Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Diferenças entre as Caloi Aluminum 90's? |
Responder |
Autor | |
TRZ63
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 09 Jul 2012 Brasil Offline Mensagens:72 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 17 Jan 2013 as 04:09 |
Dae pessoal,
gostaria de saber quais as diferenças entre os modelos das Caloi Aluminum da década de 90, tipo a Andes Sport, Supercross, Sport GS, Sigma, etc. Tem mais alguma outra? Seria basicamente questão de grupos melhores ou piores, todas com quadros e geometria praticamente iguais? Fora a sigma, que, se não me engano, tinha alguma Cr-mo no meio (garfo e/ou quadro, correto?)... Enfim, o que souberem, curto muito essas bikes e agradeço as infos que souberem me dar. abração!
|
|
TRZ63
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Restrito Cadastrado em: 09 Jul 2012 Brasil Offline Mensagens:72 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Opa, tem mais a Aluminum Extra tbm, lembrei.
|
|
tiagobe
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 31 Mar 2010 Encantado - RS Offline Mensagens:116 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
tive uma andes sport 1, toda shimano altus c10, menos o cambio dianteiro que era altus a10, ano 1995. quadro de alumínio e garfo over de cromo.
Editado por tiagobe - 18 Jan 2013 as 01:15 |
|
Cannondale F900sx 2000
Pinarello Cadore 1998 GT Outpost 1995 |
|
nobunny
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 10 Jan 2012 são paulo Offline Mensagens:27 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
os tubos das 1 e segunda seria são mais grossos, o suporte para ' puxada" do cantileiver , os mais antigos até 95 acho, e foi abolido nas 96 , os guias do cabo de freio, alguns são por cima e outros por baixo, e alguns modelos como o meu ( sport GS 96) vem com caixa standard, quanto a geometria creio ser a mesma
|
|
Jgbsb
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Out 2012 Brasilia Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Tenho uma supercross aro 700 grupo altus c10 A10, garfo Cr-Mo, quero comprar outra igual, mas nao consigo achar. É bastante boa e a caloi não tem nada parecido hoje . Alguma dica de como achar?
|
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
A primeira que comprei foi em 92 , vinha com o 'guerreiro" 200 GS da Shimano e era standart. Os stays eram cilíndricos e bem diferentes dos stays retangulares da primeira Aluminum Alívio nos idos de 94/95. Essa é over!
|
|
meirainacio
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 08 Dez 2009 MONTES CLAROS Offline Mensagens:63 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Existe várias nesse espaço de tempo... entre elas... a ELITE que vinha com uma com diversas configurações como: XTR COM XT, DEORE XT COM LX, STX, STX RC, STX special edition... e alivio... ambas com quadro resistente e com cores metalizadas, com suspenções... Rock shox quadra 20 e 21 e MEG 21... lembrando que eram as bikes dos sonhos dos meus olhos... e sem contar... com a Monark ALUM 7000 que deixou saudades é claro...
|
|
Júlio Mago
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 07 Abr 2012 tubarão-sc Offline Mensagens:287 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
existe a aluminum supra também...
Tenho uma aluminum supra 96, onde os cabos dos cambios e do freio traseiro passam por cima do top tube...
|
|
"landau" - merida full suspension full carbon
ESPORTEPEDAL.BLOGSPOT.COM.BR www.facebook.com/groups/bikemartinho |
|
Peterson Bryan
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 01 Mar 2017 sao paulo Offline Mensagens:2 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
tenho uma caloi supercross aluminum quero umas rodas aros 700 mas qual os tipo de pneus continuo com os 1.5 kenda kwest ou coloco um pirreli 1.25//??
ajuda ae pessoal
|
|
Jgbsb
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 02 Out 2012 Brasilia Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Depende do seu uso, mas se não for apenas para asfalto, mantenha os Kenda.
Mantive e está ok. |
|
Gryphon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
O que é bem interessante é que essa fase da introdução das Aluminum criou uma espécie de segunda linha com bicicletas de quadro de aço mas igualmente bem equipadas, como as Aspen Way.
