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Combatendo a corrosão externa / interna |
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dradicchi
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Postado: 02 Ago 2012 as 00:43 |
Quadros de liga metálica, em maior ou menor escala em razão da qualidade de sua liga construtiva, sempre enfrentam o problema da corrosão. No âmbito das bicicletas antigas/restauradas o assunto é mais complexo pois o inimigo pode estar camuflado por uma bela aparência externa. Acho que a corrosão interna é o maior temor de alguém que investe um bom dinheiro em um quadro clássico visando a restauração. Criei este tópico para reunir a contribuição dos mais experientes (dos quais me excluo) acerca das estratégias e ferramentas para combater a corrosão em quadros metálicos.
Para iniciar a discussão, publico meu problema: Comprei um quadro de Caloi Sprint 10 com uma excelente aparência externa. Contudo, quando desmontei a caixa de direção, notei um certo brilho de liquido em torno do espaço vazado que comunica o cachimbo com o tubo superior. Não tinha aparência de graxa ou óleo (não consegui perceber se tinha cheiro de algo - tenho péssimo olfato), mas pelo brilho aparentava ser água (droga!) que havia se infiltrado pela caixa de direção. Deixei o quadro ao ar por uns dias para ver ser esta tal "umidade" seca (será melhor se isso não acontecer, pois é prova de que não era água) e vou ver o resultado amanhã cedo. Supondo ser água, o que o pessoal mais experiente me recomenda? Posso fazer algo hardcore, pois ainda não pintei o mesmo. :) |
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DRadicchi - Florianópolis
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Louisc1
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Amarra um esfregão de aço em um arame duro (aqueles de cabide servem) e passa no tubo - vai e vem e
vê o quanto sai de resto de ferrugem - tirar o pó e placas de ferrugem
ajudam a ação do convertedor, entretanto isso não é possivel em todos os tubos - por exemplo no tubo superior e nos "seatstays"; e tam,bém nos quadros feitos com solda TIG - pois os furos não permitem a passagem do arame com o esfregão de aço. Ou depois voce pode fosfatiza-lo - quem
faz isso são as empresas que fazem decapagem de metais; ou usa um
convertedor de ferrugem tipo PCF e depois de seco aplica o óleo de
linhaça.
Abs, |
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Louisc1
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allmondega
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Vou começar em breve a restauração de dois quadros um Sundow Columbus que está em ótimo estado e um Caloi 10 que não faço ideia de como está por dentro.
Essa de esfregar o quadro por dentro eu não conhecia. Acostumei a só deixar secar sem canote e mandar um WD de vez em quando. Acho que para manutenção até dá mas se já estiver enferrujado não adianta. Loisc1 o PCF eu só tinha usado por fora e é ótimo. Para uso interno é só deixar escorrer para dentro do quadro ou tem como diluir e pulverizar? Como é que você faz? |
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Até os macacos caem das árvores
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Martin
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Allmondega, O tratamento dá um pouco de trabalho: 1) passa um esfregão de aço por dentro amarrado em um fio de ferro grosso - eu uso o arame de cabide - só é possivel no tubo do selim, no tubo inferior e nos seatstays (tubo paralelo ao solo que passa a corrente por cima. 2) Se possivel jateia com ar comprimido para tirar bem o pó da parte interna dos tubos; 3) Aplica o PCF com seringa, mas deixa só uma das pontas dos tubos aberta para aplicar o PCF, depois tampa com uma bucha de saco-plastico - os furinhos que tem no seatstays perto da gancheira - fecha com fita adesiva de eletrecista e assim por diante - aplica em todos os tubos - onde tiver orificio para escapar os gases da solda, coloca parafusos para tapar o os furos aonde é presa a caramanhola etc.: 4) gira o quadro nas mais diversas direçoes para que o PCF recubra toda a área interna do tubo; e depois vai mudando de posição o quadro para ter certeza que o PCF grudou em toda a area interna do tubo; 5) Um dia depois retira todas as vedações e deixa escorrer o que ainda sobrou de PCF; deixe secar o PCF; 6) Depois envia para pintura, mas certifique-se que eles não vão usar processos quimicos par retirar a pintura; só pode jateamento, caso contrário voce perde o que voce fez com o PCF. 7) Na volta da pintura, dá uns jatos de ar comprimido para retirar a poeira interna dos tubos, e aplica com seringa o óleo de Linhaça e tambem voce cobre todos os orificios com buchas, parafusos e fita isolante. Depois de aplicadop óleo de linhaça gire o quadro em todas as direçoes de modo que toda a área interna do tubo fique coberta com uma pelicula do óleo. 8) Retire as vedações e deixe escorrer uma eventual sobra de óleo de linhaça, e deixe secar um pouco e depois pode começar a montagem da bike. Abs,
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Louisc1
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Almondega,
O Martin já respondeu. É isso que eu faria. Faltou dizer que o óleo de linhaça é ionofensivo à pintura automotiva, mas O PCF e similares podem atacar o verniz da mesma. Ats, |
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Louisc1
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allmondega
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Cadastrado em: 22 Mai 2008 Rio de janeiro - RJ Offline Mensagens:1540 |
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Valeu pelo verdadeiro tutorial sobre a aplicação interna do PCF.
