Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [ajuda]aro vzan speed 700 e tamanho do raio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[ajuda]aro vzan speed 700 e tamanho do raio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrUn0.rs1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [ajuda]aro vzan speed 700 e tamanho do raio
    Postado: 17 Jul 2012 as 00:21
pessoal,
vou montar rodas de treino, procurando aros com um bom custo x beneficio achei o aro vzan speed 700...
lembro de ler um comentario do Alex_sp que aros mais largos eram melhores, mais confortaveis se não me engano. ele é um pouco mais largo que os outros da vzan, 19mm contra 13mm dos outros.
alguem usa/já usou esse aro? são resistentes? algum contra?
link pra quem não conhece:
http://www.vzan.com.br/2010/aros.html



minha outra dúvida é em relação ao tamanho dos raios.
usando a busca do forum cheguei nesse site:
http://lenni.info/edd/

as medidas do cubo(traseiro) são:
  • Right flange ø: 70
  • Left flange ø: 70
  • Centre to right flange: 17.4
  • Centre to left flange: 31.8
  • Spoke hole ø: 2.5


e do aro:

  • ERD: 584mm

a outra medida é OSB, que eu não sei o que é, mas todos os outros aros que estão salvos no site é 0.


com 32 raios e 2 crosses, deu:

  • Spoke length left: 269
  • Spoke length right: 267.7

267.7??? arredondo pra 268?

alguem sabe se os resultados desse site são confiaveis? alguem conhece outro site pra fazer esse calculo?



obrigado!


rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 00:55
Bruno,
acho que a largura desses aros é demais para ser usado em estradeiras, a não ser que vc queira utilizar pneus com medidas iniciando em 25mm. Lá fora, todas as empresas que fabricam esses tipos de aro, os especificam para híbridas ou bicicletas de viagens. Além de indica-los também para serem utilizados por bicicletas com aro 29 (é a mesma medida de diâmetro) e freios v-brake.
Talvez dê certo utilizar com pneus de 25mm, mesmo que a indicação lá fora seja para no mínimo 28mm.
O aro que o Alex menciona para as rodas HED Ardenes (23mm) é mais estreito que esse Vzan Speed 700 (24,8mm) e mais largo que os normais (19mm). Nesse caso é a medida externa é que indica a largura do mesmo, e não a interna, que é o mencionado. Mas tem outro ponto, que é a diferença de quase 120g em cada aro. 

Aqui tem um programa feito pelo Felipe (FBergo) para cálculo dos raios.
http://www.bergo.eng.br/bikefaq/index.php?q=7

Voltar ao Topo
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrUn0.rs1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 01:12
fab1000,
obrigado pela ajuda.
eu planejava usar com pneus 700x23, não daria certo... obrigado!

me da uma ajuda pra usar esse programa do fbergo, das medidas que eu mencionei acima, qual corresponde a Diâmetro da flange do cubo e Distância entre as flanges?

vc conhece algum aro bom pra treino?


vlw!


EDIT: acho que consegui, deu diferente do outro site:
267mm
268mm


Editado por BrUn0.rs1 - 17 Jul 2012 as 01:17
rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
roldansgpvv Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jul 2012
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roldansgpvv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 11:27
Mas tem outro ponto, que é a diferença de quase 120g em cada aro.
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 14:39
Aproveitando esse tópico, eu acabei de comprar um rolo fixo e pretendo montar uma roda traseira para treinar no rolo. Inicialmente eu também pretendia montar a roda com o Vzan Speed 700, mas após o comentário do FAB1000 fiquei com o pé atrás pois pretendia colocar pneus 700x23.  O Speed 700 não aceita mesmo o 23?

Pra esse cenário de usar no rolo qual seria o melhor aro para 700x23? O Team Flyer, Speed 700 ou o Spin? Vi que o Spin é o mais pesado dos três.


