Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quadro trincado... vamos soldar!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quadro trincado... vamos soldar!

 Responder Página  <123
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ss-baldocchi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ss-baldocchi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2014 as 10:28
Quebrou do nada sim...

Mas se analisarmos bem, esse quadro é de 2003... estava com quase 12 anos de uso.
E depois da reforma com esse guidão bem baixo e pé-de-vela Tiagra eu costumava dar uns sprints bem fortes despejando muita potência nos pedais.

Existe um tipo de carregamento de esforços chamado "Fadiga"... que consiste em uma carga baixa, porém aplicada em ciclos sobre uma peça. Ou seja, a força do pedal que aplicada uma única vez não faz nada, mas aplicada em ciclos milhares de vezes causa a falha da peça.

A parte trincada do quadro foi bem do lado direito, justamente no lado que eu faço mais força com o pedal.
Isso mostra que o quadro chegou ao final de sua vida, depois de muito uso.
Claro que se fosse um quadro de marca, e de qualidade melhor provavelmente não teria trincado...
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2015 as 00:34
Tópico levante-se das cinzas do fundo de seu túmulo ............ Ops chega de drogas..hahahaLOL

Sério....

Eu achei esse vídeo  nos youtube e achei interessante compartilhar  com a galera para saber a opinião da galera a respeito..... É sobre a soldagem em quadro de alumínio usando o processo Tig...



Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
marciocostabass Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2012
botucatu
Offline
Mensagens:749
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocostabass Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2015 as 10:39
que aula de solda !!
ridley orion
"believe in miracles
I believe in a better world for me and you"the ramones
strava     
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2015 as 16:45
Infelizmente isto não funciona, vai quebrar novamente alem de fragilizar a região devido ao calor.
Isto tem quase o mesmo efeito de colar com durepox.
O fio de solda é similar a alumínio de esquadrias de janela que são extremamente mole e frágil.
Voltar ao Topo
santoslouko Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2011
sao paulo
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar santoslouko Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2015 as 23:33
essa solda usa maçarico comum e dizem que funciona

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652000953-solda-de-aluminio-para-colmeias-de-radiadores-evaporadores-_JM
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jun 2015 as 01:25
Será que a solda que o pessoal das retificas de motor usam nos cabeçotes de alumínio para corrigir os defeitos e fechar trincas não serve?
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
ccarlos87 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:157
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ccarlos87 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2015 as 14:28
Um quadro alumínio SPZ trincado no SeatStay, tem solução com esse tipo de solda?!
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2015 as 15:59
Desculpe, se teu quadro é de alumínio.
O que vc fez foi simplesmente tampar a trinca.
Estruturalmente ele esta comprometido.
É impossível soldar alumínio de forma a temperar a solda de forma homogênea com o restante do material.
Cuidado.

Abraço...  
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2015 as 20:32
Eu sou retificador de cabeçotes e soldamos trincas também, mas existe um segredo pra isso. Nao se deve apenas cobrir a trinca com o material, o correto é furar o começo e o fim da trinca para evitar que ela "ande" pelo resto ta peça, furar os dois lados e desbastar ela pra encher um pouco entende, a trinca não vai mais aparecer ali, mas existe o problema da tempera do material como mencionado anteriormente, provavelmente vai enfraquecer o material do quadro nos arredores da solda devido ao aquecimento e posterior resfriamento da peça...
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2015 as 08:30
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Eu sou retificador de cabeçotes e soldamos trincas também, mas existe um segredo pra isso. Nao se deve apenas cobrir a trinca com o material, o correto é furar o começo e o fim da trinca para evitar que ela "ande" pelo resto ta peça, furar os dois lados e desbastar ela pra encher um pouco entende, a trinca não vai mais aparecer ali, mas existe o problema da tempera do material como mencionado anteriormente, provavelmente vai enfraquecer o material do quadro nos arredores da solda devido ao aquecimento e posterior resfriamento da peça...

