Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Limite de marchas em bicicletas antigas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Limite de marchas em bicicletas antigas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Limite de marchas em bicicletas antigas
    Postado: 01 Out 2012 as 18:01

Tem como colocar 21 marchas na caloi 10 e demais bicicletas antigas da decada de 50? Ou esses quadros não comporta tudo isso?


Voltar ao Topo
gtogo Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Set 2012
Goiania
Offline
Mensagens:392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtogo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2012 as 21:36
nao comporta nao, ou fica gambiarrado. Com sete catracas, a menor vai fazer a corrente raspar no quadro, coloque no maximo uma shimano de 6, ela abre um pouco o quadro, mas fica mais proximo do original, e tem alavancas index para 6v.
Voltar ao Topo
leoniizu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Abr 2011
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:330
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leoniizu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2012 as 22:11
que dá, dá, mas nos mais antigos acho melhor averiguar se o tanto que se tem a abrir não é muito.

Assumindo que todos os quadros são de AÇO/CR-MO é possível abrir a parte traseira para acomodar um cassete/roda livre maior, mas uma observação a se fazer é o posterior alinhamento do quadro/roda e se o quadro possui os suportes de conduítes e de cambios.
I believe i can ride!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2012 as 23:15
É que eu vi um quadro antigo com os cachimbos tão bonitos que me deu uma espécie de febre pensando em reforma sem compromisso com originalidade. Mas aí pensei justamente nessa limitação. E bicicleta já tenho até demais. Mas penso em trocar uma bike de aluminio que acho sem graça, por um antigo estiloso desses. A alternativa mais "limpa" seria por um cubo interno 8v já que também ele não tem gancheira. Vejam pra inspiração: http://nirve.com/men-beach-cruiser-bikes.asp?cat=commuting
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (4) Agradecimentos(4)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 01:16
 
Ligeirinho,
 
tire a medida interna entre as gancheiras traseiras do quadro que pretende utilizar.
 
Vou colocar os mais comuns e frequentes, normalmente encontrada nos quadros de bici de estrada (speed), segue as medidas abaixo.
 
120mm =  comporta cubos que são para 5 velocidades
 
126mm =  comporta cubos que são para 6 e 7 velocidades
 
130mm =  comporta cubos que são para 8, 9, 10 e 11 velocidades
 
Frisei bem isso é em quadro de bici de estrada, se for mtb a coisa muda um pouco.
 
Espero ter te ajudado...Thumbs Up
 
 


Editado por velocycle - 02 Out 2012 as 01:23
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Cesconeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Mar 2012
Floripa
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesconeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 01:50
Eu to usando uma catraca 7v em uma Monark 10 que reformei. Nenhum problema.
Voltar ao Topo
BRIAN LOPES Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2006
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:116
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BRIAN LOPES Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 08:00
Não precisa de medida e sim substituir os calços do eixo, de acordo com a catraca que você vai usar, no mais, o pedevela pode ser incompatível com a corrente e isso pode ser um problema, levando em conta que o pedivela é monobloco. Teria que substituir todo o conjunto.
  Só não sei se na substituição vai servir um central moderno em função das medidas.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 19:37
Agradeço a todos pelas informações e dicas. Em tempo, não tinha comprado ainda o quadro, tava num dilema infernal. Mas resolvi arriscar seja o resultado que for. O modelo é igual esse do forista Bruno leite postou... http://www.pedal.com.br/forum/balonete-caloi-peugeot_topic51466.html
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 22:02
 
Originalmente postado por BRIAN LOPES BRIAN LOPES escreveu:

Não precisa de medida e sim substituir os calços do eixo, de acordo com a catraca que você vai usar, no mais, o pedevela pode ser incompatível com a corrente e isso pode ser um problema, levando em conta que o pedivela é monobloco. Teria que substituir todo o conjunto.
  Só não sei se na substituição vai servir um central moderno em função das medidas.
 
