Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Usar óleo mineral nos hayes? danifica?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Usar óleo mineral nos hayes? danifica?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Usar óleo mineral nos hayes? danifica?
    Postado: 31 Mar 2010 as 04:41
Amigos preciso saber se danifica. se não danificar melhor ainda. pelo que sei os minerais não são prejudiciais como são os dot. se usar dot no shimano, danifica. mais e os minerais em hayes danifica? alguem ja testou?
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 13:04
danifica sim.
 
os retentores internos , aneis o-rings e outras vedações não vão se dar bem com o óleo mineral.
 
cada um na sua..  não pode inverter não.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 13:09
Mais royo vc ja testou? axo que borracha nenhuma se danificaria com óleo mineral, e sim com o inverso! dot em borracha comum... o mineral no próprio nome ja diz... pureza.. sei lá.... queria alguem que ja testou! é igual motor de carro.... usa-se óleo comum.... mais vc pode colocar o sintético.... não podendo inverter seleçoes!
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 14:29
Testa aí cara, desce a ladeira mais ingríme da sua cidade, se funcionar conta pra gente, se não contar nada é, nesse caso saberemos que realmente o Royo e os técnicos em freios da Hayes estavam certos em falar ONLY DOT 4.0 Brake Fluid...Big smile
Fora que o óleo mineral é mais caro...
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 14:32
vou testar sim.... é vivendo e aprendendo!...rsrs não posso ficar na duvida como vc!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 14:49
não é bem assim não..   existem borrachas polares e apolares..  e óleos tb..     uma borracha polar não pode trabalhar com óleo ou qualquer fluido apolar e nem o contrário.  pois a boracha vai ser danificada.
 
mineral não tem nada a ver com pureza..    só diz q vem do minério.. na realidade são feitos apartir do petroleo.       e não de plantas como os óleos vegetais.
 
no carro óleo mineral ou sintético dá no mesmo.. pois o sintético só tem a diferença de ser feito em laboratório, mas mantem as mesma caracteristicas do mineral.  só tem uma qualidade superior pois não tem as impurezas inerentes aos minerais.
 
e sem contar q a viscosidade de um DOT pra um mineral é beeemm diferente..  ai as passagens internas tb são diferentes.. ai se fizer a troca..  mesmo q não danifique as borrachas de imediato.. o funcionamento vai ser alterado com toda certeza..   vc ja experimentou colocar fluido de freio no motor do seu carro???    eu não preciso testar isso pra saber q não vai dar certo. 
 
mas se mesmo assim quiser testar..  fique a vontade..  não é meu freio q vai ser danificado mesmo..    nem meus dentes.
 
 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 14:58
HAHAHA Eu na dúvida?
Meus freios tão bonitinhos aqui funcionando...
Cara pensa comigo, se pudesse colocar outro óleo com outra viscosidade, eles iam colocar um aviso enorme ONLY DOT 4.0 FLUID (Só Fluido DOT 4.0)?
Acho que já sei até o que você quer fazer, você tem os Dual Shimano LX e quer meter os Calipers Hayes?
De início não é o mesmo óleo, e segundo que a quantidade de óleo que o pistão da manete da Shimano empurra provavelmente é diferente....
E tá bem Explicito no manual desse Dual, que ele só aceita Calipers M500 e alguma coisa...

Abraço e boa sorte...



