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Ciclovias são solução, ou são parte do problema??

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ElVerdugo Ver Drop Down
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    Postado: 19 Set 2011 as 01:56

As vezes me pego pensando nisso. Quais é o verdadeiro papel de uma ciclovia no conjunto da Mobilidade Urbana, será que é mesmo proteger o cicilsta, ou é segregar o ciclista numa faixa, fazendo que este não atrapalhe o fluxo dos veículos motorizados nas vias normais.

Não posso falar em outras cidades, onde nunca andei, mas posso falar por Maringá, que é onde moro e utilizo a bicicleta como meio de transporte diário. As duas ciclovias que temos aqui (Av. Mandacaru e Av. Pedro Taques) não possuem ao meu ver boas condições de utilização, em várias partes ela possui imperfeições no seu piso, sem contar o que considero o maior problema, que é a utilização indevida por parte dos pedestres para as caminhadas de fim de tarde, é muito complicado ter que ficar reduzindo o passo a cada 20 metros pra pedir passagem a uma pessoa que está obstruindo seu caminho. Obiviamente que nessa situação se evidencia um outro problema, que é a falta de espaços públicos para a prática de atividades físicas, mas isso é um caso pra discussão posterior. 

Outra coisa que tenho pensado é no papel segregatório que as ciclovias impõem ao ciclista no conjunto da Mobilidade Urbana. Claro que eu sei que o uso delas não é obrigatório, mas ao meu ver a situação ideal seria que os ciclistas e os outros componentes da Mobilidade Urbana convivessem em harmonia, utilizando de forma ordeira os mesmos trechos de via. Há algum tempo, passei a deixar de usar as ciclovias pra andar junto ao tráfego, vejo que faço o mesmo trecho em menos tempo, e ao meu ver, andando corretamente se minimiza os riscos de acidentes. Obviamente que os riscos existem, tanto andando na ciclovia (como já ocorreu na Av. Mandacaru, que um automóvel invadiu a ciclovia e matou um cicilsta prensado numa árvore), quanto se andando junto ao tráfego comum, mas para isso se faz importante o uso de todos os equipamentos de segurança necessários (iluminação, capacete e luvas)...


 

Abraços a todos!!

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poneis Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 02:53
do jeito que ela é encarada hoje, ciclovia não é nem um canto segregado para os ciclistas, é um enfeite na paisagem da cidade, uma mistura de coisa ecológica com lazer. Em um lugar onde vias para bicicleta te levam aos lugares do jeito mais fácil e seguro, as ciclovias existem onde há espaço e onde o trânsito é muito intenso e rápido, intimidando os ciclistas. 


Mesmo em santos, em que a ciclovia é parte da cidade e é muito usada, dá para ver que ela foi feita com um intuito de lazer, ela vai margeando a praia bonita, mas não entra em nenhum bairro, o ciclista que se vire para achar um caminho seguro. Por uma coincidência do destino, o trajeto da ciclovia é útil para muita gente de outras cidades e é o caminho mais curto, então ela é muito usada.


Outro problema é que se os administradores da cidade acham que a ciclovia é a única solução, eles se deparam com uma cidade que já foi construída e não oferece nenhum espaço para se construir uma ciclovia. Eles também vão se deparar com o alto custo de se construir do zero uma ciclovia. Existem soluções mais baratas e que não necessitam de tanto espaço, sendo bem populares em outros países, que é de fazer uma ciclofaixa.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
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jgur Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 03:58
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

...


Mesmo em santos, em que a ciclovia é parte da cidade e é muito usada, dá para ver que ela foi feita com um intuito de lazer, ela vai margeando a praia bonita, mas não entra em nenhum bairro, o ciclista que se vire para achar um caminho seguro. Por uma coincidência do destino, o trajeto da ciclovia é útil para muita gente de outras cidades e é o caminho mais curto, então ela é muito usada.

