Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Evolução e a Commuter 5.0
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Evolução e a Commuter 5.0

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Evolução e a Commuter 5.0
    Postado: 27 Dez 2010 as 11:25
Olá colegas

Há algum tempo cheguei à minha configuração ideal para bicicleta de cicloturismo e commuter diário, um quadro de MTB de aço com rodas 700c.
Depois de muita experimentação fui resolvendo todos os problemas decorrentes desse tipo de  adaptação, como freios e trocadores (principalmente o dianteiro para duas coroas), além de outras coisinhas como bagageiro (ou a falta dele), pára-lamas, etc e tal.

A base de tudo foi um quadro Sundown Shimanimal de aço que adquiri numa bicicletaria de bairro por R$ 75. Ao contrário do que se imagina, esse quadro é extremamente bem construído e com um peso razoável em se tratando de aço carbono.

A primeira bike foi direto ao ponto, relação de estrada, garfo e freios idem, pneus Levorin 700x28, guidão road com manetes de freio de estrada e trocadores no quadro. Fiquei apenas uma semana com essa configuração, pois os trocadores no quadro ficaram muito baixos e isso dificultava a troca rápida e segura de marchas. Resolvi o problema com Thumbshifters Shimano 7v de plástico, comprados por R$ 18 mas que funcionavam com perfeição e estão como novos até hoje, esperando um novo uso.
O pedivela era 53x39 com catraca 14-28, faltava um pouco de final e não tinha uma marcha razoavelmente leve, mas no plano andava que era uma beleza.
Aqui começava também a odisséia por um pára-lamas decente, utilizei um de Barra Forte de aço. Funcionava muito bem mas era pesado, a fixação era deficiente e deixava a bike com barulho de bike de tiozão. LOL



O segundo setup deixou a bike mais apta a terrenos ruins, pois troquei os pneus 700x28 por outros 700x38 mistos. O pedivela foi trocado por um compacto (50x34) e o cassete evoluiu para um 11-32 de 8v. O câmbio traseiro era um Sora de braço longo e os cubos 105 (de estrada), com freios Tektro de braço médio instalados no garfo original Sundown. A melhor mudança foi sem dúvida a instalação dos STIs, que deixaram a bike com uma tocada excelente e o visual muito bonito. Aqui saíram os pára-lamas, pois não suportavam os pneus maiores.



A próxima foi uma versão minimalista. A bike havia sido desmontada pois estava usando apenas a speed, mas com o tempo percebi que precisava de uma opção mais versátil para uso diário. Aí entrou um pedivela de coroa simples (42d) com o cassete 11-32 de 8v e trocadores Alívio MC-20, num guidão flat com bar-ends. Voltaram os pneus 700x28 Levorin (rápidos mas ariscos no molhado), garfo de speed e o freio de estrada na frente. Atrás tive que manter o Tektro, pela maior distância do suporte ao aro.



A bike ficou muito gostosa de pedalar, simples e eficiente. Mas voltei ao problema inicial, não tinha final nem uma marcha razoavelmente leve para subidas (42x32 era a marcha mais leve).

Assim, decidi re-equipar a bike com tudo que era possível, deixando-a mais completa possível. Saiu todo o drivetrain de 8v e entrou um de 9v. O trocador traseiro é um Deore M590 e o dianteiro é um R440, de 3 posições mas com trim, que é aquele ajuste fino típico das bikes de estrada. O câmbio traseiro era um 105 preto (9v) de braço curto, o dianteiro um Shimano 600 (duplo), o cassete Tiagra 11-25 e o pedivela um Stronglight triplo compacto (50x40x30). Os freios passaram a ser Tektro R556 de braço extra longo e o garfo dianteiro um de ciclocross de aço, com bosses de freio cantilever que não foram utilizados. As rodas eram montadas com cubos Deore LX com aros Vzan Spirit (700c), os pneus passaram a ser Kenda kwest 700x28 (na verdade são 700x30).
Finalmente também resolvi o problema dos pára-lamas, importanto (Ebay) um par de SKS commuter para pneus 28 a 38 mm. São fantásticos, funcionam muito bem.



A bike ficou legal, muito boa de andar. Mas não me adaptei ao pedivela triplo, troquei pelo Most 50x34 novamente, e aí sim ficou show de bola.

