Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedal MTB Clip SPD em bike Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedal MTB Clip SPD em bike Speed

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 11:19
cara, tenta os tacos padrão SPD modelo SM SH56, que permitem diversos movimentos do pé para desclipar. sao os que acompanham o pedal M324. uso desses em uma sapatilha e o SH51 (padrão/comum) em outra. Prefiro o 56!
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
Tomcat Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tomcat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 11:27
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

cara, tenta os tacos padrão SPD modelo SM SH56, que permitem diversos movimentos do pé para desclipar. sao os que acompanham o pedal M324. uso desses em uma sapatilha e o SH51 (padrão/comum) em outra. Prefiro o 56!

Problema é usar esse pedal M324 numa speed!!! Existe algum outro pedal menos bruto? Taco SH56 tb se usa nos crank brothers candy one e Egg Beater 3?

Os pedais da click'r tb são estranhos pra usar na speed! Combinam mais com a minha fixa!!!
ROAD: SPZ Allez Compact 2012 red com grupo 105 5700.
FIXED GEAR: Airwalk Pista V black (vendida).
SPEED VINTAGE: Caloi 12 1988
URBANA: Caloi Urbe - dobrável (da patroa) light blue.
Voltar ao Topo
Hattie Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2011
Natal
Offline
Mensagens:311
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hattie Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 14:08
Gente, eu tenho um Candy 3 e o troço é ruim de desclipar.
Eu já levei trocentos tombos pq o pé não sai de jeito nenhum. É muito duro! E o pior é que o troço é diferente dos shimanos e não tem como regular pressão.

Pedal de MTB é realmente mais "frouxo" que de road??

Pq se for, eu to com medo de colocar um 105 na minha road e quebrar a cara toda vez que sair para pedalar! Ouch

Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 14:47
o taco SH56 pode ser utilizado em qualquer pedal padrão SPD. Ele vem com o M324, mas pode ser adquirido avulso.

mas compensa comprar o m324 na gringa e vender o pedal depois sem o taco
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 14:55
Originalmente postado por Hattie Hattie escreveu:

Gente, eu tenho um Candy 3 e o troço é ruim de desclipar.
Eu já levei trocentos tombos pq o pé não sai de jeito nenhum. É muito duro! E o pior é que o troço é diferente dos shimanos e não tem como regular pressão.

Pedal de MTB é realmente mais "frouxo" que de road??

Pq se for, eu to com medo de colocar um 105 na minha road e quebrar a cara toda vez que sair para pedalar! Ouch



Hattie, vê a sua sapatilha. Eu tive uma que não desclipava de jeito nenhum com o Egg Beater. Precisei cortar um pedaçinho das travas pra funcionar legal. Wink


Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 15:45
Tem o modo 'inverter os tacos'. Os tacos da Crankbros só funcionam neles mesmos, mas tem 2 modos de utilizá-los. Um modo é inverter o taco, tipo da esquerda pra direita e direita pra esquerda. Um dos 2 modos tem float e fica fácil a remoção. O outro não.

Voltar ao Topo
vladbarra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2010
B. do Piraí- RJ
Offline
Mensagens:680
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vladbarra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2013 as 23:07
Originalmente postado por profclayton profclayton escreveu:

Esse pedal durante um bom tempo foi vendido pela Anderson como o pedal mais leve do mundo mas faz um bom tempo mesmo, acho que uns 7 anos...

Speedplay: "O pedal mais leve do mundo, com o taco mais pesado do mundo".

Já li isso aqui no fórum em algum lugar e achei "a maior verdade do mundo"
Voltar ao Topo
lucaslumi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucaslumi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2014 as 10:12
DOIDERA
Voltar ao Topo
Gui Ortiz Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Jun 2005
sao paulo
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gui Ortiz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 00:40
uso pedal de mtb na bike road...


me disseram que pedal para speed mesmo tem muito mais sustentação , mas nao sei se vale a pena a tal ponto de ter que vender os meus pra comprar outros...



em treinos realmente a necessidade de desclipar é minima... o que favorece os pedais road, mas nao sei to meio em duvida ainda...


a diferenca é muito grande?



