Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Restauração da minha bicicleta
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Restauração da minha bicicleta

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FelixBurn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelixBurn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Restauração da minha bicicleta
    Postado: 22 Jan 2013 as 13:35
Caros usuários,venho por meio deste tópico tirar muitas dúvidas em questão de minha antiga bicicleta,como o próprio título diz eu pretendo reforma-la. Desde já peço devidas desculpas por meus erros em termos técnicos e por minha ignorância no assunto,pois comecei a explorar mais do mesmo agora.

Minha ideia teve inicio em minhas férias,nada melhor que um bom projeto de férias para ocupar meu tempo. Minha bicicleta é muito antiga,pois foi meu pai que a comprou antes mesmo do meu nascimento. Nasci em 1996 e pelos cálculos dele a bike foi comprada entre 1990 e 1995, ela é da marca Caloi, porém o modelo dela não consegui descobrir em minha pesquisas na internet, apenas acredito que seja uma Caloi 10, porém como podem ver nas imagens logo abaixo as "juntas" dela são muito mal feitas pois podemos ver de longe a solda, e todas as Calois 10 que pesquisei tem a junta mais molada e bonita.

Mas vamos ao o que interessa, minhas dúvidas são as seguintes,o pedivela dela é algo que eu achei muito incomum,deu muito trabalho para tirar "parte" dele, e a outra rosca esta corroída e travada( Obrigado ferrugem Smile) sendo assim acredito que vai ser necessário corta-lo. Porém não sei se vou poder colocar um novo pedivela,e se posso não sei qual,já encontrei coisas sobre os pedivelas serem classificados por mililitros,por isso estou totalmente perdido.

Minha outra dúvida é, tenho liberdade em escolher as peças que desejo? Pelo quadro ser antigo,deve ter algo direcionado a compatibilidade dele,acredito que o maior problema seja no "buraco" onde encaixa o pedivela.O garfo eu desejo permanecer o original,pois desejo manter um certo ar de clássico na bicicleta.Porém eu vivo no interior do Paraná, uma pequena cidadezinha chamada Arapoti, e como todo interior é comum passarmos por estradas de terra, e principalmente na ida à minha escola tem uma estrada recém formada que devido ao nosso rápido governo ela ainda não foi asfaltada.Digo isso para saber se há a necessidade de comprar garfos com amortecedor ou algo parecido.

Mas conversa vem e conversa vai e ainda não mostrei as fotos da minha antiga magrela.


A minha ideia é usar um bom removedor de tinta industrial, e iniciar o processo de pinta-la.

A imagem que tenho na cabeça é deixa-la semelhante a esta:

Somente desejo colocar "marcha" (é eu realmente não sei com o que estou lidando lol) e sobre o guidão acredito que não seja necessário, eu gostei dele,mas não sei se ele se aplica a minha ocasião que é a de somente ir para a escola e dar uns passeios com meus amigos.

Sei que quem leu até aqui esta muito afim de me ajudar e por isto agradeço de todas as formas.

Finalizando meu texto continuo com apenas uma dúvida,quais são as peças que devo colocar? Deixo claro que vivo com meus pais e tenho apenas 16 anos de idade. Por isto posso dizer que a MINHA condição financeira não é nada boa,hora que dependo deles. Por isto qualquer coisa a cima de 100 reais já é algo caro e só vou comprar aquilo no mês.Porém desejo peças baratas, que se casem com minha causa,porém sempre desejando a qualidade do produto.Por isso vos peço que me indiquem o que é necessário eu comprar, desejo comprar tudo no Mercado Livre.

Muito Obrigado 


Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 14:08
Isso aí é uma caloi mtb da década de 90 mesmo (não sei o modelo também). Não é caloi 10. O maior problema desse quadro é o movimento central, que é pra pedivela monobloco. Se quiser colocar marchas na frente, vai ter que usar uma gambitech chamada transformer. Outro problema é que os freios têm que ser ferradura, pois não tem bosses pra v-brake. Eu não investiria muito nele.

Eu montaria uma single speed mesmo (marcha única) ou fixa (procura fixa no fórum). Dá uma olhada nessa que um outro forista montou com um quadro parecido: http://www.pedal.com.br/forum/sundown-rain-drop-single-speed_topic59113.html.

Ou coloca um freio contra-pedal atrás e seja feliz. Não precisa se preocupar com freios ferradura que não são tão bons e não vai te dar dor de cabeça por muito tempo.

Ah, pra tirar a pedivela, tem que tirar as bacias do movimento central (dá pra ver a bacia na terceira foto). Tem que tirar na pancada mesmo, coloca uma chave de fenda ou algo parecido por dentro e bate com um martelo, de preferência de borracha pra não estragar a chave de fenda.

