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Dúvida: câmbio traseiro com pouca tensão na mola?

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klhada Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Set 2008
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    Postado: 19 Nov 2011 as 13:41
amigos,

estava eu, animadamente, tentando dar o setup final na minha magrela para retornar à glória dos pedais paulistas LOL But, regulando (ou pelo menos tentando) regular o câmbio traseiro, me deparo com o seguinte problema:

O câmbio nâo chega na menor catraca do cassete nem por decreto. Eu havia estranhado que quando eu desmontei a outra bike (mesmo câmbio), no ajuste do high/low um parafuso estava praticamente solto, mas achei que era vacilo/chinfra do mecânico. Tentando ajustar, vi que é justamente o parafuso que limita o movimento para as marchas "de hominho". Empurrando na mão, eu consigo fazer trocar a marcha, mas ele volta sozinho. Nas mais leves, sem problemas. Nâo tenho mais pra onde aliviar o parafuso. O cabo está com boa tensão, e sobe as marchas quase bem LOL (era o que eu ia regular em detalhes).

Resumindo: estou realmento com pouca tensão na mola? Idade chegando é uma coisa complicada Embarrassed

Achei essas instruções aqui para regulagem de tensão:

http://www.parktool.com/blog/repair-help/rear-derailleur-overhaul

mas parece ser O trampo para desmontar. A parte de regulagem da tensâo pelo furo me lembrou a boa e velha regulagem de V-brake, mas o trabalho pra desmontar tudo parece ser grande. Sendo o câmbio um shimano Sora, que já viu muitas horas de pedal, tento desmontar, ou compro outro? O problema de comprar outro é que eu já teria que comprar um de 9V (ups futuros), pra continuar usando no cassete e STIs de 8V. Ou tento fazer um ghetto fix e tento instalar um Alívio 8V que tenho parado aqui pra ir pedalando (se der regulagem), enquanto aguardo/disseco o câmbio?

Grato
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klhada Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Set 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2011 as 15:15
bom, pelo jeito ninguém aqui no fórum de speed mexe na própria bike. Qualquer pergunta que saia do "qual suplemento tomar" ou "que cor de bike" já fica aquele silêêêncio. LOL

Mas tudo bem. Eu desmontei o câmbio (o que dava - tem umas partes duras pra cacete), e deu pra ver, antes de tirar o cage onde a mola interna está presa, que só existe UM furo solitário pra posicionamento da mola. Ou seja, perdeu tensâo, abraço.

Pior que aparentemente o câmbio tava inteirinho ainda, com as roldanas em dia e tal. Ouch fuuuuuu


Editado por klhada - 19 Nov 2011 as 15:16
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Marquinhos Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marquinhos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2011 as 17:45
Originalmente postado por klhada klhada escreveu:

bom, pelo jeito ninguém aqui no fórum de speed mexe na própria bike. Qualquer pergunta que saia do "qual suplemento tomar" ou "que cor de bike" já fica aquele silêêêncio. LOL

Mas tudo bem. Eu desmontei o câmbio (o que dava - tem umas partes duras pra cacete), e deu pra ver, antes de tirar o cage onde a mola interna está presa, que só existe UM furo solitário pra posicionamento da mola. Ou seja, perdeu tensâo, abraço.

Pior que aparentemente o câmbio tava inteirinho ainda, com as roldanas em dia e tal. Ouch fuuuuuu

Sábado de manhã - a galera do Fórum está é aproveitando o dia e pedalando!
Manutenção da bike é pra dias da semana... :)
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Leandrinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Nov 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2011 as 17:47
Klhada, de manhã eu por exemplo estava trampando.
Ia dissertar alguma coisa aqui, mas você já desmanchou o câmbio, paciência.
Compra um câmbio de 10 já.
Abraço!
CAAD 9
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poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
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A tendência do câmbio traseiro é ficar na última catraca e é a mola que é a responsável por isso. O trocador serve para puxar o câmbio através do cabo, forçando-o a ir para os pinhôes maiores. Se a mola realmente estivesse sem tensão, a passagem da corrente de pinhôes maiores para as menores estaria prejudicada, mais lenta. Isso acontece?

O fato do câmbio traseiro não chegar no último pinhão pode ter várias causas. Uma gancheira bem torta pode fazer isso. Excesso de tensão no cabo também.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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ARuzik Ver Drop Down
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Cadastrado em: 11 Set 2008
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Se soltar o cabo, as roldanas ficam na mesma direção do pinhão menor??
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poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
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Sim, mas você precisa tirar a corrente também. Com a corrente, o câmbio não vai conseguir voltar para o último pinhão, ele vai ficar preso nela.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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klhada Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Set 2008
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leandrinho: tá tirando a favela, mano? Que eu desmonto e não consigo montar de volta? LOLLOL

poneis: sim, o câmbio voltava quando queria as marchas. Na hora de subir, que é na tensão do cabo, vai legal. Na hora de descer, não desce, pula duas, faz o cacete.

