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Drop, Bullhorn, Riser: Qual escolher?

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chão Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 11 Out 2011
SJ Campos
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    Postado: 09 Jul 2012 as 15:00
Trata-se de uma single speed que estou montando aos poucos. Quadro de caloi 10 seat tube 58 antigão, já pintado de preto brilhoso, rodas aro 700  em alúminio polido, canote, mesa, pedivela, tudo prateado, raiação em inox polido, sendo o frontal radial e a trazerira cruzada 36 F,  freio contrapedal velosteel 20 dentes.

Minha dúvida é somente em relação ao guidão. 
Será para uso urbano, trabalho, passeio, nada além de 20 Km.
Pensei em usar riser mas acho que não combina nada com o visual " OLD " que dei no quadro e nas rodas. O Bullhorn me parecia feio, agora tô começando a gostar.... Estou mais propício ao drop convencional, mantendo o visual speed, mas acho que para cidade ficaria mais difícil a " pilotagem "

E aí?  já vi quase tudo na net e não consigo resolver....Angry
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Hiro Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 15:42
Para uso urbano eu considero o bullhorn e o riser as melhores opções. A vantagem do bullhorn é que ele te dá mais opções de pegada: na parte reta pra andar mais ereto e tranquilo, no meio dos "chifres" pra pedalar em pé ou nas pontas do guidão pra um sprint com posição mais aerodinamica.

O drop deixa o visual mais tradicional (que eu considero muito bonito também) mas as opções de pegada não são tão boas pra cidade, a parte de baixo do drop te dá uma posição bem aerodinamica, mas prejudica muito a visão pra andar no transito, a parte de cima do guidão é bem confortavel pra andar tranquilo mas acho que falta pegada pra usar numa subida, ou uma pegada mais intermediária.

O que ja virem fazer é deixar os manetes de freio como se fosse um estrada normal (mesmo muitas vezes só tendo o freio dianteiro funcionando no caso de fixa).

Tem também o bullhorn feito de guidão estrada cortado e virado, fica parecendo com um guidão reto com bar end em termos de pegada, e não fica um tambolho tão grande como seria com um bullhorn pronto.
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euesmago Ver Drop Down
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curitiba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 17:42
Guidao drop é sem duvida uma otima pedida para uso da bike na cidade. Oferece otimas posicoes de pegada e é muito confortavel.

Viva mais, ame mais, pedale mais...
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swingerjdho Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar swingerjdho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 23:16
Oferece otimas posicoes de pegada e é muito confortavel. 
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swingerjdho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Jul 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar swingerjdho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2012 as 23:17
Para uso urbano eu considero o bullhorn e o riser as melhores opções. 
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chão Ver Drop Down

Restrito

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SJ Campos
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Caramba! Agora fiquei com mais dúvida aindaLOL
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bito Ver Drop Down
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eu usaria o drop. o conceito de bike urbana que estou projetando usa guidao drop. inclusive ele é mais estreito e fácil de andar no transito. tem muitas opcoes de pegada.
Vinicius
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Papillon Ver Drop Down
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Sampa
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2012 as 17:00
o que gosto do drop é ele ser mais estreito facilitando a passagem entre carros, um comparativo simples meu guidão drop tem 44cm enquanto o riser da mtb tem 58cm.
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chão Ver Drop Down

Restrito

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SJ Campos
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Fiz o seguinte: Mandei montar a bike, exceto a mesa e guidão. Vou a bicicletaria na segunda e vejo como ficou o FIT. Se a posição do drop não ficar muito baixa vou optar por este. Mas se ficar muito baixo, creio que colocarei um guidão riser, serrando as pontas para ficar com uns 48cm
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Marino Ver Drop Down
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Vai usar luva sempre? Se não for vai de guidão riser com manopla, além da posição mais levantada do tronco vai doer menos suas mãos.

Mesmo que vá usar luva ainda acho o riser mais confortável. Coloquei o bullhorn na minha e se tivesse que escolher de novo acho que não faria essa opção.