Só lembrando que ele não casa com tinta automotiva e que eu me lembre só uso com tinta acrílica. Nunca tentei com outro tipo mas segundo a descrição do produto ele não deve ser usado com lacas ou tintas automotivas à base de nitrocelulose. |
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Até os macacos caem das árvores
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dradicchi
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Cadastrado em: 13 Jun 2012 Florianópolis Offline Mensagens:54 |
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Belo tutorial!
Uma notícia boa é que, após alguns dias com o quadro "aberto", o tal rastro não secou totalmente, dando a impressão de ser algum óleo ou graxa residual. Antes do PCF, pensei em fazer o processo intra-quadro com querosene, para limpar tais resíduos. O que acham? Por economia - por uma questão particular me apertei de vez, estou pensando em pintar meu quadro C10 em epoxi. Posso ter problemas com este processo de pintura após usar o PCF? Ainda no sentido de preservar a pintura, posso fazer o processo com óleo de linhaça antes de pintar o quadro? |
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DRadicchi - Florianópolis
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Louisc1
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Cadastrado em: 24 Nov 2009 Sao Paulo Offline Mensagens:1205 |
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Dradicchi, Acho melhor fazer a limpeza intra-quadro com thinner (antes da pintura definitiva). Com epoxi, é melhor passar o óleo de linhaça depois de pronta a pintura definitiva - antes o calor da estufa pode fazer com que o óleo escorra e isso pode estragar o epoxi. Com epoxi / estufa de secagem, é melhor que o PCF esteja bem seco. Abs, |
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Louisc1
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amon
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Cadastrado em: 19 Jun 2012 Aracaju/SE Offline Mensagens:310 |
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Olá pessoal, primeiramente muito obrigado pelas valiosas informações, tamb sou fã de quadros de cromo antigos (apesar de minha linha ser mais MTB/crosscountry/passeio) e gostei muito de ler esse tópico.
pretendo re-pintar 2 quadros q tenho da decada de 90 e essas informações serão muito uteis, além do q me tiraram uma antiga duvida: "oq são aqueles furinhos nos tubos dos quadros antigos de cromo?" pelo q entendi são pra sair os gases da solda, durante a montagem do quadro...legal, nunca tinha pensado nisso (como não??? q burro!!!kkkk) agora me restou uma outra dúvida, essa de cunho bem prático, se esses furinhos só servem pra deixar sair gás de solda e as soldas já estão frias a anos, ou mesmo décadas, não seria melhor selar esses furos (após o devido tratamento interno dos tubos é claro)? penso isso porq moro no litoral e sei q mesmo pra bike parada dentro de casa o ar com influencia marinha (salitre/maresia) causa influência nos metais expostos, mesmo um tubo q foi tratado com esses produtos citados após mais uns anos ou decadas poderá oxidar de dentro pra fora...já um tubo tratado e totalmente isolado do meio externo nunca irá ter esse problema. alguem pode me (nos) ajudar com essa duvida? desde já agradeço as centenas de toques e dicas q venho pegando aqui no pedal.com.br abraços amon |
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Louisc1
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Cadastrado em: 24 Nov 2009 Sao Paulo Offline Mensagens:1205 |
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Amon, Usa esses furos para injetar com seringa os produtos para tratar internamente o tubo e depois de bem seco (lembre-se esses produtos são inflamáveis) , tampa os furos com solda MIG. A MIG é melhor por ser de baixa caloria em relação às outras alternativas. Abs, |
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Louisc1
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Ligeirinho
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Ressuscitando por uma boa causa e suscitar a discussão.