Editado por SergioRA1 - 17 Jul 2012 as 14:40
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 17:17
Bruno,
pelo que eu estou vendo, se essa medida de diâmetro do flange está certa, eles são altos, logo a possibilidade de não ter errado a medida procede. Para ter noção, os cubos Shimano tem valores próximos de 40mm conforme essa tabela, do fabricante, que estou anexando.
http://www.shimano.com/publish/content/global_cycle/en/us/index/tech_support/tech_tips.download.-Par50rparsys-0034-downloadFile.html/07%29%20Hub%20Specs.pdf


Right e Left flange são os diâmetros dos flanges.
Distância entre as flanges é o somatório das distâncias do centro aos flanges direito e esquerdo, ou seja, 17,4 + 31,8 = 49,2mm.
Pelas minhas contas deu 268mm.

Se a diferença entre os raios dos dois lados for menor ou igual a 1mm, vc pode usar o de menor tamanho nos dois lados. Caso essa diferença seja maior que 2mm, recomendo utilizar as medidas diferentes mesmo.

Com relação aos aros, acho que essa conta reflete em duas coisas, seu peso e o quanto pretende investir. Eu peso entre 78 e 84kg e desde que comecei uso aros Vzan Team Flyer na Pinarello. O dianteiro é o mesmo desde 2005 e o traseiro troquei 3x com quilometragem, somadas, superior a 35.000km nesse período. O aro é barato, macio, devido ao perfil, e leve. Tenho uma outra bicicleta com o Spin e esse é de doer. Duro pra cacete, mas também muito mais resistente, e pesado pra chuchu, além de tão barato quanto, óbvio. A largura de ambos é a mesma, sendo eles apropriados para pneus a partir de 19mm, que é a largura externa deles. O Voodoo, usou durante algum tempo um outro aro da Vzan chamado Spirit. Esse tem perfil intermediário entre os mais famosos e parece ser mais resistente que o Tem Flyer.
Um colega tão pesado quanto eu, usava o Team na frente e o Spin atrás, dessa forma, disse ele que encontrou o meio termo para rodas resistentes, e baratas. Mas como é a traseira que transmite mais as imperfeições, continua sendo quase tão desconfortável quanto andar com um par de Spin. Mas fazendo isso economizou umas 140g.

Se for leve eu escolheria as Team Flyer, se for tão pesado quanto eu, iria nas Spirit, se for mais pesado, vai de Spin para não ter problemas.

Mas se estamos falando de rodas para treinar, presumo que vai ter um outro par melhor guardado para os dias especiais, certo?

Sergio, se a roda não for sair de casa, eu usaria o mais barato. Afinal de contas, o "asfalto" vai ser um tapete e não terá trancos e buracos para judiar da mesma.

Sobre a largura do aro, ele tem que ser no mínimo igual a do pneu interessado em montar, senão escapará.


Editado por FAB1000 - 17 Jul 2012 as 17:22
Voltar ao Topo
1* Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1* Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 17:33
Essa Vzam 700 speed é a que vem originamentel na Sprint 2011 (amarela e preta)? Se for, aceita pneus 23 e 25 sem problemas.
1*
Voltar ao Topo
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrUn0.rs1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 17:41
fab1000,
sou leve, peso 68kg.
eu pensei nos team flyer tbm, mas vi algumas pessoas reclamando da rigidez do mesmo e tem aquele topico com 2 casos de quebra, perto dos ilhós.

quanto ao tamanho do raio, se eu usasse esse aro, eu deveria comprar 32 raios do mesmo tamanho?268mm no caso.

obrigado.
rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 17:54
Se usar o Speed 700 com esse cubo traseiro sim.
Se mudar o aro, tem que ir lá e calcular novamente.

Sobre a largura do aro, que o Sérgio perguntou no outro tópico também, eu sigo o que os fabricantes costumam indicar. Pode não ter problemas ou pode bater a lateral do aro nas curvas ou o pneu pular fora do trilho.