 
 
A medida interna é importante sim dependendo do ano de fabricação a medida interna das gancheiras pode variar como citei acima, mas a traseira do quadro ainda pode ser aberta como citou anteriormente o Leoniizu.
 
Para aqueles que querem se aprofundar no assunto saber mais sobre as medidas do "espaçamento das traseiras" das bici, saber quais cubos para o tamanho exato da medida de espaçamento entre as gancheiras traseiras e saber como se faz para aumentar o espaçamento entre as gancheiras traseiras para acomodar os cubos mais atuais, segue o link do site abaixo com informações mais profundas e abrangentes, sobre a importância de medir o espaçamento entre as gancheiras traseiras.
 
Quadro medidas traseiras e cubos
 
 
DESCRIPTION
 
 
O que medida interna das gancheiras tem relação com incompatibilidade entre a pedivela e a corrente? Para compatibilidade basta usar um conjunto de peças que sejam compatíveis para o número de velocidades escolhida para o grupo de componentes e com o quadro escolhido, é claro prestando atenção sempre para obter um bom chain line.
 
Mesmo que o quadro que o autor do tópico venha a escolher seja para pedivela monobloco, mas pode não ser pois ele ainda não comprou, então mesmo considerando que seja um quadro para pedivela monobloco, ele ainda terá como uma de suas alternativas utilizar um Movimento Central Transformer para utilizar pedivelas mais atuais de ponta quadrada, apesar do Transformer não ser lá essas coisas. 
 
 
Movimento Central Transformer
 
 
Movimento Central 45 e 50 mm TRANSFORMER com Rolamentos e Eixo Ponta Quadrada
Eixo em aço chromoly 4140 ponta quadrada com tratamento térmico
Rolamentos usinados (special cutting) em aço-cromo selados: 02
Parafusos de aperto em aço 8.8 flangeados: 02
Cones usinados para assentamento dos rolamentos: 02 esquerdos
Porcas de segurança com rosca: 04
Peso: 45mm - 465g
50mm - 566g
 
 
Espero ter ajudado...Thumbs Up
 
 


Editado por velocycle - 03 Out 2012 as 04:56
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 22:57
Ô, ajudou e muito velocycle Thumbs Up.
Agradeço pelas informações enciclopédicas. Pensei mesmo no transformer e no último dos casos se a incompatibilidade p/ Coroa/marchas for muita eu corro para um cubo interno colaborando ainda para
um visual mais limpo.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2012 as 13:02
Só hoje pus a mão na massa no quadro: Caloi Balonete ( segundo alguns trata-se de quadro peugeot importado nos idos de 1950 pela Caloi.) A gancheira me surpreendeu:126 mm e o movimento central, como eu suspeitei e o mecanico me confirmou é 34,7 e a rosca tá inteira. Logo posto fotos pros mais entendidos opinarem se vale uma simples reforma. Até lá.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2012 as 17:01
Olá amigo, até 6v, cubos de rosca, você consegue usar tranquilo em uma C10.

Eu estou usando 7v, cubo de rosca, mas tive que abrir um pouco o quadro para ficar com 135mm. Fiz isso usando a técnica do site do Sheldon Brown. Veja:


A bike do Marcos Netto está usando 8v, Shimano Acera, cubo para cassete. Não sei se ele teve que abrir o quadro. Veja:


Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
wolvie_rs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2012
RS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wolvie_rs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 11:31
Uma dúvida. Possuo uma Aluminum (Caloi), aquelas roxas, início dos anos 2000, creio eu. 21 velocidades, bicicleta fantástica (gosto da pedalada do quadro diamante). Estou pensando apenas em aumentar o numero de velocidades, para subir as "pirambeiras" com ela. O que precisaria alterar? Ela suportaria 24 ou 27v sem problemas? Precisaria mexer no quadro dela? Obrigado!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 13:03
Suporta sim e não precisa trocar nada no quadro. Mas vai precisar trocar muitos componentes para rodar com 27V. Seria mais interessante comprar um pião com catraca traseira maior para facilitar nas subidas, se este é o seu caso. Um exemplo são os Mega-Range da Shimano.

