Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Artur Xexéu
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Artur Xexéu

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Artur Xexéu
    Postado: 14 Mar 2012 as 19:50
http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2012/03/14/uma-ciclovia-incomoda-muita-gente-435784.asp

Uma ciclovia incomoda muita gente
Faço parte da cada vez menor parcela da Humanidade que não identifica marcas de carro. Depois que o Fusca saiu de linha, não sou capaz de reconhecer carro algum. Não dirijo, não sei dirigir e não tenho mais tempo de aprender. Talvez por isso, a questão que hoje mobiliza o planeta e transforma o automóvel no grande vilão do século XXI não me sensibilize. Também não sou adepto da seita que acredita na bicicleta como o transporte do futuro. Entre o veículo de quatro rodas e o de duas rodas, só me adaptei ao velocípede, um transporte seguro cujas três rodas formam o perfeito equilíbio entre a instável bicicleta e o incontrolável automóvel.

A esta altura o leitor deve imaginar que utilizo muito os transportes públicos. É verdade, mas tenho que admitir que, neste capítulo, meus favoritos são o elevador e a escada rolante. Com restrições. Até tem uma estação de metrô a quatro quarteirões de minha casa, mas ela não me leva a lugar algum. Ônibus... bem, como morador da Zona Sul, não tenho do que reclamar. Mas faz tanto tempo que não entro num ônibus que ainda me surpreendo quando percebo que, atualmente, as pessoas entram no ônibus pela porta da frente. Tecnicamente, o táxi é um transporte público. Mas na luta pelo desenvolvimento sustentável, o táxi também é vilão. Assim, mesmo sem ter qualquer intimidade com veículos automotores, acabo sofrendo as mazelas — os engarrafamentos, a Lei Seca, a poluição — de quem ainda é usuário do automóvel. Vou de táxi no meu dia a dia.

Todas as manhãs, pego um táxi na Figueiredo Magalhães, atravesso o Túnel Velho, desemboco na Real Grandeza, viro à direita na General Polidoro e, quando chego na São João Batista, decido se continuo em Botafogo, em direção ao Túnel Santa Bárbara, ou se desbravo o Humaitá, a caminho do Túnel Rebouças.
Os dois percursos me trazem ao GLOBO, onde travo este diálogo com 17 leitores. Acostumei-me a fazer estes caminhos sem maiores percalços. Quer dizer, até alguns meses atrás, quando, na sua sanha para expulsar os automóveis da cidade, o prefeito Eduardo Paes criou uma ciclovia na Real Grandeza, bem na
saída do Túnel Velho. Desde então, participo de engarrafamentos constantes. Eles começam no sinal da General Polidoro, continuam túnel adentro e vão até a Figueiredo.

Ainda não entendi a lógica de tal ciclovia. Ela me parece incompleta. Não descobri de onde ela sai. Será que vão fazer um trecho dentro do túnel? E, por enquanto, ela termina no cruzamento com a General Polidoro. Se está mesmo incompleta, estão demorando muito para concluí-la. Ela só existe à beira do muro lateral do Cemitério São João Batista. Faz meses que está lá, e eu ainda não vi um só ciclista utilizando-a. Ao eliminar uma das pistas para carros da Real Grandeza (eram três), ela até agora só serviu para engarrafar o trânsito
num trecho que nunca teve engarrafamentos (a não ser em dia de enterro de bacana).

Isso não deve preocupar a Prefeitura. A ideia é exatamente esta: desestimular o carioca a ir de carro para o trabalho. O cidadão do futuro deixa o carro na garagem e pedala até o escritório. Quanto mais engarrafamentos forem criados, mais esta ideia será executada. Será? Já testemunhei os bons resultados de tal alternativa em... Berlim. Na cidade alemã, é muito comum encontrar carros dividindo a rua com ciclistas de terno e gravata. Mas há uma grande diferença entre Berlim e o Rio: o verão. Enquanto o berlinense é suave como um fim de outono, o carioca é quase desesperador. Não é por acaso que, por exemplo, a frota de táxis do Rio incorporou na sua quase totalidade o ar condicionado, enquanto em São Paulo — para não ir tão longe como a uma cidade europeia — o aparelho ainda é raridade. O Rio exige clima artificial de montanha até no trânsito.

