Cadastrado em: 08 Mar 2013 Manga Offline Mensagens:1 |
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gostaria de saber se alguem sabe a respeito da
BICICLETA TRUST XT 2.0 RAPTOR ARO 26 - BRANCOestou querendo iniciar a pedalar e não sei bem se compro esse BIKE... |
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Quasenada2008
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guidocore
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