Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desafio Audax Recife-Natal de MTB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desafio Audax Recife-Natal de MTB

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marco Leal Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2009
Recife-PE
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Marco Leal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Desafio Audax Recife-Natal de MTB
    Postado: 23 Out 2012 as 12:14
             

                       Meus Amigos do Pedal.

                                                                                  Em 21 Out 2012

  Na segunda feira retrasada, dia 08 Out 2012, fiz uma Super Aventura, digna de um Desafio AUDAX (Prova de Resistência de Bike): um pedal de Recife-PE a Natal-RN, de MTB, NUM SÓ DIA...

  É verdade, já tinha feito este trajeto de bike em dois dias, dormindo em João Pessoa-PB. Mas, com a recente duplicação da BR 101 Norte, achei que poderia encarar os 300 Km em menos de 20 horas totais (limite máximo de tempo para esta distância), incluindo paradas e alguns imprevistos na estrada: chuva, pneu furado, noite, alimentação e hidratação...Assim preconizam as regras das Provas Audax, não podendo contar com carro de apoio.Total autonomia e independência, sem contar com ajuda externa...Acabei topando o desafio solo, pra não envolver mais ninguém numa possível "roubada"...

  Bike revisada e lubrificada, velocímetro aferido, mochila básica contendo só uma muda de roupa de ciclismo seca, uma muda de roupa pra dormir, ferramentas e suplementos, como barrinha de cereais e gel de carboidrato. Estava pronto para o meu Audax !!!

  Saí de casa, em Boa Viagem, às 03:55 hs da manhã, num ritmo tranquilo e constante, e logo deparei com um tempo encoberto e fechado, com ameaça constante de chuva...O vento, de cauda, me empurrava de leve, me deixando mais animado !!

  Mas, com 02:30 horas de pedal, próximo à entrada de Ponta de Pedras-PE, o primeiro pneu traseiro furado...”Pit stop” rápido, apenas troquei a câmara de ar (levei duas novas de reserva, mais remendos), e ainda contei com a ajuda inesperada de um rapaz que aguardava o ônibus para o trabalho, chamado José Inácio, parando no total 20 minutos. Obrigado pela ajuda, amigo, Deus te abençoe...

  Chegando a Goiana-PE, parada rápida pra calibrar o pneu da bike, um xixi "a jato", uma barrinha pra dentro e vamos "simbora"...A média, até então, era de 23,4 Km/h, muito boa para os 71 Km pedalados, precisava adiantar ao máximo por causa da chuva iminente...

  E, logo depois do pequeno trecho ainda por duplicar na BR 101, apenas uns 200 metros, na primeira das “serrinhas”, a chuva veio com força total, me deixando inteiramente molhado, até a alma...Não dava pra ver muita coisa de óculos, sujo e embaçado, tirei e logo um cisco caiu no olho...Cheguei à conclusão que era melhor ir de óculos mesmo, lentes amarelas, pra proteger a vista, mas a velocidade teimava em ficar nos 15 a 20 Km/h, com vento agora de proa...Xiiii, estava duro de prosseguir !!! Chão bem molhado, acostamento muito sujo com muitos pedaços de pneu de caminhão, e eu tendo que passar por cima de tudo, sem poder desviar...E sentindo frio, até a cueca estava encharcada !!! Pensei em desistir, se chegasse a João Pessoa  naquelas condições...Implorei ao nosso Mestre Jesus que iluminasse o meu caminho, e eis que a chuva dá uma trégua...

   Cheguei em JP quase seco, com 05:25 hs de tempo total, 04:40 horas de pedal, média de 22,5 Km/h para 123 Km pedalados...Nada mal, mas ainda faltavam mais 180 Km...Massagem rápida nas pernas, 02 coxinhas, uma Coca, outra barrinha, parada de 20 minutos e vamos em frente...Já eram 10:00 da manhã, e o tempo continuava bem fechado, mas eu continuava bem motivado para cumprir o meu objetivo, com a ajuda de Deus !!