Resumindo: por mais paradoxal que isso pareça, com toda a sua natureza exuberante, o Rio não é uma cidade que estimula o ciclismo. Ou melhor, aqui vale o ciclismo, sim, mas ligado ao lazer. Bicicleta como alternativa de transporte é quase ridículo. Alguém pode imaginar um contador que mora em Botafogo (para tentar encontrar alguma utilidade na ciclovia do cemitério) indo de terno, gravata e bicicleta para seu trabalho num escritório da Avenida Rio Branco, sob um sol de 40 graus? Ele tombaria desidratado antes de chegar à
Praia do Flamengo.

Ciclovias no Rio combinam com beira mar, Aterro do Flamengo, entorno da Lagoa e qualquer área de lazer na cidade. Mas não têm nada a ver como alternativa para o principal meio de transporte do cidadão. Se quer diminuir o número de carros que estão transformando o trânsito do Rio numa São Paulo menos rica, a prefeitura deveria cobrar do Governo do Estado uma real melhoria dos transportes públicos, o que significa linhas de ônibus mais racionais e mais confortáveis, metrô de verdade, trens minimamente dignos e bar-
cas seguras. Sair quebrando asfalto para inaugurar ciclovias em qualquer lugar só está contribuindo para aumentar o caos no tráfego. E para fazer propaganda de banco, é claro.
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 19:51
Sei que os radicais vão cair de pau nele...


Mas não sou totalmente contra...

Bicicleta não é solução universal, é para muitos, mas não é universal...
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 20:02
o texto toca exatamente na minha crítica em outro tópico.
Na ocasião, critiquei o uso do terno numa cidade que faz 40 graus quase o dia inteiro.

Porque as empresas não permitem o uso de bermudas? Não digo shorts, digo bermudas. Há bermudas bem sociais por aí.

Porque terno?

Porque as empresas não fornecem um vestiário adequado? Conheço muita gente que gostaria de correr ou pedalar até a empresa e só não vai pq não rola tomar banho na pia do banheiro.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 20:11
Cara,

Não sei...

Cultural? Provavelmente.

Mas questões culturais não se mudam de um dia para o outro.

Sou advogado e por muito tempo evitava o uso do terno, só usava quando extremamente necessário. Mas a imagem conta, me dei conta disso quando fui a um dentista e a um médico e eles não estavam vestidos da forma que eu esperava.....

Depois disso estou sempre, no mínimo, social com paletó...



E tem mais uma coisa, quando falamos de empresas grandes é fácil pedir um chuveiro, vestiário, etc.

Mas quando falamos de pequenos escritórios, pequenas empresas, aí tudo se complica...

Não podemos querer mudar o mundo da noite para o dia, somente podemos querer mudá-lo ...rsssss
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 20:12
Ninguém acha que a bicicleta é a solução do mundo. Mas isso não justifica que não tenha que haver ciclovias, segurança, educação, etc etc, por que do jeito que tá, andar de bike não é viável pra quase ninguém.

Nenhuma cidade é quente demais pra pedalar. Nem fria. Nem com subidas demais. O que acontece é que em dias de calor alguns ciclistas iriam por outro modal. Exemplo, Copenhague, como sempre:

http://www.copenhagenize.com/2011/01/cycling-in-winter-in-copenhagen.html

Além do mais, nem 100% dos trabalhadores usam terno.

Sinceramente, não tenho respeito por quem vê o mundo através da janela de um táxi e quer dar opinião nisso.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fbergo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 20:19
Se contar para esses velhinhos da Zona Sul do Rio que o universo se prolonga além da Avenida Brasil, eles riem da sua cara e te chamam de pirado.


Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 20:24
FPavão,

sou usuário ferrenho da bicicleta, e defendo seu uso, mas em algumas situações não dá.

Não vou usar terno no calor de 40 graus pedalando...

Poderia ter a opção do banho no escritório, mas não tem como...

E mesmo que tivesse, algumas profissões, como a minha, exigem deslocamento, as vezes vários em um dia, e na maioria das vezes, com terno...

Não da...


Agora, outras soluções, como Ônibus modernos, com horários e corredores, sim...ajudariam bastante....

AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 20:37
Concordo, claro que ajudariam. Um dos grandes problemas também são as grandes distância percorridas nas cidades mal planejadas. 5km em um calor de 40ºC não mata ninguém. E 5km é muito mais agradável de fazer de bike do que a pé ou num ônibus (caminhar até a parada, esperar, pagar, talvez o onibus esteja cheio). Mas 20km a 40ºC qualquer um acha terrível.

Quem não tiver um lugar pra tomar banho nos dias quentes tem que ir de outro jeito.

Sobre o uso do terno, falaram disso em outro tópico. Tem até um link interessante que o ogum postou.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
lamas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mar 2010
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lamas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 23:00
Artigo arrogante, não entende que justamente por pensar que bicicleta é coisa de criança andando na orla e no parquinho é que não somos uma Holanda.
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2012 as 23:32
Um completo babaca.

Bem, o primeiro passo está dado. Ninguem vai colocar chuveiro, vestiario nenhum se ninguem vir de bicicleta. Ninguem (povão) vai de bicicleta se nao tem estrutura.
Logo, ninguem usaria a bike pra ir pro trabalho e morreríamos no tráfego.

Alguém tem que dar o primeiro passo. Esse alguém há de ser o poder público.

POREM... o transporte publico é uma merda. Relembrei hoje. Fui deixar a bike na oficina pedalando. Fui numa ciclovia remendada, uma outra com areia e vidro, alem de um péssimo vento-contra (barra) e asfalto tenebroso. Resultado: rasguei meu pneu. Na volta demorei o mesmo tempo que de bike, mas num onibus quente e lotado.

Resultado: na próxima vez vou de carro. ( porém isso nao justifica eu querer acabar com a ciclovia pra aumentar o espaço da rua)
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 00:02
Brasileiro toma banho de mais. LOL

É por essas coisas que eu falo. Cobram o governo para fazer ciclovias. Se um dia tiver uma boa estrutura cicloviária o problema vai passar a ser o calor, o terno. Culpa novamente do governo que não obriga as empresas a colocarem chuveiro, a deixarem os funcionários trabalhar com qualquer roupa.

Na Europa quase não faz calor, né? Quase ninguém vai trabalhar de bicicleta usando terno, né?

Lá, cada um se vira como pode e não empurra a culpa para os outros.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 05:34
cara ele ta falando besteira pq aquela faixa que hoje é uma ciclovia era ocupada por carros estacionados em algumas partes e até hoje ainda para carro em cima da ciclovia, o problema é que sempre querem por a culpa em algo e aquilo é o novo.

a maioria das ciclofaixas do RJ foram colocadas em locais que nego parava carro, entao duvido que seja um problema pros carros, na verdade é uma solução pq nego entrando e saindo de vaga na rua atrapalha bastante.

eu posso ser um pouco radical, mas sou contra a possibilidade de se parar o carro nas ruas, carro privado deve ficar em locais privados.
Voltar ao Topo
leogodoy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
SP
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leogodoy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 12:08
Pede pro Xexéo conferir na redação d'O Globo quantos repórteres, diagramadores, gráficos, etc. vão de bicicleta diariamente pro jornal. Já estive lá e vi o bicicletário cheio. 

Ele não precisa imaginar quem usa a bike como meio de transporte, bastaria olhar a seu redor. Mas é mais fácil dizer que a existência da ciclovia só serve para "para engarrafar o trânsito num trecho que nunca teve engarrafamentos". Aliás, que falta de visão, ele não lê jornal? Não vê quantos carros estão sendo vendidos diariamente? Não ouviu falar do crescimento da classe média? Claramente a culpa do engarrafamento não é da ciclovia, por pior que tenha sido sua implementação.

E para completar, o fato de ALGUMAS pessoas precisarem andar de terno e NEM TODAS as empresas terem chuveiros pode até servir para mostrar que bicicletas e transporte público não são para todos, mas há muita gente que se encaixa nas condições necessárias para abandonar o carro. Essas devem ter seus direitos respeitados, e merecem ganhar ciclovias para estimular essa decisão benéfica para ela, para a cidade e para o meio ambiente. Se você precisa usar terno - e não quer se sujeitar ao ônibus e metrô - pode continuar andando de carro, mas não reclame do estímulo à bicicleta.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 12:43
Muita coisa hoje em dia pode ser feito remotamente. É por um monte de frescuras que a galera exige trabalho presencial.