Na época, uma dessas com quadro de aço saíam pela metade do preço de uma Aluminum, mas equipadas no mesmo nível. Esta foi a era do hype do alumínio. Se ficar antenado, muita gente que tem essas Caloi não sabe o que tem na mão e acabam vendendo muito barato. Outro detalhe interessante é que embora as Aluminum fossem bem mais caras, a falta de interesse nos modelos com quadro de aço manteve um certo equilíbrio nas vendas desses dois modelos, mas se for procurar, hoje você encontra muito mais as de quadro de aço que as de alumínio à venda. Recentemente, um amigo meu mudou-se aqui para São Paulo e o trabalho dele fica a apenas 4 km do apartamento dele. Longe para ir a pé, curto demais para ir de carro e não tem ônibus direto. Então ele queria uma bicicleta boa mas que fosse muito barata, e eu indiquei para ele ficar de olho na OLX e comprar uma dessas Caloi Aspen. Ele comprou uma na cor violeta, acho que era uma Pro GS, toda Shimano (alguns componentes eram Altus pelas fotos que ele me mandou), e ele pagou coisa de R$ 200,00 nela. E a bicicleta estava zerada. Foi comprada e esquecida numa garagem, protegida do tempo. Meu colega teve apenas que trocar pneus, câmaras e sapatas de freio por ressecamento das borrachas. Essa Aspen Pro GS não tem modernismos. Os trocadores de marcha ainda são os contínuos e os freios são os cantilever, mas bem reguladinha e lubrificada, funciona como um relógio. Por ter quadro de aço, transmissões e freios visivelmente obsoletos, passa a ideia que não vale nada para o dono e para a maioria dos interessados porque está completamente fora de moda. E o hype atual pelas mountain bikes de 29 polegadas deve desvalorizar essas bikes de aro 26 antigas ainda mais. Essas bicicletas hoje são um bom negócio para quem não liga para modernismos e quer apenas uma boa bike para usar na cidade e se divertir. |
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Que pesadinhas eram essas Aspen. Mas era uma senhora segunda linha notável com bons componentes e duráveis como se vê por aí. Curioso tbm q não tinha notado na questão de se ver mais Aspen que as Caloi Aluminum - tive duas - nos dias atuais. Mas eram produtos honestos e geralmente vinham com o grupo inteiro da Shimano : 500 EX, 400 Ex, Deote LX mais bonito q já vi bem como os STX RC com aquela cor acobreada que nunca mais se fez. Além daqueles cubos fininhos da Shimano Exage. Felizmente dessa safra consegui salvar um Deore Ii traseiro de 1989 e um dianteiro Shimano 600 novos.
Hj tudo é só de cor preta minimalista. Editado por Ligeirinho - 02 Mar 2017 as 21:59 |
|
carlos.e
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Mai 2010 São Paulo Offline Mensagens:575 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
As Aluminium tinham um problema crônico de espanar as roscas do movimento central, principalmente do lado das coroas. As primeironas eram estranhas, pois tinham o top tube muito comprido. As últimas já estavam mais "normais". E de um modo geral, todas eram lindas e tinham uma traseira dura pra dedeu, fruto de um projeto de traseira mais curto, reativo. Os modelos eram vários, e alguns mais tops de linha somente eram encontrados em grandes bicicletarias, bem caros, inclusive.
|
|
Pedalar é preciso...
|
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Interessante q a minha primeira de 92 tinha a rosca do movimento central embutida no quadro como bucha. Ou seja a rosca não era cunhada no próprio quadro. Mas nenhuma das 2 Aluminum me deram defeito na rosca. Mas também era muito cuidadoso.
|
|
Gryphon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Essas primeiras Aluminum eram completamente ponto fora da reta, mesmo para a época.
Uma das coisas que eu lembro é que na época todos os fabricantes de quadros recebiam os perfis de alumínio recozido, fabricavam o quadro e davam têmpera. A Caloi achou que assim ficava complicado e caro de fazer e mudou o processo. Os fornecedores forneciam os perfis já temperados e a Caloi só tinha o trabalho de cortar e soldar (embora ela precisasse aprimorar a técnica de soldagem). Parece que muitos fabricantes copiaram a Caloi nisso. Outra coisa que um passarinho verde me contou é que a Caloi não tinha grande corpo de engenheiros atualizados com as tecnologias mais modernas e por isso ela vivia improvisando. Quando ela foi lançar a Aluminum, a engenharia da fábrica não tinha a menor ideia da resistência do quadro e a base de comparação que eles tinham na época era o alumínio de panela, que era muito mole. Então reforçaram tudo pra não quebrar. Num desses reforços eles usaram um downtube de perfil elíptico. Na época parecia estranho pois só existia bicicleta de quadro com tubos redondos, mas ao mesmo tempo que aquilo dava reforço à estrutura, chamava a atenção por ser diferente e por ter o nome "Caloi" em letras maiores. |
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2130 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Andando por aí vejam o que vi hoje pela manhã... |
|
Gryphon
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Essa é rara de se ver na rua. A Caloi ATN, cópia da GT.