...
Olá Poneis, em Santos a ciclovia da praia realmente é ligação para o pessoal que se desloca entre Guarujá,  São Vicente, Praia Grande,  também é usada para deslocamento e passeio do pessoal local, Também tem algumas outras, como a da Afonso Pena, do porto, da Ana Costa (que está quase  pronta  e acho que ficará muito estreita), mas realmente poderia ter mais outras dentro dos bairros
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vdrezende Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vdrezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 12:14
Pessoal,
eu compartilho das dúvidas de vocês em relação a ser melhor andar em ciclovias ou em meio ao trânsito, se a ciclovia segrega etc.

Em Campinas, praticamente inexistem ciclovias com a função de facilitar a utilização da bike como meio de transporte. Conheço apenas uma em Barão Geraldo, bem curta, e para ligar a moradia estudantil à Unicamp.
A da Lagoa do Taquaral é claramente para lazer.
Agora implantaram as ciclofaixas de Lazer aos domingos.

Tive a oportunidade de conhecer as ciclovias de Ubatuba e, recentemente, de Santos. São utilizadas por grande número de pessoas, mas foram mal planejadas. São estreitas e, constatei na prática, que a de Ubatuba alaga com chuva, pois não tem pontos de escoamento d'água.

Vejam essa reportagem que foi ao ar na última sexta-feira:

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,45328;1,falta+de+ciclovias+em+piracicaba+causa+reclamacao.aspx

O secretário de transportes de Piracicaba afirma sem constragimento que não faz parte dos planos de mobilidade urbana investir em ciclovias ou ciclofaixas. Motivo? A velha desculpa do relevo acidentado.
O fato é que as cidades foram planejadas para os carros e será bem difícil mudar isso.
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ricardoxem Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Set 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 16:52
VRezende, 

Posso confirmar o que foi dito no vídeo.

Tenho família em Rio Claro/SP e a namorada tem família em Piracicaba. Quando vou para Pira, me desloco basicamente de transporte público.

Posso afirmar com certeza que em Piracicaba qualquer tipo de transporte, que não seja o automóvel particular, não é incentivado pela prefeitura. 

O ônibus coletivo, frota da década de 80, chegam a custar o absurdo de R$3,00 a passagem. As ruas e calçadas são estremamente esburacadas por toda a cidade.

Em Rio Claro, há muito fluxo de bicicletas. O atual prefeito e secretário de transportes da cidade têm feito um trabalho de pintura de ciclofaixas nas principais ruas da cidade. É uma faixa simples e às vezes tem buracos, mas que já mostra aos motoristas que ali há fluxo de bicicletas e que a atenção deve ser redobrada.
Pelo que sei, os motoristas de ônibus também estão sendo intruídos a respeitar mais os pedestres e ciclistas e esperar a travessia dos mesmos.

Abraço,
Ricardo.
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ricardoxem Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Set 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2011 as 16:56
Outra observação, 

Em Pira, este mês, terminou de construído um viaduto que liga uma grande avenida ao Shopping da cidade. Nenhuma calçada, nenhuma faixa de pedestres, nenhuma ciclovia. Apenas carros.

Desculpe a opinião sincera, pois é uma coisa que tenho sentido a tempos. Pira está à muitos anos atrasada até nos pensamentos sobre mobilidade urbana.

Abraços,
Ricardo.
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Liternit Ver Drop Down
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Acabei de voltar de uma viagem a berlin, amsterdam e copenhaguem, depois disso tenho certeza que ciclofaixa/ciclovia é a solução. Todas as ruas principais têm sua ciclovia separada dos carros em casos especiais existe uma ciclofaixa caso a via não comporte rua/ciclovia/calçada.

Ciclistas seguem as mesmas regras de transito que os carros, a preferencia sempre é do pedestre em locais sem semáforo.

O mais diferente é que em Amsterdam as vespas compartilham a mesma via das bicicletas e esses caras só fazem merda, em compensação Copenhague as pessoas respeitam demais as regras de transito se um ciclista quer usar a faixa para cruzar uma avenida geralmente ele o faz fora da bicicleta, fazem sinalizações para qualquer mudança e na faixa da esquerda aceleram mesmo.

Berlin foi o pior local, as pessoas não respeitam nenhuma regra, geralmente usam a calçada e sem nenhum respeito ao pedestre, mas mesmo assim existem ciclovias/faixas em todas grandes avenidas.

Acho que o ciclista não deveria usar o mesmo espaço que um carro, mesmo tomando todo cuidado o risco e muito grande, copiar a Europa seria o certo e o custo disso é baixo.

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lgalicki Ver Drop Down
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Ótimo artigo sobre o assunto: http://garagem.odois.org/?p=202 - Ciclovia para carros
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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FPavão Ver Drop Down
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Ciclovias no Brasil são um problema. Não dá pra comparar com copenhague e amsterdã porque lá tem uma cultura de bicicletas já bem formada. Aqui, o que se vê são ciclovias que querem tirar o ciclista do caminho dos carros. Por isso, sou contra, pelo menos por enquanto, à criação delas na cidade.

Aqui em Porto Alegre vão fazer uma ciclovia na orla do arroio dilúvio, que na verdade parece mais um esgoto a céu aberto. O pessoal da massa crítica tá achando que é uma vitória e tal, e tem bastante gente que leva fé no projeto. Eu não, principalmente depois de ver o projeto mais detalhado. A ciclovia vai mudar de lado do riacho, pra não tirar espaço dos carros, óbvio, e vai ter sinaleiras específicas pra ela. Já viram tudo né, cada sinal pra bicicleta vai abrir só duas vezes por dia mais ou menos, por 10 segundos. E quem quiser andar junto com os carros vai acabar sendo xingado. Podem contar com isso, é minha previsão e tenho 95% de certeza de que vai se concretizar.

Pra mim, a solução é começar a criar mais ciclofaixas, junto com os carros. Sei que é ruim, especialmente pra quem não tem prática de andar de carro. Mas é o jeito de começas a incutir a bicicleta no pensamento do povo. Duvido muito que alguma ciclovia seja bem planejada nos próximos 10 anos pelo menos.

Resumindo: ciclovia não é solução, por enquanto. Temos que começar tirando espaço do carro mesmo, dando pro pedestre e pra outras formas de transporte. Só depois que levarem a bicicleta a sério é que as ciclovias vão ser bem planejadas, e não instrumento de lazer.
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Liternit Ver Drop Down
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qualquer coisa mal feita não funciona ciclovia bem planejada é a solução, pelo menos nas grandes avenidas deveriam ser obrigatorias.
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poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
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Uma ciclovia que inicialmente era de lazer, mas que tem um potencial para virar algo que vai ajudar na mobilidade urbana é a da marginal pinheiros. Ela acaba ligando centros comerciais da berrini com bairros residenciais, como interlagos ou pinheiros. Hoje ela não faz essa função por não ter os acessos, mas logo isso vai mudar: http://bicicreteiro.org/2011/09/10/a-segunda-fase-da-ciclovia-da-cptm-na-marginal-pinheiros/

Claro que foram uma série de fatores felizes que fizeram dessa ciclovia algo útil. O fato dela ser longa, seguir a margem de um rio, encontrar bairros residenciais e comerciais pelo caminho, de já ter uma estrada pronta, de ter a boa vontade dos órgão públicos ajudou. O problema é que não foi nada planejado, poderia ter saído mais uma ciclovia inútil, dos moldes da ciclovia da radial leste, da sumaré ou da faria lima.
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Guzansky Ver Drop Down
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Aqui em Vila Velha - ES (ao lado da capital Vitória)  a prefeitura está remodelando as principais vias, e está interligando toda a cidade com ciclovias, a ciclovia aqui é toda pintada de vermelho e é separada da faixa de rolamento por um canteiro de 30cm de altura com arbustos (também para impedir que se atravesse fora da faixa) o único problema aqui é a cultura, o pessoal vê a ciclovia como extensão da calçada, além de se por todo o lixo. e aqui é o único lugar em que você divide lugar com os postes, como segue a foto:

http://1.bp.blogspot.com/_t2IO8hDGdZU/TMEQgJp1Z7I/AAAAAAAAAB0/N8i-vE4YFtY/s1600/poste.jpg


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danielbns Ver Drop Down
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acho que o legal é tentar intregar a via de bicicleta ao transito, mais cedo ou mais tarde vc terá q andar na rua, a segregação da margem para anguns acharem que lugar de bicicleta é só ali.

acho a ciclofaixa mais interessante, só colocar umas "tartarugas" ou mesmo pintando, sai bem mais barato e a galera começa a ver que lugar de bike tbm é na rua.

eu ainda acho que deveriam pintar na cidade inteira na direita das ruas de fluxo médio pra alto faixa compartilhada ou ciclofaixa, acho que seria uma boa maneira de informar os motoristas do direito do ciclista andar ali e tbm informar ao ciclista onde ele deve andar, daria uma organizada no transito de bicicletas tbm o que seria bom para os carros.
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epyoneda Ver Drop Down
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Ótima colocação do Poneis e do Jgur sobre a ciclovia de Santos. Passo nela todos os dias, e é realmente muito estreita para o volume de bikes, e hoje percebe-se um descaso com o calçamento que vem apresentando número crescente de buracos; pneus 1,25 com 60 libras acabam com nosso "anel aromático". Percorro 19 Km diariamente pela ciclovia.

A ciclofaixa da ana costa é uma vergonha: super estreita; se vc cair, há gde chance de ir parar na rua, embaixo de um carro; os pedestres, ao atravessar, disputarão espaço com as baiques... Enfim, tem tudo pra causar acidentes, ao menos se investirem em sinalização e cerca de proteção (guardrail).

Com todos os percalços que já disse em outro tópico, só é "possível" percorrer o trecho que faço pro trabalho utilizando a ciclovia.   
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ricardoxem Ver Drop Down
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Galera,

vou levantar uma questão mais para discussão e não para gerar polêmica.

Será que se a cidades fossem cortadas por ciclovias que separam os carros das bikes, não cairíamos na situação em que os carros não aceitariam as bikes na rua?

Já vi em algumas situações, inclusive Santos/SP, que como tem uma ciclovia, os motoristas não aceitam que ciclistas andem pela avenida e andar pela avenida muitas vezes é importante.

Abraços,
Ricardo.
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epyoneda Ver Drop Down
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Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Galera,

vou levantar uma questão mais para discussão e não para gerar polêmica.

Será que se a cidades fossem cortadas por ciclovias que separam os carros das bikes, não cairíamos na situação em que os carros não aceitariam as bikes na rua?

Já vi em algumas situações, inclusive Santos/SP, que como tem uma ciclovia, os motoristas não aceitam que ciclistas andem pela avenida e andar pela avenida muitas vezes é importante.

Abraços,
Ricardo.

Ricardo, exatamente isso! Na verdade não são os motoristas, mas a própria guarda municipal que faz esse "fiscalização". Já me deparei várias vezes com guardas pedindo aos "bicicleteiros" que descessem de suas magras e voltassem à ciclovia empurrando pela calçada. Isso ocrre frequentemente na divisa com SV.
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ElVerdugo Ver Drop Down
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Mas não existe obrigatoriedade de se andar na ciclovia, ou estou errado??
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Liternit Ver Drop Down
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Então se tiver uma ciclovia bem feita vocês vão andar pela avenida? O certo é fazeram uma ciclovia nas grandes avenidas e nas de acesso a ciclofaixa compartilhada. Qual é a dificuldade disso? Qual o problema se o motorista não quiser compartilhar a via onde existe ciclovia?

Tudo é uma questão de educação e fiscalização.
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Originalmente postado por ElVerdugo ElVerdugo escreveu:

Mas não existe obrigatoriedade de se andar na ciclovia, ou estou errado??