Se for em Features, vai ver que a Mavic não recomenda para aros de largura iguais aos da Speed 700, assim como a Velocity.
http://www.mavic.com/en/product/rims/road-triathlon/rims/A-719
http://www.velocityusa.com/default.asp?contentID=584

Eu não sei... nunca arriscarei por um pneu menor que a parede do aro, mas cada um sabe o que faz.
Voltar ao Topo
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrUn0.rs1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 17:55
Originalmente postado por 1* 1* escreveu:

Essa Vzan 700 speed é a que vem originamentel na Sprint 2011 (amarela e preta)? Se for, aceita pneus 23 e 25 sem problemas.


dei uma googlada e parece que são os que vinham na sprint 2011 e na sprint 10.
alguem sabe se elas vinham com pneus 700x23 ou 700x25?

o voodoo disse em outro topico que dá pra usar:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Menor eu não garanto, mas 23 pega sim. Por terem 19 mm de largura (interna) o aro fica praticamente rente à borda do pneu, mas isso não chega a constituir problema. O que poderia acontecer é o aro bater no chão numa curva mais pronunciada, causando danos ao aro ou na pior das hipóteses um belo de um tombo. Mas isso não chega a acontecer com pneus 700x23, talvez ocorra com 700x20.

A prova disso é que o Speed 700 é o aro original das Sprint.

Sobre o peso do Spin, é irrelevante. Tenho rodas montadas com Team Flyer e Spin (145 gramas a mais de peso) e não vejo diferença alguma no desempenho. O Spin é mais duro, isso é bem sensível, mas só.

Confused
rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrUn0.rs1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 18:03
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Se usar o Speed 700 com esse cubo traseiro sim.
Se mudar o aro, tem que ir lá e calcular novamente.

Sobre a largura do aro, que o Sérgio perguntou no outro tópico também, eu sigo o que os fabricantes costumam indicar. Pode não ter problemas ou pode bater a lateral do aro nas curvas ou o pneu pular fora do trilho.


Se for em Features, vai ver que a Mavic não recomenda para aros de largura iguais aos da Speed 700, assim como a Velocity.
http://www.mavic.com/en/product/rims/road-triathlon/rims/A-719
http://www.velocityusa.com/default.asp?contentID=584

Eu não sei... nunca arriscarei por um pneu menor que a parede do aro, mas cada um sabe o que faz.

blz, entendi o esquema pra calcular certo o tamanho do raio...
completando a minha ultima resposta, as medidas do cubo devem estar certas sim, ele é bem alto. E eu tenho outra roda pra competir, essa será só pra treino.
irei montar somente a traseira, a dianteira tenho uma vzan futura parada aqui em casa, vou usar ela.

vlw!


Editado por BrUn0.rs1 - 17 Jul 2012 as 18:11
rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 18:07
Originalmente postado por BrUn0.rs1 BrUn0.rs1 escreveu:



o voodoo disse em outro topico que dá pra usar:


Pela minha experiência, dá mesmo. Comparando uma situação parecida, usei pneu 700x20 com aro Vzan Spirit que tem 16mm de largura e não tive problemas.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
1* Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:443
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 1* Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2012 as 18:38
Originalmente postado por BrUn0.rs1 BrUn0.rs1 escreveu:

Originalmente postado por 1* 1* escreveu:

Essa Vzan 700 speed é a que vem originamentel na Sprint 2011 (amarela e preta)? Se for, aceita pneus 23 e 25 sem problemas.


dei uma googlada e parece que são os que vinham na sprint 2011 e na sprint 10.
alguem sabe se elas vinham com pneus 700x23 ou 700x25?

o voodoo disse em outro topico que dá pra usar:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Menor eu não garanto, mas 23 pega sim. Por terem 19 mm de largura (interna) o aro fica praticamente rente à borda do pneu, mas isso não chega a constituir problema. O que poderia acontecer é o aro bater no chão numa curva mais pronunciada, causando danos ao aro ou na pior das hipóteses um belo de um tombo. Mas isso não chega a acontecer com pneus 700x23, talvez ocorra com 700x20.

