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Rolamento de ceramica é melhor?

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Andre131511 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Jun 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre131511 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 18:02
Tá certo que o pneu é diferente (não sei se infuencia), mas a roda do rolamento de cerâmica parece que não vai parar nunca...
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Lincolnfd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Fev 2012
Volta Redonda
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lincolnfd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 08:56
Na verdade, as rodas são diferentes, pneus, aros, raios, etc. Como dito, nao é um teste científico, muitas coisas podem influenciar o resultado, mas nao ha nenhuma dúvida de que o rolamento de ceramica gira muito mais (embora nao saiba dizer o quanto isso vai interferir no desempenho do ciclista, ja que existem muitas coisas que oferecem mais resistencia que os rolamentos).

Um detalhe é que, antes da troca para o rolamento de ceramica, fiz o teste com o rolamento convencional. a roda da bike preta ja girava um pouco mais (girava por uns 30 seg. a mais).
Lincoln
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FAB1000 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Jan 2004
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 11:38
O fato dela girar mais, mesmo sem calcular que força exatamente está sendo aplicada em cada roda, e o fato delas não serem 100% iguais, com a única diferença sendo os rolamentos de dois cubos iguais (aros, pneus, câmaras, raios e cubos são diferentes), também não quer dizer nada.

Se só trocou os rolamentos, mantendo tudo igual, que força aplicou em cada roda? Como mediu essa força? Quais foram os tempos até chegarem a inércia total? Porque se não calculou o tempo ou a força também ficamos no achômetro. Wink


Editado por FAB1000 - 06 Set 2013 as 11:41
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Lincolnfd Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Fev 2012
Volta Redonda
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lincolnfd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 13:46
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:



O fato dela girar mais, mesmo sem calcular que força exatamente está sendo aplicada em cada roda, e o fato delas não serem 100% iguais, com a única diferença sendo os rolamentos de dois cubos iguais (aros, pneus, câmaras, raios e cubos são diferentes), também não quer dizer nada.

Se só trocou os rolamentos, mantendo tudo igual, que força aplicou em cada roda? Como mediu essa força? Quais foram os tempos até chegarem a inércia total? Porque se não calculou o tempo ou a força também ficamos no achômetro. Wink




Tem toda razao! Como disse, nao há nada de cientifico nesse teste. Eu, mesmo antes de realiza-lo já via todas essas falhas, mas minha intenção nunca foi fazer qualquer prova de coisa alguma. É apenas uma impressão. A roda demorava 2 minutos para parar e passou a demorar 8 minutos (muito embora nao saiba ata forca aplicava a cada teste)
E o que eu acho mais importante é que o fato da roda girar mais, sem a aplicação de carga (nao há peso sobre as rodas) nao significa que trará alguma vantagem qdo estiver o peso de uma pessoa apoiado nessas rodas. Como disse, sao apenas impressões.
Lincoln
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lucianolll Ver Drop Down
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Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2014 as 11:49
Rolamento de Ceramica é melhor? resposta...Sim...Mas se devem explicar.
..considere 
É incorreto tental calcular o desempenho quantizado de aplicativos sem lever em consideração o grupo dinamico envolvido.
Não procede calcular quanticamente quanta energia se ganha ou qual ao aumento de algum ou outro fator isoladamente.
Deixa de ser correto de ser correto medir com maquina algo dinamico que depende de um conjunto.

Para o fato da Esfera de Cerâmica ou Rolamento de Cerâmica serem melhores nao inviabiliza ou desabona o Aço e suas aplicações.
Quando se diz que um Rolamento de Cerâmica é melhor não se quer dizer com isso que um rolamento de Aço ou Aço inox é pior ou inferior de alguma forma.
Essa comparação não é estatica e sim dinâmica.

Cada aplicação tem seus beneficios, tanto a Cerâmica quanto o Aço.
A maioria das propriedades fisicas e quimicas da Cerâmica, Nitreto de Silicio( Si3N4 ) são superiores as do Aço, fazendo dele um material ideal para certos tipos de aplicação.

