Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Discos: Qual tamanho usar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Discos: Qual tamanho usar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
eduluke Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Cotia-SP
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduluke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Discos: Qual tamanho usar?
    Postado: 18 Abr 2012 as 22:12
Pela primeira vez e aos poucos estou montando uma bike do zero. Será uma hardtail 26' especificamente para XC e singles e chegou a hora de comprar os discos. 

Provavelmente serão Avid HSX, já que quase todo o resto da bike será XX.

Mas confesso que não sei qual seria a melhor configuração de tamanho pra mim... 
Se ambos 160mm ou misturar 140mm na frente com 160mm atrás.

Tenho 1.95m e 92 Kgs... Sugestões?


Editado por eduluke - 18 Abr 2012 as 22:15
Voltar ao Topo
Jou135 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Abr 2012
PR
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Jou135 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 22:14
Na minha opniao montaria 160 mm em ambas... montar 160 atras e 140 nao rola...teria que ser ao contrario disso..
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 23:16

1.95, 92kg. Isso é mais do que o suficiente para tu usar no mínimo 160mm. 


Se for mesclar, que seja 180 na frente, 160 atrás, mas 140 não. Usar 140mm na frente eu considero suicidio (ainda mais com seu peso)
E atrás, tu vai perder o quê? Umas 10gramas (Se bobear menos) para ter um poder de frenagem inferior e perigosa.

Eu digo perigosa e inferior baseado no seu peso. 

Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 23:22
Por conta do seu peso, acho que 160 nos dois pode te deixar sem potência no freio em algumas situações... 185 na frente e 160 atrás seria mais garantido.
E 140 nem pensar, a não ser que não hajam montanhas aonde você mora.

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
eduluke Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Cotia-SP
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduluke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 23:28
Ou seja, quanto menor o tamanho do disco, menor a eficiência da freagem x peso?

A função do disco de 140mm seria apenas pra deixar a bike mais leve? Perdendo em eficiência, caso o piloto seja pesado?


Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 23:33
Originalmente postado por eduluke eduluke escreveu:

Ou seja, quanto menor o tamanho do disco, menor a eficiência da freagem x peso?

A função do disco de 140mm seria apenas pra deixar a bike mais leve? Perdendo em eficiência, caso o piloto seja pesado?



Sim, exatamente. Basta ver as bikes de DownHill o tamanho dos Rotores que eles utilizam.

Voltar ao Topo
eduluke Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 02 Mar 2012
Cotia-SP
Offline
Mensagens:194
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduluke Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:02
Valeu pelas explicações e dicas, acho que agora deu pra sacar a diferença de funcionalidade, sendo assim vou de 160mm nos dois, que é a configuração que uso na minha bike atual e tem funcionado bem... Abs!
Voltar ao Topo
HUSKVAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mai 2011
Juiz de Fora
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar HUSKVAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2012 as 00:18
180 no mínimo ou 185 no máximo, mais de 90 kilos.
melhor um pessimo dia de trilha q um otimo dia de trabalho
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 17:15
Interessante este tópico! Tirou minha dúvida tb sobre o tamanho dos rotores. No meu caso então (1,94, 93kg) terei que comprar um com rotor 185 na frente e 160 atrás.


Voltar ao Topo
joeld Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Jul 2006
Interior - SC
Offline
Mensagens:576
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joeld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 17:33
Eu tenho 98Kg e uso 160 atrás e 180 na frente. Freia perfeitamente bem.
Voltar ao Topo
pesouza Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2007
São João delRei
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pesouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Abr 2012 as 17:37
Pelo seu tamanho e peso, usaria 180 na frente e 160 atrás. Tenho 1,77 e 72kg. Uso 160 na fente e 140 atrás. Freia muito bem. Se alguem puder observar a Trek Topfuel 9.9 do teste da Bike Action de março, vai ver que utiliza 160 na frente e 140 atrás.
Voltar ao Topo
tiagofernandesc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2011
Brasília
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiagofernandesc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 20:40
Tópico interessante!
Aproveitando o conhecimento dos colegas do fórum, eu tenho uma dúvida também: eu montei uma 26" para xc, singletracks e estradões. Porém, ainda, falta apenas os freios para terminar, já comprei um par de rotores Gatorbrake de 140mm (frente e trás). Peso em torno dos 63Kg.
Nessa minha situação fica tranquilo pra mim? usar os 2 rotores com 140mm?
Grande abraço a todos


Editado por tiagofernandesc - 21 Jan 2013 as 20:41
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 20:53
Pelo seu peso, 180mm na frente e 160mm atrás.