Puxa nem me lembrava disto, usava isto em meados de 80 para trincas na fixação do canote ao quadro.
Bem lembrado.
Mas mesmo assim com o tempo acabava quebrando.

Abraço
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2015 as 09:23
Exatamente, mas geralmente quebra de novo no limite da solta com o material original do quadro, pois embora sejam ambas partes de alumínio há diferença de dureza naquele ponto, na fabrica o quadro é soldado e temperado depois, por isso a não ha diferem de dureza entre a solda e os tubos.
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Eu sou retificador de cabeçotes e soldamos trincas também, mas existe um segredo pra isso. Nao se deve apenas cobrir a trinca com o material, o correto é furar o começo e o fim da trinca para evitar que ela "ande" pelo resto ta peça, furar os dois lados e desbastar ela pra encher um pouco entende, a trinca não vai mais aparecer ali, mas existe o problema da tempera do material como mencionado anteriormente, provavelmente vai enfraquecer o material do quadro nos arredores da solda devido ao aquecimento e posterior resfriamento da peça...

Puxa nem me lembrava disto, usava isto em meados de 80 para trincas na fixação do canote ao quadro.
Bem lembrado.
Mas mesmo assim com o tempo acabava quebrando.

Abraço
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2015 as 21:49
Desculpa minha ignorância, mas sempre ouvi falar de "tempera do alumínio" mas nunca ficou bem claro para mim: o que seria essa "temperada" que fazem na fábrica após soldarem? Não há como fazer esse processo, no caso de precisar consertar um quadro de alumínio quebrado?

Desde já muito obrigado! Thumbs Up
Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Exatamente, mas geralmente quebra de novo no limite da solta com o material original do quadro, pois embora sejam ambas partes de alumínio há diferença de dureza naquele ponto, na fabrica o quadro é soldado e temperado depois, por isso a não ha diferem de dureza entre a solda e os tubos.
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Originalmente postado por JeffWagen JeffWagen escreveu:

Eu sou retificador de cabeçotes e soldamos trincas também, mas existe um segredo pra isso. Nao se deve apenas cobrir a trinca com o material, o correto é furar o começo e o fim da trinca para evitar que ela "ande" pelo resto ta peça, furar os dois lados e desbastar ela pra encher um pouco entende, a trinca não vai mais aparecer ali, mas existe o problema da tempera do material como mencionado anteriormente, provavelmente vai enfraquecer o material do quadro nos arredores da solda devido ao aquecimento e posterior resfriamento da peça...

Puxa nem me lembrava disto, usava isto em meados de 80 para trincas na fixação do canote ao quadro.
Bem lembrado.
Mas mesmo assim com o tempo acabava quebrando.

Abraço
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2015 as 22:48
Essa tempera é como a que fazem para cerâmica em geral depois de cozida ela dá resistência a peca!
M.CROESY
Voltar ao Topo
JeffWagen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2015
Blumenau SC
Offline
Mensagens:347
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JeffWagen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2015 as 06:30
A tempera é um processo que basicamente envolve aquecimento e resfriamento, voce ja viu nos filmes de época os ferreiros batendo ferro quente e depois botando na água e saindo aquela fumaceira? É mais ou menos aquilo, quando você aquece o metal as moléculas se tornam distantes uma da outra, e por consequência o metal fica mais maleável, quando resfriado subitamente as moléculas se comprimem mais do que se fosse esfriar naturalmente, deixando o metal mais duro. Isso é a parte básica, mas existem regras e processos pra isso, pois os materiais diferem entre si em resistência, você não pode aquecer alumínio na mesma temperatura do aço por exemplo. Tem uma aula do telecurso aqui explicando melhor http://www.youtube.com/watch?v=pzccwCAJ-xY&sns=em
Jefferson Wagenknecht
Voltar ao Topo
 Responder Página  <123

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X