Semana passada, visitando o Jamur recebi a oferta de um quadro Parkpre de cromo, tamanho 19. Ao ver e sentir o peso do quadro, não pensei duas vezes, era meu. E pior (ou melhor), pela bagatela de R$ 300 em 6x sem juros! LOL

Feito o transplante, o câmbio traseiro foi trocado por um 105 5600 (10v) e graças ao novo distanciamento do suporte o freio traseiro foi trocado por um BR-600 (Ultegra de braço médio), com melhor poder de frenagem que o Tektro de braço longo. Na frente continuou o Tektro, pelo espaçamento do garfo de MTB ser maior. Os pneus Kenda deram lugar aos Michelin Dynamic 700x28, mais confortável e com melhor rendimento. Já estão sendo providenciadas rodas com cubos XT.

O quadro Parkpre é fantástico, muito leve, rígido, bem construído e com acabamento padrão titânio, que deixa o visual lindo.



Em comparação ao quadro Shimanimal o Parkpre é mais arisco, ágil porém ironicamente mais confortável, por ser mais adequado ao meu tamanho.

Agora o próximo UP é voltar ao guidão road com STIs, mas já em 10v (ou 11 Evil Smile by Campy).

O quadro Sundown por hora está aposentado, mas será guardado com muito carinho. Serviu muito bem a vários propósitos por vários anos e merece respeito. Quem sabe não monto uma MTB com ele! LOL

A inauguração da Parkpre na estrada será em grande estilo no próximo final de semana, descendo a Graciosa até Morretes e subindo a 277.

Abraços a todos!



Editado por Voodoo - 27 Dez 2010 as 11:29
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
reinaldo lupiao more Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Ago 2005
sp - sp
Offline
Mensagens:1833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldo lupiao more Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 11:56
ficou show!!!!Vendi um quadro de cyclocross que era muito race e pequeno[54 uso 56 na speed] pra mim, agora estou garimpando um neste estilo se achar algum me avisa.

Editado por reinaldo lupiao more - 27 Dez 2010 as 20:02
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 17:59
Voodoo,

parabéns pelo tópico, uma verdadeira aula para o pessoal!

Uma dúvida, vc já botou um pedivela de speed (53-39) com k7 de MTB.... eu estava pensando em fazer isso na minha speed idosa (uma com quadro de cromoly, grupo exage 300 ex, passador no quadro, etc... não faço idéia da marca dela, até pq na época dela essa configuração era usada por muitos fabricantes, nas bicicletarias o pessoal jura de pé junto que é uma pegeout...). Enfim, eu queria saber se botar um k7 de MTB (seria um 11-30 de 8v), fora a questão do câmbio traseiro aguentar essa amplitude de catracas e o lance de desindexar o passador, q é para 7v, ou trocar ele por um de 8v, dá uma boa diferença no desempenho da bike para subidas? É que a bike tem um k7 de 13-21, ou 13-23 dentes, com um pedivela duplo de 53-40 (ou seria 52-40, não lembro) fica bem pesado, na estrada a bicha é o demônio, mas na cidade eu sofro pra caramba, já até consegui ferrar, estiramento leve, um músculo da parte posterior da coxa dando uma de ogro tentando subir uma ladeira com ela! LOL

Só deixando claro q eu não tenho nenhuma expectativa em competir, andar em pelote, preocupação séria com manter a cadência ou coisa do tipo, no máximo participar de uns audax da vida, blz?
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 19:46
Voodoo, como eu sou inteiramente leigo nesse tipo de mudanças, só posso parabenizá-lo, pois o visual ficou mais "clean" com esse novo quadro.
A proposito, a troca além do quadro envolveu também o garfo, pois não?

Abraços.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2010 as 23:13
Muito legal voodoo. Algum tempo atrás andei numa busca parecida, ou seja, uma bike que seja rapida no asfalto, mas que tenha marchas leves o suficientes para encarar aquela subida da Graciosa (possivelmente carregado!). Me interessava aumentar os extremos (+ leve, + rapido). Minha solucao foi pegar misturar duas relacoes tradicionais no MTB (44x32x22) e (48x36x26), resultando num (48x36x22). O k7 ficou um 11x32 (9v) tradicional tb.

