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Relação SLX nova, e pulando marcha? ajuda!!! |
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scofieldpedal
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Como está sua roldana? A corrente é nova? Ela está muito usada?
Quem regula sua bike? A troca de marcha involuntária ocorre quando você está descendo um morro pedalando ao meios das pedras ou até mesmo em uma reta? Geralmente as descidas técnicas a gente desce no coroão e nos cassetes maiores (3º ou 4º) para deixar todo o conjunto esticado, como fica nas bikes de DH.
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adrianotrevi
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[QUOTE=scofieldpedal]
Como está sua roldana? A corrente é nova? Ela está muito usada?
Quem regula sua bike? A troca de marcha involuntária ocorre quando você está descendo um morro pedalando ao meios das pedras ou até mesmo em uma reta? Geralmente as descidas técnicas a gente desce no coroão e nos cassetes maiores (3º ou 4º) para deixar todo o conjunto esticado, como fica nas bikes de DH.O conjunto é todo novo, e a troca de marcha ocorre no estradão de terra batido com cascalho, estrada de interior, na velocidade máxima. Quem regula sou eu mesmo, tenho conhecimento o bastate para uma simples regulagem de marcha, mas já levei em um mecânico e não resolveu.
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scofieldpedal
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Jovem,
Abaixo vou colocar uns três link que achei no site da shimano, é para regulagem do câmbio. Observe: 1 - A existência de folga entre o câmbio e a gancheira (não regula direito). 2 - Os parafusos limitadores do câmbio, principalmente para o cassete menor (faz a marcha pular. O segredo é deixar a corrente alinhada no cassete). 3 - O parafuso que regula para qual tamanho do cassete a ser usado (a marcha fica horrível quando regulado diferente do cassete a ser usado). 4 - Tamanho do canduite que termina no câmbio (marcha não regula). 5 - O tamanho da corrente (excesso faz pular e curta faz a marcha cair). 6 - A posição do cabo fixado no câmbio (as últimas marchas não funciona direito). Sua relação é 11/32 11/34 ou 12/36? A coroa maior é 44 ou 42 dentes? Sempre usei relação 9 velocidades com cassete 11/34. Para deixar a corrente no tamanho certo eu coloco a marcha na menor coroa e no menor cassete. A posição certa é deixar a corrente sem folga e sem deixar o câmbio esticado. Lembre-se que corrente Shimano tem um elo mestre, diferente das outras correntes que usam power link. Toda corrente nova eu tiro 03 elos. Se sua relação for 11/36 ou 12/36 deixa um elo sobrando na descrição acima. http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SI_5XF0A/SI_5XF0A_001/SI-5XF0A-001-06-POR_v1_m56577569830714336.PDF http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SLX/SI_5WM0A_002/SI-5WM0A-002-Po_v1_m56577569830648295.pdf http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SLX/SI_6PZRA_003/SI-6PZRA-003-POR_v1_m56577569830680394.pdf
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scofieldpedal
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Esqueci:
Para mim corrente shimano é uma bosta. Até recomendo uma KMC Z9000, Sram PG 951. A que mais gosto é a KMC Gold, oferece uma troca super macia, é fácil de limpar e aguenta o pau (a minha está com 2.009km rodados e está em 0.75 de desgaste). Voltando ao seu problema. Quando o elo da emenda ou qualquer fica muito travado ele não entra corretamente nos cassetes menores, é por isto que ocorre ocorre pulos. Isto resolve depois de um bom uso. É por isto que a relação XT de um amigo anterior parou de pular. Vai rodando o pedevela bem devagar e vai observando algum elo que não faz o percurso certo no cassete ou/e fica meio dobrado. A tantos anos que não uso corrente shimano que esqueci disto. |
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adrianotrevi
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ok... valeu pelas dicas... a principio todas elas já foram verificadas, tamanho corrente conforme manual, tamanho conduite conforme manual, sem folgas, etc...
Vou verificar o limitador do cambio, pois foi regulado no sistema, ( não cai para a mais pesada, vai soltanto o parafuso até cair e parar de fazer o barulho de que não esta bem engatado mais uma meia volta e alguma coisa... tentarei soltar mais o para fuso e testar, depois apertar mais e testa, para ver o que acontece. Com relação ao elo mestre, pode ser que o mecanico estragou, pois estava acompanhando o serviço e a chave não pegou direitinho no pino e deu uma amaçadinha, mas visualmente parece estar 100% e esta solto como os outros elos, para ocorrer o pulo... não faz aquele famoso tec tec quando passa por ele.