Creio que esse produto WD 40 lixa líquida http://www.wd40specialist.com.br/produtos/ possa ser a alternativa mais prática de manutenção para quem gosta de quadros de aço e quer ver a ferrugem longe nas partes internas da bike (maior medo ). Se cumprir o que promete... è pagar pra ver... Quando tiver melhor das pernas vou comprar um... Alguém já usou e comprovou as pretensas qualidades? Só vale depoimentos de usuários finais, da empresa não vale.
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christianmdt
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Gente, um jeito mais facil para tirar a ferrugem de dentro é a eletrolise.
Só arrumar um metal de sacrificio e ja era! |
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brunojp7
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Gostei muito do tópico e ele é útil pra o meu caso. Comprei recentemente uma Peugeot PX-10 1979 e ela está com ferrugem dentro do seat-tube e dentro da caixa do movimento central. Já foi tudo desmontado.
A maioria dos componentes são originais, estão com manchas e pouca corrosão. O câmbio está preto, com um tipo de encardido. Hoje desmontei e fui limpar, não ficou 100%. Usei uma bucha e limpador de alumínio, dei um banho com Algoo e achei que o resultado não foi eficiente. Minha dúvida é co Vocês consideram que é recomendado eu usar o convertedor pra tratar a parte interna do quadro ? Tambem penso em niquelar parafusos, tampas do movimento central, guia de freios. Editado por brunojp7 - 11 Mai 2020 as 20:15 |
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dwsmartins
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Esse vídeo do RJ The Bike Guy sugere uma forma bem prática de limpar dentro do seat tube. Acho que o mesmo pode ser feito pro tubo do movimento central.
Se a ferrugem estiver muito séria, você até pode passar um convertedor de ferrugem pra interromper ela de vez, mas acho que seria melhor fazer isso já pensando em repintar. Ate onde eu sei, os câmbios antigos não eram de aluminio, então o limpador específico não daria o efeito e pode ate ter manchado as peças. Sugiro uma escova rotativa de latão numa micro retífica ou, se não tiver, numa furadeira ou num esmeril de bancada (com a escova, claro), sempre com cuidado. Quanto a niquelar os parafusos, não seria melhor trocá-los por inox? A não ser que você realmente queira restaurá-los, mas aí eu pensaria em cromação mesmo, por ser mais resistente. Me diz aí o que acha. Estou aberto a críticas bem fundamentadas, pra quem quiser conversar sobre isso. Editado por dwsmartins - 11 Mai 2020 as 21:32 |
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Bora pedalar, senão estressa!
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Ligeirinho
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a eletrólise é a solução mais barata pois a lixa liquida é uma exploração com o nome de WD-40. Se tiver uma cuba comprida (tipo daquelas que guardam corpos) -desculpando a necessidade de citação devido aos tempos sombrios que vivemos- pra mergulhar o quadro e conseguir depois do trabalho jogar agua sob pressão pelos furinhos do quadro devido ao sal jogado na água que serviu para melhorar a condução elétrica. Editado por Ligeirinho - 12 Mai 2020 as 23:01 |
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dwsmartins
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Não sou químico, mas o estado que vc içou a água da eletrólise me lembrou uma vez que eu removi ferrugem com vinagre (do tipo mais barato que eu achei). Em princípio, não ocorre tão rápido, mas depois de ficar de um dia para outro, havia produção de gases e a ferrugem ficou toda na superfície do líquido. Do mesmo jeito, usei uma escova de latão ou inox pra terminar de limpar e tudo ficou bem limpo. Neutralizei o metal com uma solução de bicarbonato de sódio, por via das dúvidas, mas não sei se é necessário. Acho que daria pra usar outra solução alcalina pra isso (soda cáustica bem diluída, talvez?).
Não sei qual dos processos é melhor ou mais prático, mas fica aqui a opção. |
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Ligeirinho
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è se tivesse um químico pra dar consultoria pra nós, ajudaria muito. Um ácido mesmo fraco como o vinagre e uma base formaria um tipo de sal, só não sei como se daria a cinética química pois depende da intensidade da afinidade química e as concentrações dos mesmos. Lembrei também - qnd estudei há tempos pro vestibular - que a concentração ótima de um sal comum são 37 gramas por litro dágua, acima disso se deposita por sedimentação.
