Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Briefing sobre GPSs
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Briefing sobre GPSs

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Briefing sobre GPSs
    Postado: 16 Jan 2013 as 16:12
Olá,

Apesar de ser novo no forum tenho mais de 20 anos em experiência outdoor seja com mountain bike, trekking, montanhismo ou outras modalidades.

No fim de ano foi lançado o novo GPS edge 810 voltado para ciclismo e novamente vem novas duvidas.

Pensei em fazer um texto explicativo e meus pontos de vista.

Os sistemas de geolocalizacao por satélite em atividade sao frutos diretos da guerra fria hoje temos 100% operacionais o GPS mantido pelo governo norte americano e o Glosnass mantido hoje pela Rússia.

Eles funcionam de modo similar, mas a primeira caracteristica e que nao sao compativeis entre si, existem aparelhos que tem os dois receptores e processadores mas sao raros, eles tem precisão domestica similar, o GPS na pratica e algo mais rápido para captação do sinal. O Glosnass sofre de falta de receptores por isso e menos comum e usado.

Os dois sistemas sofrem com erro induzido que os controladores usam para evitar uso bélico indiscriminado, por isso e comum em regiões de conflito eles tenham erro induzido de até 200mts e situações criticas possam até ser desligados. O GPS sofre mais com isso mas o Glosnass tb tem esse problema.

Existem dois sistemas em montagem o chinês Baidu que terá parâmetros próprios e não se fala muito dele e o sistema Galilleu da união européia, ele ira usar a mesma freqüência e algoritmos básicos do GPS e poderá funcionar em adição ao sinal GPS ou de forma independente, na pratica espera-se que os receptores GPS possam usar o Galileu com um update simples, mas só o futuro dirá.

Na pratica isso reduz nossas opções apenas ao sistema GPS.

Agora chegamos ao ponto dos receptores.
Para esportes outdoor algumas características sao vitais:

Resistência a água sendo IPX 6 o minimo necessário.
Leveza, precisa ser leve a ponto do transporte e uso ser confortável.
Importar mapas, precisa importar mapas, traklogs, POIs de outros usuários e rotas completas estas sem limite de preferencia.
Bateria durável e facilmente recarregável ou que use nativamente ou em paralelo pilhas AA.
Entrada para cartão micro sd.
Altímetro barometrico.

Para o ciclismo algumas características extras sao interessantes como:

Sensor de cadencia.
Freqüência cardíaca e calculadoras associadas.
Auto pause, ou seja para de calcular as velocidades medias quando parado com parametrização de velocidade mínima e deslocamento a ser computado.
Auto Lap, reconhece automaticamente e faz contagem de voltas empam circuito.

Funcionalidades extras bem úteis:

Radio comunicador com VOX
Location share, capacidade de mandar para outro gps a sua posição.
Informações solares, saber qual a hora do por do sol e quanto tempo de luz solar aindatem para terminar a trip.
Troca de informações em redes sociais.
Geocaching friendly.
Câmera digital integrada.

Não existe hoje nenhum GPS com todas as funcionalidades mas vários quem podem se encaixar melhorou pior nas suas necessidades.

Se você for ciclista profissional, ou estusiasta serio, cujo interesse seja maior no condicionamento físico, ou seja um fanático por fitness e que a bike seja apenas um meio os GPS dedicados para bike sao mais interessantes, falo mais do edge 800 e edge 810 mas qualquer com funcionalidades similares sao ótimos.
Pq? Eles possuem o modulo de fitness, sensor de cadencia, sensor cardíaco, possuem módulos programáveis para assináramos mais comuns e úteis para condicionamento físico, suas funções de auto pause e auto Lap sao leais e a navegação e bem legal.

A interface com redes sociais e comunicação com smartphones nos novos modelos sao bem leais também.

Mas eles sao perfeito?

NÃO!!!

Podem ser uma péssima escolha para muitos de nos...

Pq? São muito específicos ficam devendo características úteis em muitas horas.

As principais:

Pouca autonomia de bateria, embora seja de 15 a 17 horas, usando sensor de cadencia e sensor cardíaco ela cai, cai mais ainda dependendo do uso de mapas, traklogs e rotas. Não permite uso de pilhas AA. Se você fizer cicloturismo viagens longas ou trilhas que ira dormir em fazendas pode se complicar.

Tela pequena, as outras telas sao bem maiores, melhores para navegação, dandomuma idéia melhor de onde esta e redondezas.
Não possuem câmera.
Não possuem Informações solares, as vezes saber quantas horas até o por do sol pode decidir entre um retorno seguro ou um perrengue.
Não possuem radio comunicador.
Não fazem localizou Share independente.
Sao menos robustos que alguns modelos para montanhismo.

Já os modelos de montanhismo todos eles possuem suportes para bicicletas e podem ser usados no guidão com seguranca.

Como disse não sao perfeitos mas podem ser excelentes para algumas pessoas.

Se você e mais ciclista que atleta, se faz viagens longas, se faz cicloturismo, se pratica trekking ou outros esportes, se gostaria de usar em uma viagem seu gps como ajuda para encontrar um ponto de interesse, se não agüenta a tela pequena do edge.

Os defeitos e não terem as funcionalidades fitness, serem mais pesados, vc ganha em tela e em autonomia e perde 100gramas. Mas se vc usar um com câmera pode deixar a sua câmera de lado e o que perde no peso ganha não levando a câmera.

Ganha nos detalhes citados acima.


Uma solução ótima mas sempre esquecida sao os GPSs com radio comunicador incorporados, eles trabalham na mesma freqüência e squelsh codes dos rádios talk about da motorola, tanto em freqüência de baixa potência FRS como na de alta potência GMRS, eles conseguem conversar até 3km em baixa e 32 km em alta potência.

Isso permite manter contato com uma base até 32km distante, permite manter contato com pessoas do grupo, eles sao providos de VOX um sistema que vc apenas fala e o radio detecta o discurso e já emite não precisando de apertar botão nenhum, isso ajuda muito em viagens e trilhas longas em grupo onde as vezes um se separa mais do outro e qualquer contratempo pode ser resolvido mais Facil, inclusive a função de envio de posição e track back dando o caminho para encontrar o perdido mais Facil.

Na minha opinião:

Ciclista de estrada ou de circuito, ciclista profissional ou esportista avançado use os modelos próprios para ciclismo.

Ciclistas de montanha, ciclistas que fazem viagens, cicloturismo em trilhas, quem faz mountain em trilhas longas, ciclistas que fazem trekking, travessias, montanhismo ou outros sports os modelos com radio incorporado como os da linha Rino da garmin sao excelentes perfeitos.

Se vc e como acima porém não faz atividades em grupo e da mais valor ao tamanho da tela Os GPS de trekking sao melhores.

Quanto ao custo beneficio todos eles tem preco relativamente similar.

O edge 800 custa preco cheio lá fora de 450 a 650 dependendo dos sensores extras. Estéreo vai cair agora com a entrada do 810.

Os Montaña 650, Oregon 650 preco cheio de 530 e 470 dólares o GPS MAP 62 st 450 dólares

Os Rino que tem GPS e radio incorporado custam 350, 500 e 600 dólares.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X