http://www.pedalnatrilha.com/?site=produtoDetalhe&id=1056

Aqui tem informações sobre essa catraca.
http://www.pedal.com.br/forum/duvda-so-bre-catraca-mega-range-14-34t_topic42314.html


Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2012 as 13:20
Originalmente postado por wolvie_rs wolvie_rs escreveu:

Uma dúvida. Possuo uma Aluminum (Caloi), aquelas roxas, início dos anos 2000, creio eu. 21 velocidades, bicicleta fantástica (gosto da pedalada do quadro diamante). Estou pensando apenas em aumentar o numero de velocidades, para subir as "pirambeiras" com ela. O que precisaria alterar? Ela suportaria 24 ou 27v sem problemas? Precisaria mexer no quadro dela? Obrigado!

no quadro não precisa mexer, já tem 135mm de spaçamento.

mas precisa mexer na roda, nos trocadores de marcha e se pular de 21 pra 27 marchas ou 30, vai ter que trocar corrente também.

é mais barato simplesmente trocar a catraca de rosca e colocar uma mega-range....
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
demary1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2013
são paulo SP
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar demary1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2014 as 23:49
muito bacana o tópico estou acompanhando.
Voltar ao Topo
Guimaraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jun 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2014 as 22:10
Fala galera, aproveitando o tópico, tenho uma bike com quadro de pista e a gancheira é horizontal.

Ela é uma single speed, e o quadro não tem a furação pro cambio trazeiro.

É possível instalar um cambio nesse quadro? Melhor um jogo de mtb ou de speed?

Valeu galera tenho pesquisado mas não encontrei nada a respeito...


Ps: O quadro é nesse estilo aqui...   http://khsbicycles.com/05_flite_100_08.htm

Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2014 as 16:14
Originalmente postado por Guimaraes Guimaraes escreveu:

Fala galera, aproveitando o tópico, tenho uma bike com quadro de pista e a gancheira é horizontal.

Ela é uma single speed, e o quadro não tem a furação pro cambio trazeiro.

É possível instalar um cambio nesse quadro? Melhor um jogo de mtb ou de speed?

Valeu galera tenho pesquisado mas não encontrei nada a respeito...


Ps: O quadro é nesse estilo aqui...   http://khsbicycles.com/05_flite_100_08.htm



Vc pode tentar instalar uma gancheira dessa , que fica presa junto com a porca do eixo traseiro.... Normalmente ela é usada em quadro cujo o suporte do eixo é virado para frente..., não se se funciona com o suporte do eixo ao contrario...

 
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Guimaraes Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jun 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guimaraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2014 as 18:16
Valeu Zex,

 Falei com um mecânico de bike e ele falou que é um peça nesse estilo mesmo. Não sei se é exatamente essa, mas se não for é parecido com isso. O suporte pro câmbio é preso direto no eixo...




Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2015 as 16:36


Alguém sabe se encontro catraca de 7v, ou encontra-se apenas em k7?
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2015 as 00:33
catracas de rosca de 7 velocidades se achma inclusive no mercado livre. -14-28 é a combinação mais comum.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2015 as 21:12
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

catracas de rosca de 7 velocidades se achma inclusive no mercado livre. -14-28 é a combinação mais comum.


vlww
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2015 as 23:29
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

catracas de rosca de 7 velocidades se achma inclusive no mercado livre. -14-28 é a combinação mais comum.


Ogum,


Acha possível ter uma relação de catraca menor(11 dentes) com coroa maior(52 dentes)?
Minha bike é uma monark10.
Voltar ao Topo
RodMendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodMendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 17:21
Salve galera!
Sou novo no fórum e gostaria de aproveitar pra pedir uma ajuda pois estou com uma dúvida que se encaixa neste tópico! 