Não vai matar o visual não, tem várias com guidão desse tipo que ficam boas. Só escolheria um polido para combinar com as outras peças.
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chão Ver Drop Down

Restrito

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SJ Campos
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Com riser ficaria muito parecida com esta, só que prefiro o guidão polido ao preto.





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beesooz Ver Drop Down
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Tou montando uma híbrida com quadro MTB tam 16" pra aro 29, quero um guidão que me dê opções de pegadas (gosto um pouco do reto e gosto do riser, mas viaaaajo no drop), e pensei: seria melhor colocar um mini-bullhorn ou um drop INVERTIDO? É, tipo, um drop com as curvas viradas pra cima, e eu teria uma opção comfort e uma opção reta mais baixa... sacaram? Será?
Destino é inexorável.
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Samken Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samken Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 11:25
Para uso urbano (cicloativismo), onde você não fica mais de 1 hora e meia na bike, Eu prefiro um riser com uma manopla ergonômica


.


Muito mais fácil de passar pelos corredores ou lugares estreitos por exemplo.


Já para o cicloturismo, ainda defendo que a melhor opção é um guidão borboleta.



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beesooz Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Mai 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar beesooz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 13:04
Originalmente postado por Samken Samken escreveu:

Para uso urbano (cicloativismo), onde você não fica mais de 1 hora e meia na bike, Eu prefiro um riser com uma manopla ergonômica


.


Muito mais fácil de passar pelos corredores ou lugares estreitos por exemplo.


Já para o cicloturismo, ainda defendo que a melhor opção é um guidão borboleta.




Meu fi, que manopla é essa? Marca? Eu pirei nela.
Destino é inexorável.
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 13:33
O guidão drop é bom quando se usa manetes de freio e/ou câmbio. Sem, a pelada lateral fica bem esquisita, e nos sprints é inevitável ter que pegar no drop. E sprintar no drop não é coisa que todo mundo faz com desenvoltura.

Mas pra mim é o melhor guidão que existe, dá muita agilidade pelo tamanho pequeno, basicamente você passa onde seus ombros ou cintura passar. E as três pegadas básicas (parte reta, hoods e drop) se ajustam a qualquer situação, seja subida íngreme sentado, em pé, sprint, passo, etc.

A segunda melhor opção ao meu ver é o bullhorn. Tem duas posições de pegada e também é bem estreito, dando agilidade no trânsito. Esteticamente acho horrível, mas é prático sem dúvida.

Flat e rise são horríveis. Só tem uma posição de pegada, e o ajuste sempre vai comprometer uma situação: se você colocar uma mesa mais longa para ter melhor desempenho em pé, vai comprometer a posição sentada, e vice-versa. A posição das mãos nesses tipos de guidão fica numa posição onde a musculatura dos braços é sub-utilizada, logo sprintar fica bem esquisito e instável. E guidão rise é feio demais, deveria ser proibido.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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silvioclara Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar silvioclara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2013 as 19:29
Boa noite.

Gostaria de saber onde encontro um guidão bullhorn preto pra comprar.

Já procurei na net e não encontrei, li aqui em outro tópico que tem por R$30,00.

Se alguém puder ajudar Thumbs Up
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silvioclara Ver Drop Down


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PS: quero colocar na minha airwalk pista

https://lh4.googleusercontent.com/-KglW1DFLidc/Up-olVD0e6I/AAAAAAAABQ0/IutDVqARkqQ/w736-h552-no/CAM01208.jpg
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Oliva Ver Drop Down
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cara, tem na tre3e, mas tá esgotado.

dá uma ligada lá e pergunta.

outra opção é a ciclourbano, que também tem esgotado. liga lá

também tem na fixacwb
http://fixacwb.com/tag/vende-se

joga guidão bullhorn no google e seja feliz.
É nóis que avoa pedalando de boa.
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pedrozaha Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2017 as 19:32
Comprei uma Nirve Belmont 54 e também fiquei com essa dúvida. Estou mais para drop nem tanto pelo estilo, mas sim por praticidade: muito mais fácil de encontrar manetes de freio do que aquelas do bullhorn.