   Da saída de JP até a entrada de Lucena-PB, cerca de 25 Km com acostamento de terra (ou sem ele...), muito movimento e aflição com o trânsito bem próximo...Algumas vezes, não havia escolha: ora dividia a pista com ônibus e caminhões (os de cana são os piores...), ora enfrentava a terra do acostamento e um possível furo no pneu...E a chuva também voltou, pra aumentar a aflição...De novo, bateu a dúvida se tudo aquilo estava valendo mesmo a pena, todo aquele risco, e a vontade de desistir bateu forte...Rezei e implorei a Ele novamente, e tudo melhorou da água para o vinho pouco depois...Pista duplicada com perfeição, sem chuva (apesar de encoberto), temperatura agora agradável, vento voltou a empurrar fraco, era hora de fazer contas e conferir a distância que faltava, dentro do tempo limite...

   Hora de pedalar forte também, parar quase nada, adiantar o máximo ainda de dia, pra enfrentar a noite com uma certa reserva...A esperança aumentou, um gelzinho de carboidrato pra dar mais força e vamos nós...

   Em Mamanguape, ainda na Paraíba, hora do almoço, eram 12:30 horas, mas nem pensar em encher o estômago e perder tempo almoçando...Lanche rápido, massagem de novo nas pernas, mais duas coxinhas, duas Cocas, outra barrinha, e mais 20 minutos de parada total pra pegar o máximo de tempo claro...

   Logo depois, choveu mais um pouco, mas o tempo abriu de vez, e o Sol saiu forte...Hidratação de água e maltodextrina (carboidrato) constantemente, que levei no quadro da bike, e vamos "simbora"...

   E aí, outro imprevisto, logo antes da divisa PB-RN: mais um pneu traseiro furado, na parte mais limpa e desimpedida do caminho...Tá bom, nova troca de câmara, mais 20 minutos perdidos, e vamos logo que faltam ainda 75 Km pra chegar, e já eram 15:40 horas...

   Outra parada de 10 minutos em Canguaretama, já no Rio Grande do Norte, pra hidratar com uma Coca, mais um gelzinho de carboidrato (parecia o espinafre do Popeye, força de imediato...) e logo depois foi escurecendo.

   Às 17:20 hs, quase escuro, ainda faltavam cerca de 40 Km para Natal, pisca light na traseira e um dos faróis ligados (levei dois), agora era hora do "voo noturno"...Hora de repensar no tempo em função da distância que faltava, fazer contas mesmo, pra ver se os dois faróis dariam conta da iluminação e, principalmente, se eu ainda teria força e disposição pra concluir dentro do tempo limite... Pensei, então, como nos bons tempos de Aviador da FAB: se cheguei até ali, tendo passado muito mais da metade do caminho, nada mais de desistir...Vou em frente, com a ajuda de Deus!!!

   O acostamento continuava bom, mas muito sujo, tinha de tudo: cana, pneu de caminhão, parafusos, pregos... De noite, não podia desviar muito dos detritos pelo caminho, então rezava pra não ter mais um pneu furado, pois no escuro teria que remendar a câmara, o que não seria uma boa...Meu estoque de câmaras novas tinha acabado, só restavam os remendos...

   Uma última parada de 20 minutos para alimentação e hidratação de sempre (duas coxinhas, Coca e barrinha), em São José do Mipibu-RN, a 25 Km de Natal, e pau na máquina, com prudência nas descidas escuras e força nas subidas, estava quase chegando...

   Enfim, que felicidade !!! Cheguei na Base Aérea de Natal (antigo CATRE), em Parnamirim-RN, na Região Metropolitana de Natal, às 19:35 horas, mas meu velocímetro ainda marcava 294 Km, ainda não tinha atingido o meu objetivo maior...Tinha, então, duas opções: seguir para a Rodoviária de Natal e pegar o ônibus das 23:55 horas pra Recife, chegando de madrugada em casa, ou pernoitar no CATRE e seguir no primeiro ônibus, às 06:30 hs, de volta.Tinha pego, na Internet, os horários dos ônibus no trecho NT-RF, para uma tomada de decisão mais segura...

   Em função do cansaço e, principalmente, do movimento na estrada, apesar de ser uma segunda feira, achei uma solução: pernoitaria mesmo no CATRE, no Hotel de Trânsito do Cassino dos Oficiais, mas ainda daria mais duas voltas na Lagoa do CATRE, pra inteirar os 300 Km num só dia...Perfeito !!!!!

