Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Castelhanos - 2008
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Castelhanos - 2008

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Castelhanos - 2008
    Postado: 16 Nov 2008 as 14:42

Olá a todos,

   Todo ano, já fazem 5 anos, reservo um final de semana para pagar promessa e fazer o rolezinho de Castelhaños na Ilha Bela, litoral norte de São Paulo.
 
 
   Geralmente escolho os meses de julho e agosto, pois tem um indice de chuvas menor que os outros meses, e quem conhece sabe como fica o outro lado da ilha quando chove.
   Este ano resolvi fazer em época diferente para aproveitar um pouco mais de tempo (horário de verão) uma vez que sempre a minha preocupação e retornar antes de anoitecer.
   Este ano (01 e 02/11/08), tive a compania de um amigo de aventuras, o Xan Brow-Brow, voces já viram em outros tópicos, como Parati -> Cunha -> Parati, Penado -> Maua, Juréia, etc...
 
 
 
 
Para quem não conhece, acima um breve mapa da ilha.
O passeio para Castelhanos atravessa a ilha de Leste para Oeste, bem no centro da Ilha.
 
Trata-se de uma estrada de terra em boas condições do lado do continente (virada para São Sebastião, porém o lado virado para o Atlantico é que são elas).
 
Devido as chuvas que cairam nas semanas anteriores, havia uma grande quantidade de arvores caidas, principalmente sobre a estrada.
Esta aqui era a maior delas e havia sido cerrada no dia anterior.
 
 
 
Fora isto, o lado do continente estava bem fácil de subir.
 
 
 
No lado do continente ainda, voce cruza com algumas nascentes e com o riacho abaixo.
Este riacho forma uma sequencia de cachoeiras muito bonitas, e que pode ser acessada a partir da entrada do parque (casa da policia florestal).
 
Esta aqui é a primeira parada  na subida.
 
 
Esta aqui é a segunda parada (existe uma bica muito boa aqui).
 
 
 
 
Quem conhece o passeio sabe que esta placa é milagrosa, ela separa os dois lados do passeio.
Aqui agora era só downhill para Castelhanos.
 
 
 
A estrada não estava tão ruim, porém nada menos que um Jeep não passava.
Embora as vezes aparece um maluco de Corsa, Gol, etc...
No role do ano passado, este lado da ilha estava intransitável (fazendo a alegria dos profissionais no Jeep).
 
 
Aqui já era lá embaixo, quase próximo ao rio, mas voces podem ver como estavam os pneus do Jeep.
 
 
 Foto "crassica" embora seja outra parte do riozinho antes da praia, nós entramos na praia pelo lado da praia do gato.
 
 
Tipo de foto boa para se ver durante o serviço, não ?
 
Aqui nós estávamos vindo da praia do Gato em direção a Castelhanos.
 
 
Uma visão da baia de Castelhanos
 
 
 
Enfim, chegamos e fomos comer algo.
 
Hoje, Castelhanos conta com 4 restaurantes grandes, e alguns menores nas pontas.
Existe também a opção de acampar em alguns deles, embora a idéia de acampar aqui não me passe pela cabeça.
Castelhanos não passou pela "aniquilação" de borrachudos realizada na Ilha Bela.
Não consigo imaginar como fica a praia ao escurecer.
Acho que os nossos amigos borrachudos podem até te levar voando, devido a quantidade.
A minha perna ainda continua com diversas marcas (2 semanas depois).
 
 
Falar o que dos burros montados nos cavalos.
E nós estávamos nadando ao lado, quando entraram com os cavalos.
 
Descansados, pegamos o caminho da roça para voltar a civilização.
 
As duas fotos a seguir demostra o estado bom da estrada na volta.
 
 
 
Dados sobre o role:
A ida fizemos em 2:30hs, em um ritmo fácil sem grandes transtornos, sendo que a subida foi algo em torno de 1:45hs (são 8km de subida, contando a partir da cachoeira da toca, no inicio da estrada de terra).
 
A volta, fizemos em 5:00hs, pois estou muito fora da minha forma, sendo que 4:00hs foram necessárias para subir.
Não vou botar desculpas na minha recente operação no joelho, pois subir este lado sempre foi muito dificil, ainda mais sem empurrar as magrelas um bom tempo.
 
Durante o passeio, existem diversos locais para se reabastecer de agua, porém não indico beber diretamente. Tente sempre levar algo com um filtro de carvão ativo, ou então cloro para misturar a agua das cachoeiras.
 
