Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Weight Weenies - Bikes e componentes leves (MTB e Estrada)
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [AJUDA] MTB Orbea Oiz Carbon - Peso
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[AJUDA] MTB Orbea Oiz Carbon - Peso

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [AJUDA] MTB Orbea Oiz Carbon - Peso
    Postado: 30 Jan 2013 as 02:17
Galera do Pedal boa noite!

Gostaria da opinião de vocês, principalmente os aficcionados por Weight Weenie, sobre algumas modificações na minha bike atual.

Montei ela item a item ano passado e está excelente. Porém como sobrou uma grana agora, vou dar ao luxo de deixá-la Sub-10 Kg.

Acho que é possível!

Peço a opinião de vocês para o seguinte detalhe:

Quais itens trocar, visando gastar o menos possível e retirando o máximo de peso ao mesmo tempo?

Ou seja, qual o melhor custo x benefício?

Para exemplificar, anexei a tabela abaixo indicando cada componente com seu peso mensurado por mim mesmo individualmente e o percentual de peso que ela representa na bike como um todo grifados em vermelho.



Agradeço desde já...
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 07:24
A bike é Full Suspension? Pergunto pelo peso do quadro e porque não vi nenhum Shock mencionado. 
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 08:59
Você está usando aros ZTR com câmara? Passar pra tubeless é a primeira coisa que eu iria fazer... 
Voltar ao Topo
Fábio C Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 11 Jun 2007
Florianópolis
Offline
Mensagens:874
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fábio C Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 09:19
Sim, o Oiz é full.
 
 
Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 12:06
Sim amigo o Quadro é Full Suspension. Na verdade Softtail.

O peso do quadro já inclui o Shock.

Com relação ao selante nos pneus, de quanto seria esta redução visto que as cãmaras que utilizo são as Maxxis Ultralight de 127 gramas cada?
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 12:56

Bom, acredito que há cassetes mais leves que o seu, manetes de freio(conjunto em geral) e rotor do freio.

Muita gente quer reduzir peso mas não informa o $$ de investimento e nem a utilização da bike. Se é para lazer ou, de fato, para competir.

Outro ponto aonde é possivel reduzir o peso na sua bike é a suspensão. Uma DT no lugar da R7.

Se for muito, mas muito além disso, um quadro Pronghorn deixaria ela levinha. Fica a seu criterio. Para mim ela está ótima para uma Full Suspension.


Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 16:07
 
Originalmente postado por Quasenada2008 Quasenada2008 escreveu:


Com relação ao selante nos pneus, de quanto seria esta redução visto que as cãmaras que utilizo são as Maxxis Ultralight de 127 gramas cada?


Se os seus aros já vieram com a fita amarela instalada, seria o caso de tirar o peso da câmara e adicionar o peso do bico (não sei o peso) mais aprox. 60g de selante para cada aro. Mas se o seu objetivo é simplesmente tirar peso, então pode deixar com câmara mesmo...

Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 18:37
Ok pessoal, desde já, agradeço pelo retorno.

Meu objetivo seria satisfação pessoal mesmo no caso, e também para facilitar já que este ano irei nas etapas do Big Biker.

E para chegar neste objetivo tenho que remover 650 gramas ao todo da bike.

Assim, dei uma analisada nas sugestões, e visualizei as seguintes possibilidades:

- Trocar o par de freios Avid Disc Elixir 1 2012 de 640 gramas pelos FORMULA R1 de 391 gramas;

[249 gramas de redução gastando R$ 1000,00]

- Trocar o pedevela SRAM X7 GXP (39 - 26 t) de 760 gramas pelo THM CLAVICULA de 522 gramas;

[238 gramas de redução gastando em torno R$ 2.400,00]

- Trocar a suspensão Manitou R7 MRD 100 mm MILO de 1420 gramas pela DT SWISS WORLD CUP 100MM de 1231 gramas;

[189 gramas de redução gastando R$ 2.800,00]

- Trocar o canote do selim Bontrager X Lite de 224 gramas pelo SCHMOLKE SL 31.6 350MM de 117 gramas;

[107 gramas de redução gastando R$ 250,00]

- Inserir selante nos pneus;

[104 gramas de redução gastando R$ 200,00]

CONCLUSÃO:

Para chegar aos sub-10 kg eu teria que gastar no mínimo uns R$4.000,00.