Na tua cidade tem muito morro ou algo assim? Se não tiver, vai de single mesmo.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
FelixBurn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelixBurn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 14:22
Muito Obrigado :D,agora que entendi sobre o pedivela,você acha necessário o trocar ou não? Pois minha principal preocupação é o rolamento dele.Se não fazer diferença eu deixo o mesmo e faço uma single speed. Abraços. 
Voltar ao Topo
Siribi Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 11 Dez 2012
Sao manuel
Offline
Mensagens:125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Siribi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 14:38
Eu tive uma dessas de 6 marchas, minha primeira bike "grande"
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 16:14
Originalmente postado por FelixBurn FelixBurn escreveu:

Muito Obrigado :D,agora que entendi sobre o pedivela,você acha necessário o trocar ou não? Pois minha principal preocupação é o rolamento dele.Se não fazer diferença eu deixo o mesmo e faço uma <span style=": rgb255, 247, 224;">single speed. Abraços. </span>


Eu trocaria esse pedivela por que eu acho feio pra cacete. Mas se o dinheiro tá curto, anda com ela por um tempo e depois troca. Os rolamento têm em qualquer bicicletaria e deve custar no máximo 10 reais.

Se tu não quer single speed, dá pra colocar ao menos um câmbio traseiro. Mas como esse quadro não tem gancheira, seria um câmbio de baixa qualidade... Como eu disse, não vale muito a pena investir no quadro. Dá uma arrumada nele até dar pra andar sem problemas e vai juntando dinheiro pra comprar algo melhor.

Como tu mora no interior, talvez não seja tão difícil achar um quadro de caloi 10 perdido em algum canto, e barato ainda por cima. Procura até em ferro velho ou bicicletarias com coisas jogadas. É impressionante o que se acha de vez quando.

Ah, sobre a pedivela que tu tá tentando tirar, cuidado que algumas roscas são contrárias (giro horário pra desapertar). Se não me engano são as roscas da direita.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
FelixBurn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelixBurn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 16:17
Muito Obrigado pelas dicas parceiro,eu só tenho 2 anos aqui depois vou para a universidade,digamos que esse bike é meu projeto de férias e nostalgia também,vou fazer single speed mesmo,melhor ficar sem algo do que algo de baixa qualidade :) Sobre as peças vou seguir o outro tópico que tu passou para mim Thumbs Up
Voltar ao Topo
admurinelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
Fortaleza-Ceara
Offline
Mensagens:2034
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar admurinelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 17:46
caso opte pelas marchas ha hj gancheiras adaptaveis quem sabe uma delas nao da certo no seu caso?http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455072458-gancheira-bike-biciclet-cambio-suntour-shimano-dimosil-caloi-_JM
Voltar ao Topo
FelixBurn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Paraná
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelixBurn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 19:39
É uma boa ideia,mas como minha cidade não tem muitos morros e picos,vou ir sem marcha mesmo que dai já exercito a perna :)
Voltar ao Topo
MarceloFerreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2012
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloFerreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 11:51
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Isso aí é uma caloi mtb da década de 90 mesmo (não sei o modelo também). Não é caloi 10. O maior problema desse quadro é o movimento central, que é pra pedivela monobloco. Se quiser colocar marchas na frente, vai ter que usar uma gambitech chamada transformer. Outro problema é que os freios têm que ser ferradura, pois não tem bosses pra v-brake. Eu não investiria muito nele.

Eu montaria uma single speed mesmo (marcha única) ou fixa (procura fixa no fórum). Dá uma olhada nessa que um outro forista montou com um quadro parecido: http://www.pedal.com.br/forum/sundown-rain-drop-single-speed_topic59113.html.

Ou coloca um freio contra-pedal atrás e seja feliz. Não precisa se preocupar com freios ferradura que não são tão bons e não vai te dar dor de cabeça por muito tempo.

Ah, pra tirar a pedivela, tem que tirar as bacias do movimento central (dá pra ver a bacia na terceira foto). Tem que tirar na pancada mesmo, coloca uma chave de fenda ou algo parecido por dentro e bate com um martelo, de preferência de borracha pra não estragar a chave de fenda.

Na tua cidade tem muito morro ou algo assim? Se não tiver, vai de single mesmo.

Muito bom saber que meu tópico serviu de referência pra alguém! HEHE!
EEstou com a bike Single e tá bem tranquila, está 44x20, sem inclinação gira "um poucomuito"mas pra subida longa q pego todo dia está bom demais!
Voltar ao Topo
BrunoAgostini Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoAgostini Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2013 as 12:51
Se quiser optar por marcha apenas na traseira eu usaria um grupo nexus inter 3, vem com três marchas internas, é fácil de regular e é feito para quadros tipo o seu. Já vi gente colocando eles em barra forte é funcionam que é uma maravilha.
Outra coisa é que tem modelo com freio contra pedal.
Montei duas bikes pra um amigo com esse grupo e elas ficaram muito boas, outra coisa é que a manutenção é extremamente baixa. O que facilita o uso em cidade do interior.
Um grupo completo é 350,00, eu sei que esta fora do seu orçamento, mas você não precisa do grupo completo, apenas o cubo traseiro, e o cambio. ja vi por 179,00 na KF bikes aqui de Curitiba, http://kfbikes.com.br/det_produto.php?pn=shimano-nexus-3&pro=1075.

Se quiser com o freio contra pedal deve ser um pouco mais, mas você pode baratear em outras coisas, tipo freio, pedivela, cubo dianteiro e etc.
Outra coisa que percebi é que a bicicleta fica bem discreta.
   
PS eu conheço muito bem a sua cidade, a família minha mãe é dai, e meu tio é o Abílio Campos da prefeitura.
Se precisar de alguma coisa me avise.

     
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X