Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação SLX nova, e pulando marcha? ajuda!!!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação SLX nova, e pulando marcha? ajuda!!!

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2013 as 08:56
Como está sua roldana? A corrente é nova? Ela está muito usada?
Quem regula sua bike?

A troca de marcha involuntária ocorre quando você está descendo um morro pedalando ao meios das pedras ou até mesmo em uma reta?

Geralmente as descidas técnicas a gente desce no coroão e nos cassetes maiores (3º ou 4º) para deixar todo o conjunto esticado, como fica nas bikes de DH.

Originalmente postado por adrianotrevi adrianotrevi escreveu:

A corrente não cai fora, sofica pulando da mais pesada para a emediatamente mais leve...
Só ocorre com alta trepidação, a toda velocidade mesmo...
 
Só fiquei encucado que a minha outra bike, sem suspa nem nada, bem ralé, não fazia isso...?
 
Mais alguem com esse problema? ou só nós dois tivemos isso.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2013 as 10:01
[QUOTE=scofieldpedal] Como está sua roldana? A corrente é nova? Ela está muito usada?
Quem regula sua bike?

A troca de marcha involuntária ocorre quando você está descendo um morro pedalando ao meios das pedras ou até mesmo em uma reta?

Geralmente as descidas técnicas a gente desce no coroão e nos cassetes maiores (3º ou 4º) para deixar todo o conjunto esticado, como fica nas bikes de DH.
O conjunto é todo novo, e a troca de marcha ocorre no estradão de terra batido com cascalho, estrada de interior, na velocidade máxima.
Quem regula sou eu mesmo, tenho conhecimento o bastate para uma simples regulagem de marcha, mas já levei em um mecânico e não resolveu.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2013 as 17:15
Jovem,

Abaixo vou colocar uns três link que achei no site da shimano, é para regulagem do câmbio.

Observe:
1 - A existência de folga entre o câmbio e a gancheira (não regula direito).
2 - Os parafusos limitadores do câmbio, principalmente para o cassete menor (faz a marcha pular. O segredo é deixar a corrente alinhada no cassete).
3 - O parafuso que regula para qual tamanho do cassete a ser usado (a marcha fica horrível quando regulado diferente do cassete a ser usado).
4 - Tamanho do canduite que termina no câmbio (marcha não regula).
5 - O tamanho da corrente (excesso faz pular e curta faz a marcha cair).
6 - A posição do cabo fixado no câmbio (as últimas marchas não funciona direito).

Sua relação é 11/32 11/34 ou 12/36? A coroa maior é 44 ou 42 dentes?
Sempre usei relação 9 velocidades com cassete 11/34. Para deixar a corrente no tamanho certo eu coloco a marcha na menor coroa e no menor cassete. A posição certa é deixar a corrente sem folga e sem deixar o câmbio esticado. Lembre-se que corrente Shimano tem um elo mestre, diferente das outras correntes que usam power link.
Toda corrente nova eu tiro 03 elos. Se sua relação for 11/36 ou 12/36 deixa um elo sobrando na descrição acima.

http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SI_5XF0A/SI_5XF0A_001/SI-5XF0A-001-06-POR_v1_m56577569830714336.PDF

http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SLX/SI_5WM0A_002/SI-5WM0A-002-Po_v1_m56577569830648295.pdf

http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SLX/SI_6PZRA_003/SI-6PZRA-003-POR_v1_m56577569830680394.pdf


Originalmente postado por adrianotrevi adrianotrevi escreveu:

O conjunto é todo novo, e a troca de marcha ocorre no estradão de terra batido com cascalho, estrada de interior, na velocidade máxima.
Quem regula sou eu mesmo, tenho conhecimento o bastate para uma simples regulagem de marcha, mas já levei em um mecânico e não resolveu.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2013 as 17:49
Esqueci:

Para mim corrente shimano é uma bosta.
Até recomendo uma KMC Z9000, Sram PG 951. A que mais gosto é a KMC Gold, oferece uma troca super macia, é fácil de limpar e aguenta o pau (a minha está com 2.009km rodados e está em 0.75 de desgaste).

Voltando ao seu problema. Quando o elo da emenda ou qualquer fica muito travado ele não entra corretamente nos cassetes menores, é por isto que ocorre ocorre pulos.
Isto resolve depois de um bom uso. É por isto que a relação XT de um amigo anterior parou de pular.
Vai rodando o pedevela bem devagar e vai observando algum elo que não faz o percurso certo no cassete ou/e fica meio dobrado.