Voltar ao Topo
márcio rahal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Nov 2006
CBA e CGDE
Offline
Mensagens:819
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar márcio rahal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 11:20
Nas minhas duas bikes uso o mesmo pedal:

Shimano M520


Uma é Road outra é Híbrida (Urbana)

fotos:

Road:


Urbana:


Não sinto falta de pedal específico de Road.
Uso apenas uma sapatilha e me facilita a vida!!
SPZ Crosstrail Elite
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jun 2015 as 12:16
Originalmente postado por Gui Ortiz Gui Ortiz escreveu:

uso pedal de mtb na bike road...


me disseram que pedal para speed mesmo tem muito mais sustentação , mas nao sei se vale a pena a tal ponto de ter que vender os meus pra comprar outros...



em treinos realmente a necessidade de desclipar é minima... o que favorece os pedais road, mas nao sei to meio em duvida ainda...


a diferenca é muito grande?




Tenho os 2, a diferença não é grande assim. Só sinto realmente a diferença em momentos de muito esforço, como uma subida de inclinação animal ou naquele sprint insano. Prefiro usar o modelo de speed pois pra mim faz diferença, mas não precisa ir correndo comprar, dá pra treinar bem ou igual com SPD, pois não deixar de ser um clip.

Agora, para usar no transito o clip de speed é horrível, depois que comecei a usar SPD até desanimei de usar o outro modelo no meio dos carros, SPD é estupidamente mais pratico no anda-para dos semáforos.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2015 as 17:34
Também uso um pedal de MTB (Shimano PD-M520) em minha bicicleta de estrada.  Faço isso por 3 motivos:

- Uso o mesmo pedal na híbrida e economizo o $$ de um novo pedal e uma nova sapatilha.
- Gosto da liberdade de poder descer da bike e caminhar por qualquer lugar.
- É muito prático no trânsito.
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
juniolive Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2015
Fortaleza-CE
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar juniolive Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2015 as 17:31
Moçada, quando fui comprar sapatilha e pedais para a minha CAAD8 que tinha acabado de comprar, pesei todos os prós e contras de um e de outro.

Acabei optando pela praticidade do SPD em vez do SPD-SL. Primeiro, custo. É bem mais barato comprar e manter uma sapatilha de MTB (durabilidade do solado, durabilidade dos tacos, custo dos tacos) do que uma de Road.

Segundo, praticidade. De vez em quando, vou trabalhar na magrela, e aí, teria que levar peso na mochila para colocar um tênis para o dia a dia e não esculhambar o troço, ainda mais se o solado for de carbono. Uso a sapatilha da Shimano normalmente no dia a dia como se fosse um tênis comum, e passa despercebido.

Terceiro, segurança. Exceto se você for um amador que treina longas distâncias em estradas com pouca movimentação, você irá precisar clipar e desclipar constantemente, aí, meu amigo, você verá que as sapatilhas de Road são um saco.

Penso em comprar brevemente uma sapatilha Diadora e um pedal Time Xpresso 6 ou Ultegra, mas só pra um eventual treino em estrada. Estou pensando se vale a pena o investimento.

Voltar ao Topo
Becokr Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Becokr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2016 as 16:31
Rapaziada, preciso de ajuda.

Sempre usei pedal mtb com plataforma da shimano na minha bike e sempre tive segurança e confiança pra pedalar.

Agora tô com uma speed e essa semana instalei os shimano 105 com uma sapatilha sidi.

Pedalando é uma mistura muito boa de conforto e estabilidade. Mas meu problema é que até chegar nos lugares com pouco movimento passo antes por várias ruas muito movimentadas.

Aí vem o problema. Soltar o pedal é fácil mas não consigo, com segurança, pedalar sem estar clipado. O pé escorrega no outro lado do pedal e fico na m. total. Na estreia já fui até pro chao. No outro pedal era só soltar, virar o pedal e continuar pedalando com tranquilidade no meio dos carros com os pés soltos. Mas com pedal de speed não tenho segurança e nem confiança. Pra não dizer que até me assusta chegar num sinal.

Existe algum pedal speed que eu consiga pedalar dos dois lados? Com clip e sem clip?

Po, gastei uma graninha na sapatilha e não queria me desfazer dela.

Abs
Voltar ao Topo
muringuets Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2014
São Carlos
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar muringuets Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2016 as 17:12
Quando eu estou nessa situação eu solto um pé, o outro uso pra puxar e empurrar, tem q colocar em uma marcha mais leve, que você consiga sair... Mas mesmo assim dá um medo rsrs

Sei de pedais que tem palataforma de um lado, mas tudo pra MTB, a linha XT tem um modelo T8000 se não me engano que é pra cicloturismo, e tem o A530, mas os dois são pra clip de MTB...