Editado por JOAO_XC - 31 Mar 2010 as 14:59
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:04
rapá tem que existir algum doido no mundo pra testar isso.... se eu não achar aqui, com certeza eu irei testar, não me resta dúvida... mais eu queria achar esse doido que ja fez o teste antes de mim, só isso! qual o motivo do mineral não funcionar?... apenas isso que quero saber, e se não tem motivos aparentes... é testar pra ver.... kkkk
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:06
putz..   misturar manete shimano com caliper Hayes ????
 
fica pior ainda q pegar o conjunto todo Hayes e por óleo mineral..     com o João disse...  os volumes de óleos "empurrados" são diferentes entre cada fabricante..     não dá nem pra misturar manetes e calipers que usem o mesmo tipo de óleo, mas de fabricantes diferentes..   
 
pode ser q o volume de óleo q o manete envie seja muito maior q o q o caliper precisa , e ai vc vai ficar sem modulação nenhuma..  encostou no manete a roda trava..  e ainda corre o risco de estourar as vedações por mandar um volume maior q o caliper consegue suportar.. 
 
ou pode ser o contrário..  o volume de óleo seja muito menor e vc fique sem freio.. pois mesmo com o manete acionado até o final, o caliper não movimente as pastilhas o suficiente pra gerar uma força de frenagem capaz de frear a bike.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:07
Só vai perder componentes do freio...
Se o seu fosse Shimano a gambiarra que dava mais certo seria rodar com óleo Singer...
Mais com freio não se brinca...
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:07
e no caso dele dizer (ONLY DOT 4.0 FLUID) somente dot 4.0, pode ser que ele queira dizer para não usar o 1 ou o 2 ou o 3 ou o 5 ou o shimano, ele não iria fazer propaganda do óleo da shimano né? ou menmo não iria colocar para não usar o óleo da shimano, pois estaria queimando o produto deles... rsrs se no manual dissece que poderia ser usado óleo mineral.... todo mundo usaria o mineral, pois é muito menos prejudicial em todas as ocasiões. mais não fala nada sobre mineral!
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:10
mais vocês tão falando muito que pode... pode ser.... pode acontecer.... não têm certeza.... eu queria mesmo alguem que ja testou.... um doido na vida.... que nem eu.... com certeza com freio não se brinca.... maisss como os caras descobriram que tal óleo dá certo? axo que foi testando!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:32
Originalmente postado por marcosvales marcosvales escreveu:

rapá tem que existir algum doido no mundo pra testar isso.... se eu não achar aqui, com certeza eu irei testar, não me resta dúvida... mais eu queria achar esse doido que ja fez o teste antes de mim, só isso! qual o motivo do mineral não funcionar?... apenas isso que quero saber, e se não tem motivos aparentes... é testar pra ver.... kkkk
 
se vc quer alguns motivos pra não dar certo, anota ai:
 
viscosidades diferentes
temperaturas suportadas diferentes
passagens internas necessárias diferentes
 
mas não se incomode com isso não..    testa lá..   depois conta pra gente o q deu ...
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:34
Velho não tem essa de ir testando, cada freio tem um tipo de material, borracha diferente, simples por isso usa um Mineral e outro DOT...
Sabe porque ninguém se mete a besta com freios?
Porque é mais barato gastar alguns reais a mais e comprar um Caliper específico, com óleo específico do que pagar um Ortobucomaxilo pra reconstruir teus dentes e face...
Cara vende os Hayes seus aqui no fórum e compra os Calipers Shimano LX, ai fechou...
O que acha?
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 15:35
Royolino vamos deixar o cara fazer as alquimias dos freios dele, Caliper Hayes com Dual Shimano e Óleo Shimano, vai ficar uma belezura, só faltou as pastilhas do Avid...LOL
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 16:16
dinheiro não me falta.... se estragar... compro outros!
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 16:16
e isso, graças a Deus!
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 17:42
Deus...
 
O projeto de ENGENHARIA DO FREIO para oleo mineral é completamente diferente da engenharia do freio que usa Fluido DOT... Espessuras da tubulação existente no caliper, qtidade de liquido que é injetado no caliper para acionar o freio, borrachas e metais utilizados no sistema
 
FLUIDO Dot não é viscoso, é "similar" a agua qdo tocamos, além de não ser oleoso...
 
Tenho certeza que se vc testar o oleo mineral em um sistema que utiliza fluido DOT o Manete vai ficar + duro devido a viscosidades do oleo em relação ao fluído...
 