Acho que não apenas existe um paragrafo explicando que se deve usar a via caso não exista ciclovia, e mesmo assim fica claro que a preferencia das vias em nosso codigo é para automotores.

O Código Nacional de Trânsito, em seu artigo 58 diz: "Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência de veículos automotores.
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danielbns Ver Drop Down
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Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Galera,

vou levantar uma questão mais para discussão e não para gerar polêmica.

Será que se a cidades fossem cortadas por ciclovias que separam os carros das bikes, não cairíamos na situação em que os carros não aceitariam as bikes na rua?

Já vi em algumas situações, inclusive Santos/SP, que como tem uma ciclovia, os motoristas não aceitam que ciclistas andem pela avenida e andar pela avenida muitas vezes é importante.

Abraços,
Ricardo.


foi o que comentei, acho que a segregação tão visualmente clara não é boa pra ninguem, uma ciclofaixa mesmo que exclusiva incorporada a rua ainda dá aquele visual de integração, de compartilhar o espaço.

é claro que não estou falando de ciclovias para lazer
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:


foi o que comentei, acho que a segregação tão visualmente clara não é boa pra ninguem, uma ciclofaixa mesmo que exclusiva incorporada a rua ainda dá aquele visual de integração, de compartilhar o espaço.


Tenho a mesma opinião. Integrar automóvel e bicicleta é muito mais benéfico que tentar conciliar a circulação entre bicicleta e pedestres. Porém também tenho uma certa restrição quanto à capacidade do motorista brasileiro em respeitar o ciclista e uma ciclofaixa. Sob esse ponto de vista acho que uma ciclovia é de fato uma solução razoável para dar segurança e mobilidade aos ciclistas.

Eu tenho usado bons trechos de ciclovia há alguns meses, pois coincidentemente o trajeto de casa até o trabalho é marcado por alguns parques e as ciclovias que os interligam.

No meu caminho diário está em construção uma ciclovia que tem tudo para ser muito usada, pois apresenta alguns aspectos positivos: é bastante larga e passa por uma região marcada por grandes propriedades, então as entradas são bastante espaçadas entre si e evita-se aquele problema de ter que ficar cuidando com os carros que entram e saem. Melhor ainda é que num trecho de cerca de 3,5 km existe uma única esquina, logo a ciclovia é contínua.



PauloR2

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Esquina não existe segredo se tiver farol a bicicleta para como os carros e se não existir basta sinalizar o movimento. Claro que a maioria dos carros não vai respeitar a bicicleta cruzando uma faixa assim como não respeitam pedestres mas acho mais seguro do que uma via comum em grandes avenidas.

Segue umas fotos da ciclovia em copenhague

http://imageshack.us/photo/my-images/189/1001731y.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/821/1001733ks.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/855/1001742n.jpg/
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O problema da ciclovia é o motorista que acha que tem carta branca para passar por cima se encontrar um ciclista na rua. A maioria das ruas não estão aptas para receber uma ciclovia, pois já foi tudo contruído e não existe mais espaço livre. O cara que vai acessar a ciclovia vai ter que pegar algumas ruas e aí vai ter que contar com o respeito dos motoristas.

A ciclofaixa é bem mais educativa, pois faz com que o motorista se atente para a presença de bikes na rua, nos cruzamentos e nas saídas de farol.
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Poneis como você pode chegar a essa conclusão sendo que não existem ciclovias fora de parques em São Paulo Capital? Quanto a espaço acho que a grande maioria das avenidas como Faria Lima, Rebouças e Paulista tem recuo suficient para uma ciclovia.

Agora basta educar e explicar aos motoristas que em caso da falta de um ciclovia a bicicleta deve ocupar a via regular ou melhor que as ruas sem ciclovia tenham ciclofaixas.

problema resolvido.
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Originalmente postado por Liternit Liternit escreveu:

Poneis como você pode chegar a essa conclusão sendo que não existem ciclovias fora de parques em São Paulo Capital? Quanto a espaço acho que a grande maioria das avenidas como Faria Lima, Rebouças e Paulista tem recuo suficient para uma ciclovia.

