Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Supervalorização do carro vs ciclistas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Supervalorização do carro vs ciclistas

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 19:19
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:


Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Ciclovia e isolamento não é a solução, está longe de ser, por algumas razões:
- O custo é muito alto e a implantação levaria muito, muito tempo.


Não, o custo é pífio. Vide o que a prefeitutra de Itapema, SC fez. Quanto custou criar a ciclovia deles? O custo de bloquetes de concreto. Custo baixo, com pista isolada e segura para o ciclista.


A ciclovia cobre toda a cidade? Eu não conheço este projeto, mas sou capaz de apostar que não. Talvez uma cidadezinha de interior, quase sem trânsito com 34 mil habitantes e provavelmente com nenhum trânsito.

Citar
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

- Nem todo lugar comporta uma ciclovia, avenidas grandes onde hoje já existe bastante espaço de bordo comportam este tipo de solução, mas na maioria das ruas isso significa construir para cima da rua(improvável) ou tirar espaço do pedestre(não seria correto sacanear ainda mais o pedestre) em alguns lugares, onde existem ruas de duas mãos com apenas uma faixa para cada lado e calçadas estreitas, simplesmente não daria para fazer isso e o problema persiste.


150 cm. Meia "pista de carro". A idéia é diminuir os carros na rua, não é mesmo?


Sim, mas existe diminuir e diminuir, numa rua de duas mão com uma faixa só são 5m 2.5 de id, 2.5 de volta, isso já é menos do que o padrão internacional de 3m de ida e 3m de volta, se você tirar um metro e maior você fica com duas mãos de 1.75m, o que significa 25cm menos do que um carro(2m), isso obriga que a rua se torne mão única e com isso se tem que planejar todo o fluxo de trânsito na região...

Ou... Bicicleta e carros compartilham a rua à custo zero, qual você acha que é mais barato e rápido? E entenda que o mesmo tempo de convencimento para que o motorista aceite compartilhar a rua é necessário que para convencer a sociedade e as autoridades de que todo o transito da cidade tem que ser recriado e um investimento enorme em obras e planejamento tem que ser dispendido.

Simplesmente compartilhar a rua é a solução mais inteligente pois pode ser implementada mais rapidamente: apenas o tempo do convencimento e a custo zero, enquanto ciclovias dependem de: tempo de convencimento mais tempo de obras e o custo das obras.

Além disso, forçar o motorista a abandonar o seu carro por que simplesmente todas as ruas foram bloqueadas é tão ruim como forçar o ciclista a não andar de bicicleta. O meio de transporte deve ser opção de cada um.

Citar
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

- Existem pesquisas que mostram que ciclovias não diminuem a taxa de acidentes por que nos cruzamentos entre ruas e ciclovias o motorista não considera a existência da bicicleta e é nelas que acabam ocorrendo acidentes, com o ciclista sempre na rua geralmente é mais fácil do motorista perceber e considerar o ciclista em seu trajeto.
E existem pesquisas que provam que ciclistas são abalrroados por trás até por motoristas profissionais no meio da rua. Se motoristas não olham para os lados para atravessar cruzamentos devemos abolir o tráfego de ciclistas e pedestres?


De onde você tirou estes dados? Por que eles vão contra tudo que eu já vi, dos acidentes por colisão traseira onde o ciclista está andando na pista(e não saindo da linha de carros estacionado) a colisão traseira é uma das formas mais incomuns de acidentes, eu reencontrei uma das páginas que eu li quando estava fazendo pesquisa sobre segurança na bicicleta quando eu comecei a vir para o trabalho de bike:
http://bicyclesafe.com/

Observe que a colisão traseira não representa 4% dos acidentes e eles geralmente acontecem à noite com ciclistas que não estão propriamente equipados com luzes e refletores e portanto não podem ser vistos.

Agora leia com cuidado este artigo:
http://en.wikipedia.org/wiki/Segregated_cycle_facilities#Segregated_facilities_and_Safety

Você vai ver que as ciclovias apresentam um aumento de perigo para o ciclista quando passando por uma rua sendo a travessia via ciclo-via quase 12 vezes mais perigosa do que a travessia para um ciclista vindo da rua. Veja também no link anterior que as formas mais comuns de morte para ciclista envolvem a travessia de ruas de uma forma ou de outra, exceto a segunda que é a de carro abrindo a porta.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Portanto a construção de ciclovias é um jeito caro e meia boca de não resolver o problema. É bonitinho para passear na beira da praia ou na marginal, mas para que a bicicleta se torne um meio de transporte abrangente ela tem que ser aceita na rua e tem que lhe ser dada a preferência como é o correto e estabelecido pela lei.
E até todo mundo considerar bicicleta mais do que um jeito ""bonitinho para passear na beira da praia ou na marginal" nós que queremos pedalar AGORA enquanto somos jovens e móveis não pagaremos um preço de sangue.[/QUOTE]

No entanto criar ciclovias é apenas uma forma de empurrar a sujeira para debaixo do tapete criando uma falsa sensação de segurança no ciclista quando na verdade ele vai estar submetido a maiores riscos.

A solução para o problema da bicicleta é educação por parte do usuário da rua, tanto motoristas como ciclistas. O motorista tem que começar a seguir as leis e respeitar a bicicleta e o ciclista tem que fazer o mesmo(o que não é o caso hoje em dia) e ser mais cuidadoso e aprender a identificar quais são os reais perigos aos quais ele está submetido e como fazer pare evita-los.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 19:24
Originalmente postado por LUW LUW escreveu:

Claro que cabe ao condutor não fazer mercadoria no trânsito, mas vc vai confiar nele? Se vc, naquele momento, desconfiasse que ele poderia abrir a porta, o que faria?
Nunca confie.


Eu não confio, mas é impossível prever situações tão rápidas. Eu sempre observo a movimentação no interior dos veículos quando ando no meio das filas ou junto a carros estacionados, mas em alguns casos a abertura das portas é tão rápida (aquela jogada com o braço que muitos fazem) ou é impossível ver o que se passa dentro do carro por causa do insufilm.

Tive dois casos de abertura de portas na cara, essa e outra mais grave que resultou num passeio de Siate. Nesta última o cara estava abaixado dentro do carro e mesmo assim abriu a porta de sopetão. Azar dele que perdeu a porta, que foi comigo ao chão. LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 20:01
Notívago, vc não consegue nem educar ciclista (tente explicar porque é errado pedalar na contra-mão para alguns oligofrênicos aqui) e vc quer educar 130 milhões de pessoas? Isso é mais fácil, mais barato e mais rápido que construir ciclovia/ciclofaixa?

Como eu disse, eu quero pedalar agora, enquanto ainda não virei pó.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
Zo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:8496
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 20:42
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Sobre a supervalorização dos carros. Dias atrás ouvi na rádio que o carro está em terceiro lugar como sonho de consumo do brasileiro, perdeu o segundo lugar para o plano de saúde. A casa própria permanece em primeiro.
 
Conheço gente que tem carro de 70 mil, troca a cada 2 anos e não possui casa própria...    vai entender... 
Fotos e vídeos de ciclismo?curta o link abaixo.

https://www.facebook.com/levelo1?ref=hl
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 20:54
Prioridades, meu caro. Prioridades...
HTFU!
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 22:51
Galera. A bike utilizar os corredores quando os carros estão parados é contra a lei!?
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 23:22
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Galera. A bike utilizar os corredores quando os carros estão parados é contra a lei!?


Sim, a lei é clara de que a bicicleta deve circular pelo bordo da pista de rolamento quando não houver ciclovias ou acostamento.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 23:37
Mas e isso aqui?

Art. 211. Ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não motorizados:

        Infração - grave;

        Penalidade - multa.



Editado por lgalicki - 16 Jun 2011 as 23:38
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2011 as 23:55
Acho que o cbt não fala muito sobre bicicleta. Essa de andar no corredor deve ser uma parte meio nebulosa e não discutida.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 00:02
Pois é. O CTB, como maior parte das leis brasileiras, é bem mal escrito. Deixa diversas brechas e possui trechos bem dúbios. Veja que nesse artigo que postei não está claro se, ao se referir a veículos não motorizados, ele se refere aos veículos que estão sendo ultrapassados ou aos que estão ultrapassando!
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoaleite Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 03:19
O não motorizado entendo que sejam bicicletas, carroças e afins. Só não entendi o que quer dizer este artigo, como assim não ultrapassar veículos em fila? Quer dizer que se tiver um cortejo parado na direita nenhum carro pode passá-lo?
Como o lgalicki falou, é bem mau escrito mesmo!
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 14:49
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Mas e isso aqui?

Art. 211. Ultrapassar veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não motorizados:

        Infração - grave;

        Penalidade - multa.


Mmmmm, interessante essa informação.

Nesse caso, se a polícia quiser, todos os condutores de motocicleta hoje estão cometendo infrações diariamente.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 16:16
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:


Mas e isso aqui?

<small>Art. 211. Ultrapassar
        veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio
        viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não
        motorizados
:
</small>
        <p style="margin-left: 10px; margin-right: 10px;" align="justify"><small>
                Infração - grave;</small>


        <p style="margin-left: 10px; margin-right: 10px;" align="justify"><small>
                Penalidade - multa.</small>




Pelo que eu entendo aqui, aos veículos não motorizados é feita a exceção para que possam ultrapassar a fila.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 16:22
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:


Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:


Mas e isso aqui?

<small>Art. 211. Ultrapassar
        veículos em fila, parados em razão de sinal luminoso, cancela, bloqueio
        viário parcial ou qualquer outro obstáculo, com exceção dos veículos não
        motorizados
:
</small>
        <p style="margin-left: 10px; margin-right: 10px;" align="justify"><small>
                Infração - grave;</small>


        <p style="margin-left: 10px; margin-right: 10px;" align="justify"><small>
                Penalidade - multa.</small>




Mmmmm, interessante essa informação.

Nesse caso, se a polícia quiser, todos os condutores de motocicleta hoje estão cometendo infrações diariamente.


Não só os motociclistas como também aqueles palhaços que saem da fila para voltar para ela mais a frente e cortar os outros "otários" que seguem a regra, aqueles criminosos que vem pelo acostamento quando tem trânsito na estrada, aliás estes estão quebrando um pacote de leis: trafegar por acostamento, ultrapassagem pela direita, ultrapassar veículos parados por impedimento, direção perigosa...

É por isso que eu sempre rio quando alguém fala da "indústria da multa", é ridículo, nossas autoridades são uma mãe com os criminosos do trânsito, se eles quisessem eles poderiam encher os cofres com dinheiro de multa tranquilamente e tirar a segunda quinzena de cada mês de folga.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notivago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 16:25
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Acho que o cbt não fala muito sobre bicicleta. Essa de andar no corredor deve ser uma parte meio nebulosa e não discutida.


Não tem nada de nebuloso, é bem clara a regra, caso exista acostamento, ciclovia ou ciclofaixa você deve andar nelas, caso elas não existam você deve andar no bordo direito. Ponto. Está clara e definida a região onde você deve andar, se você está andando no corredor, não esta andando em nenhum dos lugares que está dito que você deve andar.

Só não entende quem não quer entender.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
mike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2006
maringa - parana
Offline
Mensagens:1394
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 16:29
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Não só os motociclistas como também aqueles palhaços que saem da fila para voltar para ela mais a frente e cortar os outros "otários" que seguem a regra, aqueles criminosos que vem pelo acostamento quando tem trânsito na estrada, aliás estes estão quebrando um pacote de leis: trafegar por acostamento, ultrapassagem pela direita, ultrapassar veículos parados por impedimento, direção perigosa...

É por isso que eu sempre rio quando alguém fala da "indústria da multa", é ridículo, nossas autoridades são uma mãe com os criminosos do trânsito, se eles quisessem eles poderiam encher os cofres com dinheiro de multa tranquilamente e tirar a segunda quinzena de cada mês de folga.


Cara, concordo totalmente! Aqui em Maringá-PR, teve um povo distribuindo uns adesivos com os dizeres "Visite Maringá e ganhe uma multa", ''todo mundo'' colou no carro.
Eu penso o seguinte: "visite Maringá, COMETA UMA INFRAÇÃO, e ganhe uma multa".

Se não fizermos cagadas, não seremos autuados. Ponto.
quando eu era mais novo, cheio de querer ser o bonzão, só andava "no pau", em tres anos, foram três multas, uma de 85,00, uma de 127,00 e uma de 575,00. Quando comecei a virar gente, e dirigir direito, nunca mais tomei multa nenhuma.
Bike pra mim é transporte, esporte, poupança, e plano de saúde. Porque não pedalar??
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 16:39
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Acho que o cbt não fala muito sobre bicicleta. Essa de andar no corredor deve ser uma parte meio nebulosa e não discutida.


Não tem nada de nebuloso, é bem clara a regra, caso exista acostamento, ciclovia ou ciclofaixa você deve andar nelas, caso elas não existam você deve andar no bordo direito. Ponto. Está clara e definida a região onde você deve andar, se você está andando no corredor, não esta andando em nenhum dos lugares que está dito que você deve andar.

Só não entende quem não quer entender.


Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores. Parágrafo único. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via poderá autorizar a circulação de bicicletas no sentido contrário ao fluxo dos veículos automotores, desde que dotado o trecho com ciclofaixa. 

Aqui em Fortaleza temos essa caracterização(no meu entendimento), no meu retorno dos treinos(speed) volto pelos bordas da pista, já que na ciclovia só é possível de MTB, devido a quantidade de crateras e demais obstáculos. Quando estava de MTB ia pela ciclovia, difícil é o motorista que nunca usou a ciclovia entender isso. 

Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 17:07
Ontem a Marketa, a moça do post inicial, pedalou com a gente no Bike Night. Não deu pra conversar mas consegui ver a bike de perto, muito massa.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2011 as 22:11
Tenho saudade do Bike Night... Se bem que na minha época ainda era Night Bikers.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X