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Dicas para rodas fixas |
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leandrosansilva
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Cadastrado em: 02 Jul 2012 Maringá Offline Mensagens:50 |
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Postado: 03 Ago 2012 as 19:03 |
Boa noite a todos. Procurei um pouco no site sobre o assunto, mas não achei muita coisa, talvez pela má escolha dos termos utilizados. Tenho algumas dúvidas em relação às bicicletas de pinhão fixo, fixed bikes, fixies, marcha fixa, ou qualquer outro termo que usem para referenciar estas bikes que não tem "pedalar para trás".
Caso queiram postar links daqui mesmo do fórum que sanem minhas dúvidas, fico grato :-) Andei pesquisando sobre este tipo de bike e me interessei muito pela ideia, não só por ser cool (mês que vêm estreia nos cinemas Premium Rush, onde o ator principal usa uma destas), mas pela curiosidade e pela beleza que estas bikes geralmente têm. Pelo que vi, o único diferencial destas bikes para as tradicionais, com "free-wheel" é o cubo traseiro. Pois bem, fui procurar destes cubos em sites como mercado livre (só um resultado) e no ebay (vários resultados) e percebi que eles são caros pra caramba! No ebay, que costuma ser mais barato, chega na faixa das várias dezenas ou centenas de dólares! Sou um fiel seguidor do capitalismo (brincadeira :-)) e sei que oferta e demanda são o que determinam o preço de um produto, mas ainda sim me pareceram preços bastante altos para peças que parecem tão simples ... Então a minha dúvida é se é possível (alguém já tentou?) adaptar um estes cubos simples, de bikes single para cubos de roda fixa? Olhando por cima (não sou engenheiro) a única diferença entre os dois (single e fixed) é a catraca, que não possui o "free-wheel". No mundo das gambiarras, aplicar alguma solda para "travar" uma catraca single já resolveria o problema. Estou (muito) errado? Creio que ainda sim haveria o problema, nos cubos onde a catraca é encaixada por uma rosca, de, ao segurar o pedal (principamente se em alta velocidade) a roda continuar girando e a catraca "desenrosquear". Isso seria bem mau. Mas deve haver algo no jeitinho brasileiro pra evitar isso, só não sei qual. Pra mim não vale a pena comprar uma bike fixie nova, já que, além de relativamente caras (acima das mil pilas), nunca me dei bem com bikes compradas e todas que possuo foram montadas por mim, então acho que vcs entendem o que é o prazer de montar sua própria bike. Mas dando uma olhada nos preços (tanto das peças quanto das bikes), me dá um belo desânimo. Minha segunda pergunta é: pra que diabos serve aquela segunda catraca (não sei que nome vcs dão naquela engrenarem, a "coroa de trás") que fica do outro lado do cubo, não conectado a corrente alguma nas bikes fixas? Vou parar por aqui, pois o texto já ficou longo demais e minha prolixidade faria com que nunca fosse lido até o fim. |
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Mozz
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Advertência Cadastrado em: 09 Fev 2012 Sao Paulo Offline Mensagens:78 |
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http://bikefixabr.blogspot.com.br/
Todo tipo de informação "tecnica" que você quiser, vai achar ai. Dá pra adaptar um cubo dianteiro de freio a disco com pinhão parafusado. Ou dá pra fazer um suicide. O primeiro vale a pena, o segundo, não. Custa caro? assim, um cubo Roberto, que no mercado nacional é o melhor que você vai achar você compra por 230 reais mais ou menos o par. Não é nenhum absurdo comparado a bons cubos pra roda livre que você acha por ai. E tem o shufeng, se você quer algo barato. Tem suas limitações e menor tempo de vida, mas custa 50 paus. |
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poneis
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Cadastrado em: 09 Abr 2009 São Paulo - SP Offline Mensagens:4183 |
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Procure pelo termo "roda fixa" que vai encontrar mais resultados para as suas perguntas.
Uma frase que se aplica a tudo em bikes é "você recebe o que você pagou". Você não precisa pagar uma fortuna nas coisas, mas coisas muito baratas têm seus problemas, que quase sempre você só vai descobrir só depois que começar a usar o produto. Existe um cubo Shunfeng de pinhão fixo, que custa por volta de R$50. No site generalbike.com.br deve ter ele. Eu tenho um desses, rodei por um certo tempo. Roda ok, se não tivesse um problema de ter o pinhão fora do centro, causando uma variação de tensão muito grande na corrente. Na minha ela está usável, mas em um outro cubo, a variação é tão grande que a corrente fica muito frouxa em uma posição do pedal e travada em outra, coisas do controle de qualidade chinês. Soldar uma catraca de roda livre não é uma opção, pois se você fizer uma força contrária, a catraca vai ser desrosqueada do cubo e não há espaço para colocar nenhuma trava para impedir isso. Uma opção é pegar um cubo de rosca, um pinhão fixo de contra pedal, rosquear no cubo e colocar um anel trava de movimento central de c10, prendendo tudo com muita força e loctite. Você só não vai poder travar os pedais, para não correr o risco do pinhão desrosquear e de tabela, estragar definitivamente o seu cubo. Isso sem contar o risco de você se envolver em um acidente grave, coisas que você está sujeito se faz gambiarra.
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Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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leandrosansilva
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Cadastrado em: 02 Jul 2012 Maringá Offline Mensagens:50 |
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Valeu pelo link e pelas dicas! Era bem o que eu precisava :-)
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leandrosansilva
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Ah sim, e para que serve aquela "cartaca" do outro lado do cubo, oposto ao lado em que vai a corrente?
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poneis
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Muitas vezes o cubo para roda fixa usa dois tipos de rosca, uma em cada lado. Uma é específica para o pinhão fixo, por isso tem uma rosca maior para o pinhão e uma outra menor e com uma rosca invertida para o anel de travamento. No outro lado, há uma rosca feita para se instalar uma catraca de roda livre. Você pode então virar a roda para usar como roda livre ou como roda fixa, mas isso não é regra. Alguns cubos só tem rosca de um lado, outros têm rosca nos dois lados para o pinhão fixo.
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leandrosansilva
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Há, eu nunca imaginaria isso :-) Thx.
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