Agora basta educar e explicar aos motoristas que em caso da falta de um ciclovia a bicicleta deve ocupar a via regular ou melhor que as ruas sem ciclovia tenham ciclofaixas.

problema resolvido.


Existem várias ciclovias fora de parques em são paulo. Tem a da radial leste, que vai de itaquera até tatuapé, a da sumaré que sobe quase toda ela, da faria lima que vai do largo do batata até próximo à avenida cidade jardim, a da adutora da rio claro (zona leste), a própria ciclovia da marginal não está em um parque. Em comum, quase todas elas levam do nada ao lugar nenhum. Não adianta só botar uma ciclovia e esperar que as pessoas automaticamente a usem, ela precisa percorrer um caminho que as pessoas mais usem para se deslocar.


A da sumaré seria uma ótima idéia se não acabasse do nada, deixando o cara da bike a própria sorte. Em um certo trecho, o canteiro central desaparece, então nada mais lógico que terminar a ciclovia por ali mesmo, ao invés de tentar estender até uma rua mais segura para bikes. O resultado é que ninguém usa e agora ela virou uma pista de cooper.

Fazer uma ciclovia não é fácil, pois alguém vai ter que ceder o espaço. Se for na calçada, vamos pegar espaço já restrito dos pedestres, se pegar dos carros, motoristas vão chiar, falando que não faz sentido ter ciclovias em uma avenida cheia de carros, no canteiro central. 
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FPavão Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2011 as 01:00
Liternit, um problema que vejo é que não é tão fácil assim criar uma ciclovia, ainda mais pelas autoridades brasileiras. Olha a quantidade de estradas novas que são feitas sem nem um acostamento. Concordo que seria bom se todas as avenidas grandes tivessem uma ciclovia do lado, mas acho muito improvável que isso aconteça num futuro próximo. Por isso acho que no momento precisamos aumentar a visibilidade da bike, nem que seja junto com os carros.
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tetah Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Set 2011
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Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Ciclovias no Brasil são um problema. Não dá pra comparar com copenhague e amsterdã porque lá tem uma cultura de bicicletas já bem formada. Aqui, o que se vê são ciclovias que querem tirar o ciclista do caminho dos carros. Por isso, sou contra, pelo menos por enquanto, à criação delas na cidade.

Aqui em Porto Alegre vão fazer uma ciclovia na orla do arroio dilúvio, que na verdade parece mais um esgoto a céu aberto. O pessoal da massa crítica tá achando que é uma vitória e tal, e tem bastante gente que leva fé no projeto. Eu não, principalmente depois de ver o projeto mais detalhado. A ciclovia vai mudar de lado do riacho, pra não tirar espaço dos carros, óbvio, e vai ter sinaleiras específicas pra ela. Já viram tudo né, cada sinal pra bicicleta vai abrir só duas vezes por dia mais ou menos, por 10 segundos. E quem quiser andar junto com os carros vai acabar sendo xingado. Podem contar com isso, é minha previsão e tenho 95% de certeza de que vai se concretizar.

Pra mim, a solução é começar a criar mais ciclofaixas, junto com os carros. Sei que é ruim, especialmente pra quem não tem prática de andar de carro. Mas é o jeito de começas a incutir a bicicleta no pensamento do povo. Duvido muito que alguma ciclovia seja bem planejada nos próximos 10 anos pelo menos.

Resumindo: ciclovia não é solução, por enquanto. Temos que começar tirando espaço do carro mesmo, dando pro pedestre e pra outras formas de transporte. Só depois que levarem a bicicleta a sério é que as ciclovias vão ser bem planejadas, e não instrumento de lazer.

se essa ciclo seguir o padrao de qualidade da instalada na frente do barra shopping, vai servir só pra ser destruida logo em seguida, tentei andar com minha speed nessa ciclo, e bah, IMPOSSIVEL, tem mais buraco que muita calçada por ai
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