Era bicicleta para poucos, antes da moda das Aluminum. Engraçado é que acabei atirando o que queria e acabei acertando em cheio onde não esperava. Há uns tempos atrás minha T Type (das primeiras lançadas) quebrou o quadro (coisa comum na T Type) e eu queria um quadro para remontar as peças dela. A chamada "rajadinha" era um antigo sonho de consumo. Quando eu estava na faculdade todos os alunos mais "afortunados" tinham uma dessas, enquanto eu tinha uma Cruiser Montava 10. Quando foi para comprar o quadro, minha primeira opção seria encontrar um quadro de ATN. Não achei e acabei comprando uma carcaça de uma Caloi estranha. Depois de muita pesquisa, descubro que se tratava da Caloi Mountain Bike 15, a primeira "mountain bike" oficial de fábrica no Brasil. Bicicleta histórica, rara, praticamente desconhecida, mas com uma história muito interessante para contar. Só faltava essencialmente o câmbio completo e o selim e decidi por uma restauração da bike. Parto para a segunda tentativa. Não acho um quadro de ATN em bom estado nem com reza brava. Mas topo com um quadro de GT 93 de cromoly. Questões profissionais fizeram com que eu desacelerasse a restauração da Caloi e a remontagem da GT. - Da Caloi faltavam dados sobre a bicicleta original. Peças e grafismos; - Da GT, muitas peças que eu tinha não serviram; Mas a Caloi teve uma nova chance. Achei outra quase toda original (o dono tinha trocado selim, pedais e guidão e faltava o câmbio traseiro) e paguei apenas apenas R$ 200,00 nela. Era bicicleta de estimação, presente do avô e o dono queria mais um bom destino para a bicicleta do que o dinheiro. Está um pouco desgastada do tempo, mas em perfeito estado. Até os grafismos estão num estado que permite que sejam reproduzidos para a restauração da primeira. A primeira também teve a sorte de o dono da segunda lembrar de todos os detalhes e eu encontrei o conjunto de câmbio original zero km. Achar a segunda bicicleta foi como achar uma agulha num palheiro, e agora tenho peças para restaurar uma com 100% originalidade. A ATN ainda tem uma coisa intteressante. O primeiro modelo lançado, que substituiu a Montain Bike 15, era igualmente preta com a mesma inscrição "Mountain Bike" em branco no top tube. Depois ela passou para a pintura cinza rajada de preto (inicialmente com garfo preto e depois também rajado). Até esse ponto o modelo era designado apenas como "Mountain Bike". A designação oficial como ATN pela Caloi só aconteceu quando o modelo passou a ser pintado de amarelo ou laranja cítricos. No final das contas, eu quis comprar um quadro de ATN, acabei com 3 bicicletas em restauro e não comprei nenhuma ATN! :D |
|
edugordinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2020 recife Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Caloi Alumino Sigma
|
|
edugordinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2020 recife Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Over!
|
|
edugordinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2020 recife Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
com rosca.
|
|
edugordinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 17 Abr 2020 recife Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
o garfo de diametro interno 25 mm é considerado over ou stand ?
Segundo um vendendor stand é 21mm ou 22mm e o diametro de over é 25 mm. Enfim o diametro interno do garfo original da caloi aluminum sigma é 25 mm. |
|
| |
F.L.VULPI
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 04 Set 2022 Marabá Offline Mensagens:5 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Na sua os suportes dos conduítes são presos ao quadro por arrebites? Tive uma T_TYPE em 1996 que comprei da minha tia e nunca descobri qual era o ano dela, creio que foi da primeira geração pq os suportes de conduíte eram presos por arrebites. Depois a Caloi já passou a fabricar soldado ao quadro, isso em 1997 ou 1998 se não me engano.
|
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |