Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike para uso urbano diário em Curitiba
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike para uso urbano diário em Curitiba

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jwalker Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Abr 2012
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:454
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jwalker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2012 as 10:07
Ok colega,

Eu não manjo de speed, foi até bom participar da conversa porque eu estava pensando em comprar uma C10 nova para variar um pouco do MTB, está descartada então.

Quanto ao Diego, pode ser um preju desnecessário ter que ficar arrumando a bike. Novamente, eu partiria por um tour nas bicicletarias para ver o que rola. Se bem que, direto com o vendedor (ML e OLX) sai mais barato.

Pensei neste tópico novamente ao ver o reprise da Paris-Roubaix deste ano na ESPN, ontem à noite. Dá pra fazer cidade de speed, claro, afinal os caras fizeram mais de 250km no pavè, alguns nem trocaram as rodas (muitos sim). Ou seja, tem que ter a manha. Quando vou para Campo Largo de MTB, antes de chegar na zona rural vou pelo acostamento da 277, que é um tapete, o que tem de speed com pneu furado alguns dias... Acho que uma possibilidade é utilizar pneus que aguentem mesmo, colocar um "spaghetinho" só vai te dar problemas.

Abraço!

Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2012 as 23:58
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

No anúncio diz que são bikes para "fazer" Fixed Gear ou Single Speed. Estas são bikes com apenas uma marcha (definição grosseira).

Pelas fotos elas parecem que estão com relação de marchas. Mas é bom se informar corretamente.

A primeira bike, de cor vermelha, não está com pedivela original. Melhor verificar isso também.

Abraço,
Ricardo.


Valeu, Ricardo!

Vou tentar marcar pra ir ver, mas dessas duas eu prefiro a prata. Se tiver muito ruim, vou ver a preta que ache no ML. Mas vou ver elas antes e tirar umas fotos pra vocês me darem uma ajuda na análise.

Abraços!
Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2012 as 00:02
Valeu, jwaker!

Eu ainda não decidi se vou de pneu 1.5 ou se 1.75, mas que vai ter aquela fita antifuro, isso vai rsrsrs.

Eu também tenho certo receio de pegar uma usada e ter que ajeitar ela toda, ainda mais eu que não entendo nada de bike. Por isso, minha meta nessa empreitada de usada e gastar, entre bike e ups, no máximo R$ 750,00, acima disso, compro uma zero, nem que pra pegar uma de uns R$ 1.800,00 eu tenha que esperar mais uns meses.

Abraços!
Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2012 as 13:01
Depois de pouco mais de uma semana ligando nas bicicletarias de Curitiba e pedindo fotos pros vendedores do OLX e do Mercado Livre, eu estou meio que desistindo da C10, pois não achei que estavam em bom estados as duas que eu vi e nas bicicletarias não tinha nenhuma.

Voltando a idéia de pegar uma nova, mas por questões de geometria, excluindo as urbanas/confort, andei vendo umas MTB's e achei interessante a Soul Rade, que tem um preço bom e parece ser honesta em relação ao que oferece pelo preço pedido.

Bicicleta Soul Cycles Rade-36445


* Quadro: Alumínio tratado termicamente.
* 21 velocidades.
* Cor: branca / prata.
* Garfo: Suspensão SOUL 80mm.
* Aro 26 polegadas.
* Câmbio dianteiro: Shimano TX350.
* Câmbio traseiro: Shimano TZ30.
* Trocadores: Shimano RS35- Revo-Shifter.
* Sup. de guidão e guidão: Alumínio/Aço Carbono.
* Manete de freio: Alumínio.
* Freios: tipo v-brake em alumínio.
* Pedivela: Triplo 42/32/24.
* Cubos: Aço carbono c/ blocagem na dianteira.
* Aros: alumínio.
* Roda livre: Shimano TZ21 14/28.
* Pneus: MTB 26"x 1.95".
* Selim: Soul com blocagem.
* Canote: Alumínio preto.

Na Jamur está R$ 780,00 e parcela em até 06 vezes.

De cara eu já penso em trocar aro e pneus, colocando um par de aros VZan Escape (26) ou Spin (700C) e pneus Kenda 26x1,50 ou 700x23.

Os câmbios Tourney penso em trocar só quando derem desgaste, assim como o pedivela, onde colocaria um 48/38/28.

Não sei se deveria trocar de início também os cubos, ou se só quando houver necessidade?

O trocador Revo Shifter eu nunca usei, se não me adaptar a ele talvez eu troque por um outro modelo mais "tradicional".

O que me dizem dessa bike? Seria uma boa opção para meu uso? E esses up's que eu pensei? Desnecessários? Outras trocas?


Desculpem o longo post, mas são muitas dúvidas e muita raiva de andar de ônibus diariamente.