Nitrito de Silicio exibe uma combinação mecanica, termal e eletrica propriedades que nao são encontradas em qualquer outro material para muitas e deversas aplicações;

..da Cerâmica em Nitreto de Silicio ( Si3N4 )
-Leveza
-Alta resistencia a fatiga
-Superior resestência a choques termicos
-Excepcional resistência ao desgaste
-Baixo coeficiente de atrito comparado ao Aço
-Excelente resitente a oxidação em altas temperaturas
-Alta resistencia a corrosao

###
 Fica que inserir esferas de Cerâmica ou Rolamentos hibridos(com pista de aço) ou completos em Cerâmica em uma bike ou skate o desempenho ou ganho final depende de outros fatores maiores e dinamicos, explicando..não é correto medir o desempenho de um parafuso apenas dentro de uma  roda gigante de moinho, existem outros fatores que irao interferir na analise; ...possivelmente não conseguira medir algum aumento de velocidade em uma roda de bike se ela esta sujeita a fatores maiores como resistência do ar, aerodinamica, peso da roda. Colocar esferas de Cerâmica em uma roda de bike e tentar observar o quanto ela roda mais rapido não esta correto e não tem fundamento para analise.

O que se deve analisar comparativamente entre Cerâmica(Nitreto de Silicio) e Aço são as Resistencias dos Materiais, conjuntos de propriedades dos materiais.
Coeficiente de elasticidade, Resistência a fadiga, Resistência ao desgaste...

Dizer que a esfera é mais "dura" e vai "machucar" o Aço também não é certo.!
..as esferas não ficam atritando(atrito estatico) dentro do cubo, as esferas ficam deslizando dentro de cubo, ficam rolando(rolamentos), o atrito relacionado é.. Atrito Cinetico e.. Arrastamento
Dentro do rolamento com as esferas o Atrito se da entre o lubrificante e as esferas, entre o lubrificante e a superficie de rodagem(caminho onde as esferas rolam); envolve Atrito Cinetico ou seja atrito entre superficies que estão em movimento(no caso entre as esferas e a superficie de rolamento e entre esses elementos com o lubrificante com que estao em contato), dai.. se tem o Arrastamento( o quanto gruda ou adere  ); Quando as esferas rolam sobre a superficie do rolamento existe uma aderencia entre as superficies metalicas(arrastamento), existe tambem aderencia entre os metais e o lubrificante(arrastamento), o quanto gruda e desgruda no movimento entre as partes metalicas em contato e em conjunto com o lubrificante.

...o Aço apresenta micro ranhuras microscopicas que fazem aderir mais que a Cerâmica durante a rolagem, em contato com o metal(aço x aço) e em contato com o lubrificante( metal x lubrificante ). 

Essas diferenças são sutis, nao podem simplesmente ser medidas com maquina simples.


As deferenças de uso da Cerâmica ( Nitreto de Silicio ) e do Aço dependem dos custos, dos beneficios e aplicações especificas; como exemplo ambientes de alta corrosão, ambientes onde o peso é muito relevante, ambietes de altas temperaturas.

Uma das vantagens do Aço com relação a Cerâmica é que o custo do Aço é compensador; E é de facil manutenção. ..É facil trocar e comprar rolamentos e esferas de Aço de tamanhos grandes ou pequenos em qualquer equipamento. ...pense no custo atual de trocar todos os rolamentos de um caminhão por rolamentos mistos de Aço-mistos(com esferas de Cerâmica).

Os melhores rolamentos de Aço ou esferas de Aço sao extremamente eficientes.
Os melhores Aços são Extremamente eficientes.

Mantes caminhões e maquinas grandes em especial as de baixas velocidades e sujeitas a grandes cargas é inclusive um excelente raciocinio.
É sensato e excelente raciocinio usar Aço para maquinas de grande porte; exceto em casos onde existam ambientes de extrema corrosão onde a Cerâmica se faz necessaria.


Não se deve comparar portanto quem ganha, se o Aço ou a Cerâmica; e sim usar conforme o custo e beneficio dessas aplicações.