Sobre o DOT 1,2,3,4,5 etc etc etc... cada Fluido desse aguenta X de temperatura... qto maior o numero mais temperatura ele aguenta, mas nem por isso é recomendado usar um fluido acima do especificado achando que é melhor (é que nem óleo de motor para carro, não se deve usar uma mais fino só pq ele é superior ao oleo indicado pelo fabricante do motor)!
 
Cara, se vc quer testar teste, mas pode ter certeza que não é só o freio que vai danificar... pode ser que na hora o freio até funcione, mas depois de um tempo tenha certeza, algo vai dar errado...
 
Se vc tem dinheiro melhor ainda... pois é certeza de vc ter de joga-lo no lixo depois de um tempo funcionando precariamente!
 
Agora qual o intuito de descobrir isso!? Curiosidade... se for, tem coisas que não vale a pena... e é bem mais fácil vc enviar um e-mail para fabricante perguntando quais serias as consequencias...
 
Se tudo isso não funcionar a contento, coloca coca-cola com menthos e filme pra gente LOL
 
DCS
Voltar ao Topo
digo107 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2007
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:2418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 17:59
Até onde sei Marcos, e como lhe falei antes no Msn, ambos não são compatíveis. Pode ter vários motivos, o mais preocupante é que não sabemos qual é a pressão exercida pelos dual e a pressão recebida nos calipers Hayes. Não sabemos se a mangueira é compatível, não sabemos se na primeira freiada, o óleo mineral vai ser tão fino que simplismente fluirá pelos retentores e vazará pelo pistão do freio. Isso são dúvidas que podem literalmente custar um kit de manutenção dos Dual Control Shimano ou o kit de manutenção de pistão e retentores dos calipers Hayes. Acho melhor não testar. A temperatura creio que não influenciará, até porque tanto o óleo mineral quanto o sintético devem trabalhar na mesma temperatura média nos freios. Mas como o Royo citou, algo que me preocuparia muito seria a questão da viscosidade mesmo, já que é a partir dela que saberemos que se o óleo vai rolar beleza lá dentro ou não. Bom, meu palpite é: não teste! Não jogue dinheiro fora por causa disso, deixe os gringos jogarem. Rsrsrsrsrsrs.. 
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 18:11
Originalmente postado por digo107 digo107 escreveu:

....Isso são dúvidas que podem literalmente custar um kit de manutenção dos Dual Control Shimano ou o kit de manutenção de pistão e retentores dos calipers Hayes.
 
Pera ai... o motivo do teste é pq ele tem Manete com passador integrado da Shimano hidra e caliper Hayes hidra?
 
Na pior das hipoteses, se eu realmente fosse fazer o teste eu respeitaria os calipers e não os manetes (resumindo meteria o fluido DOT)
 
Mas como ele disse que grana não é o problema, eu compraria na jenson o par de manetes HAYES e venderia/trocaria o dual control da shimano e ficaria tranquilo!
Scott Aspect 20(2009)- Slx, Deore, Xcr, Alex, Truvativ GXP1, Selle Italia Transan X0, Freios Shimano Hidra, Scott Comp

KHS ALITE 2000 - Sram X7, Avid BB7, Avid SD7, Spinner Aeris, Vzan, Truvativ, FSA
Voltar ao Topo
Gibafreeride Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:140
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gibafreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 18:11
Eu trabalhei durante 4 anos na importadora da Hayes e convivi muito com essa situação e o que mais tinha era gente mandando freio por ter feito isso que vc quer fazer.
 
não faça que não vai dar certo.
 
se vc tem dinheiro, mande para alguma loja especializada e peça para fazer o correto.
COM CERTEZA ESTRAGA SE MISTURAR OS TIPOS DE FLUÍDOS
Uowwww q beleza
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 18:58

pronto.... tá explicado... rsrs finalmente o que eu queria... uma resposta! Valeu giba, darlan e digo... e os demais que ajudaram!