No entanto uma dúvida me assola: há alguma marca que pode-se dizer se tratar de um bom custo-benefício para essa peça?

No caso de eu encarar um bullhorn, há uma marca boazinha (entenda-se honesta) para as manetes de modo que eu possa comprar seja aqui seja no ebay?

grato.
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Steel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Steel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2017 as 12:43
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

Comprei uma Nirve Belmont 54 e também fiquei com essa dúvida. Estou mais para drop nem tanto pelo estilo, mas sim por praticidade: muito mais fácil de encontrar manetes de freio do que aquelas do bullhorn.

No entanto uma dúvida me assola: há alguma marca que pode-se dizer se tratar de um bom custo-benefício para essa peça?

No caso de eu encarar um bullhorn, há uma marca boazinha (entenda-se honesta) para as manetes de modo que eu possa comprar seja aqui seja no ebay?

grato.

Cara, adaptei um Bullhorn na minha bike e não me arrependo.
Eu usei os manetes Rapid-fire mesmo que eu já tinha na bike.

Como o diâmetro do guidão é pouca coisa maior, eu abri um pouco a garra do manete e consegui colocar ele tranquilamente. A ergonomia ficou ótima e com três posições de pegada: Relaxado, segurando na parte reta; Intermediária, segurando nas curvas do guidão e Agressiva, segurando próximo aos manetes de freio. 


"Seja a mudança que você quer ver no mundo."
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Angelus Ver Drop Down
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Originalmente postado por Steel Steel escreveu:

Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

Comprei uma Nirve Belmont 54 e também fiquei com essa dúvida. Estou mais para drop nem tanto pelo estilo, mas sim por praticidade: muito mais fácil de encontrar manetes de freio do que aquelas do bullhorn.

No entanto uma dúvida me assola: há alguma marca que pode-se dizer se tratar de um bom custo-benefício para essa peça?

No caso de eu encarar um bullhorn, há uma marca boazinha (entenda-se honesta) para as manetes de modo que eu possa comprar seja aqui seja no ebay?

grato.

Cara, adaptei um Bullhorn na minha bike e não me arrependo.
Eu usei os manetes Rapid-fire mesmo que eu já tinha na bike.

Como o diâmetro do guidão é pouca coisa maior, eu abri um pouco a garra do manete e consegui colocar ele tranquilamente. A ergonomia ficou ótima e com três posições de pegada: Relaxado, segurando na parte reta; Intermediária, segurando nas curvas do guidão e Agressiva, segurando próximo aos manetes de freio. 



Legal essa proposta. Quais são as especificações do guidão? Teve que cortar?
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Steel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Steel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2017 as 20:07
Originalmente postado por Angelus Angelus escreveu:

Originalmente postado por Steel Steel escreveu:

Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

Comprei uma Nirve Belmont 54 e também fiquei com essa dúvida. Estou mais para drop nem tanto pelo estilo, mas sim por praticidade: muito mais fácil de encontrar manetes de freio do que aquelas do bullhorn.

No entanto uma dúvida me assola: há alguma marca que pode-se dizer se tratar de um bom custo-benefício para essa peça?

No caso de eu encarar um bullhorn, há uma marca boazinha (entenda-se honesta) para as manetes de modo que eu possa comprar seja aqui seja no ebay?

grato.

Cara, adaptei um Bullhorn na minha bike e não me arrependo.
Eu usei os manetes Rapid-fire mesmo que eu já tinha na bike.

Como o diâmetro do guidão é pouca coisa maior, eu abri um pouco a garra do manete e consegui colocar ele tranquilamente. A ergonomia ficou ótima e com três posições de pegada: Relaxado, segurando na parte reta; Intermediária, segurando nas curvas do guidão e Agressiva, segurando próximo aos manetes de freio. 



Legal essa proposta. Quais são as especificações do guidão? Teve que cortar?