Ultimamente ando com uma idéia de experimentar um alfine 11v com duas coroas. O problema é o $$ :-(
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 03:05
Eu também já experimentei várias configurações na minha commuter até chegar na configuração mais adequada. Atualmente está com um pedivela de final 42, bem legal para pedalar solto mesmo com bastante carga atrás. Antes tinha um pedivela de final 48 com um k7 de 7v com final 11 e pinhão maior 28, ruim para subir ladeiras carregado. 

Outra coisa que fez bastante diferença foi o paralamas. Ninguém dá muito valor para ele até o dia que se pega aquela chuva ou passa naquela poça de água nojenta e espirra tudo na sua perna. Para uma bike commuter é essencial ter paralamas, dá até um charme de bike de cidade, hehe.

Meu sonho é ter uma surly crosscheck e usar com dropbars, paralamas, bagageiro e sti. Apesar de todas as modificações, nunca vou morrer de amor por uma mtb, é uma bike desajeitada para o asfalto e é mais um quebra-galho do que uma solução definitiva.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Gerson69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gerson69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 23:58
Primeiramente parabens Voodo bela bike, ficou show
recentemente comprei uam cannondale Adventure 2 para ir trabalhar e curtir um cicloturismo com a patroa a bike vem com suspa headshock (INCLUSIVE QUERO FAZER UMA RESALVA APESAR QUE O CURSO DELA É DE 50MM TRABALHA BEM MELHOR QUE A MINHA SUNTOUR DE 100MM QUE TENHO NA MINHA SCOTT) e veio com conjunto  NEXUS de 8 velocidades achei muito bacana, tgrocas rapidas e nem um tipo de barulho, somente fiquei sem uma marcha mais pesada nas descidas, vendo vc comentar LYra que pode colocar duas coroas mas como ?? a essa possibilidade mesmo???
E Voodo vamos estrear nossa bikes nas descida da graciosa bora-lá...
 
FELIZ COM TREK WAHOO TUNADA
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2010 as 00:11
Originalmente postado por Gerson69 Gerson69 escreveu:

Primeiramente parabens Voodo bela bike, ficou show
recentemente comprei uam cannondale Adventure 2 para ir trabalhar e curtir um cicloturismo com a patroa a bike vem com suspa headshock (INCLUSIVE QUERO FAZER UMA RESALVA APESAR QUE O CURSO DELA É DE 50MM TRABALHA BEM MELHOR QUE A MINHA SUNTOUR DE 100MM QUE TENHO NA MINHA SCOTT) e veio com conjunto  NEXUS de 8 velocidades achei muito bacana, tgrocas rapidas e nem um tipo de barulho, somente fiquei sem uma marcha mais pesada nas descidas, vendo vc comentar LYra que pode colocar duas coroas mas como ?? a essa possibilidade mesmo???
E Voodo vamos estrear nossa bikes nas descida da graciosa bora-lá...
 


Oi Gerson. Essa cannondale é aquela que o  Jamur tá vendendo? Eu dei uma voltinha e me pareceu muito legal. Bom quanto as coroas: não é comum usar duas coroas com o nexus/alfine, mas me parece perfeitamente viavel. Existe um esticador de corrente para usar com o alfine. Aqui tem uma foto dele:
http://www.bikesmoveus.com.au/showthread.php?t=1253

Então eu comecei a pensar na possibilidade de usar duas coras na frente. Parece o melhor dos dois mundos: trocas rapidas e silenciosas com a gama de marchas de um cambio tradicional.

Agora que eu escrevi isso, resolvi consultar o oraculo porque tinha quase certeza que minha ideia não é inédita... pois bem, não é mesmo:

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=544668


Voltar ao Topo
Gerson69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gerson69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2010 as 11:40

É essa mesma Lyra, estva querendo pegar uma bike mais rapida mas achei o preço bom pelo conjunto da obra rss. Aconteceu uma coisa muita engraçada, o pessoal da Jamur esqueceu de ajustar o meu Cataye para aro 700, dai o meu andar estava bem menor do que a minha Scott com aro 26, fiquei de cara com a bike, poxa vida uma bike com aro maior pneu mais finos e somente estou andando só isso?? por exemplo em subidas eu alcançava uns 15 a 16 km/h estava andando 8 e 9 Km/h, o que me deixou mesmo com uma puga atras da  orelha foi quando estava na BR 277 direção a C.Largo e me apareçeu um Spdeiro e vi que o rapaz estava com dificuldade de me passar,por um lado me gabei rss, mas com isso resolvi dar uma olhada no meu Cataye bom e era bem isso mesmo ela estava com aro 26 mesmo, mesmo sendo um bike conforto ela anda bem mais que a minha Scott. que tbem estou trocando para comprar uma 29er.