Voltar ao Topo
digo107 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2007
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:2418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:00
Originalmente postado por darlancs darlancs escreveu:

Originalmente postado por digo107 digo107 escreveu:

....Isso são dúvidas que podem literalmente custar um kit de manutenção dos Dual Control Shimano ou o kit de manutenção de pistão e retentores dos calipers Hayes.
 
Pera ai... o motivo do teste é pq ele tem Manete com passador integrado da Shimano hidra e caliper Hayes hidra?
 
Na pior das hipoteses, se eu realmente fosse fazer o teste eu respeitaria os calipers e não os manetes (resumindo meteria o fluido DOT)
 
Mas como ele disse que grana não é o problema, eu compraria na jenson o par de manetes HAYES e venderia/trocaria o dual control da shimano e ficaria tranquilo!

Sim, ele tem os Dual Control.
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:01
a dalrlan, como falado em cima... o problema não era o dinheiro... o problema era simplesmente a DÚVIDA, o que adiantaria eu comprar o manete hayes e continuar com minha dúvida? qual sucesso teria? resposta dada corretamente por nosso amigo GIBA que ja viu o fato acontecer e não dá certo... se ele viu, pq eu discutiria com ele? então ele simplesmente tirou minha dúvida!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:24
aaahhh !!!!   po giba..   estragou a brincadeira !!!
 
ja tava me preparando par morrer de rir com as trapalhadas do Marcos..   ( só ia ficar na torcida pra ele não perder uns dentes né..  isso ninguem merece).
 
Marcos,
 
o engraçado é q a sua resposta sobre não dar certo vc ja tinha na 1ª resposta.    mas só se contentou qdo o Giba deu a resposta dele..   
 
agora aproveita e pergunta pra ele tb como seria o procedimento correto pra usar manetes shimano dual control com calipers Hayes..e qual loja especializada que faria esse serviço..    pois agora quem tá na duvida sou eu..    quero ver se isso funciona!!!
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:31
Originalmente postado por marcosvales marcosvales escreveu:

a dalrlan, como falado em cima... o problema não era o dinheiro... o problema era simplesmente a DÚVIDA, o que adiantaria eu comprar o manete hayes e continuar com minha dúvida? qual sucesso teria? resposta dada corretamente por nosso amigo GIBA que ja viu o fato acontecer e não dá certo... se ele viu, pq eu discutiria com ele? então ele simplesmente tirou minha dúvida!
 
Marcos, blz!? Olha a experiência me ensinou que certas coisas não precisam ser testadas para se ter certeza absoluta que vai dar merda...
 
Existem gambiarras e gambiarras, e essa que vc propôs fazer é uma gambi das piores...rs
 
Pagar pra ver o resultado de usar um fluido incompativel com o caliper ou manete pode ser caro demais... sem exageiro você pode pagar com um belo acidente...
 
E na boa... eu despenquei de ficar sem freio (diant e tras.) numa descida de quase 400 metros  perto do cemitério de Perus, quem conhece a descida da primicia sabe o que eu estou falando... é uma descida do tipo que carro 2.0 16v sobe em segunda  até o final de tão ingrime que é...
 
Cara não desejo isso pra ninguém cara, por muito pouco não beijei o muro... e por muita sorte não vinha carros...
 
Então eu não recomendo brincar com freios... não faça experiências, nem mesmo se for controlada... pode ser muito perigoso se depois de diversos testes e tudo aparentemente funcionar normal acontecer algo no sistema e ele parar de funcionar...
 
