Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - lubrificação ruim vs corrente limpa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


lubrificação ruim vs corrente limpa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: lubrificação ruim vs corrente limpa
    Postado: 31 Jul 2011 as 04:43
ai to com uma duvida aqui na bike, eu limpei a corrente e tal e qndo cheguei na hora de lubrificar eu tinha poucas opções oleo de motor, oleo de suspa, graxa azul, graxa de silicone, nenhuma delas me pareceu ideal e sei que toda vez que passo qualquer um deles a corrente fica cheia de sujeira grudada, por outro lado a corrente limpa continua limpa mas é metal com metal.

usei algumas vezes limpa, lembrando q a bike só anda no asfalto e é single speed corrente de bmx grossona e catraca e cog específicos (não entra de jeito nenhum corrente de mtb), até agora não ta fazendo barulho nem escapando ta até melhor que com a lubrificação original da corrente.
Voltar ao Topo
Sampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2011
ABC / SP
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 05:34
o melhor óleo que achei para deixar o corrente sempre limpa é o finish line SECO, ou a opção melhor e mais cara é o finish line ceramic WAX, porém duram muito pouco sendo necessário lubrificar constantemente.
Eu uso o WAX e lubrifico semanalmente.
Voltar ao Topo
Arvro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2010
Londrina-PR
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arvro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 06:38
Hoje passei vaselina liquida em spray na corrente, não sai com a bike ainda... quando sair, deixo a opinião...
"... guidon torto,
roda amassada, vou de qualquer maneira!" Magrela fever- Curumin
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 12:05
Isso é uma pergunta filosófica

Qual é melhor: corrente lubrificada com sujeira grudada ou corrente sequinha sem nenhuma sujeira?





"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 12:15

CTRL + C, CTRL + V de outro tópico que acabei de responder:

Demorei muito a achar uma forma de lubrificar a corrente que realmente me agradasse. Alguns óleos que usei me obrigavam a dar uma geral na relação a cada pedal, de tanta sujeira que agarrava. Outros agarravam menos sujeira mas duravam pouco tempo. A melhor solução que já encontrei foi uma sugerida por alguém aqui no forum e adotada por um amigo meu, e que depois de ver o resultado comecei a fazer também. Os puristas viram a cara sem sequer tentar, mas eu gostei muito e muitos colegas de pedal aqui da cidade também fazem. Eu derreto em banho maria 300 gramas de parafina com 100 ml de algum óleo bem viscoso, uso um indicado para trasmissões mecanicas, fedorento demais. Depois de tudo derretido eu amarro um arame na corrente e "cozinho" ela com a panela direto no fogo até começar a borbulhar, tiro a corrente usando o arame e penduro para secar. Depois de 30 min a corrente pode ser instalada novamente. A mistura pode ser usada muitas e muitas vezes e a lubrificação dura mais de uma semana, pedalando todos os dias, sem barulho e sem areia grudada para lixar a relação.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 14:40
rcaliman, muito boa sua solução.

Mas convenhamos que fazer isso toda semana, limpar a sujeira toda da panela e ainda ouvir da patroa reclamações de eventuais sujeiras: é melhor comprar um Finish Line né?

Mesmo assim, se funciona parece ser uma boa solução.
Eu acabei de comprar um Finish Line Dry (vermelho/seco) na ChainReactionCycles, só falta chegar.

Editado por marcelorodrigo - 31 Jul 2011 as 14:43
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 15:42
Eu usei a lubrificação com parafina na minha bike por um tempo e realmente a corrente fica limpa e silenciosa. Porém, ao menos pra mim, a cada aplicação a lubrificação parecia durar menos. No início durava bastante, ~80km, mas com o passar do tempo diminuiu a duração, mesmo trocando a parafina e o óleo por novos. Com menos de 50km começava o barulho de metal contra metal. Chegou ao ponto de com ~30km eu ter que lubrificar novamente mesmo sem ter molhado a corrente.

Como alternativa acatei uma segestão de um usuário do fórum: Óleo Singer com grafite em pó (deve-se misturar os dois até ficar espesso - não tanto pq fica ruim de aplicar). Usei por um tempo e realmente a lubrificação dura bastante. Cheguei a rodar cerca de 70km sem precisar lubrificar de novo. A desvantagem é a sujeira que faz na relação, mas o CustoxBenefício é muito bom. Com cerca de R$6 dá pra preparar esse lub.