Trampo de escritório principalmente, dá pra fazer remoto e com uma ou outra reunião de vez em quando, só pra galera ver a cara um do outro e comer uma coxinha com os colegas

Que tal isso pra melhorar o trânsito? Vamos congestionar sim, mas vamos congestionar os backbones da internet!
Voltar ao Topo
SANGELO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:212
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SANGELO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 13:36
Como já disseram, até parece que na Europa e países da Ásia não faz calor! Ouvi a opinião dele na CBN e parece que ele vive em um mundinho muito pequeno. Morei em um país que a bicicleta é sim o transporte mais utilizado e sim, os trabalhadores, sejam de fábrica ou de escritório pegam suas bicicletas sob o sol de 40 gaus e vão trabalhar, dependendo da distância, completam com outro modal, deixando a bicicleta no metrô, trem ou até levando elas nesses transportes.
Angelo
Voltar ao Topo
rstocco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2012
Brazil
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rstocco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 13:59
ele considera que 100% da população trabalha de terno e gravata, quando na verdade essa é a menor parcela dos trabalhadores.

aliás, como já disseram, nao moramos num país onde o terno e gravata deveria ser regra em alguma profissoes... e sobre a "imagem contar", quem disse que um advogado precisa usar terno e gravato para ser respeitado? isso é preconceito, tudo cultural e como tudo, pode mudar...
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 14:38
Esse texto é muito fraco o problema é que não existe uma solução mas opções, ciclovia mal feita ou o calor do rio não mudam o fato da bicicleta ser mais uma opção a solução é o numero maior de alternativas de transporte e a integração entre eles. Se existir sombra fica fácil pedalar ainda mais no RJ que quase tudo fica em locais plano.

O foda é que não existe uma unica pessoa com bom senso escrevendo nos grandes jornais ou pessoas que representem ideias obvias. Fica sempre entre o radical da bicicleta ou o jornalista míope. 
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 15:24
Originalmente postado por rstocco rstocco escreveu:

ele considera que 100% da população trabalha de terno e gravata, quando na verdade essa é a menor parcela dos trabalhadores.

aliás, como já disseram, nao moramos num país onde o terno e gravata deveria ser regra em alguma profissoes... e sobre a "imagem contar", quem disse que um advogado precisa usar terno e gravato para ser respeitado? isso é preconceito, tudo cultural e como tudo, pode mudar...



Fui eu que disse...


Mas infelizmente é assim...


Imagem conta...até mesmo no nosso meio...


Se você tem uma bike de 10.000,00 te tratam de um jeito, se você tem um velha barra circular.....te tratam de outro jeito...


Só olhar o tópico em que desprezam os manolitos...acho que é assim que chamaram...
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2012 as 15:51
brasileiro adora aparência. brasileiro não vê essência.

vejo isso nas bikes. uma das minhas bikes é uma specialized hardrock, em cromo. 1999. sem suspa. mtb "urbanizada", pq uso na cidade mesmo, com pneu 1,5, para-lamas integrais, e bagageiro de aço mesmo, de 15 pilas, que equipa muita bike de pedreiro.

a bike é bonita. gosto bastante dela. até pq é uma bike simples, que não tenho medo de amarrar num poste.

tenho outras bikes mais caras que essa bikezinha. mas nenhuma de "marca" tão conhecida, ou modelo tão conhecido. bikes melhores. mas esses tempos apareci num grupo de pedal com a hardrock e não com uma das melhores e ouvi:

"agora sim tá com uma bike boa! melhor que aquela caloi 10 pretinha!"

a "caloi 10 pretinha" é uma khs aero turbo true temper avr, meio ultegra, meio dura-ace.

a pessoa achou que estava me elogiando. não percebeu o quanto de preconceito há na fala dela. e o quanto há de desconhecimento também.

aparência move o brasileiro. o terno dá aparência de status. de seriedade numa sociedade que vive de aparência. reproduzimos isso no mundo das bikes. neguim passa mais tempo discutindo a cor da pintura da bike que o material do quadro. neguim não quer nem saber a diferença de alumínio 6065 pra 7005, mas se for bem pintada, com os adesivos debaixo do verniz, e sem encaixe pra bagageiro (que é coisa de bike de peão, segundo já li aqui escrito por neguim que comprou uma speed specialized mais básica que tinha esses encaixes, pq nos e.u.a. ou europa o cara tem aquela bike pra pedalar no final de semana e pra ir trabalhar durante a semana), aí o cara acha a bike fenomenal....

brasil é a terra dos marketeiros. melhor lugar pra enganar bobos.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 01:08
Move o brasileiro, Odir? Aparência move muita gente, não é só brasileiro não, e tem muito brasileiro que caga e anda pra aparência.