Tem um site da shimano que tem toda a linha de produtos dela, (só procurar no google), da uma fuçada em toda linha Road...

Quando puder eu procuro também...

=]
=]
Voltar ao Topo
Becokr Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2016
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Becokr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2016 as 17:20
Originalmente postado por muringuets muringuets escreveu:

Quando eu estou nessa situação eu solto um pé, o outro uso pra puxar e empurrar, tem q colocar em uma marcha mais leve, que você consiga sair... Mas mesmo assim dá um medo rsrs

Sei de pedais que tem palataforma de um lado, mas tudo pra MTB, a linha XT tem um modelo T8000 se não me engano que é pra cicloturismo, e tem o A530, mas os dois são pra clip de MTB...

Tem um site da shimano que tem toda a linha de produtos dela, (só procurar no google), da uma fuçada em toda linha Road...

Quando puder eu procuro também...

=]


Já fui lá. Parece que todos os pedais speed não tem uma base plana do lado oposto ao clip.

É complicado pedalar sem confiança com um bando de maluco jogando o carro em cima.

Voltar ao Topo
bcgfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Nov 2012
Orleans-SC
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bcgfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2016 as 19:11
Essa situação é um pouco complicada, mas recomendo diminuir a velocidade e colocar numa marcha mais leve.
Voltar ao Topo
Dynamoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2017
São Paulo
Offline
Mensagens:325
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dynamoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jul 2018 as 12:44
Boa tarde pessoa, então, estou com uma dúvida cruel, atualmente possuo uma mtb e uma speed, sendo a speed a minha principal bike, gosto de fazer treinos na ciclovia pinheiros, (quem não for de sp, é uma ciclocia muito boa para se treinar, bem plana.) nos fins de semana, e estava querendo andar clipado, porém, durante a semana eu treino na ciclovia da radial leste, e tenho que andar alguns metros empurrando a bike, na passarela do metrô, e pra ir em pinheiros eu vou de metrô, e consequentemente eu tenho que andar empurrando a bike alguns metros. Compensa comprar a sapatilha de mtb para colocar na speed e poder andar sem estragar a sapatilha e o taco?
Voltar ao Topo
jneves Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2012
Salvador, Bahia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2022 as 10:35
Olá, pessoal,

Sou ciclista de fim de semana usando uma road bike dentro de cidade grande. Embora pedale logo cedo pela manhã, frequentemente tenho a necesidade de colocar o pé no chão. Inclusive, infelizmente, não é tão raro acontecer situação mais emergencial em que isso é necessário.

Uso sapatilha de mtb (Shimano ME2) com pedal M520. Fico muito impressionado com a boa qualidade dessa sapatilha de entrada, mas, quanto ao uso, é um troço muito pesado e aquele solado, para usar em uma cidade, é meio sem cabimento. Parece pneu de jipe off-road...

Pesquisando, penso que, pedalando na cidade, pode ser meio arriscado demais usar a sapatilha própria de road bike: não acho boa ideia usar um calçado que, em uma emergência, ao pisar no chão, eu escorregue e vão parar no chão em uma avenida de grande movimento.

Alguém tem experiência com calçados clipados de mtb que tenham solado não tão off-road? São muito moles, fazendo perder muito em transmissão de potência?

Por exemplo:

https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/giro-tenis-mtb-ventana-fastlace/137322076/p

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Sapatilha-Giro-Berm-35424

Essas também parecem ser pesadas. É um aspecto do qual estou achando não poder escapar...

Obrigado.

Saudações,

João
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2022 as 17:14
Originalmente postado por jneves jneves escreveu:

Olá, pessoal,

Alguém tem experiência com calçados clipados de mtb que tenham solado não tão off-road? São muito moles, fazendo perder muito em transmissão de potência?
Obrigado.

Saudações,

João

Eu tive uma experiência boa com sapatilhas Shimano, dá uma olhada na linha XC, as com numeração mais baixo são mais de entrada e com numeração alta as Top usadas em competição. Como é uma sapatilha voltada para XC, o solado "off-road" é relativamente discreto.

Não sei como estão os modelos atuais, mas usei durante anos uma que não era a Top de carbono, com solado de fibra, e tinha boa rigidez e durou muito.