A prova disso é que o Speed 700 é o aro original das Sprint.
 
Elas vinham com pneus 700x23

Sobre o peso do Spin, é irrelevante. Tenho rodas montadas com Team Flyer e Spin (145 gramas a mais de peso) e não vejo diferença alguma no desempenho. O Spin é mais duro, isso é bem sensível, mas só.

Confused
1*
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 13:30
Caras eu montei minha bike com esses aros até ter grana pra comprar umas rodas melhores e tenho quase certeza que os pneus são 23!!






Editado por giuliano76 - 20 Jul 2012 as 13:30
Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
BrUn0.rs1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
santo andre
Offline
Mensagens:610
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrUn0.rs1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 13:39
Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Caras eu montei minha bike com esses aros até ter grana pra comprar umas rodas melhores e tenho quase certeza que os pneus são 23!!





verifique se os pneus é 700x23 msm. Esta escrito na lateral dele...




perguntei pra um forista que tem uma caloi sprint e o aro dela apesar de estar escrito vzan speed 700, é diferente, mais fino, tem 21mm.
rs1 ultimate monocoque!

...


Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 13:44
Originalmente postado por BrUn0.rs1 BrUn0.rs1 escreveu:

Originalmente postado por giuliano76 giuliano76 escreveu:

Caras eu montei minha bike com esses aros até ter grana pra comprar umas rodas melhores e tenho quase certeza que os pneus são 23!!





verifique se os pneus é 700x23 msm. Esta escrito na lateral dele...




perguntei pra um forista que tem uma caloi sprint e o aro dela apesar de estar escrito vzan speed 700, é diferente, mais fino, tem 21mm.


Qdo chegar em casa a noite eu vejo mas andei dando uma googleada e só achei os pneus CST X-lite 700x20 ou 700x23 a venda nas melhores casas do ramo, hehehehe!!! É essa a marca dos meus pneus pelo q vi na foto.
e o pneu é bem fininho eu acho, tb sou novato nas speed hehehe mas eles me parecem finos!

Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 13:48
Sem contar que os pneus CST são os que vem nas speed caloi. No caso da Strada o 700x23, mas essa vem com os Team Flyer.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 14:45
Ae, ontem resolvi prestar mais atenção nas rodas e pneu da bike, hehehe!
O aro é VZAN Speed 700 conforme a foto q postei uns posts acima, no aro diz 19mm, os pneus são CST x lite road 700x20.
tá perfeito!!

ontem furou pela primeira vez o pneu desde q montei a bike, tirei a câmara novinha do bolso e já era!
Enquanto ajudava o outro companheiro que tb teve o pneu furado no mesmo momento e ainda colei o furinho da câmara q tirei da bike e já era!!
eu uso fita anti-furo mas acho que pegou alguma coisa mais na lateral furinho bem pequeno mesmo!
o acostamento da estrada onde pedalamos tem muito pedrisco solto furou numa descida sorte q eu não tava com sanguenozóio tava só no embalo a uns 50km e quando comecei a subida adiante q o pneu murchou mesmo!!

Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 14:58
informação do site da VZAN, esse é o aro q eu uso!
com pneus 700x20
já não entendi mais nada hehehehe, afinal, meu aro tem 19mm de largura?
O VZAN SPIN tem 13mm por exemplo!!



Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 15:02
É isso mesmo Giuliano,
o Spin, assim como o Team Flyer, tem largura padrão para aros de estrada. Enquanto que o Speed 700 é mais largo, para ser usado com pneus normalmente usado em híbridas.
Voltar ao Topo
giuliano76 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2010
Pelotas - RS
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar giuliano76 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2012 as 15:14
Poisé!!
Tava pensando em trocar por uns SPIN mas acho que vou deixar assim mesmo e mais adiante derrepente pegar umas rodas shimano completas!!!