Em busca de limpeza passei a usar o Finish Line Seco (tampa vermelha), mas a lubrificação não dura nada. A cada 40~50km eu tinha que reaplicar (barulho de metal contra metal). A vantagem é que a relação fica bem limpa.

Estou usando agora o Finish Line Húmedo (tampa verde), mas ainda não dá pra fazer uma avaliação da duração dele (só rodei por 15km). O fato é que a corrente fica bem mais suja, o que torna necessária uma limpeza mais frequente da relação.

Outro lubrificante que usei, mas só por uma aplicação, foi o Lub Bike. Durou aproximadamente 70km, mas não dá pra dizer a duração exata porque durante o último pedal que fiz com esse lub choveu e eu tive que relubrificar. Esse lub me pareceu ser resistente a água.

Normalmente os pedais que faço normalmente são em asfalto, e com pequenos trechos em terra.



Marcelo,

quanto a panela, vc tem que tomar cuidado pq o óleo é tóxico. Pegue uma panela velha e use só pra isso.
Voltar ao Topo
vdrezende Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2010
Salvador - BA
Offline
Mensagens:829
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vdrezende Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 15:49
Reaplicar o óleo a cada 50, ou mesmo 70 Km não é exagero, não?
Num pedal um pouco mais longo, teria que reaplicar diariamente.
Meu treino varia entre 30 e 50 km. Eu teria que lubrificar a corrente a cada dois treinos. Tenho lubrificado a cada 200 km, aproximadamente. Uso exclusivamente em asfalto.
Voltar ao Topo
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 16:14
Gostei das suas dicas Hugo.

Eu atualmente uso um Óleo Grafitado muito bom que encontrei numa loja aqui na cidade, onde o efeito é bem parecido com o que você comentou: dura aproximadamente 100km cada lubrificação, porém depois de uns 50km começa a acumular uma sujeira e com 100km já é bom fazer uma limpeza.

Este óleo é bem viscoso e tem base de parafina.
O óleo que estou comentando é este aqui:



Agora tá custando $10 dilmas. Se alguém quiser posso enviar por PAC, só me pagando custo de postagem e o produto.

Pra limpar eu retiro a corrente pelo power link, coloco numa garrafa de gatorade vazia e completo com alcool que usamos para abastecer automóveis. Agito vigorosamente algumas vezes e deixo a sujeira decantar. Depois guardo o alcool novamente para uso futuro eliminando a sujeira que decantou na garrafa do isotonico.


Editado por marcelorodrigo - 31 Jul 2011 as 16:17
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 16:18
hehe, vou dar outro CTRL + C, CTRL + V:
 
Druide, na minha speed eu costumo refazer a cada duas semanas, se não pegar chuva, e pedalo geralmente de 120 a 150 km por semana com ela, de terça a sexta. A MTB atualmente eu uso apenas no final de semana, mas já pedalei entre 200 e 250 km por semana, reaplicando semanalmente.
hug0.dst, uma coisa que constatei com esse esquema é que a durabilidade muda muito de acordo com a "fórmula" usada. Na verdade o primeiro esquema que usei foi uma mistura meio a meio de parafina com cera de abelha, usei por muito tempo e funcionava bem. O problema é que o excesso acumulava nas catracas menores do cassette e tinha que tirar de tempos em tempos, aí um amigo meu falou que ele preferia usar uma mistura de óleo e parafina, com 3 partes de parafina e 1 de óleo, e que deveria usar um óleo mais grosso. Eu tinha um óleo sintético de motor aqui, que sobrou do meu carro, um óleo bacana que achei que ficaria bom, mas ficou uma merda, com um pedal a corrente estava rangendo. Se usar parafina pura então, pior ainda, ela é muito quebradiça. Aí experimentei da forma que citei acima, com um óleo grosso e fedorento que tinha aqui, para transmissão mecanica, e ficou melhor do que a formula inicial, com cera e parafina. Nesse esquema acaba ficando uma fina camada de óleo que às vezes pega sim um pouco de sujeira, se houver demais na estrada, mas nada que atrapalhe ou que vá lixar a relação.
Então quando alguém diz que tentou fazer e que não ficou bacana, acho que é muito mais uma questão de ter feito certo ou não, porque às vezes precisa experimentar mais de uma vez até conseguir fazer da forma correta. Eu uso e juro que sou chato pra kct com bike barulhenta, e que a minha corrente não faz barulho.
 
huahua... marcelorodrigo, nem tenta usar uma panela da patroa para fazer isso, pois a panela nunca mais será a mesma... eu tenho um canecão vagabundo de 10 contos que uso só para isso, e quanto ao trabalho... muito mais trabalho dá para limpar e relubrificar a relação a cada pedal como eu fazia (tudo bem, a maioria não faz a cada pedal, mas eu sou chato com isso). Como já tenho experiência, tiro a corrente, mergulho no canecão, deixo no fogo até começar a borbulhar, tiro a corrente, penduro e coloco na bike... e isso uma vez por semana ou uma vez a cada duas semanas, e sem sujar as mãos ou o chão. :)
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 16:26
Pergunta boba: alguém já usou oleo automotivo? Qual o resultado? Escorre tudo ou vira uma meleca?
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 16:40
Estou usando o squit: www.squirtlube.com

Ao meu ver excelente produto, deira a corrente limpa, não fica grudando sujeira, rodei 100km e o squirt tá lá firme. Outra ventagem é que pra limpar a corrente e ele basta um pano com água e detergente de cozinha. Recomendo o squit.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 18:59
Originalmente postado por marcelorodrigo marcelorodrigo escreveu:

Pergunta boba: alguém já usou oleo automotivo? Qual o resultado? Escorre tudo ou vira uma meleca?
hehe... não é o ideal, mas funciona melhor que óleo singer. Eu usava aquele vermelho, para transmissões hidraulicas, meio litro custa uns 8 reais. Tem uma viscosidade bacana para corrente.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2400
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 20:03
Então rcaliman,

eu li o seus comentários naquele post sobre os lubrificantes, por isso usei sua última fórmula: 3 partes parafina para 1 de óleo GL-5/SAE 90. No início eu estava fazendo a mesma coisa que você. Eu tirava a corrente, ergulhava na parafina, deixava secar e colocava de volta, mas tentei outro método com o mesmo resultado (acho que li isso naquele mesmo tópico). Eu fervia bem a parafina e colocava a corrente (montada na relação) na panela e agitava até parar de sair bolhas dos elos. Assim que começava a dar uma esfriada eu colocava pra ferver de novo e repetia o processo até terminar. Não percebi diferença na durabilidade usando nenhum dos dois métodos, mas posso estar enganado. Inclusive antes de abandonar esse lub eu tirei a corrente e mergulhei inteira na panela pra ver se dava algum diferença. mas não vi nenhuma.

Acho que o grande problema de usar a parafina como lubrificante é o tempo necessário pra aplicá-lo, já que esse lub tem um ótimo CxB. Se fosse tão prático quanto os óleos seria excelente.



vdrezende,

acho que depende muito do lubrificante e do trajeto. O lub bike foi o que tive menos noção de duração (pedalei na chuva), mas os outros realmente duraram pouco. Pode ser porque no meu trajeto diário eu passo por um trecho de ~600mt de terra solta (aquela poeira fina) o que deve afetar a durabilidade da lubrificação.








Editado por hug0.dts - 31 Jul 2011 as 23:07
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 22:22
vou tentar especificar um pouco mais, minha bike roda pouco algo em torno de 20km por semana, a corrente fica muito tempo limpa até pq tem poucos locais para acumular sujeira.

minha bike é single speed, não tem tensor nem nada, fica só a corrente coroa e cog, não vou ficar comprando lubrificante caro tipo finishline, a bike tbm não tem grande durabilidade daqui a pouco dou uma porrada na coroa e é lixo, a corrente tbm acaba arrebentando pq eu uso a relação pra frear a bike de ré.

por isso a pergunta foi se lima seria melhor do que lubrificante ruim, a nao ser que seja uma solução bem barata.