Alguém poderia me ajudar a encontrar outro meio ou seria este o único caminho?

Grato desde já...
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 18:59

Não vá de Clavicula, há limitações de uso e peso. 

Olha, sinceramente, sua bike está leve. É uma Full e não hardtail. Para uma Full está ótima.

Quanto a sua lista, acho válido somente a mudança nos freios, compesará.

Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 19:14
Além do Formula R1, haveria outro com peso menor que os meus atuais num preço interessante?
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jan 2013 as 19:43
O canote schimolk custa mais de mil reais, e não o preço que colocou.

Outra coisa sem ser chato, mas acho que se vc buscar melhorar seu treino vale mais. Já passei por isto tb, e vejo agora que a maior melhoria está em mim.
Minha bike tb é full e pesa 10kg e está como xx. Para full seu peso está ótimo, pois se fosse ht carbono estaria com 9kg. se for pra gastar essa grana toda acho melhor vender seu quadro e ir para ht de 1kg e o peso final ficará em torno de 8kg, mas perde o conforto e eficiência de uma full.
Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 00:26
Então entendo seu ponto de vista sim, porém no meu caso seria mais para realização pessoal.

Além de pedalar, eu gosto muito de montar a bicicleta com os componentes específicos.

Se alguém mais der uma idéia em como reduzir estas gramas. Agradeço!!!
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 07:30

Eu já disse ali, trocando o quadro por um Pronghorn com Shock DT. Isso tira as 600 gramas que deseja.

Se tirar peso de outros componentes, pode perder alguma eficiencia, exceto o freio que, no meu ponto de vista, seria um upgrade mesmo.

O cassete também tem opções mais leves, o resto tá ok.

Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 07:31
COmo não dá para editar, apenas complemento dizendo que o quadro custa em média 2.700 Libras.
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 13:12
Entendo. Então coloque manoplas tipo bontrager xx ou kcnc que pesam 16 a 18gr o par, freio como já foi dito, troque os raios por dt revolution. Só aí já tira uns 400gr total. Há vai para tubeless e já ganha 120g tb.
Voltar ao Topo
vynnycyhus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2012
Campina Grande
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vynnycyhus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 13:52
é. eu trocaria os freios, as manoplas e colocaria selante nos pneus. talvez os raios tb, mais ai tem que ver os modelos dos sapim que são utilizados, tem uns que são bem leves, e nem compensarão tanto. tem cassetes mais leves tb, e passadores tb.

acho que só com isso ai vc manteria a resistencia da bike e baixaria as 600g que deseja.

mais do que isso é exagero, sua bike já está excelente pra uma full
Voltar ao Topo
Alewx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2010
Diamantina MG
Offline
Mensagens:314
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alewx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jan 2013 as 20:17
Manopla, freio, rotor, raios, espaçadores, passar para tubless, corrente para kmc gold!!!
Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2013 as 19:55
Obrigado pelo comentários pessoal.

Já decidi o que vou trocar.

1- Os freios atuais pelo Avid X0 com rotores de 180 mm - HS1;
2- Manoplas pela Ritchey WCS;
3- Espeaçadores por CArbono;
4- Blocagens por um par de Extralite em Titânio.

Fiz as contas e teoricamente conseguirei o objetivo.

Caso contrário vou ter que trocar os passadores também.

Abraço pra quem me ajudou, assim que trocar posto a foto da bike com modificações.
Voltar ao Topo
Alewx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2010
Diamantina MG
Offline
Mensagens:314
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alewx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Fev 2013 as 11:41
Originalmente postado por Quasenada2008 Quasenada2008 escreveu:

Obrigado pelo comentários pessoal.

