Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Prefeitura e ciclistas discutem melhorias
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Prefeitura e ciclistas discutem melhorias

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Prefeitura e ciclistas discutem melhorias
    Postado: 13 Fev 2012 as 18:04

O secretário municipal de Trânsito, Marcelo Araújo, e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e da Urbanização de Curitiba S/A, se reuniram neste sábado (14) com um grupo de ciclistas para discutir ajustes na obra da ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto. O encontro aconteceu na sede temporária da Secretaria Municipal de Trânsito, na rua Benjamin Constant, no Centro.

Alguns ciclistas reclamaram que a ciclofaixa que está sendo implantada entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo estaria muito estreita, não apresentando condições de segurança. No entanto, durante a reunião, o diretor técnico do Cicloiguaçu, Antonio Miranda, defendeu o projeto da Prefeitura e alertou que o maior cuidado deve ser tomado no sentido de garantir a redução de velocidade dos veículos que trafegarem pela avenida, principalmente nos trechos onde a ciclofaixa fica mais estreita.

A ciclofaixa terá dois sentidos de circulação, um em cada lado da canaleta do expresso, ambos com medidas variando entre 1,5 metro, 2 metros de largura, dentro deste espaço ficam os bordos de segurança com pintura branca e tachões (barreira física) e a pista de rolagem das bicicletas pintada em vermelho.

“O que determina a segurança da ciclofaixa é a velocidade dos carros que passam ao lado. E até é importante que área de circulação (faixa vermelha) para as bicicletas não seja mesmo muito larga para não incentivar os ciclistas a usarem a mesma ciclofaixa nos dois sentidos, o que pode prejudicar a segurança”, destacou Miranda.

Outra sugestão foi aumentar o número de tachões nos bordos onde a ciclofaixa fica mais estreita, que é perto das estações-tubo e fazer campanhas com os motoristas. A velocidade máxima da avenida Marechal Floriano é de 40 km/h. O secretário Marcelo Araújo se comprometeu a reforçar a fiscalização com a presença de agentes de trânsito e orientações para os motoristas, principalmente quando todo esse primeiro trecho da ciclofaixa estiver pronto. “Daremos toda a atenção para que haja o compartilhamento seguro das vias, e que motoristas e ciclistas possam conviver pacificamente”, falou Araújo.

Outro ponto bastante discutido foi o trecho onde os ônibus ligeirinhos cruzam a ciclofaixa para entrar no Terminal do Carmo. Nesse cruzamento, o consenso entre os participantes da reunião foi de recuar a faixa de parada dos ciclistas e instalar mecanismos de redução de velocidade como sonorizador e lombas, além de futuramente colocar um espelho convexo para facilitar que o ciclista veja os ônibus que estejam atrás.

O grupo discutiu ainda outras ideias para os próximos projetos de ciclofaixa da cidade. Miranda reforçou a necessidade de o Ministério das Cidades retomar os trabalhos para criação de um Manual Cicloviário para o país. “Isso é fundamental para balizar os municípios em seus projetos de ciclomobilidade”, destacou Miranda.

Integração - A nova ciclofaixa da avenida Marechal Floriano Peixoto possibilitará a ligação de três municípios da Região Metropolitana: São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Fazenda Rio Grande, passando pelo Centro e pelo extremo Sul de Curitiba.

A ciclofaixa da Marechal Floriano terá 8 quilômetros (4 km de cada lado da Avenida), desde o viaduto da Linha Verde até a divisa com São José dos Pinhais. Nessa primeira etapa de obras, com recursos próprios da Prefeitura, a ciclofaixa fará a ligação da Linha Verde até o Terminal Carmo. Os demais trechos estão dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X