Só veja se sua suspensão suporta rotor de 180mm.

Se não suportar, vai de 160 em ambos. Mas 180 na frente é mais garantido pro seu peso.
Voltar ao Topo
ericteles54 Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2012
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ericteles54 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 21:13
Oi,

Não acredito que quanto maior o disco melhor a frenagem... 

Ao meu ver um disco maior só vai ajudar na refrigeração do sistema, pois vai esfriar mais rápido. Já que a área de contato das pastilhas não vai aumentar, não vejo grandes benefícios em aumentar o tamanho dos discos...

Na minha bike uso discos de 160mm  e tenho a impressão que fica melhor quando esta quente, e estava pensando até em diminuir os discos para 140mm. Meu uso é XC. Para quem faz downhill talvez seja interassante aumentar por conta de superaquecimento do sistema, pois nesse caso os freios são muito utilizados...

Bom essa é minha opinião e outras opiniões e relatos de experiencias seriam interessantes...

Voltar ao Topo
RVargas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2013
RS
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RVargas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 21:14
Pessoal, aproveitando o tópico, segue uma pergunta:
 
- Posso substituir o disco de 160mm da minha bike c/ freios hidráulicos (Shimano M575) por disco de 180mm na frente?
- Caso haja possubilidade de substituição, quais as peças que terei que adquirir?
 
Senti o freito de 160mm na frente um pouco "inseguro" em decidas e não sei se o problema é o sistema de freio dianteiro por inteiro ou a simples troca de rotor já me ajudaria a obter maior segurança...
 
Peso 91kg e tenho 1,84m - bike 18" full suspension.
 
Agradeço desde já!
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 21:22
Originalmente postado por ericteles54 ericteles54 escreveu:

Oi,

Não acredito que quanto maior o disco melhor a frenagem... 

Ao meu ver um disco maior só vai ajudar na refrigeração do sistema, pois vai esfriar mais rápido. Já que a área de contato das pastilhas não vai aumentar, não vejo grandes benefícios em aumentar o tamanho dos discos...

Na minha bike uso discos de 160mm  e tenho a impressão que fica melhor quando esta quente, e estava pensando até em diminuir os discos para 140mm. Meu uso é XC. Para quem faz downhill talvez seja interassante aumentar por conta de superaquecimento do sistema, pois nesse caso os freios são muito utilizados...

Bom essa é minha opinião e outras opiniões e relatos de experiencias seriam interessantes...



Boa noite ericteles.

O tamanho do disco influencia completamente na frenagem. Repare nos discos que as motos de velocidade (esportivas) usam, são gigantes. Veja nas motos menores, são menores.

Outro exemplo bem simples pra você: gire sua roda e tente freiar a mesma apertando o disco. Depois, gire sua roda e tente freiar apertando o aro. Provavelmente apertando o disco você nem consiga freiar, e apertando a roda vai freiar na hora.

Isso se deve ao tamanho, quanto maior o disco, melhor a frenagem. Se você baixar para 140mm, vai sentir que a frenagem vai diminuir bastante.

O aquecimento também muda, mas não muito. O que muda mesmo é que quanto maior o disco, mas fácil fica de parar a roda, precisa usar de menos força na manete e a pinça precisa fazer menos pressão no disco para parar a roda.

Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 21:25
Originalmente postado por RVargas RVargas escreveu:

Pessoal, aproveitando o tópico, segue uma pergunta:
 
- Posso substituir o disco de 160mm da minha bike c/ freios hidráulicos (Shimano M575) por disco de 180mm na frente?
- Caso haja possubilidade de substituição, quais as peças que terei que adquirir?
 
Senti o freito de 160mm na frente um pouco "inseguro" em decidas e não sei se o problema é o sistema de freio dianteiro por inteiro ou a simples troca de rotor já me ajudaria a obter maior segurança...
 
Peso 91kg e tenho 1,84m - bike 18" full suspension.
 
Agradeço desde já!


Pode mudar se seu garfo/suspensão permitir, procure o manual dele na internet e verifique.