Giuliano MO
MTBs: Caloi 29 Alivio 24v e VZAN Spix 650B deore 30v.
Urbanas: Aluminum sport 1994, Dahon Eco C7 e Dahon Vitesse D5.
Só no pedal!!!
Voltar ao Topo
Tfsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2012
Limoeiro_Ceará
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2012 as 08:23
Galera...o que foi discutido neste tópico se aplica aos aros utilizados na Caloi 10 (2011)? É que estava pensando em comprar um pneu para o caso de algum imprevisto na estrada!Da pra usar um dobrável (ideal)???Mais nessas dimensões (700x28) impossível encontrar! Um 700x25 daria certo?
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2012 as 08:27
Originalmente postado por Tfsantos Tfsantos escreveu:

Galera...o que foi discutido neste tópico se aplica aos aros utilizados na Caloi 10 (2011)? É que estava pensando em comprar um pneu para o caso de algum imprevisto na estrada!Da pra usar um dobrável (ideal)???Mais nessas dimensões (700x28) impossível encontrar! Um 700x25 daria certo?

Se não em engano o 700x25 é a medida de pneu pra Caloi 10 que vem de fábrica.


Editado por SergioRA1 - 01 Set 2012 as 08:27
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
Tfsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2012
Limoeiro_Ceará
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tfsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2012 as 14:33
Vlw...Sergio! Vc montou a roda (rolo fixo)?
A minha C.10 veio com pneus 700x28 e aro indicando (speed 700 vzan)...só que com 36 furos...imagino lendo o tópico que venha a ser este de 19 mm!!!
Por sua experiência e pelo que foi visto...posso utilizar sem problema um pneu dobrável 700x25? E a câmara de ar neste caso teria que ser uma menor?
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2012 as 14:56
Originalmente postado por Tfsantos Tfsantos escreveu:

Vlw...Sergio! Vc montou a roda (rolo fixo)?
A minha C.10 veio com pneus 700x28 e aro indicando (speed 700 vzan)...só que com 36 furos...imagino lendo o tópico que venha a ser este de 19 mm!!!
Por sua experiência e pelo que foi visto...posso utilizar sem problema um pneu dobrável 700x25? E a câmara de ar neste caso teria que ser uma menor?

Tfsantos,

Eu não montei a roda pro rolo, to usando os originais da Strada mesmo Vzan Flyer team.
Mas não conheço direito esse aro VZan 700 pra te responder essas perguntas. Porém, como leu acima, algumas pessoas conseguiram até usar 23 nesses aros. Eu acho, repito... acho que dá pra usar o 25 sim. Mas vamos ver se mais alguém aqui pode responder essas perguntas.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
ricardo principe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardo principe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2013 as 23:29
Montei uma roda usando esse aro speed 700 da Vzan, ele é bem mais largo mesmo que um aro de speed(19mm contra 13mm), deve ser para hibridas mesmo, eu tinha um aro Campagnolo Berlin 36, no Google esta escrito que o Campy Berlin pesa 535 gramas, o Vzan esta no site com peso de 550Gramas, mas para mim eu acho que a roda com aro vzan "mais pesada e lerda" que a CAMPY.

Eu usei raios de 300mmx2mm para raiar a roda(eu mesmo fiz a raiação), depois vou colocar do lado da catraca 9 raios de 2,5mm no lugar de 9 raios de 2mm, a roda fica mais forte assim, sendo que uso essa bike como hibrida mesmo e evita quebrar raios, o cubo é com rolamentos.

Eu acho esse aro bem mais confotável que um aro 700X13, para se usar na hibrida, só ando com ela nas ruas de Sampa.(Asfalto a maioria ruim com muitos buracos)

Esse aro com 19mm de largura para mim fica mais confortável que os tradicionais de 13mm, estou usando um pneu 700X25, o aro dá para colocar câmaras tanto com válvula presta(Fina) como para válvula americana.