Editado por vlsantos - 27 Fev 2022 as 17:17
Voltar ao Topo
danieltorresmg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Fev 2022
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar danieltorresmg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mar 2022 as 22:48
Originalmente postado por jneves jneves escreveu:

Olá, pessoal,

Sou ciclista de fim de semana usando uma road bike dentro de cidade grande. Embora pedale logo cedo pela manhã, frequentemente tenho a necesidade de colocar o pé no chão. Inclusive, infelizmente, não é tão raro acontecer situação mais emergencial em que isso é necessário.

Uso sapatilha de mtb (Shimano ME2) com pedal M520. Fico muito impressionado com a boa qualidade dessa sapatilha de entrada, mas, quanto ao uso, é um troço muito pesado e aquele solado, para usar em uma cidade, é meio sem cabimento. Parece pneu de jipe off-road...

Pesquisando, penso que, pedalando na cidade, pode ser meio arriscado demais usar a sapatilha própria de road bike: não acho boa ideia usar um calçado que, em uma emergência, ao pisar no chão, eu escorregue e vão parar no chão em uma avenida de grande movimento.

Alguém tem experiência com calçados clipados de mtb que tenham solado não tão off-road? São muito moles, fazendo perder muito em transmissão de potência?

Por exemplo:

https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/giro-tenis-mtb-ventana-fastlace/137322076/p

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Sapatilha-Giro-Berm-35424

Essas também parecem ser pesadas. É um aspecto do qual estou achando não poder escapar...

Obrigado.

Saudações,

João

Nessa vibe das sapatilhas que são quase um tênis  também tem o Velosamba da Adidas: https://www.adidas.com.br/tenis-the-velosamba-cycling/FW4459.html

Porém existe, sim, uma perda de rigidez e consequentemente de potência na pedalada. Vai depender muito do seu estilo de pedal. Se você preza mais pela eficiência da pedalada, sem perda de força, pode ser interessante investir numa sapatilha de MTB mais avançada e consequentemente mais leve, agora se vc não abre mão de pedalar clipado, mas prioriza o conforto, vale a pena pensar esses "tênis clipados".

Agora, falando sobre sapatilha de MTB x ROAD, é claro que existe uma diferença, mas ela vai ser insignificante se você não for um atleta. Não adianta, por exemplo, o cara ficar se preocupando com a sapatilha que transfere 5% a mais de potência da pedalada e ao mesmo tempo estar 5kg acima do peso, ou despreparado fisicamente, entende? É tudo muito relativo. Se você já estiver fazendo um pedal avançado, com preparo físico no nível de competição, aí essas pequenas coisas começam a fazer efeito realmente. Mas é claro, vc tem o direito de usar a sapatilha que quiser, apesar de a diferença ser sutil, dá pra sentir a maior rigidez do conjunto de uma sapatilha e clip de ROAD, e tem muita gente que prefere. Agora, se usar uma sapatilha de MTB aparenta ser a solução mais prática pra vc nesse momento, não se preocupe tanto com perdas.
Voltar ao Topo
RodrigoOliveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2020
SJCampos SP
Offline
Mensagens:250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RodrigoOliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2022 as 13:41
Inclusive já vi vários videos e estudos recentes que colocam em dúvida essa parada de que solados mais duros transferirem melhor a potência: http://https://www.bikeradar.com/features/does-cycling-shoe-stiffness-actually-matter/ 

Eu uso essa XC3 que postaram, custo-benefício muito bom, discreta. Combinado com um pedal voltado pra uso em estrada (https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/shimano105-r7000/PD-ES600.html), geral da galera que pedala comigo só sabe que eu pedalo com sapatilha de MTB quando eu conto.

Não vejo necessidade alguma em migrar pra pedais e sapatilhas de estrada. Muito mais prático, eu não ando por aí feito pato quando estou com elas, e vide o exposto acima, não tem perda de desempenho mensurável. 

Editado por RodrigoOliveira - 03 Mar 2022 as 13:48
https://www.pedalroom.com/members/RodrigoOliveira - Pedal Room
https://www.strava.com/athletes/50352814 - Strava
     
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2022 as 15:51
Originalmente postado por jneves jneves escreveu:

Alguém tem experiência com calçados clipados de mtb que tenham solado não tão off-road? São muito moles, fazendo perder muito em transmissão de potência?
cara tenho um amigo que usa uma dessas mais "sociais" pra trabalhar, é um modelo da Shimano parecido com esse aqui (anterior pq ja tem uns 3 anos)
é bem discreto, parece um tênis msm, vendo ele usar no trabalho nem dá pra dizer que é uma sapatilha de bike, e ele diz ser confortável pra uso fora, e também usa pra pedalar sem problemas, tanto que é a única sapatilha dele, pros pedais mtb de fds ele usa ela normalmente

talvez seja o caminho pra você msm, mirando em algo que dê pra usar mais de boa, sem parecer tanto uma sapatilha de bike
pq assim... pesado vai ser msm, pra sapatilha você vai reduzir peso indo pra modelos melhores, mas ai já vai ser mais específico com cara de sapatilha, até pq boa parte do peso sai ali deixando apenas os cravos e não o solado inteiro

e indo numa sapatilha boa, Shimano ou Giro como você ta olhando, vai ser firme e transmitir bem sim.. não vai ser molenga, mto difícil pecarem nisso
além de ser bem isso que comentaram, a perda num caso assim é baixissima comparada a outros pontos como o estado de manutenção da bike e a tua forma física..
msm coisa comparando pedal/sapatilha de road VS mtb, a menos que seja pra treino especifico e sério, a diferença vai ser insignificante

não é o ponto da discussão, mas só discordo da sapatilha de road ser escorregadia, eu (des)clipo de boa, já tive que colocar na emergencia e o taco deu conta tranquilo de segurar sem escorregar.. é algo que você aprende e acostuma.. só complica se for chão liso, ou terra msm
mas de fato é mto mais incomodo pra andar, parece um pato andando msm hahah, além de ser inviável pra usar pra qqr coisa além de pedalar e andar alguns metros
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
jneves Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2012
Salvador, Bahia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2022 as 17:36
Originalmente postado por RodrigoOliveira RodrigoOliveira escreveu:

Inclusive já vi vários videos e estudos recentes que colocam em dúvida essa parada de que solados mais duros transferirem melhor a potência:  http://https://www.bikeradar.com/features/does-cycling-shoe-stiffness-actually-matter/ - http://https://www.bikeradar.com/features/does-cycling-shoe-stiffness-actually-matter/ 

Eu uso essa XC3 que postaram, custo-benefício muito bom, discreta. Combinado com um pedal voltado pra uso em estrada ( https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/shimano105-r7000/PD-ES600. - https://bike.shimano.com/pt-BR/product/component/shimano105-r7000/PD-ES600.html), geral da galera que pedala comigo só sabe que eu pedalo com sapatilha de MTB quando eu conto.


Não vejo necessidade alguma em migrar pra pedais e sapatilhas de estrada. Muito mais prático, eu não ando por aí feito pato quando estou com elas, e vide o exposto acima, não tem perda de desempenho mensurável. 


É, de fato, a XC3 parece consideravelmente menos parecida com um jipe. Em lojas estrangeiras, o preço é bem razoável.
Voltar ao Topo
jneves Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2012
Salvador, Bahia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2022 as 17:46
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

Originalmente postado por jneves jneves escreveu:

Alguém tem experiência com calçados clipados de mtb que tenham solado não tão off-road? São muito moles, fazendo perder muito em transmissão de potência?

cara tenho um amigo que usa uma dessas mais "sociais" pra trabalhar, é um modelo da Shimano parecido com esse aqui (anterior pq ja tem uns 3 anos)
é bem discreto, parece um tênis msm, vendo ele usar no trabalho nem dá pra dizer que é uma sapatilha de bike, e ele diz ser confortável pra uso fora, e também usa pra pedalar sem problemas, tanto que é a única sapatilha dele, pros pedais mtb de fds ele usa ela normalmente

talvez seja o caminho pra você msm, mirando em algo que dê pra usar mais de boa, sem parecer tanto uma sapatilha de bike
pq assim... pesado vai ser msm, pra sapatilha você vai reduzir peso indo pra modelos melhores, mas ai já vai ser mais específico com cara de sapatilha, até pq boa parte do peso sai ali deixando apenas os cravos e não o solado inteiro

e indo numa sapatilha boa, Shimano ou Giro como você ta olhando, vai ser firme e transmitir bem sim.. não vai ser molenga, mto difícil pecarem nisso
além de ser bem isso que comentaram, a perda num caso assim é baixissima comparada a outros pontos como o estado de manutenção da bike e a tua forma física..
msm coisa comparando pedal/sapatilha de road VS mtb, a menos que seja pra treino especifico e sério, a diferença vai ser insignificante

não é o ponto da discussão, mas só discordo da sapatilha de road ser escorregadia, eu (des)clipo de boa, já tive que colocar na emergencia e o taco deu conta tranquilo de segurar sem escorregar.. é algo que você aprende e acostuma.. só complica se for chão liso, ou terra msm
mas de fato é mto mais incomodo pra andar, parece um pato andando msm hahah, além de ser inviável pra usar pra qqr coisa além de pedalar e andar alguns metros