A tantos anos que não uso corrente shimano que esqueci disto.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2013 as 10:50
ok... valeu pelas dicas... a principio todas elas já foram verificadas, tamanho corrente conforme manual, tamanho conduite conforme manual, sem folgas, etc...
 
Vou verificar o limitador do cambio, pois foi regulado no sistema, ( não cai para a mais pesada, vai soltanto o parafuso até cair e parar de fazer o barulho de que não esta bem engatado mais uma meia volta e alguma coisa... tentarei soltar mais o para fuso e testar, depois apertar mais e testa, para ver o que acontece.
 
Com relação ao elo mestre, pode ser que o mecanico estragou, pois estava acompanhando o serviço e a chave não pegou direitinho no pino e deu uma amaçadinha, mas visualmente parece estar 100% e esta solto como os outros elos, para ocorrer o pulo... não faz aquele famoso tec tec quando passa por ele.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2013 as 11:32
Bom vamos lá:

Não é comum pular em marcha nenhuma ainda mais se for novo e tudo da mesma marca.

Podem ser 7 problemas:

1 Os conduítes estão curtos.
2 A roldana esta próxima demais do cassete (Regulagem).
3 O parafuso limitador (engrenagem menor) esta apertado demais, lembre-se que neste caso a roldana sai 1mm para fora do alinhamento do cassete.    
4 Corrente longa demais.
5 Gancheira torta.
6 Lubrificação ruim nos conduítes e (ou) cabos e conduítes sem qualidade.
7 Regulagem fina.

O certo é que vc não procurou um profissional qualificado para a montagem caso contrário estaria tudo OK.
Agora sem ver de perto não dá pra ter certeza de nada mas pelo que fala é uma combinação dos itens 1, 3, 6 e 7.

At. 


Editado por dts - 25 Out 2013 as 11:39
Voltar ao Topo
39709 Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Out 2010
-
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 39709 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2013 as 12:10
Pelas fotos que você postou me parece que nenhum dos conduites esta com a os terminais (conduites estão tortos nos encaixes), pode ser esse o problema.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2013 as 12:14
Você falou que fez a troca dos cabos e gancheira, quem fez foi você? Retirou a corrente quando fez este serviço?

Sua relação está bem regulada e não irá fazer aquele famoso tec tec, acho bobeira mexer mais.
Enquanto a corrente não gastar um pouco o problema vai continuar, tenho certeza que é algum elo travado, que é mais provável na emenda, mesmo visualmente parece está normal.

Já rodou quantos kms com esta relação?
Vai ter que gastar um pouco mesmo.

Na próxima corrente usa outra marca, verá a diferença.

Originalmente postado por adrianotrevi adrianotrevi escreveu:

ok... valeu pelas dicas... a principio todas elas já foram verificadas, tamanho corrente conforme manual, tamanho conduite conforme manual, sem folgas, etc...
 
Vou verificar o limitador do cambio, pois foi regulado no sistema, ( não cai para a mais pesada, vai soltanto o parafuso até cair e parar de fazer o barulho de que não esta bem engatado mais uma meia volta e alguma coisa... tentarei soltar mais o para fuso e testar, depois apertar mais e testa, para ver o que acontece.
 
Com relação ao elo mestre, pode ser que o mecanico estragou, pois estava acompanhando o serviço e a chave não pegou direitinho no pino e deu uma amaçadinha, mas visualmente parece estar 100% e esta solto como os outros elos, para ocorrer o pulo... não faz aquele famoso tec tec quando passa por ele.


Editado por scofieldpedal - 25 Out 2013 as 12:14
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2013 as 15:11
[QUOTE=scofieldpedal] Você falou que fez a troca dos cabos e gancheira, quem fez foi você? Retirou a corrente quando fez este serviço?

Sua relação está bem regulada e não irá fazer aquele famoso tec tec, acho bobeira mexer mais.
Enquanto a corrente não gastar um pouco o problema vai continuar, tenho certeza que é algum elo travado, que é mais provável na emenda, mesmo visualmente parece está normal.

Já rodou quantos kms com esta relação?
Vai ter que gastar um pouco mesmo.