Mas para quem quiser usar os beneficios da tecnologia da Cerâmica (Si3N4) e estiver viável o custo, é uma excelente aplicação.
Sem desmerecer o Aço. Sem desmerecer em especial os rolamentos de Aço de qualidade, que são excelentes.

ver referências

Silicon Nitride
http://www.ceradyne.com/uploads/Brochures/SiN_Brochure.pdf - http://www.ceradyne.com/uploads/Brochures/SiN_Brochure.pdf
Automotive, Aerospace, Metal Forming,..
 Mineral Processing, Molten Metal Processing, Oil & Gas, Petrochemical, Semiconductor,...;

and Biocompatible

Ceramics Cilicon Nitride ( Si3N4 )

p favor gostaria que o Jamur lesse essa pagina
...importante tecnologia que usam as Ceramicas e Rolamentos mistos ou inteiros de Ceramica


###
Nitreto de silício – Wikipédia, a enciclopédia livre
http://pt.wikipedia.org/wikiitreto_de_sil%C3%ADcio#Rolamentos - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitreto_de_sil%C3%ADcio#Rolamentos

d/

Verifican

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tchelodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mai 2014
brasilia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchelodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2014 as 20:41
Quanto ao rolamento ceramic não sei, mas com certeza de esferas x rolamentos selados o segundo deixa longe quem usa o de esferas. Fiz o teste em uma ladeira com a mesma pessoa varias vezes.
Quando desci com a roda shimano XT de 1800,00 o colega me deixou pra traz os dois com esferas, ele com a coroa maior 44 dentes e eu com 42 dentes. Dai, coloquei as  rodas MOB com cubos RIVAL de rolamentos - rodas de 1100,00 - deixei ele longe, a bike virou um foguete. Fizemos o teste vários dias em clima diferente. Obs nós vamos de bike para o trabalho 4 vezes na semana, 50 km ida e volta. Agora, penso em comprar uma crank brother pra ver se tem mais diferença. Ah percebi que usando as com rolamento chegava menos cansado no trabalho, subida então era mamão. Então aconselho comprarem com rolamento (deste que pode tirar aquela proteção limpar e lubrificar novamente). Final da historia o colega optou por rolamentos e a briga ta feia para o trabalho chegamos 5 minutos mais cedo em relação ao de esferas. 
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dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Ago 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2014 as 11:40
Originalmente postado por Lincolnfd Lincolnfd escreveu:

Vejam o vídeo (nada cientifico) que fiz testando uns rolamentos de cerâmica numas monstreibaiques com cubos novatec.

http://youtu.be/nPLrIvQ2Z2M



É certo que rolamentos de cerâmica são superiores em durabilidade, peso e rotação.
Mas o vídeo não prova nada.

1 As rodas, pneus, peso e discos não são iguais.

2 A força aplicada sobre as rodas para girar não foram iguais (a força humana é variável).

3 Os testes devem ser realizados sob carga onde as condições de teste se aproxime do uso real.  

Não se baseie nestes testes pois em nada agregam a realidade.
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Almir Natal RN Ver Drop Down
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Sassota estou precisando comprar rolamentos novos pra minha Vzan Lev, pesquisando no site da Vzan vejo um link que o valor é de R$ 30,00, mas pelo que vi os valores do link que você postou são bem mais baratos, será que este valor da Vzan é para o jogo?


No caso eu tenho que comprar 6 rolamentos é isso?

Posso pegar a referência e comprar no MP os mais baratos ou é melhor comprar o específico da Vzan?
Treinar e superar limites, mesmo que o objetivo não seja o topo.
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Darlan__ Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Abr 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Darlan__ Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2015 as 17:04
Grande amigo, você me mostrou oque eu queria ver,  gostaria de saber aonde compro os rolamentos de cerâmica, e qual o modelo da roda que você fez a troca de rolamentos.
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Adilson Anotonino Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Mar 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Anotonino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2016 as 08:54
amigo, essa troca  só tem dois jeito de se saber quando fazer a troca do rolamento, uma quando ele estourar, essa tenho certeza que você não vai querer, a outra é quando você for lubrificar o rolamento você pega no miolo do rolamento e dar uma balançada se tiver folga o rolamento está ficando ruim, isso não quer dizer que o rolamento vá estourar de um dia para o outro, mas não é arriscar ninguém tem bola de cristal pra saber quando vai estourar, então verificou o rolamento se ele tem folga então troca, ou então roda um mês ou dois e troca, no caso de está financeiramente apertado, ok.