Estou reformando e fazendo um upgrade na minha monark 10, e me encontrei pesquisando um aro novo (pois o da foto esta levemente torto). e tb uma nova relação de marchas pra melhorar o desempenho dela! E sim, eu ja participei de um Triathlon com ela, e com minha velhinha deixa muita bike de 3, 4 conto pra trás! hahahah ... Claro que o detalhe era perna e não equipamento! ;) E sou bem apegado a ela, portanto não troco! enfim... rs


Pois bem, como ja foi citado aqui, ela possui suas limitações quanto a quantidade de marchas e tal, e meu objetivo nem é aumentar a relação de marchas mas sim torna-las mais efetivas!

Atualmente tenho na magrela
Cambio traseiro Shimano RS
Catraca de Rosca Shimano Mf Tz20 6v 14-28d
Aro 27 Vzan Escape (como da pra ver na foto)

Pensei em trocar a duas rodas com cubo e catraca, e tentar manter os câmbios e passador! Mas fiquei preocupado em relação à compatibilidade! Principalmente por causa do Cambio traseiro que ja descobri ter uma limitação de no máx 28 dentes! No entanto encontrei a venda e por um preço que achei justo (aceito sugestões), um par completo, porém com cassete de 7v 11-24d! segue link 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-724421219-par-rodas-vzan-aro-27-cubo-shimano-bloc-7v-frete-gratis-_JM

Claro que pelas orientações ja dadas no tópico vou medir a distância entre gancheiras e tal, e ver com o vendedor o tamanho exato do cubo e tudo mais. Mas ainda sim não sei se só com uma boa regulagem consigo manter o cambio traseiro ou se é necessário troca-lo mesmo!
E há também a dúvida em relação ao cassete, pois o vendedor diz que a marca é Falcon! E particularmente não conheço! Alguém ja ouviu algo a respeito? Vale mesmo a pena?

O que vocês me dizem?

Desde já agradeço a paciência!
Valeu


Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2015 as 17:32

Bela bike.

Também tenho dúvidas parecidas com a sua, mas não pretendo trocar cubo.

Da uma olhada se encontra algo nesse tópico:

Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?
Voltar ao Topo
RodMendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodMendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 20:40
Agradeço Geor...

Li pacas e medindo o espaço entre as gancheiras acho q vou cobseguir trocar os cubos sim! ;)
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 21:08
Originalmente postado por RodMendes RodMendes escreveu:

Agradeço Geor...

Li pacas e medindo o espaço entre as gancheiras acho q vou cobseguir trocar os cubos sim! ;)



Da uma olhada nas dicas sobre cubo do Black Night no tópico do Varbex
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2015 as 22:37

Alguém pode ajudar?

Tenho uma catraca rosca 5v e quero trocar por uma de 8v.

1- Serei obrigado a trocar a corrente?
2 - Se for, a corrente tem chance de ser compatível com o coroa (deve ser original)?

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2015 as 23:12
Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:


Alguém pode ajudar?

Tenho uma catraca rosca 5v e quero trocar por uma de 8v.

1- Serei obrigado a trocar a corrente?
2 - Se for, a corrente tem chance de ser compatível com o coroa (deve ser original)?


não há catracas de rosca para 8v. apenas cassetes. é preciso trocar o cubo.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2015 as 14:13
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:


Alguém pode ajudar?

Tenho uma catraca rosca 5v e quero trocar por uma de 8v.

1- Serei obrigado a trocar a corrente?
2 - Se for, a corrente tem chance de ser compatível com o coroa (deve ser original)?


não há catracas de rosca para 8v. apenas cassetes. é preciso trocar o cubo.


Existem catracas de até 9V , mas são tão raras que nem vale a pena comprar,  a maioria da pra achar no Ebay.... No ML tem algumas de 8v.....  Mas entre pegar uma genérica com mais velocidade e uma Shimano de 7v, a Shimano mesmo sendo 7v vai ser melhor.......
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2015 as 14:28
Originalmente postado por zex zex escreveu:


Existem catracas de até 9V , mas são tão raras que nem vale a pena comprar,  a maioria da pra achar no Ebay.... No ML tem algumas de 8v.....  Mas entre pegar uma genérica com mais velocidade e uma Shimano de 7v, a Shimano mesmo sendo 7v vai ser melhor.......