Na próxima corrente usa outra marca, verá a diferença.
ESSAS FOTOS SÃO ANTIGAS...
EU MESMO EFETUEI A TROCA DOS CONDUITES, AGORA ESTA COM JAGWIRE E GANCHEIRA NOVA.
SIM, FUI EU QUE FIZ O SERVIÇO, OS CONTUITES ESTÃO NO TAMANHO CORRETO, E O DO CAMBIO ESTA CONFORME MANDA O MANUAL.
RETIREI A CORRENTE SIM...
A RELAÇÃO NÃO DEVE TER 200 KM AINDA, QUASE NÃO ANDEI DEVIDO A VENDA DA SUSPA ANTIGA E A ESPERA DA CHEGADA DA NOVA... ACABOU FICANDO PARADA.
 
VOU ANDAR UM KM PARA VER SE PARA E VOU SEGUIR O CONSELHO DE USAR OUTRA CORRENTE, MAS SOMENTE QUANDO ESTA GASTAR, POIS É SLX.
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2013 as 15:33
SÓ TENHO ESSA POR ENQUANTO, MAS NAO DA PARA VER A RELAÇÃO
 


Editado por adrianotrevi - 25 Out 2013 as 15:35
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2013 as 08:48
Muito linda sua bike. Sou fã da Giant.
É isto ae, vai usando a corrente até ela acabar, não precisa gastar por causa disto.
Você vai precisar andar vários kms para acertar isto, evite de pedalar muito forte nos cassetes menores até resolver. Se a próxima corrente não tiver um power link, compre um, vale a pena.

Sugestão: Não sei se ainda está assim, mas o canduíte do freio dianteiro está passando por fora da suspensão, o ideal é por dentro, se você cair poderá danificar ou romper ele.

Se possível comente aqui depois dos kms se resolveu ou não.

Originalmente postado por adrianotrevi adrianotrevi escreveu:

ESSAS FOTOS SÃO ANTIGAS...
EU MESMO EFETUEI A TROCA DOS CONDUITES, AGORA ESTA COM JAGWIRE E GANCHEIRA NOVA.
SIM, FUI EU QUE FIZ O SERVIÇO, OS CONTUITES ESTÃO NO TAMANHO CORRETO, E O DO CAMBIO ESTA CONFORME MANDA O MANUAL.
RETIREI A CORRENTE SIM...
A RELAÇÃO NÃO DEVE TER 200 KM AINDA, QUASE NÃO ANDEI DEVIDO A VENDA DA SUSPA ANTIGA E A ESPERA DA CHEGADA DA NOVA... ACABOU FICANDO PARADA.
 
VOU ANDAR UM KM PARA VER SE PARA E VOU SEGUIR O CONSELHO DE USAR OUTRA CORRENTE, MAS SOMENTE QUANDO ESTA GASTAR, POIS É SLX.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2013 as 09:25
o conduíte já esta por dentro...
Vou postar umas fotos nova, tirei no final de semana, do sistema conduites relação.
abraço
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2013 as 01:11
SEGUE AS IMAGENS PARA QUEM ENTENDE DAR UMA OLHADA, PARECE ESTAR TUDO OK.
 
RELEMBRANDO, O MECÄNICO MAIS PRÓXIMO FICA MUITO, MUITO DISTANTE.
 





 
Voltar ao Topo
thiagoveloso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Fev 2008
Campinas, SP
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagoveloso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2013 as 03:23
Passei pelo mesmo problema quando troquei a corrente da minha bike por uma zerada.

Comprei a nova e fui logo instalando, mas eu nem sabia que tem que cuidar o tamanho dela - você pode ter que tirar um ou dois links para atingir o tamanho ideal.

O que você tem que fazer é tirar a corrente, aí passá-la pela coroa maior do pedivelo e pelo menor cassete, sem inserir a corrente no câmbio traseiro. Veja no site do Sheldon Brown algumas fotos que mostram como deve aser o tamanho ideal: http://sheldonbrown.com/derailer-adjustment#chain (fotos da seção 'Chain Length').

As fotos do site da Parktools sobre o assunto também vão te ajudar: http://www.parktool.com/blog/repair-help/chain-length-sizing
Voltar ao Topo
adrianotrevi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2012
Rio Grande do S
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianotrevi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2013 as 12:30
Sim, isto já foi feito, está até com um elo a menos.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X