Darlan
Scott Aspect 20(2009)- Slx, Deore, Xcr, Alex, Truvativ GXP1, Selle Italia Transan X0, Freios Shimano Hidra, Scott Comp

KHS ALITE 2000 - Sram X7, Avid BB7, Avid SD7, Spinner Aeris, Vzan, Truvativ, FSA
Voltar ao Topo
marcosvales Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Jan 2006
eresina - piauí
Offline
Mensagens:816
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosvales Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:32
Royo, não concordei com vc na primeira resposta... pois ele me falou exatamente e sem dúvidas(o que não aocnteceu quando vc disse) ele disse que trabalhou 4 anos e viu acontecer... ao contrário de você que apenas falou de suposiçoes.... ah e tem como se testar um freio sem andar de bike ou vc não tem cabeça para fazer esse tipo de teste... axo que toda fábrica testa o dela sem por em risco vida humana.... por isso suas respostas ainda continuam INCONVICENTES.! e duvidosas sobre o assunto! claro que vc é conhecedor em algumas coisas... pois vc mesmo ja me ajudou em suspensões... mais dessa vez, não foi com vc!
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:48
Pego a pipoca de novo!?
 
Marcos, não é defendendo o Royo... mas cara, é obvio que não ia dar certo o seu experimento... ou vc estraga o caliper ou estraga os manetes. Não precisamos de um especilista, é como eu disse...
 
"Tem coisas que só de pensar já dá para ter certeza que vai dar meleca"
Scott Aspect 20(2009)- Slx, Deore, Xcr, Alex, Truvativ GXP1, Selle Italia Transan X0, Freios Shimano Hidra, Scott Comp

KHS ALITE 2000 - Sram X7, Avid BB7, Avid SD7, Spinner Aeris, Vzan, Truvativ, FSA
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 20:12
Originalmente postado por marcosvales marcosvales escreveu:

Royo, não concordei com vc na primeira resposta... pois ele me falou exatamente e sem dúvidas(o que não aocnteceu quando vc disse) ele disse que trabalhou 4 anos e viu acontecer... ao contrário de você que apenas falou de suposiçoes.... ah e tem como se testar um freio sem andar de bike ou vc não tem cabeça para fazer esse tipo de teste... axo que toda fábrica testa o dela sem por em risco vida humana.... por isso suas respostas ainda continuam INCONVICENTES.! e duvidosas sobre o assunto! claro que vc é conhecedor em algumas coisas... pois vc mesmo ja me ajudou em suspensões... mais dessa vez, não foi com vc!
 
Ok, cada um se convence com o q achar melhor.. 
 
qdo falei em borrachas polares e apolares e de fluido tb..   é pq trabalhei em uma industria de borrachas por 02 anos..  e o primeiro curso q se fazia na industria é justamente sobre isso..  sobre composto de borrachas e suas propriedades..     eram bem interessante ver compostos de alto valor financeiro e q resistiam a produtos quimicos altamente corrosivos sendo dissolvidos ou inchando qdo colocados em óleo de cozinha , ou outros produtos supostamente inofensivos.
 
ai sabendo que um tipo de borracha é incompativel com um determinado fluido..   não é necessário testar pra saber q vai dar errado. 
 
mas se vc se convenceu com a resposta do Giba..  ótimo.. pelo menos não vai jogar dinheiro fora sem necessidade.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
lufeso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2022
SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lufeso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2022 as 08:14
Pra quem ainda tem a dúvida:

Eu uso um manete shimano XT (mineral) do modelo antigo M595 e pinça hayes stoker ryde(dot). Estou usando o conjunto somente com óleo mineral já tem uns 3 anos. Já usei óleo shimano e de farmácia(1--% puro) e agora estou em teste com óleo hidráulico mineral automotivo Atf/TASA, porém já adianto aos curiosos como eu: o GT-Oil TASA é muito viscoso, deixa o freio mais "lento", vou continuar na saga de testes com óleos minerais. Nunca tive problema de vazamentos ou problemas no freio.
[IMG]uploads/98645/manete_2022-02-01_08-11-28.jpg[/IMG]
[IMG]uploads/98645/manete.jpg[/IMG][IMG]uploads/98645/pinça.jpg[/IMG]
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X