   Mantive a mesma pisada do período noturno no interior do Catre e, ao completar 302 Km, parei e agradeci ao bom Deus por toda a proteção ao longo daquele dia memorável...Eram exatamente 20:00 horas e tinha atingido o meu objetivo, com a graça de Deus, em nenhum momento me sentindo sozinho ou desprotegido !!!!!!

   Ainda tirei umas fotos do velocímetro pra comprovar o feito, e fiz uma breve análise: foram 302,8 Km percorridos, média de 21,7 Km/h (baixou bastante no período noturno), velocidade máxima de 69,9 Km/h (alta para uma MTB, né?), 13:55 horas de pedal, 16 horas totais para rodar 300 Km (limite Audax: 20 horas), tendo passado os 200 Km com 10:29 horas (limite Audax: 13:30 horas). Nada mau !!!

   Contei a minha performance ao cassineiro/recepcionista do Hotel de Trânsito, Soldado Pessoa, que ficou muito espantado, perguntando se eu estava passando bem, depois de tudo aquilo...E ainda me recomendou que, se eu precisasse, ele acionaria o Médico de Dia pra me atender...Deve ter achado que eu ia morrer...No fundo, eu ainda estava bem !! Cansado, é verdade, mas muito melhor do que eu esperava...Só precisava mesmo era de um banho caprichado (estava podre...) e uma boa noite de sono, acordando cedo pra pegar o ônibus de volta pra casa...

    De madrugada, às 02:30 hs da manhã, acordei pra fazer um xixi, e surpresa: desta vez, foi o pneu dianteiro, furadinho da silva...Mais uma vez, Deus foi muito bom comigo...Imagina se acontecesse na estrada, à noite, cansado e no escuro...Agradeci a Ele, mais uma vez, e remendei logo, pra poder pedalar de manhã bem cedo. Era, assim, meu terceiro pneu furado...

    Alvorada "festiva", com o Soldado Pessoa batendo forte na minha porta pra conseguir me acordar (já tenho o sono pesado...), pensei que ele ia acordar todo mundo...Ás 05:30 hs, engoli rápido uma barrinha, passei no banco (ainda estava fechado), e me mandei rápido por mais 10 Km para a Rodoviária, espantado com o trânsito já começando a congestionar no acesso a Natal, ainda antes das 6 horas da manhã...Natal está crescendo muito rápido !!

    Consegui chegar 10 minutos antes do embarque, ainda um pouco ofegante, mas embarquei a bike no bagageiro inferior e me acomodei confortavelmente na poltrona 20, no ônibus com ar condicionado das 06:30 hs da Viação Progresso, estimando chegar em Recife às 11:00 hs. No meio do caminho, um lanche caprichado a bordo mesmo, afinal ainda não tinha tomado o café da manhã...

    Bem, no final, desci do ônibus às 11:10 hs na Praça do Derby, em Recife, montei na bicicleta e pedalei mais 9 Km até em casa, passando na loja/oficina de bike do Claiton Bernardo (mais conhecido como "Coem", acho que é assim que se escreve...), pra contar a aventura recente e poder chegar, afinal, ao aconchego do lar...Vitória total !!!!!

   Minha bike, uma MTB Gios Rally, aro 26 e pneus 1.5, com garfo rígido, aguentou tudo firme, me conduzindo com rapidez e segurança em todos os momentos, uma grande companheira de aventuras no asfalto...

   Quanto aos gastos, foram R$ 40,00 em lanches nas paradas e no ônibus, R$ 30,00 do Hotel de Trânsito no cheque, mais R$ 43,00 de passagem e R$ 5,00 da taxa de embarque no cartão de débito. Total: R$ 118,00, muito pouco, pelo prazer proporcionado...Valeu cada centavo gasto !!! Somente uma bicicleta pode unir prazer, bem estar e qualidade de vida, sem pesar no bolso...

   E só perdi 2,1 Kg em toda esta epopeia...Sem cãimbras ou dores nas pernas !!! Sinal que a alimentação, a hidratação e o descanso foram eficientes...Pra terem uma ideia, no dia seguinte, já recuperado, com os meus 77 Kg habituais de volta, fui pedalar à noite com meus amigos do Grupo Zona Sul, pra soltar a musculatura...E “pagar uns mistérios” também, claro...Até pra minha netinha já tenho histórias pra contar...

