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Dúvida fluído para suspensão

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scofieldpedal Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
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    Postado: 18 Out 2010 as 20:33

Galera,

A quase 04 meses estou com à suspensão RST Titan air, onde pelo manual do fabricante, devo realizar uma manutenção da mesma.
Como gosto de realizar qualquer manutenção na bike, pesquisei na internet e descobri vários videos para manutenção da mesma, o melhor de tudo que é a própria RST que fornece
 
olha o vídeo:
 
 
Agora estou com o problema para saber qual é o fluído que devo usar nesta suspensão, lembrando que neste caso a graxa tem que ser sem lítio ou qualquer outro material que não agride as vedações que são feitas de borrachas.
As ferramentas e a graxa não é problema, pesquisei na internet e o máximo de referência que encontrei foi da Finish Line ou outros modelos usados em suspensão de motocross.
 
Para piorar, existem diversas especificações de fluído para suspensão.
 
Gostaria de contar muito com ajuda do forum para tirar esta dúvida.
 
Envio o link abaixo como orientação!
 
Valeu
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 11:57
Ajuda ae galera........
 
Uma dica soh!
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Pesquisando mais sobre a minha dúvida encontrei este vídeo com manutenção na Manitou, executado pelo próprio centro técnico (conforme vídeo)

Neste caso, usam o óleo Motorex para suspensão 5w.....

Ainda aguardarei novos comunicados neste tópico e a resposta da fábrica e representante no Brasil.

Segue o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=C9qUWSdT8x4&feature=related
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 12:13
Ajuda ae galera
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EulerCWB Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 12:37
É necessário abrir a susp. com 4 MESES? 
Uma vez bem em cuidada, sem incidentes, sem apresentar problema de vazar ar ou óleo... acho total desnecessário...
Estou um com uma manitou com 4mil km que nunca foi feito nada... só lavada! rsrs
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 12:46
Estou seguindo as recomendações do manual!
 
Em todas as suspensões RST que já usei, uns 5 ou 6 modelos diferentes, quando abri estava praticamente seca, em alguns casos com peças internas com ferrugem. O ruim que todas estavam sem graxa. Uso a RST porque gosto da suspensão, funciona bem, manutenção super fácil, nunca quebrou, custo benefício muito bom!
 
Como esta é a primeira que uso que contém fluído gostaria desta dica.
Já sinto a suspensão trabalhando diferente de quando comprei, assim imagino que está na hora de lubrificar!
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Rogerinho Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rogerinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 12:54
Tudo blz scofieldpedal?
Se sua susp for cartucho a ar/oleo, use óleo motorex/motul viscosidade 5 a 15w
o problema é o preço, antes eu conseguia motul a 25,00, agora nada por menos de 50,00!
-
E quanto a graxa, tem algo errado, a suspensão deve fugir da base de lítio, compra uma bisnaga de graxa teflon finish line, e se for impossível na sua area, use a sujante de sabão de cálcio mesmo.
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 13:11
Originalmente postado por Rogerinho Rogerinho escreveu:

Tudo blz scofieldpedal?
Se sua susp for cartucho a ar/oleo, use óleo motorex/motul viscosidade 5 a 15w
o problema é o preço, antes eu conseguia motul a 25,00, agora nada por menos de 50,00!
-
E quanto a graxa, tem algo errado, a suspensão deve fugir da base de lítio, compra uma bisnaga de graxa teflon finish line, e se for impossível na sua area, use a sujante de sabão de cálcio mesmo.
 
Rogerinho valeu pela dica
 
Uso graxa da proshock, própria para suspensão e muito boa! Ela não contém lítio ou material que agride borrachas, vedações, etc.
 
Minha dúvida é exatamente sobre a viscosidade, achei o motorex (usado pela manitou) com diferença da viscosidade entre 2,5w - 5w - 7,5w - 10w e 15w...então estou querendo alguém que saiba qual devo usar, pois minha ideia é usar o de 7,5w.
Achei uma variação do oleo motorex entre R$ 60,00 até R$ 75,00 indiferente da viscosidade, mas dará para umas 03 ou 04 manutenções.
 
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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EulerCWB Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 17:49
Se vc diz... o que que eu vou falar né... deixar trabalhando seca é que não dá... isso concordo.
Mas qts km vc usou ela em 4 meses? Só por curiosidade...
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Quase 1.000 km, sei que é pouco!
 
Ontem abri a suspensão, exceto na parte do óleo e ar, só tinha vento, a graxa que tinha era mínima e bem dura.....
 
Fiz uma limpeza, lubrifiquei e a suspensão ficou outra!
Agora resta a troca do óleo!
 
É incrível, toda suspensão RST que comprei (ômega, Gila, Gila TNL, ômega TNL, Rapide elite, Launch e Titan) vem com pouquissima graxa, e com pouca funcionalidade, é desmontar, lubrificar e ser feliz!
 
Já usei outras marcas de suspensão como pro schock, rock shox e Santour, mas a RST ganha pela durabilidade, facíl manutenção, funcionalidade e aguentar o tranco!


Editado por scofieldpedal - 20 Out 2010 as 18:26
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gustavobici Ver Drop Down

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Tenho uma rst omega tnl. Senti ela seca e resolvi desmontar.
Fui desmontando de curioso. Não consegui soltar o parafuso que fica em baixo da canela no no lado que tem a trava. Sabe alguma dica?
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Werllys_Paixão Ver Drop Down
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Acre
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Ressuscitando o tópico, me tirem uma dúvida...comprei uma graxa de vaselina da zefal no ML, 1kg por 59 reais, vou usar pra dar manutenção na bike, caixa de direção, movimento central e cubos e tal...vcs sabem se essa graxa pode ser usada pra fazer a manutenção de suspensão? Sei q n pode usar graxa com lítio nas suspensão, e essa n tem lítio. 
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Skenel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Skenel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2017 as 23:23
Boa Noite
Já usei a suspensão Storm e hoje uso a M29 ambas da RST.
As duas vieram praticamente seca de graxa e quase sem óleo na câmara de ar.
A M29 abri antes mesmo de montar e fiz toda a lubrificação.
Eu sempre usei vaselina em pasta no lugar da graxa e coloco 20ml de óleo de motor mesmo na parte de baixo,em ambos os lados antes de fechar os parafusos. Esse óleo fica depositado entre das duas buchas que existem nem cada lado da suspa. Coloco também 5ml deste óleo dentro da câmara de ar, para lubrificar os retentores.
Faço isso a 5 anos e nunca tive problemas. As suspensões sempre trabalharam muito macias, sem trancos...
Quanto a viscosidade do óleo do lado hidráulico, depende de como voce gosta de andar... Se anda com o retorno mais rápido, coloque o 2,5w ou 5w. Se anda com o retorno mais fechado, masi lento, coloca 7,5w ou 10w.

Só pra constar, a Storm que era de mola com 160mm, transformei a ar, fazendo um pistão em PU e usando retentores que comprei em loja especialidzda. Na parte de cima firei e coloquei uma válvula de pneu tubeless. Funcionada que era uma beleza. além de ficar uma 700gr mais leve com a retirada da mola metálca...
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Werllys_Paixão Ver Drop Down
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Acre
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A minha é uma First Air, ela tem o controle de retorno, mas independente de ele ta aberto ou fechado no máximo, n vejo tanta diferença no retorno...ele todo aberto volta até rápido mas n chega a voltar socando dando aquele coice pra cima, já com ele todo fechado ela diminui a velocidade mas n é tanta assim, quase n tem tanta diferença. Qual será o óleo q ta na minha? E usando vaselina, de quanto em quanto tempo vc dá manutenção?

Originalmente postado por Skenel Skenel escreveu:

Boa Noite
Já usei a suspensão Storm e hoje uso a M29 ambas da RST.
As duas vieram praticamente seca de graxa e quase sem óleo na câmara de ar.
A M29 abri antes mesmo de montar e fiz toda a lubrificação.
Eu sempre usei vaselina em pasta no lugar da graxa e coloco 20ml de óleo de motor mesmo na parte de baixo,em ambos os lados antes de fechar os parafusos. Esse óleo fica depositado entre das duas buchas que existem nem cada lado da suspa. Coloco também 5ml deste óleo dentro da câmara de ar, para lubrificar os retentores.
Faço isso a 5 anos e nunca tive problemas. As suspensões sempre trabalharam muito macias, sem trancos...
Quanto a viscosidade do óleo do lado hidráulico, depende de como voce gosta de andar... Se anda com o retorno mais rápido, coloque o 2,5w ou 5w. Se anda com o retorno mais fechado, masi lento, coloca 7,5w ou 10w.

Só pra constar, a Storm que era de mola com 160mm, transformei a ar, fazendo um pistão em PU e usando retentores que comprei em loja especialidzda. Na parte de cima firei e coloquei uma válvula de pneu tubeless. Funcionada que era uma beleza. além de ficar uma 700gr mais leve com a retirada da mola metálca...
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Skenel Ver Drop Down
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Essa vaselina passo entre a bucha superior e o retentor. Assim como a graxa a função é evitar a entrada de poeira e detritos para dentro da suspa.

Faço a troca a cada 60 dias.

O que acredito que faça a diferença é o [óleo que coloco na parte inferior da suspensão. Mas tem um segredo para colocar, senão ele fica todo no fundo.

Com a bike virada (eu não desmonto a suspensão da bike) encaixa as duas parte superior e inferior, até sentir que chegou na segunda bucha. dai puxa um pouco pra dar espaço pro óleo entrar entre as buchas.

Não sei se conseguiu entender, mas esse óleo que faz a lubrificação das canelas e das buchas, por isso um óleo mais grosso...

Qualquer duvida dá um grito
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A parte inferior  é a parte q tem os parafusos do lado de fora perto da blocagem? Se for, eu acho q entendi, a canela da suspa se chegar na segunda bucha ela vai vedar e o óleo n vai passar msm se a bike tiver virada, dai vc puxa pra dar o espaço pro óleo passar da segunda bucha. Esse óleo é o msm q vai no cartucho hidráulico?

Originalmente postado por Skenel Skenel escreveu:

Essa vaselina passo entre a bucha superior e o retentor. Assim como a graxa a função é evitar a entrada de poeira e detritos para dentro da suspa.

Faço a troca a cada 60 dias.

O que acredito que faça a diferença é o [óleo que coloco na parte inferior da suspensão. Mas tem um segredo para colocar, senão ele fica todo no fundo.

Com a bike virada (eu não desmonto a suspensão da bike) encaixa as duas parte superior e inferior, até sentir que chegou na segunda bucha. dai puxa um pouco pra dar espaço pro óleo entrar entre as buchas.

Não sei se conseguiu entender, mas esse óleo que faz a lubrificação das canelas e das buchas, por isso um óleo mais grosso...

Qualquer duvida dá um grito
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Skenel Ver Drop Down
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Sobre o procedimento é isso ai...
o óleo não é o mesmo do cartucho. Uso óleo sintético de motor, que é mais grosso...daí dura mais tempo

Se colocar esse óleo no cartucho o retorno vai ficar muiiitooo lento...
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Skenel... Qual vaselina tu usa?... Este procedimento de colocar o óleo serve para suspensão de mola também?

Valeu... Abraço.

Originalmente postado por Skenel Skenel escreveu:

Eu sempre usei vaselina em pasta no lugar da graxa e coloco 20ml de óleo de motor mesmo na parte de baixo,em ambos os lados antes de fechar os parafusos. Esse óleo fica depositado entre das duas buchas que existem nem cada lado da suspa.


Editado por EvandroSC - 25 Ago 2017 as 21:34
esc
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Bom dia galera, minha primeira vez aqui no fórum...
Skenel, preciso de sua ajuda, disse que já teve uma storm, queria saber duas coisas, pra trocar a mola dela por uma melhor qual eu coloco ? E meu retorno hidráulico independente de pra que lado eu giro não muda nada, parece até que nem tem...
Se alguém souber aí me da uma luz kkk
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S0C99 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Skenel Skenel escreveu:

Boa Noite
Já usei a suspensão Storm e hoje uso a M29 ambas da RST.
As duas vieram praticamente seca de graxa e quase sem óleo na câmara de ar.
A M29 abri antes mesmo de montar e fiz toda a lubrificação.
Eu sempre usei vaselina em pasta no lugar da graxa e coloco 20ml de óleo de motor mesmo na parte de baixo,em ambos os lados antes de fechar os parafusos. Esse óleo fica depositado entre das duas buchas que existem nem cada lado da suspa. Coloco também 5ml deste óleo dentro da câmara de ar, para lubrificar os retentores.
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Quanto a viscosidade do óleo do lado hidráulico, depende de como voce gosta de andar... Se anda com o retorno mais rápido, coloque o 2,5w ou 5w. Se anda com o retorno mais fechado, masi lento, coloca 7,5w ou 10w.

Só pra constar, a Storm que era de mola com 160mm, transformei a ar, fazendo um pistão em PU e usando retentores que comprei em loja especialidzda. Na parte de cima firei e coloquei uma válvula de pneu tubeless. Funcionada que era uma beleza. além de ficar uma 700gr mais leve com a retirada da mola metálca...

Como fez isso na Storm pra eoa ficar a ar ?
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