Nunca cheguei sequer a experimentar em loja uma sapatilha para road bike. Apenas repito o que me parece ser mais usual dizerem, no sentido de que os tacos não só dificultam a caminhada como são escorregadios. Então você diz que ao apoiar o pé justamente a partir do taco não chega a ser assim perigosamente escorregadio?

De todo modo, como disse, alguém que pedala uma ou, no máximo, duas vezes por semana não precisa estar buscando o mais refinado detalhe para o melhor desempenho. Possivelmente, então, não tenha muita razão para trocar por sapatilha para road bike. Porém, não deixo de querer ter um aproveitamento razoável. Uma sapatilha-tênis que piore o desempenho eu não gostaria.
Voltar ao Topo
jneves Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2012
Salvador, Bahia
Offline
Mensagens:63
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2022 as 17:49
Originalmente postado por danieltorresmg danieltorresmg escreveu:

Originalmente postado por jneves jneves escreveu:

Olá, pessoal,

Sou ciclista de fim de semana usando uma road bike dentro de cidade grande. Embora pedale logo cedo pela manhã, frequentemente tenho a necesidade de colocar o pé no chão. Inclusive, infelizmente, não é tão raro acontecer situação mais emergencial em que isso é necessário.

Uso sapatilha de mtb (Shimano ME2) com pedal M520. Fico muito impressionado com a boa qualidade dessa sapatilha de entrada, mas, quanto ao uso, é um troço muito pesado e aquele solado, para usar em uma cidade, é meio sem cabimento. Parece pneu de jipe off-road...

Pesquisando, penso que, pedalando na cidade, pode ser meio arriscado demais usar a sapatilha própria de road bike: não acho boa ideia usar um calçado que, em uma emergência, ao pisar no chão, eu escorregue e vão parar no chão em uma avenida de grande movimento.

Alguém tem experiência com calçados clipados de mtb que tenham solado não tão off-road? São muito moles, fazendo perder muito em transmissão de potência?

Por exemplo:

https://www.bikeinn.com/loja-ciclismo/giro-tenis-mtb-ventana-fastlace/137322076/p

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Sapatilha-Giro-Berm-35424

Essas também parecem ser pesadas. É um aspecto do qual estou achando não poder escapar...

Obrigado.

Saudações,

João


Nessa vibe das sapatilhas que são quase um tênis  também tem o Velosamba da Adidas: https://www.adidas.com.br/tenis-the-velosamba-cycling/FW4459.html

Porém existe, sim, uma perda de rigidez e consequentemente de potência na pedalada. Vai depender muito do seu estilo de pedal. Se você preza mais pela eficiência da pedalada, sem perda de força, pode ser interessante investir numa sapatilha de MTB mais avançada e consequentemente mais leve, agora se vc não abre mão de pedalar clipado, mas prioriza o conforto, vale a pena pensar esses "tênis clipados".

Agora, falando sobre sapatilha de MTB x ROAD, é claro que existe uma diferença, mas ela vai ser insignificante se você não for um atleta. Não adianta, por exemplo, o cara ficar se preocupando com a sapatilha que transfere 5% a mais de potência da pedalada e ao mesmo tempo estar 5kg acima do peso, ou despreparado fisicamente, entende? É tudo muito relativo. Se você já estiver fazendo um pedal avançado, com preparo físico no nível de competição, aí essas pequenas coisas começam a fazer efeito realmente. Mas é claro, vc tem o direito de usar a sapatilha que quiser, apesar de a diferença ser sutil, dá pra sentir a maior rigidez do conjunto de uma sapatilha e clip de ROAD, e tem muita gente que prefere. Agora, se usar uma sapatilha de MTB aparenta ser a solução mais prática pra vc nesse momento, não se preocupe tanto com perdas.


Sim, de acordo com o que tenho lido, para o meu nível de desempenho, está muito longe de haver diferença se uso sapatilha mtb ou road. Apenas não gostaria de trocar a sapatilha que uso por uma sapatilha-tênis que chegue a provocar piora do desempenho.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X