Detalhe que eu, puto, e já com as mãos sujas de graxa, peguei minha Caloi cross sport dos anos 90 (acho eu), parada há uns 10 anos. Tirei a CROSTA de sei-lá-o-quê da corrente, destravei ela (alguns elos estavam travados), e em cinco minutos estava trocando TODAS as marchas. É mole? Com os mesmos cabos de aço LOL lógico que era 18 marchas, mas no modo não-indexado eu troco 7 marchas de 8, só ficando a mais leve de fora. Como tenho 3 na frente, sucesso LOL

Iria até garibar ela pra ir pedalar logo, com as rodas da speed e já era. Mas o canote é de algum tamanho obscuro. Vou postar lá no old school pra ver se alguém sabe.

abs
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Leandrinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Nov 2009
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Klhada, longe de mim pensar isso LOL.

Cara, eu estava com problema semelhante ao seu.
Lubrifiquei o cabo e o conduite e nada.Só resolveu quando troquei o conduite mesmo.
Não sei se o conduite que você usa é o SP-41, mas no meu caso, aquele silicone/teflon lubrificado secou, e o cabo criou um ''buraco'' onde ele corre, enroscando e impossibilitando assim que as marchas descessem corretamente.
Em uma outra ocasião, as marchas não subiam corretamente, e não havia regulagem e lubrificação (com conduites novos) que resolvessem.
Resolví então verificar o diâmetro do cabo.E não é que o cabo que eu estava usando era um pouco mais fino, e na hora de subir as marchas, o cabo ''esticava - flexionava'' mais, alterando assim a posição que o câmbio deveria ficar.Troquei o cabo e o problema sumiu.
Monta o câmbio novamente e troca os conduites e os cabos.
CAAD 9
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klhada Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Set 2008
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cabos e conduítes são novos, nunca usados. E o problema era pra descer, e não pra subir, quando eu estava aliviando tensão no cabo. Soltei ele do cambio e mexi pra ver. Nada prende nos conduítes ou coisa assim. Pelo jeito foi o câmbio que subiu pra glória mesmo. LOL

Deixa eu arrumar um canote fininho que vou pedalar de bike velha. Steel power LOL
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ARuzik Ver Drop Down
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Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Sim, mas você precisa tirar a corrente também. Com a corrente, o câmbio não vai conseguir voltar para o último pinhão, ele vai ficar preso nela.

Se não descer soltando o cabo a chance maior é que seja a gancheira torta. Pra mola perder a tensão leva um certo (muito) tempo. Não precisa tirar a corrente, só girar a pedivela para trocar de marcha.

klhada, tem como colocar uma foto do alinhamento do câmbio como cassete?? 
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klhada Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Set 2008
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caceta! respondi a msg e o fórum deu pau Confused

bom, vamos lá: não tenho pictures, mas o câmbio já está "torto" no lugar, mesmo sem corrente. A roldana de baixo fica já virada pra dentro. 

Gancheira torta? Acho que não, visto que o quadro é novo, zero km, assim como cabos, conduítes, mcnugget e a porra toda. 

Pelo menos o câmbio foi bem utilizado. Era da bike do Sassota, e depois eu judiei dele um monte. Se morreu, morreu com dignidade LOL
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Deco Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2009
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Com relação ao quadro ser novo, as vezes, por mau cuidado no transporte pode ter ocorrido uma batida, entortando a gancheira, mesmo que nao haja marcas no quadro. Nao custa verificar antes de partir para a aquisição de um câmbio novo.
Abraços
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ricmtb Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Jan 2015
Campinas
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Tive esse problema recentemente, o cage sem tensão nenhuma, o problema foi que a mola interna do cage se soltou (travinha) nas fotos marquei em azul o caminho que a travinha fez fora do buraco de encaixe. Primeira foto cambio sem tensão, última foto cambio com tensão correta na mola.
Obs:Tem um pino (parafuso) nas últimas fotos que vc deve retirar antes de fazer a volta (tensionar) na mola já travada. Feita a volta segure e coloque esse pino limitador novamente. Pronto, cambio que em várias oficinas foi condenado novinho em folha. Em tempos de crise salvar um XT é muito bom...




h....
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dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
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dai eu fico um tempão sem acessar o fórum e me deparo ,como sempre com a solução de um problema como esse d mola,que nas oficinas vão condenar ele sem duvida !
valeu ricmtb !!!
toninho du pedal

manaus-amazonas!
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OzunuTT Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Fev 2019
Curitiba PR
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Olá tive um problema parecido, porem em um sunrace, no meu caso a mola soltou e como o sunrace é minúscula e tive a maior dificuldade em colocar a mola no lugar, e advinha? Alargou dois gomos da maldita, que agora esta no lugar, porem não adianta de nada pq alceou...
Tem como reparar isso? Quero trocar por shimano mas não agora, será que consigo essa mola?
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