Voltar ao Topo
Rubens1972 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2011
Iguape - SP
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rubens1972 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2012 as 14:19
Sua escolha me parece ser muito boa. Se o que você quer é uma bike para se locomover pela cidade, para mim esta está de bom tamanho. Mas sugiro que deixe para efetuar trocas, etc., depois de um mês pedalando, para você sentir a bike e ter certeza de que realmente precisa efetuar as trocas.
Giant XTC HB3 17
Grupo Shimano SLX 2012
Freio disco Shimano SLX 2012/ Rotores XT 2012
Rodas Shimano XT 2012 com pneus Schwalbe tubeless Rocket Ron 2.25 e Racing Ralph 2.10 PACE STAR Evolution UST 2012
Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 13:49
Valeu, Rubens!

Eu pretendo mesmo efetuar as trocas depoir de um certo tempo rodando com ela, pra sentir o rendimento da bike e minha adaptação à ela. Só os pneus que pretendo colocar um slick 1,50, já que é pra rodar basicamente no asfalto.

Mas ai eu já penso que, já que vou mexer nos pneus, da pra trocar o aro também, e já colocar um parede dupla Vzan. Só fico na dúvida entre 26x1,50 e um 700x23. Teria que achar um aro 36F pra não ter que trocar os cubos também.

Eu realmente tava querendo pegar a C10 usada como o pessoal sugeriu por aqui, mas ta difícil de achar uma em bom estado e vi que é complicado achar peças novas que sirvam nela. Mas essa Rade me parece uma boa opção pra reiniciar no mundo das bikes.

Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 18:41
Sobre os aros: por que parede dupla? E se for colocar aro 700, tem cerveza que vai arranjar freios?

Acho parede dulpa (vzan escape inclusive) demais pra uso urbano. Eu uso o team flyer (700), que é o mais leve pra speed da vzan e quase nunca tenho que centrar a roda.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 20:29
Então FPavão, a parede dupla nos aros é mais por questão de resistência mesmo, já que meu uso "urbano" não é bem no meio da cidade e sim de uma cidade a outra, atravessando inclusive trilho de trem. Tem uns trechos não muito "lisos". O sobe e desce de meio-fio não prejudica os aros se for parede simples?

Sobre os freios, freio pra aro 700 tem que ser de Speed? Esses Tourney que vem nela não vai dar né? Que freio que daria num aro 700 em quadro de mtb? Agora que tu perguntou que me toquei disso. Do aro 700 eu tava vendo o Team Flyer mesmo.

Será que é melhor trocar só os pneus por um 1,50 slick, colocar uma fita antifuro e deixar o resto como vem nela até estourar e ai sim fazer as trocas necessárias?
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 20:52
Subir meio fio pode estragar qualquer aro, dependendo da pancada. Melhor se for parede dupla, daí. Mas melhor mesmo é não subir meio fio. Com o team flyer então, nem pensa, a não ser que tu faça um bunny hop bem feito(eu não tenho tanta capacidade assim). Meu pai tem uma mtb com um vzan escape e eu acho um saco porque é difícil de encher os pneus: só a ponta da válvula fica pra fora do aro. Enfim, acho que se tu for leve, não tem necessidade.

O problema de colocar aro 700 em mtb é que o braço do freio precisa ser maior (se for v-brake), além de precisar ter espaço pra colocar a roda mesmo. São poucos quadros em que dá pra fazer a troca, se não me engano. Outra opção seria colocar freio a disco.

Trocar o tamanho de roda em um quadro que foi projetado pra outro tamanho sempre é difícil. Eu troquei os 27 originais da minha caloi 10 por 700 e agora não posso colocar freio atrás. E só consegui na frente porque troquei o garfo, o que mudou um pouco a geometria da bike (toe overlap dos infernos).
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 21:21
Valeu FPavão!

Me convenceu a não mudar os aros. Vou ficar de 26 normalzinho mesmo, vou só trocar os pneus. Melhor assim que economizo.

Subir meio fio então, vou descer da bike, subir, depois volto a pedalar. Pois o tal bunny hop eu não sabia o que era até procurar no Google, depois que ler o que tu escreveu, rsrsrs.

Leve eu sou, peso menos de 70kg. Vou ficar com a bike original mesmo então e vem como rolam as coisas. Vou seguir procurando uma C10 pra ajeitar, nem que depois de achar eu venda a Rade, mas é que to precisando de uma bike pra sentar a bunda no selim e sair pedalando.

Obrigado pelas dicas!

Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2012 as 15:14
Buenas moçada!

Fui hoje na Jamur dar uma olhada de perto nas bikes. Dei uma volta com a Soul Rade e com a Soul Miracle e acabei gostando mais da segunda. Fazendo uma análise superficial, achei a Miracle mais bike que a Rade e andando nas duas me entendi melhor com ela também.

Vim pra casa, almoçei e resolvi voltar lá na Jamur. Fechei na Miracle, modelo novo, os trocadores não são o RevoShift. Acho que é EasyFire, mas não tenho certeza.

À vista ela saiu por R$ 890,00, sendo que não vou precisar trocar o selim a princípio, coisa que com a Rade será troca obrigatória. Também já tem furação pra bagageiro, até já mandei colocar um lá na hora. A Rade saia por R$ 700,00, mas pelo que eu vi esses R$ 190,00 a mais compensam pelo selim e trocadores melhores.