Se aparência não fosse importante fora do Brasil a Apple não seria o que é, não existiriam Pininfarina, Italdesign, Idea, e tantos outros studios de design que produzem coisas funcionais mas sobretudo bonitas.

Acho que vc tem um preconceito ou um ranço contra o brasileiro...
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 09:15
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Move o brasileiro, Odir? Aparência move muita gente, não é só brasileiro não, e tem muito brasileiro que caga e anda pra aparência.

Se aparência não fosse importante fora do Brasil a Apple não seria o que é, não existiriam Pininfarina, Italdesign, Idea, e tantos outros studios de design que produzem coisas funcionais mas sobretudo bonitas.

Acho que vc tem um preconceito ou um ranço contra o brasileiro...


o problema é quando o bonito se sobrepõe ao funcional.


Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 09:55
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:

cara ele ta falando besteira pq aquela faixa que hoje é uma ciclovia era ocupada por carros estacionados em algumas partes e até hoje ainda para carro em cima da ciclovia, o problema é que sempre querem por a culpa em algo e aquilo é o novo.

a maioria das ciclofaixas do RJ foram colocadas em locais que nego parava carro, entao duvido que seja um problema pros carros, na verdade é uma solução pq nego entrando e saindo de vaga na rua atrapalha bastante.

eu posso ser um pouco radical, mas sou contra a possibilidade de se parar o carro nas ruas, carro privado deve ficar em locais privados.

aí o povo que vai de carro comprar pão na esquina vai reclamar: "Meus Deus, que absurdo, onde vou estacionar de graça meu carro agora!?", como se estacionamento grátis para carro particular fosse um problema público.


pior de tudo é ver um ônibus cheio de gente parado quando podia estar andando se uma fila de carros estacionados não existisse.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 13:03
"Bicicleta como alternativa de transporte é quase ridículo. Alguém pode imaginar um contador que mora em Botafogo (para tentar encontrar alguma utilidade na ciclovia do cemitério) indo de terno, gravata e bicicleta para seu trabalho num escritório da Avenida Rio Branco, sob um sol de 40 graus? Ele tombaria desidratado antes de chegar à
Praia do Flamengo."


Eu trabalhava em um Estaleiro, e nele tem vestiario, bicicletario e a empresa estimula tu a ir de bicicleta justamente pra tu não ter os 6% descontados do salario para ter VT.

Se o cara tá incomodado com a empresa, faça uma sugestão de vestiario. A empresa terá menos gastos com transporte, terá menos atrasos dos funcionarios por desculpas de trânsito e certamente um rendimento maior.

Mas tem um comentario ali de todos os 61 comentarios que foi bem colocado, vou até colar aqui:


"Nome: Alessandro Meiguins - 16/3/2012 - 0:37
A impressão que dá é que o colunista só percebeu algo diferente no tráfego da cidade quando finalmente o trânsito bateu à sua porta e "atrapalhou" seu corriqueiro trajeto. Poderia ter sido a construção de uma linha de metrô, ou a reurbanização de alguma área em prol de novas linha de ônibus. Seja lá o que fosse, o colunista não entenderia o motivo, afinal, não sabe nada de transporte público, como bem o expressa. Como no caso era uma ciclovia, resolveu criticar a iniciativa no estilo conversa de táxi: papo rasteiro, opinião desbocada e ignorante, fala presunçosa - que pretende parecer informada. O que se busca em uma grande metrópole é integração. Um sistema de transporte que permita a todos, cada um com sua opção, trafegar da maneira que lhe é possível e necessária. E isso é um trabalho conjunto. Não há vilões, muito menos mocinhos, nem ecochatos, nem motoristas "do mal". Temos todos direito a melhorias na qualidade do transporte. E, por quê não?, na qualidade da mídia impressa. Isso sim parece inviável."

Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 13:16

Não dá pra editar post aqui, queria complementar com o seguinte;

Ele ainda tem a Ousadia de reclamar do trânsito, sendo que está dentro de um Taxi, com ar condicionado e nenhum ruído externo incomodando-o.

Sabe, essas pessoas com mentalidade velha, criadas em berço de ouro não deviam conviver em uma sociedade. 

O cara trabalha de taxi todos os dias, e reclama de um trânsito que antes não tinha? mal pega onibus, nunca deve ter feito uma viagem da Praça XV Até Duque de Caxias, em pé no onibus, nem deve saber aonde fica duque de caxias se bobear.


Não tem como ele não querer que 'caiam' em cima. Se ele acha ruim, se muda do país. 
Quem tem que reclamar do trânsito é a pessoa que tá lá no onibus de pé e a que está no ponto esperando o onibus que não vem.

É cada uma.. reclamando porque está 'minutos' a mais no taxi. Faça-nos o favor..

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 16:04
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:


Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Move o brasileiro, Odir? Aparência move muita gente, não é só brasileiro não, e tem muito brasileiro que caga e anda pra aparência.

Se aparência não fosse importante fora do Brasil a Apple não seria o que é, não existiriam Pininfarina, Italdesign, Idea, e tantos outros studios de design que produzem coisas funcionais mas sobretudo bonitas.

Acho que vc tem um preconceito ou um ranço contra o brasileiro...


o problema é quando o bonito se sobrepõe ao funcional.




Via de regra é o que acontece... Mas nem é o caso aqui, eu só queria saber pq o Odir se referiu especificamente ao brasileiro, quando o culto ao design (e portanto ao que é belo, ao menos no conceito da maioria) é uma característica quase que mundial. Mais em algumas sociedades, menos em outras, mas não é pior especificamente no povo brasileiro.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 17:58
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Não dá pra editar post aqui, queria complementar com o seguinte;

Ele ainda tem a Ousadia de reclamar do trânsito, sendo que está dentro de um Taxi, com ar condicionado e nenhum ruído externo incomodando-o.

Sabe, essas pessoas com mentalidade velha, criadas em berço de ouro não deviam conviver em uma sociedade. 

O cara trabalha de taxi todos os dias, e reclama de um trânsito que antes não tinha? mal pega onibus, nunca deve ter feito uma viagem da Praça XV Até Duque de Caxias, em pé no onibus, nem deve saber aonde fica duque de caxias se bobear.

você tá sendo bonzinho.

mostrei isso pra um amigo meu e vou parafrasear o comentário dele:

"o velho tá no táxi e tá reclamando? vou colocar ele em pé na porta do japeri (trem central-japeri) pra ele aprender a dar valor e parar de perturbar todo mundo"

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mar 2012 as 20:34
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:


Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Move o brasileiro, Odir? Aparência move muita gente, não é só brasileiro não, e tem muito brasileiro que caga e anda pra aparência.

Se aparência não fosse importante fora do Brasil a Apple não seria o que é, não existiriam Pininfarina, Italdesign, Idea, e tantos outros studios de design que produzem coisas funcionais mas sobretudo bonitas.

Acho que vc tem um preconceito ou um ranço contra o brasileiro...


o problema é quando o bonito se sobrepõe ao funcional.




Via de regra é o que acontece... Mas nem é o caso aqui, eu só queria saber pq o Odir se referiu especificamente ao brasileiro, quando o culto ao design (e portanto ao que é belo, ao menos no conceito da maioria) é uma característica quase que mundial. Mais em algumas sociedades, menos em outras, mas não é pior especificamente no povo brasileiro.

alessandro, é ao brasileiro mesmo que me refiro, e explico. 

o povo japonês cultua a estética. mas cultua a estética que não se sobrepõe à funcionalidade, e/ou ao apelo histórico. hoje uma katana só tem apelo histórico. mas já foi um objeto funcional. tanto que o desenho que se cristalizou foi justamente o que têm a curvatura mais funcional para o corte.