Não tive que cortar não, já comprei ele como Bullhorn mesmo. Ele é da Zoom, é bem leve e tem furação para passagem de cabeamento por dentro dele.
 Só pesquisar por "Guidão Bullhorn" no Mercado livre que aparece aos montes, vários na faixa dos R$70,00.
O único detalhe mesmo é que ele tem 23,5 mm de espessura nas pontas, contra os 22,2 mm convencionais dos guidões retos. Aí para caber os manetes eu tive que abrir um pouco as garras, mas foi muito pouco, coisa de 2 mm.
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Angelus Ver Drop Down
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Essa mesa sua é ahead set?
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Steel Ver Drop Down
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Sim, é Ahead Set.
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pupoMTB Ver Drop Down
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Olá Steele cara estou querendo montar uma híbrida com a mesma solução que vc utilizou do bullhorn e os rapid fire ficou fácil de trocar as marchas e de frear ? A única diferença do que quero fazer para o seu projeto é q pretendo usar freios ferraduras pois o quadro é próprio de speed
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*steel
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Morro abaixo é que o desafio pesa... O peso está apoiado quase a frente do eixo... Os ferradura são mais fracos que os tradicionais.

Descer marcha é mais fácil que descer pela posição. Talvez usar dumb shifts ou mesmo STI's possa funcionar melhor...

Mas sejamos honestos: é gambiarra...!
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pupoMTB Ver Drop Down
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É gambiarra mas STI está um absurdo de caro sem chance
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Então cara, eu gosto bastante da pegada. 
Pra frear é bem tranquilo, é bem parecido com frear uma speed segurando pelos hoods. A troca de marchar também ficou bem legal, quando se está com a mão na posição de frenagem, você alcança tranquilamente as duas alavancas da marcha. 
O único detalhe que vc tem que se atentar é que na hora de instalar os manetes, vc tem que instalar eles um pouco rotacionados para o lado de fora, para facilitar a pegada no freio e para vc conseguir ver o indicador da marcha, que mostra em que marcha está.
Outro detalhe, esse já em relação ao guidão, é que vc tem que se atentar bem em como vai ficar o fit da bike, já que o Bullhorn joga sua posição bem pra frente. Eu, por exemplo, tive que reduzir minha mesa para não ficar tão alongado em cima da bike.

É gambiarra? É. Mas funciona bem que é uma beleza. Nunca mais tive problemas em pegar corredor, depois dessa adaptação. kkkkkk



Editado por Steel - 22 Ago 2017 as 11:38
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VJoe Ver Drop Down


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Fiquem ligados que essa gambiarra dos manetes tem tendencia a quebrar numa freada brusca. Além da respota ficar bem pior devido ao cabo estar curvado daquele jeito. Tem manetes próprios para o bullhorn por menos de 30 reais na China.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Originalmente postado por pupoMTB pupoMTB escreveu:

É gambiarra mas STI está um absurdo de caro sem chance


Uma coisa que eu aprendi já a bastante tempo: poupa em tudo, mas não em freio. Acelerar é fácil, e opcional, parar é obrigatório, e nem sempre se sabe como e onde...
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newhouse Ver Drop Down
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Originalmente postado por VJoe VJoe escreveu:

Fiquem ligados que essa gambiarra dos manetes tem tendencia a quebrar numa freada brusca. Além da respota ficar bem pior devido ao cabo estar curvado daquele jeito. Tem manetes próprios para o bullhorn por menos de 30 reais na China.

Olha, palavra de quem usou essa gambi por quase 10 anos, funciona exatamente igual a um guidão flat, não existe perca na frenagem e o controle é ok, desço ladeira cheias de buracos e dá pra controlar o freio de boa. Ainda tem uma vantagem bem interessante, pelo freio de MTB ter o dobro de puxada de um STI, andando na chuva a condução da bike fica bem melhor, ou seja na questão frenagem é só vantagens.

O problema maior ai é que usar STI ainda é mais confortável, em pedais longos, estradas esburacadas, pode gerar incomodo. Mas pra quem não pode, é uma ótima gambiarra, no transito esse guidão de 400mm é lindo pra rodar entre os carros.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Não acontecer contigo não é estatística... Quando se fala em segurança, gambiarra não é boa ideia...
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