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dwsmartins
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Não cheguei a lembrar de tanta coisa da quimica!
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brunojp7
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Dwsmartins e Ligeirinho,
Estive na oficina e o mecânico avaliou o quadro, ele falou que é mais sujeira que ferrugem e que o quadro está em boas condições. Ele pintava e agora não faz mais devido ás demandas. Recomendou jato de areia, não recomendou vinagre porque a corrosão volta rápido. Vi uns vídeos de respiração de componentes com imersão em acido cítrico e bicarbonato de sódio - são duas etapas com horas de duração. Depois embalar o componente em óleo mineral. Estou preocupado em como limpar a caixa do movimento central que é bem suja de óleo. O que me recomendam ? Será que detergente e limão agridem a parte interna dos tubos ? O ácido cítrico é vendido na forma de cristais. Posso fazer o teste na corrente e depois na caixa de direção, cambio, derailleur frontal, tampss do movimento central, menos em peças de aluminio. Em aluminio vi que se usa pasta de polir fogão. Ela tira manchas, oxidação, mas será que precisa de um verniz pra corrosão não voltar ? Editado por brunojp7 - 15 Mai 2020 as 13:50 |
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brunojp7
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Fiz um teste rápido na corrente. Dobrei ao meio, coloquei em posição horizontal e observei o quanto ela dobrou. Dobrou muito, foram 32 centímetros, ela tá com muita folga.
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dwsmartins
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Cadastrado em: 16 Abr 2018 Belo Horizonte Offline Mensagens:1515 |
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Você deve estar querendo mesmo resolver este quadro. Já vou avisando que vai gastar um bocado, hein? Comentei sobre o caso com um colega mecânico. Essas são experiências delê, não são minhas, mas é o que eu vejo ele fazer:
1. Lava o quadro com desengraxante pra mecânica, pra tirar toda a graxa e sujeira. 2. Remove a ferrugem solta da melhor forma possível, usando escova giratória de metal na micro retífica, furadeira, esmeril de bancada, o que der. O tubo do central ele usa uma escova manual de metal pequena, quase do tamanho de uma escova de dentes, e escova ao longo dos fios da rosca. 3. O que não sair da tinta ele remove com lixa ou removedor de tinta. A lixa é mais trabalhosa e barata, mas toma cuidado com cantos vivos, como as quinas do cachimbo. 4. Limpa a bike toda, detalhadamente, com solvente pra preparar pra pintura (ele falou isso, não sei se existe algo específico com esse nome ou é só thinner PU, que é o ripo de tinta que ele usa). 5. Aplica primer PU bicomponente, do tipo catalisado, com pistola de pintura. Acho que ele da mais de uma demão aqui. 6. Aplica a pintura PU bicomponente, tb catalisada, em quantas mãos forem necessárias pra cobrir totalmente. 7. Aplica um verniz pra dar brilho. Aqui ele não comentou o tipo de verniz, mas deve ser PU bicomponente tb. Não sei quantas demais, mas não vejo problema em mais de uma. 8. Aplica massa de polir com estopa no quadro e garfo todo, pra puxar o brilho. As pinturas dele ficam muito bonitas, brilhantes mesmo, mas não tenho fotos agora pra mostrar. Ele não faz isso diariamente, acaba que pega umas 3-4 por ano só. Ele cobra uns bons R$700,00 pra fazer isso e demora um dia inteiro ou dois (ele fala que PU bicomponente seca rápido, daí ganha tempo). Fiquei em dúvida com o fato dele não aplicar um fundo fosfatizante (convertedor de ferrugem, pra neutralizar a corrosão do quadro), que eu achei que seria necessário, mas é o que ele me falou. A tinta que ele usa é somente pra pistola de ar comprimido, não funciona em outros métodos (pincel, rolo ou pistola de ar direto). A tinta precisa ser preparada com o catalisador, senão não endurece no quadro, mas pode endurecer na pistola e estragar o equipamento se demorar. Ele compra em lojas específicas pra pintura automotiva que tenham aquele sistema de misturar a cor e segue a proporção indicada pelo fabricante de thinner e catalisador, preparando pequenas quantidades por vez. Ele não falou, mas sei que protege a rosca do central com papel ou fita crepe e não joga tinta por dentro do tubo do selim e da caixa de direção. Imaginei que o convertedor de ferrugem iria cuidar disso, mas como eu disse, ele não falou nele. Um outro método