os europeus e norte-americanos passaram e herdaram de alguma forma uma característica da reforma protestante que acho importantíssima, apesar de eu não ser protestante. é a característica do fazer vc mesmo. começa com a leitura e interpretaçãod ireta da bíblia, e extrapola pra outros campos, e vai parar, no final da jornada, com o cara se orgulhando de ter erguido a casa ele mesmo.

nós não tivemos isso aqui no brasil. 

aqui trabalho sempre foi coisa de "gente inferior". principalmente o trabalho  braçal, o uso da própria força física. andar de liteira, sendo carregado, sempre foi mais importante que andar pelas próprias pernas.

acaso temos algum ex-presidente que apareça fazendo obras com as própias mãos, como aparece com frequência o jimmy carter, que tem 80 e lá vai bala e fica trampando de marceneiro e construindo casas alheiras, principalmente ajudando quem tem poucos recursos? ou mesmo que nem o bush pai, e tb o bush filho, que de vez em quando trocavam as cercas da fazenda da família, mesmo que fosse pra sair bem na foto?

aqui se o cara parece batendo laje ele não sai bem na foto.

logo, nós não temos uma cultura efetiva do uso das coisas.

e aí sobra só a estética.

vide o caso do design, do desenho industrial. o que dita a bauhaus é funcionalidade + industriabilidade. a cadeira wassily foi projetada insipirada em quadros de bicicleta, foi projetada pr ser confortável e ser sobretudo fácil e barata de construir, pros padrões da época. tubos de aço com algum tratamento anti-ferrugem e tiras de lona.

a versão que mais vende no brasil tem tubos cromados e tiras de couro. e é cara pra kct, pq dá status ter.

mesmo um niemeyer comete o pecado de não imaginar o uso. admiro as formas de niemeyer, mas são maquetes lindas, mas sem vida. não imagino os locais por ele projetados lotados de gente. ele e o lúcio costa construíram brasília de tal forma que não tem esquinas, não tem padoca e boteco na esquina, não tem aquel eespaço de bate-papo, conversa, esbarramento de pessoas, aquele amontoado natural das ruas onde pessoas passam pq usam a rua.

não, aqui a chaleira bauhaus é comrpada pq é bonita, não pq esquenta a água rápido pra dedéu e dá pra construir facilmente, perto de como era o processo de feitura das coisas na década em que foi criada.

bauhaus imaginava a casa como máquina de morar. logo, a partir de seu uso. é isos que fazemos? não.

o design italiano é fantástico, mas é design: desenho de coisa a ser industrializada e usada. e isso é bom. existe o jeitão alemão de desenhar as coisas, vide as birkenstock, que tem gente que acha horrível, mas p.q.p, como são confortáveis! (roubaram as minhas numa viagem).

o fato é quem quem poder de compra no brasil raramente usa. quem pode ter a cozinha planejada não cozinha, faz aquela cozinha de arquiteto que tb não manja p. nenhuma de cozinhar, fica linda pra bater fotos, e impossível de limpar se fritar peixe. mas, afinal, é a doméstica, a sucessora da mucama, que vai limpar mesmo.....

aqui neguim se supreende quando descobre que num ano x, 2009, ou 2010, 705 dos grupos record da campagnolo forma vendidos com pedivelas compactas. pq? pq quem tava comprado pedala, e não tem preparo de pro. vai usar compacta mesmo. é justamente pra quem pedala, amador, gente que pedala todo dia, mas não é pro, que tem grupos como o apex da sram, ou toda essa nova linha tiagra com compacta, tripla, cassete 11-30....

lá fora não faltam bikes de cromo. cromo é um material eletivo pra quem quer bikes com um certo padrão de conforto e resistência. qq fabricante grande acaba tendo uma opção, que entra e sai de catálogo. seja pra touring, como a trek 520, ou com alavancas de quadro, como a specialized allez steel, ou apenas uma clássica que não sai de linha, como a colnago master.

aqui no brasil, quem importou bike de cromo quebrou a cara. não vende o suficiente pra sustentar um negócio. não dá pra importar quadros surly o suficiente pra manter a importação. temos dois framebuilders conhecidos, e nenhum deles virou fábrica de tanta encomenda.

isso é estranho, num país que tem cerca de 65 milhões de bicicletas. proporcional ao tamanho, teríamos que ter uma cultura da bicicleta disseminada a ponto de ter mercado pra bikes de cromo, sob medida, ou de linha, e mesmo pra bikes de titânio, que é outro material eletivo de quem gosta de ficar muitas horas em cima da bike e não pretende trocar de bike nas próximas décadas.

não temos esse mercado. é estranho, pq países bem menores acabam tendo esse mercado e nós não. vie inglaterra, que tem uma thorn produzindo suas bikes lá. como é que o mercado de bikes inglês é tão melhor - embora tão menor - que o brasileiro a ponto de uma thorn ter em produção quadros de diverso modelos e opções?