Vou dar umas voltas mais tarde e depois digo aqui o que achei da bike em movimentos mais prolongados, rsrsrs.

Eu cheguei a ver na Centauro também, mas não achei nada dentro do orçamento, a não ser uma dorbrável da Oxer, mas essa é uma aquisição futura.
Voltar ao Topo
jwalker Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Abr 2012
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:454
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jwalker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2012 as 16:19
Beleza Diego,

Isso que vale, testar a bike e ter as suas impressões. Nada contra Centauro e Decathlon, mas, por experiência própria, comprar numa bicicletaria e ficar levando lá mesmo para revisões, futuros upgrades, etc, costuma garantir um atendimento melhor, uma fidelização, essas coisas. O pessoal do Jamur é muito camarada e profissional, foi uma boa escolha!

Abraço e boas pedaladas!
Voltar ao Topo
DiegoRS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mai 2012
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DiegoRS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2012 as 16:30
Valeu jwalker...

Eu só usei ela no sábado, pois domingo começou a chover e não aprou até agora. rsrsrs

Mas pelo pouco que usei percebi duas coisa: a bike é muito boa e eu to um lixo fisicamente... kkk
Vou ter que pedalar um bocado antes de começar a vir pro trabalho de bike.

Abraços!
Voltar ao Topo
Birovisky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2014
Brasil
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Birovisky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2021 as 21:07
Desculpem reviver este tópico, mas é com muita alegria que compartilho com vocês a restauração da minha Sundown Shimanimal, em vídeo e texto detalhado, logo abaixo. Fica aqui uma homenagem a todos que a tiveram, ainda possuem e aos que ainda podem tê-la!

Vídeo: https://youtu.be/cB5dEAnumD0



Pensa numa raridade que estava hibernando na casa do meu pai e finalmente voltou a ver a luz do dia? Considerada a Mosca Branca das bicicletas, uma Sundown Shimanimal na cor bordô (particularmente a mais bonita de sua linha de produção). Minha parceira por anos a fio, estava encostada e esquecida, até que com um pouco de tempo e capricho, a limpamos e restauramos alguns pontos, mantendo o máximo possível de sua originalidade. Confiram nesta “rezenha” tudo o que foi mantido e os componentes instalados para melhoria de desempenho, para que essa mosca branca voltasse a rodar pelas cidades com dignidade e orgulhar este entusiasta dos produtos considerados “obsoletos”.

Vamos começar pelo que foi mantido ORIGINAL:
O quadro (tubo de ferro) manteve-se intacto, com pintura e adesivos originais da “finada” Sundown;
O kit de transmissão também, na época a SHIMANO não tinha as nomenclaturas atuais (Tourney, Altus, etc), no caso, é o modelo SIS e foi mantido, inclusive com a corrente original, ou seja 30 anos de vida, rodando e trocando melhor de marcha que meu kit atual, um Shimano Altus da minha bike titular. Um exemplo, em subidas, tanto o Altus como o Tourney, dão uma chorada, inclusive em muitos casos, travando ao reduzir marcha, este kit mencionado, após revisão preventiva, continua perfeito, mesmo chorando, nunca travou o sistema de transmissão, e olha que é forçado no máximo, intercalando a corrente da mais leve a mais pesada;
Freios ainda em sistema jurássico de pastilhas. Para um pedal urbano, apesar da demora de resposta comparado com um sistema à disco mecânico ou hidráulico, atende satisfatoriamente;
Pedivela Shimano original mantido;
Guidão e manoplas também;
Pesinho de apoio mantido (mania feia atual dos ciclistas e das bicicletarias em não instalar);
Vale ressaltar que a cor de alguns componentes plásticos foram recuperados com aqueles spray de silicone, mas pode ser o gel;
Corrente e cabos de aço dos freios devidamente apertados;
Guidão alinhado com pneus;
Utilizado WD40 (pode ser qualquer lubrificante spray) para desoxidar componentes enferrujados e graxa no sistema de transmissão e corrente;

O que foi alterado para atualização e melhoria com o passar dos anos:
Os aros originais e sua raiação eram de ferro, foram respectivamente trocados por um conjunto de aros AERO da VZAN, com raiação em aço inox;
Conjunto do cubo de rolamento aprimorado para o que havia de melhor na época, que eram os rolamentados da VIPER. Atualmente existem os esferados das mais diversas marcas que são considerados superiores, porém, optei por manter da VIPER, uma vez que, ainda retribuem um bom desempenho de rodagem;
Selim esportivo da WG Sports para pedalar de forma ergônomica e não fuder minhas bolas;

E ai gostaram da restauração? Nada como um banho de loja e uma revisão não resolvam? Se você tem uma bike parada e não quer gastar um absurdo para comprar uma bike nova, siga estas dicas para colocar a sua magrela encostada nas ruas de forma satisfatória. Basta ter vontade!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X