seria jatear e pintar com epóxi em pó, tb chamado de pintura eletrostática. Vi uma única bike pessoalmente que foi pintada desse jeito. No BikeForums o pessoal fala que é a mais resistente a arranhados e batidas, mas não conheço quem faça especificamente em bikes por aqui. A que eu vi, inclusive, ficou com acabamento grosseiro, até com algumas escorridas (o pó é derretido sobre o quadro em um forno, aí fica líquido por um tempo). Não saia nem com batida de ferramenta, no entanto. Esse processo é usado pra proteger peças de serralheria que podem levar pancada, inclusive. Ainda segundo o colega mecânico (não to usando o nome dele pq achei que o processo podia ser melhor, com o fosfatizante, daí podia expor o cara desnecessariamente, mas o fato é que as pinturas dele ficam muito bonitas), o spray descasca com facilidade, mesmo usando o primer específico (tem pra alumínio e pra aço) é não vale a pena, segundo ele. Isso é tudo que eu consegui. Vê aí se vai valer a pena, pq R$700,00 só na pintura é um bocado! |
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Bora pedalar, senão estressa!
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marcos_netto
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Cara, tudo vai depender do tipo de utilização que vais dar para a bike. Queres fazer uma restauração trazendo ela para uma condição "zero km"? Quanto queres gastar nisso? Uma grana forte, eu suponho. Ou... Queres simplesmente botar a bike para rodar, mantendo as características originais, inclusive a ferrugem. Ferrugem para mim são como rugas na cara. Mostram a idade e a experiência. Na minha Monark 10 eu adotei a segunda alternativa. Apenas meti graxa e lubrifiquei onde era preciso, e troque aqui que não tinha mais jeito. Resultado: bike para rodar e se divertir, sem chamar a atenção. Quadro, cambio traseiro, freios originais. O resto já foi "moido" e trocado. Pintura original deixa a bike com jeito de "velha e descuidada". Nos últimos 30 dias pedalei uns 500 km com ela. A escolha é tua. |
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Marcos Netto
____________________________________________________________ "The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!" Twitter: (a)marcosnetto Instagram: 1marcosnetto |
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brunojp7
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dwsmartins,
Esse valor de 700,00 foi o que me relataram no pintor daqui. Quando eu levar o quadro vou fazer aquilo que você recomenda de limpar previamente. Eu só vou pintar quando passar a pandemia. O mecânico me falou que eu imprimisse uma foto pra poder ser feita a cor aproximada. Mas vou ver se consigo o número RAL, que é mais garantido. Por hoje vou lavar umas peças com detergente neutro e amanhã pretendo colocar no ácido cítrico e depois no bicarbonato de sódio pra clarear. Muito obrigado pelas informações pertinentes. |
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brunojp7
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marcos_neto,
Eu quero deixar ela na condição de quase original, recuperar pintura, cromados e alumínio. Vai ser pra usar no fim de semana. Valeu pelo seu relato. Estou fotografando aos poucos o processo. |
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brunojp7
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Marcos está linda a Monark 10. É isso que quero fazer com a minha PX-10, colocar bagageiro e paralamas.
Medi as rodas, elas são de 630 mm, 27 x 1 1/4. Lavei os componentes com detergente, só que tive de passar thinner pra remover a graça velha ressecada. Hoje coloquei elas no ácido citrico e depois vou botar no bicarbonato de sódio pra neutralizar o ácido. |
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marcos_netto
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Os paralamas da minha M10 são da marca Planet Bike. Mas eu comprei eles há muito tempo, e fui pesquisar quanto custariam agora. Como dizemos aqui no sul, "Me caiu os butiá do bolso!" Um par está custando 55 dólares. O frete mais 65 dólares. 120 dólares tudo. Quando esse troço bate na alfândega, dá 60% de IPI e mais 20% de ICMS (aqui no RS). Total: USD 216.00 Com o dólar na faixa dos R$ 6,00 essa brincadeira custaria só a bagatela de R$ 1.296,00 #nemfud No Mercado Livre tem alguns modelos bem parecidos por R$ 80,00 e bagageiros com tubos finos por R$ 25,00 Também tem outros acessórios caso queiras incrementar um pouco mais a restauração da tua bike. Boas compras!