Parece ser bem rigído o aro Vzan Speed 700, as laterais dele tem um bom "Grip" para frenagens.

Se vc pretende montar uma roda para Speed mesmo, eu aconselho usar um aro 700X13.

"bicicleta uma opção de transporte eficiente"
Voltar ao Topo
beesooz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Recife-PE
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar beesooz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 10:03
Dá pra usar pneus 700x40 ou 42 nesses aros? Tipo Schwable Big Apple e tal?
Destino é inexorável.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 16:19
subindo esse tópico, fiquei com algumas dúvidas. como não entendo NADA de rodas, lá vai.

eu ia deixar os raios na conta do mecânico, mas decidi começar a cotar na interwebs pra ver se acho algo melhor...

as medidas que consegui nos cálculos foram:
Front Right /Front Left: 286.1mm
RR: 283.4mm
RL: 285.0mm

Se eu não conseguir raios nessas medidas exatas, o ideal é comprar pouco maior ou pouco menor?
ex:
na jamur, achei esse carinha aqui:
http://www.jamurbikes.com.br/produto/311-raio-inox-285mmx2.0mm-preto-richmann-%2836-unidades%29
como meu caso são duas rodas de 32f (três cruzamentos), vão sobrar 8 raios pro banco de reservas. sem problemas.
É Válido comprar assim? Minha preocupação é que na frente dá quase 3mm de diferença pra traseira... É válido comprar um tamanho genérico assim e montar? Ou tem que ser maior pra frente/menor pra trás?

Outra dúvida é em relação ao buraco do cubo.
Os shimano são 2.5mm de spoke hole.
Um raio de 2mm não vai ficar capenga?
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 16:46
Oliva,
não fica capenga porque ele vai estar tensionado. Wink
Se quiser a perfeição, existem arruelas de latão que se moldam ao espaço restante e deixam a montagem perfeita. Só não é fácil de encontrar. Se achar e for um pacotão, o que normalmente é, eu racho contigo porque também tenho rodas pra montar.

Quanto ao tamanho, o ideal é que tenha até 1mm a mais ou a menos. Se comprar um raio muito curto, ele terá poucos pontos de fixação visto o passo da rosca ficar aparente, e corre o risco de espanar e soltar, além da quebra eventual. Se comprar muito comprido, ele tenderá a quebrar devido ao comprimento maior pra dentro do aro. Às vezes, dependendo do niple, dá fim de curso e você não consegue transpassar seu fundo, deixando o raio sem o aperto ideal.

Lembre-se que os raios fazem um ângulo entre seu ponto de fixação no cubo e o seu encaixe no niple. Alguns niples tem projeto para diminuir esse tipo de problema da curvatura, suavizando o ângulo feito, mas não resolve tudo.

Descobri isso e outras coisa mais no tópico dos Rohloff ajudando o Lyra com os problemas de quebra nos raios dele.

A medida ideal e encontrada para a maioria das calculadoras de raio, é aquela onde a ponta do raio, que fica pra dentro do aro, toque a linha imaginária do ERD.

Se suas contas estiverem corretas, e parecem estar porque pro meu conjunto Speed 700 + cubos XTR, deu bem parecido, 285mm vai atender sua montagem com niples padrão de 12mm. Se mudar o niple pra esses de alumínio coloridos tem que refazer a conta. Diminuindo o comprimento do raio proporcionalmente ao aumento do niple.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 17:21
show, entendi.

a idéia é montar com niples padrão, que já vem no produto (acabei de ligar pra confirmar) :D

em relação às arruelas, acho que não vai ser necessário pra mim.
Quem vai montar a roda não sou eu. Sou bem prego pra esse tipo de coisa.