essa da parafina e do singer com grafite foi bem interessante.
Voltar ao Topo
mats Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
Offline
Mensagens:1284
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 22:51
O ruim do óleo singer são as marcas na perna/calça.
"Brain before beauty, wear your helmet"
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2011 as 23:46
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Então rcaliman,

eu li o seus comentários naquele post sobre os lubrificantes, por isso usei sua última fórmula: 3 partes parafina para 1 de óleo GL-5/SAE 90. No início eu estava fazendo a mesma coisa que você. Eu tirava a corrente, ergulhava na parafina, deixava secar e colocava de volta, mas tentei outro método com o mesmo resultado (acho que li isso naquele mesmo tópico). Eu fervia bem a parafina e colocava a corrente (montada na relação) na panela e agitava até parar de sair bolhas dos elos. Assim que começava a dar uma esfriada eu colocava pra ferver de novo e repetia o processo até terminar. Não percebi diferença na durabilidade usando nenhum dos dois métodos, mas posso estar enganado. Inclusive antes de abandonar esse lub eu tirei a corrente e mergulhei inteira na panela pra ver se dava algum diferença. mas não vi nenhuma.

Acho que o grande problema de usar a parafina como lubrificante é o tempo necessário pra aplicá-lo, já que esse lub tem um ótimo CxB. Se fosse tão prático quanto os óleos seria excelente.



vdrezende,

acho que depende muito do lubrificante e do trajeto. O lub bike foi o que tive menos noção de duração (pedalei na chuva), mas os outros realmente duraram pouco. Pode ser porque no meu trajeto diário eu passo por um trecho de ~600mt de terra solta (aquela poeira fina) o que deve afetar a durabilidade da lubrificação.






Eu comentei lá mesmo, mas a formula foi do Ripper, amigo meu, ele realmente usa esse metodo de aplicar sem tirar a corrente da bike, ele não usa powerlink porque gosta de descer escadas e teve problemas do link abrir umas duas vezes. Eu não gosto de aplicar assim, não vivo sem powerlink e prefiro tirar a corrente e "cozinhá-la" no óleo com parafina. Se você ainda tiver a mistura guardada por aí, tenta novamente, experimenta colocar um pouco mais de óleo. Da forma que eu uso a corrente fica oleosa, chega a pegar um pó de leve quando a poeira está muito fina.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
dudu666 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 14:15
Eu uso o Fishline verde, para andar agora no inverno, devido ao terrendo estar bem molhado aqui no RS, mas realmente se tu usar em ambiente muito seco ele gruda bastante pó, mas dura basntate, usei ele numa prova de enduro de regularidade , foi muito bom durou a prova toda e muito barro e lama na relação, ficou tudo bem limpo, mas lubrificado ai vi que o uso dele é bem indicado para condições extremas mesmo. E para tempo seco uso o finishline teflon(vermelho) realmente é muito bom, mas tem que se aplicar mais seguido, mas vale a pena tb.!
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
Speed Caloi Strada R
Voltar ao Topo
poggiese Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poggiese Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 14:33
Bom dia,
Desmontar e cozinhar a corrente a cada 70km pra andar no asfalto?? Tá errado issoae hein?!
Qualquer óleo xexelento pra bikes dura muito mais que isso, mas muito mais.
Sei lá, mas um frasco de Finish Line Seco, por exemplo, duraria uns 200km por lubrificação, que se use uns 5 ml por vez, quanto tempo duraria o frasco de 60ml??? não valeria mais a pena?

Abraços
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T.C. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 15:00
Originalmente postado por poggiese poggiese escreveu:

Bom dia,
Desmontar e cozinhar a corrente a cada 70km pra andar no asfalto?? Tá errado issoae hein?!
Qualquer óleo xexelento pra bikes dura muito mais que isso, mas muito mais.
Sei lá, mas um frasco de Finish Line Seco, por exemplo, duraria uns 200km por lubrificação, que se use uns 5 ml por vez, quanto tempo duraria o frasco de 60ml??? não valeria mais a pena?

Abraços


Pois é, até fiquei interessado na solução, mas realmente, dura muito pouco. Eu pedalo entre 20 e 30km por dia. Se pegar chuva tenho que cozinhar a corrente a cada 2 ou 3 dias.

Acho bom para quem roda pouco.
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 15:45
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Originalmente postado por poggiese poggiese escreveu:

Bom dia,
Desmontar e cozinhar a corrente a cada 70km pra andar no asfalto?? Tá errado issoae hein?!
Qualquer óleo xexelento pra bikes dura muito mais que isso, mas muito mais.
Sei lá, mas um frasco de Finish Line Seco, por exemplo, duraria uns 200km por lubrificação, que se use uns 5 ml por vez, quanto tempo duraria o frasco de 60ml??? não valeria mais a pena?