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dts
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Bom vamos lá:
Não é comum pular em marcha nenhuma ainda mais se for novo e tudo da mesma marca. Podem ser 7 problemas: 1 Os conduítes estão curtos. 2 A roldana esta próxima demais do cassete (Regulagem). 3 O parafuso limitador (engrenagem menor) esta apertado demais, lembre-se que neste caso a roldana sai 1mm para fora do alinhamento do cassete. 4 Corrente longa demais. 5 Gancheira torta. 6 Lubrificação ruim nos conduítes e (ou) cabos e conduítes sem qualidade. 7 Regulagem fina. O certo é que vc não procurou um profissional qualificado para a montagem caso contrário estaria tudo OK. Agora sem ver de perto não dá pra ter certeza de nada mas pelo que fala é uma combinação dos itens 1, 3, 6 e 7. At.
Editado por dts - 25 Out 2013 as 11:39 |
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Pelas fotos que você postou me parece que nenhum dos conduites esta com a os terminais (conduites estão tortos nos encaixes), pode ser esse o problema.
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scofieldpedal
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Você falou que fez a troca dos cabos e gancheira, quem fez foi você? Retirou a corrente quando fez este serviço?
Sua relação está bem regulada e não irá fazer aquele famoso tec tec, acho bobeira mexer mais. Enquanto a corrente não gastar um pouco o problema vai continuar, tenho certeza que é algum elo travado, que é mais provável na emenda, mesmo visualmente parece está normal. Já rodou quantos kms com esta relação? Vai ter que gastar um pouco mesmo. Na próxima corrente usa outra marca, verá a diferença.
Editado por scofieldpedal - 25 Out 2013 as 12:14 |
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adrianotrevi
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Você falou que fez a troca dos cabos e gancheira, quem fez foi você? Retirou a corrente quando fez este serviço?
Sua relação está bem regulada e não irá fazer aquele famoso tec tec, acho bobeira mexer mais. Enquanto a corrente não gastar um pouco o problema vai continuar, tenho certeza que é algum elo travado, que é mais provável na emenda, mesmo visualmente parece está normal. Já rodou quantos kms com esta relação? Vai ter que gastar um pouco mesmo. Na próxima corrente usa outra marca, verá a diferença.ESSAS FOTOS SÃO ANTIGAS... EU MESMO EFETUEI A TROCA DOS CONDUITES, AGORA ESTA COM JAGWIRE E GANCHEIRA NOVA. SIM, FUI EU QUE FIZ O SERVIÇO, OS CONTUITES ESTÃO NO TAMANHO CORRETO, E O DO CAMBIO ESTA CONFORME MANDA O MANUAL. RETIREI A CORRENTE SIM... A RELAÇÃO NÃO DEVE TER 200 KM AINDA, QUASE NÃO ANDEI DEVIDO A VENDA DA SUSPA ANTIGA E A ESPERA DA CHEGADA DA NOVA... ACABOU FICANDO PARADA. VOU ANDAR UM KM PARA VER SE PARA E VOU SEGUIR O CONSELHO DE USAR OUTRA CORRENTE, MAS SOMENTE QUANDO ESTA GASTAR, POIS É SLX.
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adrianotrevi
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scofieldpedal
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Muito linda sua bike. Sou fã da Giant.
É isto ae, vai usando a corrente até ela acabar, não precisa gastar por causa disto. Você vai precisar andar vários kms para acertar isto, evite de pedalar muito forte nos cassetes menores até resolver. Se a próxima corrente não tiver um power link, compre um, vale a pena. Sugestão: Não sei se ainda está assim, mas o canduíte do freio dianteiro está passando por fora da suspensão, o ideal é por dentro, se você cair poderá danificar ou romper ele. Se possível comente aqui depois dos kms se resolveu ou não.
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adrianotrevi
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o conduíte já esta por dentro...
Vou postar umas fotos nova, tirei no final de semana, do sistema conduites relação. abraço
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adrianotrevi
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thiagoveloso
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Passei pelo mesmo problema quando troquei a corrente da minha bike por uma zerada.
Comprei a nova e fui logo instalando, mas eu nem sabia que tem que cuidar o tamanho dela - você pode ter que tirar um ou dois links para atingir o tamanho ideal. O que você tem que fazer é tirar a corrente, aí passá-la pela coroa maior do pedivelo e pelo menor cassete, sem inserir a corrente no câmbio traseiro. Veja no site do Sheldon Brown algumas fotos que mostram como deve aser o tamanho ideal: http://sheldonbrown.com/derailer-adjustment#chain (fotos da seção 'Chain Length'). As fotos do site da Parktools sobre o assunto também vão te ajudar: http://www.parktool.com/blog/repair-help/chain-length-sizing
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adrianotrevi
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Sim, isto já foi feito, está até com um elo a menos.
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