   Bem, se faria alguma coisa diferente? Levaria o óleo de corrente (Finish Line) na mochila, senti falta dele depois das chuvas pelo caminho...Apenas isso !!!

    Mais uma aventura concluída, desta vez um desafio um "pouco" maior para o "currículo", digno de registro quanto à superação de limites, do "alto" dos meus 54 anos de idade...Obrigado, meu bom Deus, por tudo, incluindo as rezinhas da minha família frente a tanta "loucura"...Valeu, gente !!! E até a próxima, se Deus quiser, e se minha Mamãe deixar...

 

                                                                                                                    Marco Leal, de Recife-PE 

Marco Leal, de Recife-PE

marcolegal(a)ig.com.br
Voltar ao Topo
Zerewitinoff Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2011
Recife-PE
Offline
Mensagens:335
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zerewitinoff Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2012 as 22:57
Excelente história!

Um dia terei coragem de fazer uma aventura dessas  Big smile

(haja coxinha e coca hein...rsrsrsrsr)
Viva com saúde. Use sua BIKE!
Caloi ELITE 2.7 2012
Voltar ao Topo
FCS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2011
bahia
Offline
Mensagens:1096
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FCS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2012 as 09:45
se tiver fotos da bagaça, coloca ai pra galera curtir
Voltar ao Topo
cabisvaldo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2006
Recife - Pernambuco
Offline
Mensagens:808
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cabisvaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2012 as 21:33
Caramba! Sou de Recife e sempre quis fazer esse pedal.Pedalo com a turma do Desgarrados. Não imaginava que seria tão complicado!
Já fiz uma vez Recife-Maracaípe-Recife, e acho que você sabe: pedalar para o litoral sul é uma tortura com o vento contra o tempo todo. Cheguei morto em casa.

Não sei, mas tenho a impressão que se tivesse ido mais alguem com você com 1% menos de perseverança, não terias conseguido. 

Um pedal que ainda quero fazer é Recife - Praia de Campina/PB, logo após Lucena. Tenho casa lá. Sempre vou de carro, mas ainda vou de bike e por trilha um dia.

Se tiver fotos, posta aí! Abraço!!
"Pedalo, logo existo."

Victor Lélis
Voltar ao Topo
ptheberge Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Abr 2012
Recife
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ptheberge Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2012 as 22:36
parabéns, Marco, belo feito!

também achei curiosa a alimentação "coxinha + coca" 3x dia hahaha


Voltar ao Topo
leotpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Recife - PE
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leotpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2012 as 00:11
Sou de Recife também. Parabéns ai.
Voltar ao Topo
Marco Leal Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2009
Recife-PE
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Leal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2012 as 08:21

     Valeu, amigos!! Sempre faço minhas aventuras de bike...E o relato serve pra me lembrar dos detalhes daqui a alguns anos, afinal a "veieira" tá chegando...E também serve de incentivo para outros  "bike aventureiros".
     Coloco o meu e-mail à disposição, se alguém quiser envio o relato de viagens de bike que fiz  de Recife para Maceió, Aracaju, Salvador, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Gravatá, Caruaru, Garanhuns...
     Um abraço e bom pedal pra todos nós.

                                  Marco Leal, de Recife-PE
                             E-mail:    marcolegal(a)ig.com.br
Marco Leal, de Recife-PE

marcolegal(a)ig.com.br
Voltar ao Topo
Marco Leal Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Jul 2009
Recife-PE
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marco Leal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2012 as 12:38

       Amigos do Pedal.

  Fiquei, realmente, satisfeito com os comentários postados, aqui na região teve uma grande repercussão também...
  Isso anima a mim mesmo e outros ciclistas/entusiastas a se aventurarem de bike por aí... Mas, sempre com critério e prudência, além de um bom planejamento.
  Um abraço e bom pedal pra todos nós, sempre com a proteção do nosso Pai.

                                     Marco Leal, de Recife-PE
Marco Leal, de Recife-PE

marcolegal(a)ig.com.br
Voltar ao Topo
Meelks Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2013
Recife
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Meelks Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2013 as 12:45
Muito boa a história. Parabéns por esta realização!
Impressionante mesmo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X