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Marcos Netto
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christianmdt
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eletrolise para a parte interna dos tubos e o melhor.processo, imbativrl.
nao adianta deixar ferrugem por dentro porque um dia o quadto simplismente se rompe....mesmo que estrja bonito por fora |
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brunojp7
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Terminei o tratamento de ácido cítrico colocando as peças embebidas em óleo sintético pra não voltar a ferrugem - eu não tenho óleo mineral que é o indicado. Hoje vi que aonde não pegou o óleo apareceu uns pontos pequenos de ferrugem amarela que sai com o dedo. O aspecto melhorou bastante, parecem novas as peças, exceto as que a ferrugem descascou o cromeado. O derailleur tem ferrugem onde a corrente faz contato. Pra cromar o derailleur acho complicado, porque a presilha não é cromada, somente o desviador é. As partes não são parafusadas, são presas por rebites. Acho que não vale a pena o desmonte pra cromar só o desviador. Marcos_netto nem pensar em comprar fora, só babar já está de bom tamanho. Um guidon Philippe, pedais Lyotard, pedivela Stronglight 103 bis, paralamas martelados. christianmdt esse é outro ponto de preocupação, vou insistir na fase da pintura. Amanhã espero retornar com as fotos das peças tratadas.
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brunojp7
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brunojp7
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Carretera18
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Obrigado por compartilhar. Realmente dá uma grande rejuvenescida nas peças. Vou tentar este banho em algumas peças também |
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christianmdt
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show!
parabens pela dedicacao e empenho para trazer essa veterana devolta a vida |
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gm1987
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A eletrólise é o melhor processo, porém para a parte interna dos tubos, precisa ter um arame do metal de sacrificio passando por dentro dele, sem encostar em nada. A eletrólise sempre busca o caminho mais fácil...
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brunojp7
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gscs
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O convertedor vc passa antes da pintura. Tanto por dentro quanto por fora do quadro. E se preferir aplicar wash Primer antes de aplicar o Primer PU.
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gm1987
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Se vc fizer a eletrólise corretamente, não haverá ferrugem pro "convertedor"reagir e formar a camada protetiva. Então será um processo inútil. 1. não precisa de bacia para a eletrolise. Improvise uma estrutura de madeira ou tijolo, e use LONA PRETA para reter a solução. Duas camadas devem ser suficiente, compre a de melhor qualidade, mais grossa. 2. após a eletrólise, lavar bem com água e detergente e aplicar um fundo wash primer (fosfatizante). 3. Para o interior dos tubos, nem o fabricante pinta, devido a complexidade. Única forma seria pintura por imersão, mas haja primer para fazer um tanque de imersão. Eu não pintaria, sabendo que está livre de ferrugem, me contentaria em borrifar WD-40 após a bike pintada.
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gscs
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Se tiver paciência tbm é só injetar tinta com uma seringa pelos furos do tubo e girar o quadro para que a camada fique uniforme. O difícil será ver por dentro se ficou bem pintado, Kkkkkkk.
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brunojp7
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Colegas ciclistas,
Hoje a roda livre foi pro banho de ácido cítrico. Não consegui remover o segundo pinhão pra retirar as esferas e decidi fazer o banho assim mesmo. Não sei se já aconteceu com vocês, minha roda livre tinha uma camada preta de revestimento e o ácido comeu a camada. Antes do ácido tinha partes dos pinhões em que a ferrugem já tinha carcomido o revestimento. Espero que lubrificar bem seja suficiente pra não acarretar desgaste na roda livre. Na noite anterior lavei a peça com Algoo para eliminar depósitos de graxa que estavam incrustados. Mesmo banhando em água pura, o solvente Algoo ainda agia na graxa das esferas hoje de manhã. Antes do banho. |
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brunojp7
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Vi em outro post uma técnica que usa papel alumínio para remover ferrugem de cromados. Vou usar nas rodas, e mais pra frente quero conseguir uma carcaça de pneu velho pra usar ácido cítrico nas rodas.
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