Mas pra frente quero ver se consigo mudar, gosto de mandar ver nas descidas..
Voodoo vamos descer a Graciosa dia 9 no domingo bora.
FELIZ COM TREK WAHOO TUNADA
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2010 as 11:25
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:


A proposito, a troca além do quadro envolveu também o garfo, pois não?


Verdade, Waldson. Falei quadro mas adquiri o frameset, quadro e garfo.

Originalmente postado por apoloesminteu apoloesminteu escreveu:

Enfim, eu queria saber se botar um k7 de MTB (seria um 11-30 de 8v), fora a questão do câmbio traseiro aguentar essa amplitude de catracas e o lance de desindexar o passador, q é para 7v, ou trocar ele por um de 8v, dá uma boa diferença no desempenho da bike para subidas?


Dá sim, mas não resolve totalmente. Como a coroa menor do pedivela é 40 mesmo com cassete 30 você vai ter uma relação próxima a 1,3. A minha marcha mais leve é em torno disso (34x25) e nas subidas mais íngremes é preciso pedalar em pé. Eu optei por um cassete mais "justo" pois gosto de um escalonamento com menos buracos, ao mesmo tempo que meu condicionamento está bom a ponto de não me matar mesmo em subidas de serra, pois consigo manter 75/80 rpm na maioria das subidas que temos por aqui.

Uma solução para você seria um cassete mega-range, mas surgem alguns problemas: você obrigatoriamente precisaria trocar o câmbio por outro de MTB que suporte 34 dentes, o seu não vai conseguir trabalhar com um cassete tão reduzido; a corrente vai ficar enorme (40x34) e em algumas posições de marcha ela vai ficar pouco tensionada podendo cair.

Outra solução seria trocar o pedivela por um compacto (50x34) e o cassete pelo 11-30. Aí sim você teria uma relação boa para descidas, plano e subidas.

Você pode usar um câmbio de speed curto com o cassete 11-30. Na catraca 30 ele vai ficar apoiado no cassete, gerando algum ruído e vibração, mas nada que atrapalhe o funcionamento.

Originalmente postado por Gerson69 Gerson69 escreveu:

Voodoo vamos descer a Graciosa dia 9 no domingo bora.


Vamos! Depois te passo o telefone e a gente combina.


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
bil_sohma Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Set 2008
Ponta Grossa
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bil_sohma Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Dez 2010 as 15:29
Voodoo,
sua inauguração coincide com o nossa viagem não é? (aquela pela graciosa)
poderiamos fazer uma parte do trajeto juntos...
o que acha?
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 14:07

          Putz, só agora fui ver esse tópico, infelizmente as fotos não estão abrindo..Dead. Pô Voodoo, vc já testou tudo quanto é mistura de componentes e adaptações i(ni)magináveis, q puta laboratório, valeu! Thumbs Up
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 14:15

       Rá! foi só reativar o tópico q as fotos abriram....Tongue
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 16:15
Impressionante foram as diferentes rotas do conduíte do freio traseiro da Shimanimal, a cada foto é uma rota diferente (se repete, é só uma vez!) Smile
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2012 as 17:51
Desenterrei o tópico para uma homenagem. Depois de tantos anos de serviços bem prestados, a Sundown vai ser aposentada. Hoje vindo para o trabalho encuquei com a insistência de um crec crec e dei uma olhada geral na bike. Achei uma rachadura bem pronunciada no downtube, logo depois do headtube. Se eu soubesse da rachadura não tinha pego 70 km/h numa descida monstra minutos antes. DeadLOL

A versão 6.0 dela estava assim:


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2012 as 23:44
paulo, já tá caçando um quadro novo pra substituir o sundown?  LOL

a minha MTB "speedizada" ainda vai sair um dia, hehehe...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 13:08
voodoo: tem fotos dela com os para lamas de barra forte? Ficou com visual de tiozão, além do barulho?
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2012 as 13:20
Samuel
Já achei! Um Sundown MBike branco. Ele é mais pesado que o antigo, mas ficou na medida.