Abraços


Pois é, até fiquei interessado na solução, mas realmente, dura muito pouco. Eu pedalo entre 20 e 30km por dia. Se pegar chuva tenho que cozinhar a corrente a cada 2 ou 3 dias.

Acho bom para quem roda pouco.


Atualmente estou usando algo parecido com esse sistema tabajara aí, o Finish Line Ceramic Wax e o resultado tem sido bastante bom. A corrente fica limpinha e seca, mas claramente a cera fica impregnada e deixa o funcionamento silencioso e macio.

Rodo +- 50 km dia e reaplico uma gota em cada elo a cada 3 dias.


Editado por Voodoo - 01 Ago 2011 as 15:45
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 16:21
Sem dúvida os lubrificantes a base de cera são a melhor opção pra quem quer uma corrente mais limpa e lubrificada .Eu usava finish line verde e resolvi mudar pra cera, uso o squirt e tenho gostado muito, corrente limpa, sem barulho e tem aguentado uma boa kilometragem. Voodoo e outros aí, que já usaram outro produto a base de cera, poderiam dar suas opiniões de qual acham melhor?
Voltar ao Topo
marcelorodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2011
Joinville
Offline
Mensagens:503
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcelorodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 16:24
Além da opinião, seria legal indicarem onde compram e quanto pagaram. Ajudaria bastante eu e muita gente interessada
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 16:31
Marcelo posso falar do Squirt, paguei 35 120ml, comprei pela net só dar uma procurada nas lojas, várias vendem, o finish line ceramic wax tem por 28 mas de 60ml. Não sei se da pra por o nome das lojas aqui, qualquer coisa manda mp que falo onde comprei. Seria interessante uma comparação entre esses 2 produtos, que são concorrentes diretos ao meu ver.


Editado por Western - 01 Ago 2011 as 16:31
Voltar ao Topo
Sampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2011
ABC / SP
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 16:40
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

 

Atualmente estou usando algo parecido com esse sistema tabajara aí, o Finish Line Ceramic Wax e o resultado tem sido bastante bom. A corrente fica limpinha e seca, mas claramente a cera fica impregnada e deixa o funcionamento silencioso e macio.

Rodo +- 50 km dia e reaplico uma gota em cada elo a cada 3 dias.

Voodoo,

Lembro de você ter falado em outro tópico que o WAX é muito "ralo", como que você esta aplicando ele?
eu tenho usado estopa, mas acho que estou desperdiçando muito.
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 16:44
Sampaio, esses de cera o melhor é só pingar na corrente e deixar, ao menos eu uso assim, e deixe secar, não sei se é assim que o voodoo aplica o wax o squirt faço assim ele não é tão ralo, o wax será que é mais líquido? 
Voltar ao Topo
Sampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jun 2011
ABC / SP
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 16:52
Originalmente postado por Western Western escreveu:

Sampaio, esses de cera o melhor é só pingar na corrente e deixar, ao menos eu uso assim, e deixe secar, não sei se é assim que o voodoo aplica o wax o squirt faço assim ele não é tão ralo, o wax será que é mais líquido? 

oi Western,

eu não conheço o Squirt, mas posso te falar que se o WAX não for igual a água é mais ralo.......
tentar pingar é uma desgraça, ele escorro pelo embalagem. Tanto que hoje pego um pedacinho de estopa, e aplica apertando a estopa pois é o único jeito de conseguir pingar somente na corrente e não no chão todo.

Para vc ter idéia, estou pensando em pegar uma topware da patroa (baixa e com tampa), despejar o tubo todo nela e deixar a corrente de molho para aplicar o óleo, depois quardo para reaproveitar.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 17:02
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

Originalmente postado por poggiese poggiese escreveu:

Bom dia,
Desmontar e cozinhar a corrente a cada 70km pra andar no asfalto?? Tá errado issoae hein?!
Qualquer óleo xexelento pra bikes dura muito mais que isso, mas muito mais.
Sei lá, mas um frasco de Finish Line Seco, por exemplo, duraria uns 200km por lubrificação, que se use uns 5 ml por vez, quanto tempo duraria o frasco de 60ml??? não valeria mais a pena?