Já decidi o que vou trocar.

1- Os freios atuais pelo Avid X0 com rotores de 180 mm - HS1;
2- Manoplas pela Ritchey WCS;
3- Espeaçadores por CArbono;
4- Blocagens por um par de Extralite em Titânio.

Fiz as contas e teoricamente conseguirei o objetivo.

Caso contrário vou ter que trocar os passadores também.

Abraço pra quem me ajudou, assim que trocar posto a foto da bike com modificações.

Os espaçadores colocaria os kcnc vazados eles são mais leves que os de carbono. Uma dica que não sobe muito o preço também é substituir todos os parafusos por parafusos de titânio e busque também o match-maker da pra tirar algum peso tirando a abraçadeira do passador, (existe também para shimano) tirar o visor (caso tenha) poupa um peso; uma dica dos portugas é tirar o tampão do guidon e colocar cortiça (rolhas de vinho) corta-la fina e pinta-lá de  preto;deixaria o rotor traseiro de 160mm já que quer perder peso a pouca potencia que se ganha atrás (meio inútil a não ser para derrapagens) não seria muito legal! 
Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2013 as 19:24
Pessoal boa noite!

Terminei as modificações hoje à tarde e fiquei longe da meta.

Muito pelo fato das empresas informarem oficialmente peso nominal bem abaixo do real.

Como procurei na internet e pesei item a item, constatei que a grande maioria das peças tem uma diferença maior de 10% em seu peso especificado e real.

Mas deixando isto de lado. Seguem abaixo as modificações que fiz, visando alcançar a meta de deixar minha MTB Full sub-10Kg:

- Troca dos freios hidráulicos Avid Disc Elixir 1 2012 por Avid Disc X0 Silver 2012 = Redução real de 114 gramas;

- Troca das manoplas Ergon GS1 Leichtbau Pro Racing Grips por Ritchey WCS Grip + tampa (3g) = Redução real de 90 gramas;

- Troca dos rotores Avid G2C5 160 mm por Avid HS1 160 mm + Parafusos (15g) = Redução real de 46 gramas;

- Troca das blocagens VZAN - Alumínio Comum - 9mm por Control Tech Race-Sl Wheel Skewers = Redução real de 84 gramas;

- Troca das câmaras de ar Maxxis Ultralight Tube 26" por Continental Supersonic MTB 26" = Redução de 66 gramas;

- Troca dos espaçadores em Alumínio Comum por Carbono: Redução de 11 gramas;

Resumindo, com estes UP's baixei no total 411 gramas da bicicleta.

Foi de 10.720 gramas para 10.315 gramas no total.

A pergunta que fica é a seguinte:

- Como remover estas 315 gramas, sem prejudicar a durabilidade dos componentes da relação (cassete, corrente, pedevela) e/ou pneus?

Digo isto pois um cassete RECON mais leve dizem que derrete (gasta) rapidamente. Um pneu Racing Ralph ou Maxlite 285 idem.

Alguém tem alguma nova sugestão?
Voltar ao Topo
Rudani Maia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2013
Manga
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rudani Maia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2013 as 07:39
gostaria de saber se alguem sabe a respeito da 

BICICLETA TRUST XT 2.0 RAPTOR ARO 26 - BRANCO

estou querendo iniciar a pedalar e não sei bem se compro esse BIKE...

Voltar ao Topo
Quasenada2008 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 20 Set 2008
xxx
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Quasenada2008 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2013 as 08:59
Galera bom dia!

Seguem fotos da configuração atual da bike e seus componentes:







Será que consigo deixar ela sub 10 kg?

Aonde seria mais fácil, exceto colocando pneus de uso only for race?

Aguardo opiniões...

Abração...
Voltar ao Topo
guidocore Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guidocore Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2013 as 12:59
top de mais
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X