[e]
em relação aos cálculos, meus cubos são de speed (não sei se fazem muita diferença pro xtr, mas usei o site que tá lá em cima:

Hub: Shimano FH-4600, rear
Left flange ⌀: 45 mm
Right flange ⌀: 45 mm
Centre to left: 35 mm
Centre to right: 17 mm
Spoke hole ⌀: 2.5 mm
Rim: My rim
ERD ⌀: 584 mm
OSB: 0 mm
Size:
Tension for 32 spokes
Crosses Spoke length left Spoke lenght right Tension ratio L/R
0 270.5 268.8 48%
1 272.3 270.6 48%
2 277.5 275.8 48%
3 285 283.4 48%
4 293.7 292.1 48%



Hub: Shimano HB-5700, front
Left flange ⌀: 38 mm
Right flange ⌀: 38 mm
Centre to left: 34 mm
Centre to right: 34 mm
Spoke hole ⌀: 2.4 mm
Rim: My rim
ERD ⌀: 584 mm
OSB: 0 mm
Size:
Tension for 32 spokes
Crosses Spoke length left Spoke lenght right Tension ratio L/R
0 273.9 273.9 100%
1 275.4 275.4 100%
2 279.8 279.8 100%
3 286.1 286.1 100%
4 293.4 293.4 100%



Editado por Oliva - 29 Ago 2013 as 17:29
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
danilo.imperio Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Ago 2011
Taboão da Serra
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danilo.imperio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2013 as 08:32
Bom dia pessoal. Não entendo muito essa questão de raios e nem sei fazer os calculos para tal e gostaria de uma ajuda de voces. Tenho um cubo tiagra 4500 mas esta com aro SPIN da Vzan. Gostaria de colocar o aro Flyer devido a redução de peso. Por ele ser de parede mais curta, consigo usar o mesmo raio? se não, vocês saberiam me dizer qual a medida ideal? pesquisei e tem vários tamanhos (292, 295, 300). Abs e obrigado.
Voltar ao Topo
Cassiano Schmidt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2015
Santa maria RS
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cassiano Schmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2015 as 00:36
Olá, estou montando minha bike, ainda com muito sacrifício, hahah Vamos aos detalhes ^^  ... .. o quadro dela  é oceano de ferro O .O   das de marcha simples. hashsaSmile

Compensaria colocar um Aro : ARO 26 ALEX RIMS XD-LITE DISC  Marca: Alex Rims
Modelo: XD-LITE DISC
Furação: 32 Furos
Tamanho: 26"
Cor: Preto -
Sei que deve ter algum fórum também sobre isso gostaria de receber um links se possivel pois acesso de madruga aqui só. 
Shocked

Sou acadêmico ^^ estou começando a jornada. 
   Cabe no bolso ^^  e em relação ao raios qual devo comprar ? O pneus olhei nos fóruns aqui e vi varias marcas muito boas. : Shocked
Voltar ao Topo
Rvenzon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jul 2016
Maceio
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rvenzon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2017 as 19:16
OSB eh Offset spoke bed, ou seja se os furos da roda forem fora de centro (deslocamento lateral)
Se os furos forem no centro então o OSB=0
Voltar ao Topo
Cesar_cwb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jan 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesar_cwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2018 as 11:40
Pesquisei no forum e encontrei esse tópico relacionado aos aros que comprei.

Estou montando as rodas, e minha dúvida é com relação ao alinhamento dos furos. Num aro Vzan Extreme que tinha, era visual o desalinhamento dos furos, mas neste Aro Speed 700 parece que os furos estão alinhados. Ou será impressão minha?
Voltar ao Topo
Carlos W Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jul 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos W Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2018 as 13:36
Eu uso este aro.  É alinhado mesmo.
Voltar ao Topo
Cesar_cwb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jan 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cesar_cwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2018 as 19:17
Originalmente postado por Carlos W Carlos W escreveu:

Eu uso este aro.  É alinhado mesmo.


Valeu, Carlos!
Voltar ao Topo
Lordvan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2016
SP
Offline
Mensagens:973
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lordvan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2021 as 11:13
.

Editado por Lordvan - 07 Abr 2021 as 14:11
Bike é diversão, liberdade, desafio.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X