é pq lá neguim pedala, e aqui não. na inglaterra eles tem até sua própria marca de para-lamas pra botar em speed, pq neguim pedala debaixo de chuva tb.

aqui? pqp! quem aparece com uam speed com para-lamas é escorraçado. lá negim usa, pq ele usa essa mesma bike pra ir ao trabalho, de terno mesmo.

aqui falta a cultura do uso. sobra a cultura da estética. há desequilíbrio sim. somos sim escravos das aparências.
vide a coluna da adriana setti, extremamente bem acertada:

aparência aqui é tudo. neguim não pode chegar de bike no restaurante caro. tem que chegar de carrão.






asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2012 as 00:21
Mas o que eu to dizendo é justamente que não temos tradição no design, e os países que tem essa tradição não a conquistaram apenas para atender o mercado brasileiro, e sim outros mercados e aos seus próprios. Logo brasileiro não é nem de longe o único povo que valoriza o design. Beleza é valorizada sim, quem se importa com funcionalidade é engenheiro. Lembra do problema do Iphone e da interferência da mão do usuário na recepção de sinal? Se isso não é descuidar da funcionalidade em função do design, então não sei o que é. E quem fez isso foi a Apple, nada a ver com brasileiros. Aliás a saída deles para o caso foi... Uma capinha para o celular. Que obviamente deve ter sido bonitinha

Vou citar um filme que me veio à cabeça agora. "As loucas aventuras de Dick e Jane", com o Jim Carrey. Nesse filme são feitas várias alusões ao design e à apologia a marcas como forma de posicionamento social. Ou seja, tanto mais caro ou mais bonito seu carro, tanto melhor você é. E o filme é americano, e não brasileiro.

Não disse que os brasileiros não são paga-paus de design, disse que eles não são MAIS paga-paus que outros povos, genericamente falando.
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mar 2012 as 17:26

Ta ai, achei esse texto do Xexéu mais desinformado e arrogante que o criticado Reinaldo Azevedo. É o famoso "não sei bem o que é isso mas deixa eu meter minha colher".

Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2012 as 19:22
Ta aí,

Respondeu...




Uploaded with ImageShack.us
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2012 as 20:14
Até enviei um email para ele, mas sem 'desaforos'. Ele publicou no jornal apenas os Desaforos, dando a impressão que quer sair parecendo 'engraçadinho' e 'mocinho da história', quando na verdade ofendeu indiretamente Todas as classes de trabalhadores inferiores a dele.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2012 as 20:41
Percurso de carro que demorava 5 minutos demora agora 35 por causa de uma ciclovia. O cara não sabe qual a diferença entre ciclovia e ciclofaixa. Acho que a opinião dele é descartável mesmo. Mas não precisamos xingar ele também.

Fernando Pavão
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 08:27
não é que ele viu a placa? hahha foi realmente um dia muito divertido, passeio leve com musica boa e todo mundo se divertindo.

Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 08:30
por sinal indico a vcs de fazerem esse percurso, praça santos dummont na gavea e indo por ciclofaixa e ciclovia até o túnel velho, é uma experiencia que todo ciclista deve ter para perceber o como tudo é tudo feito sem o menor planejamento e padrão, não faz o menor sentido boa parte dela.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 13:49
nossa, citou o manifesto dos invisíveis?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 14:21

http://oglobo.globo.com/cultura/xexeo/posts/2012/03/21/o-inimigo-publico-numero-1-dos-ciclistas-436814.asp

Link para o Blog do Xexéo.


Condenar a ciclovia pelo trânsito é culpar o amante da mulher pela traição desta.

Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mar 2012 as 14:39
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X