Pavão
É a primeira foto. Aqueles pára-lamas são de metal. Sempre ficou com barulho de bike de tiozão, nunca consegui prender os pára-lamas de modo perfeito. Acho que faltou um pouco de criatividade só, hoje se fosse fazer já teria idéias para deixar bem presos.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2012 as 02:35
ficou legal, paulo!

mas me diga uma coisa: quando vc passa um "ispideiro" com ela(que mais parece um MTB mesmo) o cara tem um treco ou não??? LOL
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2013 as 21:20
Boa noite!

Voodoo, você ainda usa essa uma bicicleta?


Até
http://www.causospedalisticos.blogspot.com/

https://www.strava.com/athletes/4421257
Voltar ao Topo
Birovisky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2014
Brasil
Offline
Mensagens:27
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Birovisky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2021 as 01:28
Desculpem reviver este tópico, mas é com muita alegria que compartilho com vocês a restauração da minha Sundown Shimanimal, em vídeo e texto detalhado, logo abaixo. Fica aqui uma homenagem a todos que a tiveram, ainda possuem e aos que ainda podem tê-la!

Vídeo: https://youtu.be/cB5dEAnumD0

Pensa numa raridade que estava hibernando na casa do meu pai e finalmente voltou a ver a luz do dia? Considerada a Mosca Branca das bicicletas, uma Sundown Shimanimal na cor bordô (particularmente a mais bonita de sua linha de produção). Minha parceira por anos a fio, estava encostada e esquecida, até que com um pouco de tempo e capricho, a limpamos e restauramos alguns pontos, mantendo o máximo possível de sua originalidade. Confiram nesta “rezenha” tudo o que foi mantido e os componentes instalados para melhoria de desempenho, para que essa mosca branca voltasse a rodar pelas cidades com dignidade e orgulhar este entusiasta dos produtos considerados “obsoletos”.

Vamos começar pelo que foi mantido ORIGINAL:
  • O quadro (tubo de ferro) manteve-se intacto, com pintura e adesivos originais da “finada” Sundown;
  • O kit de transmissão também, na época a SHIMANO não tinha as nomenclaturas atuais (Tourney, Altus, etc), no caso, é o modelo SIS e foi mantido, inclusive com a corrente original, ou seja 30 anos de vida, rodando e trocando melhor de marcha que meu kit atual, um Shimano Altus da minha bike titular. Um exemplo, em subidas, tanto o Altus como o Tourney, dão uma chorada, inclusive em muitos casos, travando ao reduzir marcha, este kit mencionado, após revisão preventiva, continua perfeito, mesmo chorando, nunca travou o sistema de transmissão, e olha que é forçado no máximo, intercalando a corrente da mais leve a mais pesada;
  • Freios ainda em sistema jurássico de pastilhas. Para um pedal urbano, apesar da demora de resposta comparado com um sistema à disco mecânico ou hidráulico, atende satisfatoriamente;
  • Pedivela Shimano original mantido;
  • Guidão e manoplas também;
  • Pesinho de apoio mantido (mania feia atual dos ciclistas e das bicicletarias em não instalar);
  • Vale ressaltar que a cor de alguns componentes plásticos foram recuperados com aqueles spray de silicone, mas pode ser o gel;
  • Corrente e cabos de aço dos freios devidamente apertados;
  • Guidão alinhado com pneus;
  • Utilizado WD40 (pode ser qualquer lubrificante spray) para desoxidar componentes enferrujados e graxa no sistema de transmissão e corrente;

O que foi alterado para atualização e melhoria com o passar dos anos:

  • Os aros originais e sua raiação eram de ferro, foram respectivamente trocados por um conjunto de aros AERO da VZAN, com raiação em aço inox;
  • Conjunto do cubo de rolamento aprimorado para o que havia de melhor na época, que eram os rolamentados da VIPER. Atualmente existem os esferados das mais diversas marcas que são considerados superiores, porém, optei por manter da VIPER, uma vez que, ainda retribuem um bom desempenho de rodagem;
  • Selim esportivo da WG Sports para pedalar de forma ergônomica e não fuder minhas bolas;

E ai gostaram da restauração? Nada como um banho de loja e uma revisão não resolvam? Se você tem uma bike parada e não quer gastar um absurdo para comprar uma bike nova, siga estas dicas para colocar a sua magrela encostada nas ruas de forma satisfatória. Basta ter vontade!

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X