espero ter ajudado um abraço. 
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Cesareriquelme Ver Drop Down


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Boa tarde, sobre os rolamentos comuns, caso se queira ganhas os 5 watt que foi comentado é só usar o modelo por exemplo do 6802rs que tem a vedação de borracha só usar o 6902zz, se o caso de não rodar no molhado pode ser retirado a vedação de borracha! Folga no eixo é o aviso que os rolamentos estão com problema! Tirando isso, pedalar!
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2018 as 11:50
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Além de pá de ouro, parece que temos um comerciante.


Aparentemente é parente do "LUIZ EDUARDO DANTAS DE CARVALHO" dono do registro do site emtecorp.com.br
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Brincando com o Who is?


Com os comerciantes que vem anunciar, sempre
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caquitows Ver Drop Down
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Fala galera...

Apenas para deixar meus "2 cents" de Google aqui... no melhor do "gerundês", estarei escrevendo enquanto estiver lendo... :p Então vocês verão mudança de perspectiva própria aqui no post mesmo hehehe

... Pra começar, nunca vi material que tenha melhor rendimento sem ter o custo da durabilidade, normalmente componentes com melhor rendimento tem menor durabilidade.

Lendo: https://road.cc/content/feature/175644-ceramic-bearings-pros-and-cons

Aí, pra minha surpresa: "(...)The advantage, according to the company, is a saving of up to 9 watts with CeramicSpeed bearings in the hubs, jockey wheels and bottom brackets compared to a set of standard bearings"

Mas como bem dito no texto, não é apenas os rolamentos, mas o conjunto da obra. Quem não viu as obras primas da CeramicSpeed sugiro fortemente que entrem no site, vejam vídeos, etc.

Outra declaração: "“Longevity of a well-built high-quality ceramic bearing, in many cases, can be up to 10 times longer than commonly used stock bearings. The 'rule of thumb', as we like to call it when built well, and of high-quality materials, a ceramic bearing should always be able to outlast and outperform a steel bearing."

Vixe... O cara falar um negócio desses é porque já é testado e comprovado. E o cara explica depois: "The second advantage of ceramic bearings over stock steel bearings is their performance under load in reducing drag. Performance cyclists are performance driven and all data shows that the best performing bearings for reducing drag are ceramic bearings. That, in theory, should mean less energy is required to turn the wheels or cranks. Add the lower weight and improved durability, and why wouldn’t you run ceramic bearings? But are all ceramic bearings the same? Of course not, CeramicSpeed is keen to point out that not all ceramic bearings are made equal, and it tells us that a ceramic bearing built poorly with low-quality materials will deliver very poor longevity."

Porém, saindo da empresa e indo para alguém mais crítico da indústria (até como alguns falaram aqui):"Highly regarded British component manufacturer Hope Technology reckons the efficiency savings are simply too negligible to make them worth the increase in cost."

“For bottom bracket applications, the maximum sustained rpm may be 130,” explains Lew.  “For wheel hub applications, the maximum rpm may be 500 – 600 revolutions per kilometer (depends on wheel/tyre diameter). The maximum rpm values in cycling are far below the typical ideal rating for ceramic bearings which is 10,000 rpm+.”

Já lendo isso aqui, esclarece um pouco mais as coisas: http://www.cyclist.co.uk/in-depth/1259/are-ceramic-bearings-worth-it

"It’s a trick used by manufacturers at bike shops and trade shows, where punters are invited to spin a wheel or BB and marvel as it turns effortlessly for an age. An easy way to achieve this is to take the grease out of bearings and use a light oil to reduce friction and make it spin easier. It’s something that road racers, especially time-triallists, used to try to gain an advantage."

No final do artigo está escrito isso, que vale a pena até a tradução:"The moral is: don’t believe the spin – literally. The only way to ensure longevity and genuine, if marginal, performance gains is to be certain of the quality of your balls. "

"A moral é: não acredite no giro - literalmente. A única maneira de assegurar a longevidade e genuína, embora marginais, ganho de performance é ter certeza da qualidade das suas bolas".

Ou em outras palavras: PEDALA. LOL

Mas uma coisa que chamou a atenção é o que eles falam sobre utilizar um lubrificante mais fino, tirar blindagem, etc. É chegar no nível das "primeiras" corridas de ciclismo de estrada em que depenavam ao máximo a bike pra ter o mínimo de peso e deixar bem lubrificado. O que faz voltar ao meu pensamento anterior: não há performance ao custo de durabilidade.

O que me faz lembrar uma coisa, de um vídeo que vi do PQP: para a elite, eles trocam de corrente TODA prova.

Tenho uma Specialized Diverge E5 2019, uma gravel "de entrada" de propósito. É uma bike bem montada com componentes "mínimos" que fazem com que eu mesmo consiga dar manutenção. Lavo a bike toda semana e deixo a relação bem lubrificada. Pensei em muita coisa de deixar ela mais leve e ganhar performance, mas tira do espírito da bike que é ser parruda pra todo terreno.

Enfim, manutenção, lubrificação e PEDALA! :p
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2018 as 15:05
O cara falar um negócio desses é porque já é testado e comprovado.

Onde ele comprova que foi testado? E se foi... Testado por quem? Em quais circunstâncias?
A Sony também promete 5 kW de potência, onde o consumo do aparelho de som é apenas 1 kW... MUITO, MUITO cuidado com isso!

 eles falam sobre utilizar um lubrificante mais fino, tirar blindagem, etc

O que viria a reduzir atrito ainda mais... Ganhos reais, mas muito questionável se nós vamos notar. Certamente, a diferença apareceria numa prova por estágios como as grandes voltas do ciclismo de estrada, onde economizar alguns watts, significa um desempenho que tende a ser mais linear... No cotidiano de um ciclista profissional, não deve nem ser notado sem monitoramento de potência.
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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

O cara falar um negócio desses é porque já é testado e comprovado.

Onde ele comprova que foi testado? E se foi... Testado por quem? Em quais circunstâncias?
A Sony também promete 5 kW de potência, onde o consumo do aparelho de som é apenas 1 kW... MUITO, MUITO cuidado com isso!

 eles falam sobre utilizar um lubrificante mais fino, tirar blindagem, etc

O que viria a reduzir atrito ainda mais... Ganhos reais, mas muito questionável se nós vamos notar. Certamente, a diferença apareceria numa prova por estágios como as grandes voltas do ciclismo de estrada, onde economizar alguns watts, significa um desempenho que tende a ser mais linear... No cotidiano de um ciclista profissional, não deve nem ser notado sem monitoramento de potência.

Então Ismah/Cabelo, como qualquer empresa que faz testes, obviamente faz testes segundo sua próprias referências. Não queria entrar em analogia da "potência pmpo vs rms", pois o que tentamos todos aqui no tópico é se o rolamento de cerâmica é melhor em qualquer sentido.
Mas já que entrou :p, veja que é representante da CeramicSpeed, o que muda "um pouco" de nível também. Esta empresa eu comparo com uma Audeze por exemplo (já tive fone de ouvido deles, e o pedal não me deixa mais voltar pra audiofilia Tongue).

Vale a pena lembrar que os "entendidos da indústria pesada" também falam que não há ganho para bike por causa do pouco giro que há. É quase a analogia também dos lubrificantes para corrente de moto e bike. Veja que os lubrificantes para moto são bem diferentes para a bike e no próprio discurso do cara da CeramicSpeed diz que os os rolamentos deles são diferentes (sendo que eles tem o processo de fabricação de rolamentos de cerâmica para indústria pesada também). E veja também que o ganho de performance escrito no texto é um conjunto, não apenas os rolamentos.

Olha que legal, eles colocam os dados do relatório da Friction Facts, que eles compraram inclusive.
https://www.ceramicspeed.com/en/sport/inside/test-data-reports/increase-drivetrain-efficiency/

Mas, como sempre digo, vale o teste e colocar tudo na ponta do lápis, as empresas sempre falam que "o produto delas é o melhor". Acredito sim que deva ser melhor, mas 90% das vezes é o que eu disse no meu post anterior, manutenção, lubrificação e pedalar.
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