Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Desmonte e Lubrificação de Cubo Traseiro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Desmonte e Lubrificação de Cubo Traseiro

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
luizmaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2011
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizmaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Desmonte e Lubrificação de Cubo Traseiro
    Postado: 29 Dez 2011 as 13:44
Bom dia galera, perdoe a dúvida de um novato, mas eu ficaria realmente muito agradecido a quem ajudasse.

Tenho uma bike que está parada há um tempo, e gostaria de lubrificá-la, porém estou tentando aprender como montá-la e desmontá-la para fazer sozinho minhas manutenções.

Empaquei no desmonte do cubo traseiro/cassete. Já olhei vários vídeos e tutoriais mas aparentemente nenhum se adequa a este tipo de encaixe que tenho na bike.

Alguém poderia ajudar ? Informar quais ferramentas comprar e como fazer o procedimento de lubrificar o rolamento do cubo traseiro do lado do cassete ? Grato !


IMAGENS

By luizifet at 2011-12-29

By luizifet at 2011-12-29

By luizifet at 2011-12-29
Voltar ao Topo
rkyamamoto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2010
Maringá - PR
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rkyamamoto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 18:42
Luiz, a sua roda livre é de rosca. Com uma chave específica é bem fácil remover a catraca.
Uma opção é retirar o eixo e encaixar uma chapa grossa que encaixe bem justo nas ranhuras internas da catraca, como se fosse a chave, aí vc prende numa morsa e gira a roda. 
O vídeo abaixo dá uma idéia de como remover usando a chave.
Abraço.


Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2011 as 18:59
Seria melhor se você pudesse retirar a catraca, mas você pode abrir o cubo desapertando a porca preta da terceira foto, usando uma outra chave para prender a porca prateada da primeira foto. Tenha cuidado de não perder nenhuma esfera, retire toda a graxa antiga com um produto apropriado e depois use graxa marítima, resistente a água.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
luizmaga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2011
Brasil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizmaga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2011 as 01:04
Muito obrigado poneis e ryaknomoto, foi de grande ajuda a resposta de vocês.

Ontem mesmo terminei o serviço, o meu problema mesmo era retirar o eixo traseiro, como o poneis tinha dito que era apenas retirar a porca do lado posterior à catraca, que já o tinha feito, porém não saiu com a força apenas da mão, com a sua confirmação tomei iniciativa de usar o martelo e bater com pouca força, e o eixo saiu, assim, tendo acesso às esferas limpando e depois lubrificando com uma graxa azul, que adquiri em uma loja de mecânica industrial.

Fora isso dei um bom trato na corrente, passadores, conduítes, ambos os cubos, catraca, freios, troca de pneus ressecados, etc. Sem dúvida alguma ficou muito melhor do que o serviço dos mecânicos de bicicleta que tenho acesso fácil, e nada melhor do que conhecer seu próprio equipamento.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X