Em Castelhanos voce come bem com R$ 20,00, mas sempre reserve mais por via das dúvidas.
 
Demais, divirta-se, pois a descida dos dois lados compensa qualquer esforço.
 
Valeu Brow-Brow, até o próximo role...
Hommer, Sacão (que me acompanhou no ano passado) e Anão de Jardim, fica pro próximo ano.
 
 


Editado por Rodney Malho - 16 Nov 2008 as 15:06
Voltar ao Topo
AndreLima123 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2008
Santo André SP
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndreLima123 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2008 as 16:08
Rodney

parabéns pelo passeio, belas fotos...

eu to planejando minha ida pra lá...

Editado por AndreLima123 - 16 Nov 2008 as 16:09
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 05:18
Clap muito bonito o lugar...


XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 06:16
Bacana! Faz tempo que estou ensaiando retornar a Castelhanos. Tá batendo saudades.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
fladeval Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Nov 2004
Caçapava - SP
Offline
Mensagens:655
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fladeval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 06:30
Show essa trilha! Estive lá no sábado (dia 15), e o rolê foi muito bom!!!!
 
Para se livrar dos borrachudos tem que ir de calça e manguito, ou senão passe azeite no corpo que está resolvido!
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 06:37
Pô meu, você é o primeiro cara que vejo tomando cerveja com adoçante!
Voltar ao Topo
luciano ramos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luciano ramos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2008 as 17:41
Cara,
Estive na Ilha recentemente e tinha diversos grupos de bikers fazendo Castelhanos.
 
Mas não sou chegado muito à subidas, então provavelmente não faria esse passeio.
 
Um que eu fiquei sabendo que é bem legal é a da trilha até a Praia do Bonete. Ela fica no extremo sul da ilha e até o início da trilha são uns 20km. Depois rola uma trilha de mais de 15km bem fechada e acidentada, dizem que não tem subida, mas é muito difícil de fazer de bike. A pé são 5 horas de caminhada.
 
Mas belas fotos e belo passeio.
 
Só te corrigindo: Os borrachudos não foram exterminados de todo ilha. É só chegar na beira da praia no início da manhã e no fim da tarde para ser atacado!!!
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 04:35
Íamos fazer essa travessia este fds, mas pela muvuca que vai estar (um dos únicos feriadões do ano) vamos deixar pra um fds qualquer, em vista a segurança, tanto na trilha com os citados palios e jipeiros malucos, como no carro estacionado, como na volta... etc!!
 
Já fui pro bonets, a primeira levamos 9 horas levando até butijão de gás, a segunda 5:30 horas, parando nas 3 cachueiras. Recomendo ir de barco e voltar pela trilha, e não o contrário, é mais light (apesar de não ter feito isso, vou e volto pela trilha e fico com as partes não pedaláveis da perna arrebentadas hehe).
Das duas vezes que fui, recomendo tomar cuidado com seus pertences de valor, pois os caiçaras de lá não perdoam e só sabem nos chamar de "paulischtas"...
Voltar ao Topo
Rodney Malho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 10 Fev 2006
Jundiai - SP
Offline
Mensagens:1227
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rodney Malho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 09:36
Edilcimar
Aquilo na mesa não é adocante não, mesmo porque isto é para gordo (hehehe).
Na verdade era o frasco de Off.
 
Rogerinho,
Eu já fiz o role até Bonete de magrela, mas me diz onde existe um trecho pedalável !?!?!
Cara, passado o "Niu Iorqui" (final do asfalto) praticamente existe uns poucos metros pedalaveis, pois o resto foi só com a magrela nas costas (nem empurrando ela ia).
Mas tenho que conconrdar com voce, que o esforço de levar a magrela nas costas é mais fácil na volta do que na ida.
Voltar ao Topo
Rogerinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Out 2003
 
Offline
Mensagens:4785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2008 as 11:49
Esqueci de dizer que fiz a pé com nike de basquete e 50kg nas costas pra passar uns dias no banho frio e miojo! de bike nem se me pagassem uma lá no mc bonet´s!!!
 
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2008 as 15:05
Poxa, Rodney, desculpe não parabenizá-lo antes por esse pedal tão belo! Acho que você postou quando eu estava adoecido, portanto não vi.
 
Cara, muito legal o seu passeio, belas fotos!
 
Aquela mesinha farta, pode crer, me deu uma fome danada! hehehe.
 
Grande abraço!
 
Waldson
 
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X