Andei pensando nisso realmente,até porque, com 8v provavelmente terei que abrir o quadro um pouco, e com 7v talvez não seja necessário.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2015 as 19:05
shimano não fabrica catracas co mais de 7v, pois o risco de quebra do eixo aumenta exponencialmente.

melhor ficar em até 7v, mas desde que se refaça a raiação.



asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2015 as 23:14
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

shimano não fabrica catracas co mais de 7v, pois o risco de quebra do eixo aumenta exponencialmente.

melhor ficar em até 7v, mas desde que se refaça a raiação.






Obrigado pelas dicas
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2016 as 21:19
Originalmente postado por RodMendes RodMendes escreveu:

Agradeço Geor...

Li pacas e medindo o espaço entre as gancheiras acho q vou cobseguir trocar os cubos sim! ;)


Conseguiu?
George
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2016 as 21:29

Fiz a mudança do cubo e corrente, como alguns aqui orientaram. Quero agradecer ao Ogum, Zex e outros que ajudaram dando dicas.
Depois de muito tempo pesquisando, optei pelo cubo claris 8v para fazer a mudança do sistema de engrenagens. Comprei o cassete HG-51 e uma corrente lg. Nem troquei o câmbio antigo, mas a mudança de marchas ficou bem suave, parece que estou em outra bike. Testei apenas uma vez, vou rodar mais na bike, e qualquer problema ou incompatibilidade vou informar aqui, mas por enquanto está tudo funcionando bem.
George
Voltar ao Topo
Santo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2016
Brasília
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Santo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2016 as 20:51
Ligeirinho, já que o quadro não tem gancheira, uma opção seria usar um cambio Shimano Nexus de 8v. Confira a abertura do espaço entre os triângulos traseiro para encaixe do cubo Nexus. A chance de caber é de 99%.
Voltar ao Topo
Álvaro de Ogum Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Dez 2019
Paraná
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Álvaro de Ogum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 19:57
Coloquei também catraca de 7 velocidades não vc precisou abrir o quadro e está funcionando perfeitamente
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 22:15
obrigado pela dica. Curioso q tava discutindo isso em outro tópico:

https://www.pedal.com.br/forum/recomendacao-de-quadro-para-cambio-nexus-8_topic97594.html
Voltar ao Topo
Álvaro de Ogum Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Dez 2019
Paraná
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Álvaro de Ogum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2020 as 09:00
Tem sim coloquei na minha não raspa em nada e nem precisa abrir o quadro pois a catraca de 5 o espaço entre elas e maior aí nas de de 7 o espaço é menor a mi ha ficou filé e está com 21 Marchas sem problemas algum fala e não vai se arrepender.
Voltar ao Topo
Warpuser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2013
Brasil
Offline
Mensagens:378
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Warpuser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 02:19
Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:

 
Ligeirinho,
 
tire a medida interna entre as gancheiras traseiras do quadro que pretende utilizar.
 
Vou colocar os mais comuns e frequentes, normalmente encontrada nos quadros de bici de estrada (speed), segue as medidas abaixo.
 
120mm =  comporta cubos que são para 5 velocidades
 
126mm =  comporta cubos que são para 6 e 7 velocidades
 
130mm =  comporta cubos que são para 8, 9, 10 e 11 velocidades
 
Frisei bem isso é em quadro de bici de estrada, se for mtb a coisa muda um pouco.
 
Espero ter te ajudado...Thumbs Up
 
 


Pode me dizer a referência de onde Você conseguiu estas informações?
E para BTT, sabe os valores?
Obrigado!
BTT: Conthey Arizona 2003 Tourney 21v MegaRange, V-Brake & Cannondale Trail 4 2015 Alivio 27v
Estrada: Caloi Strada 2018
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X