Abraços


Pois é, até fiquei interessado na solução, mas realmente, dura muito pouco. Eu pedalo entre 20 e 30km por dia. Se pegar chuva tenho que cozinhar a corrente a cada 2 ou 3 dias.

Acho bom para quem roda pouco.


uai, mas não dura só isso, eu giro de speed em torno de 160 km por semana e reaplico a cada duas semanas, ou seja, dura em média 320 km... duraria até mais, mas eu prefiro não esperar que ela comece a fazer barulho. Se ele estiver durando menos que isso, acrescente um pouco mais de óleo na formula, dependendo da viscosidade do óleo usado.


Editado por rcaliman - 01 Ago 2011 as 17:10
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 17:03
Estávamos em cicloviagem em São Luiz do Maranhão e 3 do grupo iriam continuar até Belém do Pará.

Algum local sugeriu que mandassem as bikes para um mecânico, o qual tinha uma técnica "milagrosa" para lubrificar as correntes. Não lembro bem do resultado mas parece que eles gostaram. Vejam a foto:




Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 17:18
Originalmente postado por Sampaio Sampaio escreveu:

Originalmente postado por Western Western escreveu:

Sampaio, esses de cera o melhor é só pingar na corrente e deixar, ao menos eu uso assim, e deixe secar, não sei se é assim que o voodoo aplica o wax o squirt faço assim ele não é tão ralo, o wax será que é mais líquido? 

oi Western,

eu não conheço o Squirt, mas posso te falar que se o WAX não for igual a água é mais ralo.......
tentar pingar é uma desgraça, ele escorro pelo embalagem. Tanto que hoje pego um pedacinho de estopa, e aplica apertando a estopa pois é o único jeito de conseguir pingar somente na corrente e não no chão todo.

Para vc ter idéia, estou pensando em pegar uma topware da patroa (baixa e com tampa), despejar o tubo todo nela e deixar a corrente de molho para aplicar o óleo, depois quardo para reaproveitar.


Sampaio então neste caso temos 1 ponto para o squirt, apliquei ele ontem na minha bike dentro do meu quarto em cima do tapete e resultado, nenhum pingo. Sempre coloco um papel embaixo caso pingue, pois em alguns elos sempre cai um pouco mais, mas é difícil pingar. Então ele é mais grosso que o wax.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 17:56
Originalmente postado por Sampaio Sampaio escreveu:

Lembro de você ter falado em outro tópico que o WAX é muito "ralo", como que você esta aplicando ele?eu tenho usado estopa, mas acho que estou desperdiçando muito.


O negócio é ter paciência e fazer devagar, pingando uma gota por elo, literalmente. Fazendo isso o desperdício é zero e o resultado final fica muito bom.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Western Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2011
PG-PR
Offline
Mensagens:946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Western Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2011 as 18:01
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Sampaio Sampaio escreveu:

Lembro de você ter falado em outro tópico que o WAX é muito "ralo", como que você esta aplicando ele?eu tenho usado estopa, mas acho que estou desperdiçando muito.


O negócio é ter paciência e fazer devagar, pingando uma gota por elo, literalmente. Fazendo isso o desperdício é zero e o resultado final fica muito bom.


É isso que faço, então Voodoo o wax também não pinga colocando 1 pingo por elo?
Voltar ao Topo
fabio.massa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2011
Brasil
Offline
Mensagens:211
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio.massa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2011 as 19:28
Pessoal,
Quando estava na bicicletaria pegando minha bike ouvi um cliente dizendo que lubrificava a corrente apenas com graxa branca, alguém ja usou ou usa essa graxa para lubrificar a bike?

Voltar ao Topo
Icaro147 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Fev 2009
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Icaro147 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2012 as 15:51
Vcs que usam o FL wax drytech, ele aguenta chuva ou alguma travessia rápida de riacho?

Nem me importo de ter q lubrificar a cada trilha.. Pra mim o importante é não acumular sujeira e é claro ter lubrificação suficiente pra poder completar uma trilha (em média 60 km).
Voltar ao Topo
Ippo11 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ippo11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mai 2012 as 12:38
Na loja que comprei minha bike sugeriram limpar a corrente com desegripante e passar um pouco oleo automotivo 20w50...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X