Se puder, basta comprar um adaptador deste: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454315084-adaptador-freio-disco-dianteiro-shimano-rotor-is-180mm-_JM

E comprar o disco 180mm a sua escolha. Se tiver condições financeiras, procure um disco flutuante. É caríssimo e difícil achar. Outra EXCELENTE opção, são os shimano Icetech, mais baratos e fáceis de encontrar. Possuem excelente refrigeração.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 00:11
160/160, se forem freios muito bons. Tenho 88kg e uso o Stroker Trail 160/160, perfeitos. Mas leve em consideração outra coisa, pneus. Se vc meter um 180 na frente e tiver pneu com pouco cravo vai travar rápido e vc vai instantaneamente virar latifundiário, heheheeheh.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
RobsonSMO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jul 2012
S Miguel - SC
Offline
Mensagens:2676
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RobsonSMO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 00:35
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:


Originalmente postado por ericteles54 ericteles54 escreveu:

Oi,

Não acredito que quanto maior o disco melhor a frenagem... 

Ao meu ver um disco maior só vai ajudar na refrigeração do sistema, pois vai esfriar mais rápido. Já que a área de contato das pastilhas não vai aumentar, não vejo grandes benefícios em aumentar o tamanho dos discos...

Na minha bike uso discos de 160mm  e tenho a impressão que fica melhor quando esta quente, e estava pensando até em diminuir os discos para 140mm. Meu uso é XC. Para quem faz downhill talvez seja interassante aumentar por conta de superaquecimento do sistema, pois nesse caso os freios são muito utilizados...

Bom essa é minha opinião e outras opiniões e relatos de experiencias seriam interessantes...



Boa noite ericteles.

O tamanho do disco influencia completamente na frenagem. Repare nos discos que as motos de velocidade (esportivas) usam, são gigantes. Veja nas motos menores, são menores.

Outro exemplo bem simples pra você: gire sua roda e tente freiar a mesma apertando o disco. Depois, gire sua roda e tente freiar apertando o aro. Provavelmente apertando o disco você nem consiga freiar, e apertando a roda vai freiar na hora.

Isso se deve ao tamanho, quanto maior o disco, melhor a frenagem. Se você baixar para 140mm, vai sentir que a frenagem vai diminuir bastante.

O aquecimento também muda, mas não muito. O que muda mesmo é que quanto maior o disco, mas fácil fica de parar a roda, precisa usar de menos força na manete e a pinça precisa fazer menos pressão no disco para parar a roda.



outro exemplo bem simples é os v-brakes, eles travam a roda fazendo muito menos força do que os calippers do freio hidráulicos!
Voltar ao Topo
axlthiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Mar 2011
Resende, RJ
Offline
Mensagens:351
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar axlthiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 16:59
Uso 180 na frente e 160 atras.. gosto de trechos mais tecnicos.. da pra administrar melhor

Uso e recomendo..!
!.!.! Thiago !.!.!
Voltar ao Topo
Tiger Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiger Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 18:03
Originalmente postado por tiagofernandesc tiagofernandesc escreveu:


Tópico interessante!
Aproveitando o conhecimento dos colegas do fórum, eu tenho uma dúvida também: eu montei uma 26" para xc, singletracks e estradões. Porém, ainda, falta apenas os freios para terminar, já comprei um par de rotores Gatorbrake de 140mm (frente e trás). Peso em torno dos 63Kg.
Nessa minha situação fica tranquilo pra mim? usar os 2 rotores com 140mm?
Grande abraço a todos


Onde você rodará mais, estradão ou singletrack? Acho que usar discos de 140 nas duas rodas só justificaria se for rodar mais de 90% em estradão. Para rodas 26 a perda de peso nas rodas não justifica tanto a perda do poder de frenagem. Na minha opinião, para rodas 26 iria de 180 na frente e 160 atrás, ou 160 nas duas se você não quiser usar adaptador.
"Não é sinal de saúde ser ajustado a uma sociedade profundamente doente." - Krishnamurti.
Voltar ao Topo
ntralli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2009
Santo André
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ntralli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 19:13
  Boa noite a todos.

  Gostaria de saber como vai ultilizar a bike, se for só terra um par 160mm já esta ótimo.

  Agora se vai usar mais no asfalto e prescisando freiar forte vai de 203mm e com uma suspensão legal, pois já usei essa conf. com susp. mais simples não freiava nada.
Voltar ao Topo
ericteles54 Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Jan 2012
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ericteles54 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 20:13
Acho que vai mais do uso mesmo...

De qualquer forma também não vai ajudar muito aumentar os discos se as pinças não forem boas... Se for usar shimano escolha de SLX para cima, o alivio depois de alguns meses já não é mais o mesmo, as outras marcas eu nunca usei para dar opinião
Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tarcisoliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 20:38
Acho que discos de 160mm na frente e atrás já bastam!
Voltar ao Topo
Paes Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2012
Barbacena
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 21:40
Pra que tava na duvida do por que: é simples, discos maiores aumentam o braço da força, quanto maior o braço, menor a força.

Pensem quando um camioneiro vai trocar um pneu, ele não usa um macaco com braço absurdo de grande (ou usa um cano ora aumentar o comprimento)? Por isso.

Editado por Paes - 22 Jan 2013 as 21:42
Voltar ao Topo
Drake Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jul 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Drake Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 22:53
Edu luke,
 
Tenho mais ou menos suas medidas, utilizo 203mm(f) e 183mm(r), rotores floating para dissipar melhor o calor gerado.
 
Posso lhe dizer que são animais e muito funcionais.
 
abraços.
Voltar ao Topo
newbiciclista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2012
Campinas
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newbiciclista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 20:35
Nessa hora que as aulas de fisica funcionam na pratica, hehe
Os disco maiores possuem maior potencia de frenagem porque as pastilhas não precisam aplicar tanta força para parar o disco, ou seja, se você aplicar a mesma força que aplica num disco menor no disco maior ele freiará muito mais rapido... Wink
Ciclismo é uma droga sem efeitos colaterais.... Aaa, não custa nada clicar no obrigado ali em cima da mensagem ^
Valeuuu
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 01:45
Originalmente postado por Drake Drake escreveu:

Edu luke,
 
Tenho mais ou menos suas medidas, utilizo 203mm(f) e 183mm(r), rotores floating para dissipar melhor o calor gerado.
 
Posso lhe dizer que são animais e muito funcionais.
 
abraços.

Rotores flutuantes são legais, mas o fato de ser flutuante nada tem a ver com a dissipação de calor.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 01:52
Originalmente postado por Paes Paes escreveu:

Pra que tava na duvida do por que: é simples, discos maiores aumentam o braço da força, quanto maior o braço, menor a força.

Pensem quando um camioneiro vai trocar um pneu, ele não usa um macaco com braço absurdo de grande (ou usa um cano ora aumentar o comprimento)? Por isso.

Mas não é só alegrias, com um disco maior é necessário tomar mais cuidado na hora de frear, principalmente se apenas trocar os rotores e usar o mesmo freio, estando acostumado com o rotor menor pode causar um grave acidente.

Não dá pra falar que quanto maior é melhor e pronto. Eu sempre recomendo usar 160/160 e então, sentindo necessidade de maior potência, trocar o tamanho. 

Sempre lembrando que não adianta aumentar o disco e usar pneu de cravos muito baixos.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2018 as 14:11
na suspensao santour xct da um disco de 180mm ?
Voltar ao Topo
Gustavo455 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2018
Indaiatuba
Offline
Mensagens:136
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavo455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2018 as 17:57
A maioria das suspensões pegam 180mm,porém precisa de adaptador pois o padrão delas são 160mm
Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 20:47
Então, aí entra uma dúvida, se eu colocar adaptador, posso ter alguns imprevistos como, trinca na suspensão ou quadro, a frente da bike ficar muito arisca, ou quando frear sentir vibrações incomum no guidão?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2018 as 22:00
Quanto maior a alavanca maior o potencial de acontecer algum dano.
Seria como vc pegar um parafuso alen 5mm de 5nm de torque , ai ao invez de apertar ele com a chave comum que tem uns 6 cm vc resolve usar uma que tem 12 cm , o potencial pra vc passar dos 5nm limite está lá mais isso não quer dizer que vc vai , tem que dosar.
No caso do freio se vc freia sempre no limite forçando muito com o 160mm se fizer o mesmo com o 180 ou 203 a torção na suspensão vai ser maior , mais umas das vantagens é não precisar colocar tanta força na manete e gastar menos pastilha esquentar menos o disco e tal.
Vai depender da sua sensibilidade.
Eu já usei 203 em uma rst capa e não tive problemas.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X