Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Existe tamanho certo para corrente ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Existe tamanho certo para corrente ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ivan Santin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2007
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:663
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ivan Santin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Existe tamanho certo para corrente ?
    Postado: 25 Fev 2010 as 18:56
Olá galera, gostaria de saber se existe um comprimento exato para corrente, ou é só compra e instalar na bike ?
A minha é 24v.....
Abraços
Ivan Santin
Trek 4300(2008)
Piracicaba-SP
Voltar ao Topo
galegojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:307
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar galegojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 19:14
Existe sim um tamanho correto.

Você pode se basear na sua corrente antiga, mas o melhor é ver a recomendação de um fabricante. Neste vídeo abaixo, a SRAM explica como fazer:


----
Ain't No mountain is High Enough!

Galego

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 19:19
Sem cambio, passa ela pela coroa grande e pelo cassete grande. Some dois elos e pronto.  
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
brunoFTL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Out 2009
Fortaleza/CE
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoFTL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 00:19
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Sem cambio, passa ela pela coroa grande e pelo cassete grande. Some dois elos e pronto.  


Essa regra funciona mesmo? Para qualquer configuração de coroas/catracas?
Voltar ao Topo
ppompei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:21
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ppompei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 13:33
Galera,

eu uso uma outra técnica que funciona muito bem.
Nunca tentei comparar as duas pra ver se o resultado é igual. se alguém já fez posta pra gente saber o resultado...

Bom, o jeito que faço é o seguinte: passo a corrente pela coroa maior, pelo catraca menor e pelo passador.
Depois meço a corrente, eliminando os elos, até que o braço do passador fique na posição perpendicular ao solo.

Abração

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 13:35
Originalmente postado por brunoFTL brunoFTL escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Sem cambio, passa ela pela coroa grande e pelo cassete grande. Some dois elos e pronto.  


Essa regra funciona mesmo? Para qualquer configuração de coroas/catracas?



É o que está indicado nos manuais da Shimano.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2010 as 02:21
Então, Cebo, mas sempre fiquei pensando no seguinte, e como fica com relação ao braço do câmbio traseiro?
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2010 as 04:08
Originalmente postado por ppompei ppompei escreveu:

Galera,

eu uso uma outra técnica que funciona muito bem.
Nunca tentei comparar as duas pra ver se o resultado é igual. se alguém já fez posta pra gente saber o resultado...

Bom, o jeito que faço é o seguinte: passo a corrente pela coroa maior, pelo catraca menor e pelo passador.
Depois meço a corrente, eliminando os elos, até que o braço do passador fique na posição perpendicular ao solo.

Abração



em base acho que seria mais ou menos isso mesmo.
fazer o cage do cambio traseiro ficar perpendicular ao solo.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2010 as 05:14
Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

Então, Cebo, mas sempre fiquei pensando no seguinte, e como fica com relação ao braço do câmbio traseiro?


Normal, cara. Se não não estaria no manual do fabricante. O que importa é ter corrente o suficiente pra cruzar grande/grande sem mantar tudo pelos ares. Lógico que você tem que estar com o cambio com o cage certo para seu cassete e coroas.


Achei a parte do manual que fala isso.



Editado por Cebo - 27 Fev 2010 as 05:23
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Ivan Santin Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jun 2007
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:663
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ivan Santin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2010 as 13:31
Valeu galera interessante a dica !
Abraços
Ivan Santin
Trek 4300(2008)
Piracicaba-SP
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2010 as 14:35
Simples e perfeito, não importando o tamanho das coroas e cassetes.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
JulioMoreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Fev 2012
Guaxupé-MG
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioMoreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 00:56
Valeu pelas dicas galera.....seguindo o manual como sempre...
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 01:35
O tamanho do braço do câmbio é irrelevante, sempre uso o método de pinhão maior+coroa maior e deu certíssimo nas mais variadas combinações. Tem gente que quer passar a corrente pelo câmbio traseiro p/ medir o comprimento, mas como o braço do câmbio tem uma mola, fica bem incômodo medir o comprimento, você vai precisar ficar puxando o tempo todo a corrente para ela ficar no lugar.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2012 as 16:10
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

Então, Cebo, mas sempre fiquei pensando no seguinte, e como fica com relação ao braço do câmbio traseiro?


Normal, cara. Se não não estaria no manual do fabricante. O que importa é ter corrente o suficiente pra cruzar grande/grande sem mantar tudo pelos ares. Lógico que você tem que estar com o cambio com o cage certo para seu cassete e coroas.


Achei a parte do manual que fala isso.

Essa é a forma correta, está nos manuais da Shimano e da Sram (KMC eu não sei, nunca tive uma e não pesquisei). Enfim, siga o manual que não tem erro!
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2012 as 17:37
Pessoal,

Eu vi que a Shimano diz pra adicionar dois elos, mas eu faço isso independente do tamanho que ficou quando passei pelas coroas maiores?

Então após comprar a corrente na loja, ainda tenho que comprar dois elos para ela?

Obrigado.
Voltar ao Topo
PEZZIN Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2012
Anchieta - ES
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PEZZIN Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2012 as 17:54
Guto, se não to enganado ela vem sobrando elos, ai vc mede como mostraram acima conta mais dois elos e corta ali.
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2012 as 17:57
Originalmente postado por Guto Nunes Guto Nunes escreveu:

Pessoal,

Eu vi que a Shimano diz pra adicionar dois elos, mas eu faço isso independente do tamanho que ficou quando passei pelas coroas maiores?

Então após comprar a corrente na loja, ainda tenho que comprar dois elos para ela?

Obrigado.


não.
vc passa de forma que a corrente feche justa.
fechou?
adiciona dois elos.

provavelmente vai sobrar elo da corrente nova.

exemplo:

vc teve que tirar 5 elos pra corrente fechar justa.
adiciona 2 e pronto.
guarda os 3 que sobraram pra reserva.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2012 as 20:18
Ok, obrigado pelas respostas pessoal.
abraços.
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2012 as 20:17
Acabei de colocar a corrente conforme orientação e faltou uns 3mm para ela ficar exatamente justa, buraco com buraco dos elos.
Faz diferença se ficar faltando estes 3mm pra ficar justa?

Outra pergunta: 
A corrente veio com um pino preto já preso nela e um outro prateado e maior separado num saquinho, qual dos dois devo utilizar, o preto ou o prateado?

Obs: o pino preto que esta um pouco preso, não permiti a união fácil dos elos, teria que fazer uma certa força para ligar os elos caso utilize este pino preto.
Voltar ao Topo
rodrigogabrielj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Paraná
Offline
Mensagens:180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogabrielj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2012 as 20:24
Guto,
Use primeiro o pino preto qua já está colocado na corrente.
quando precisar e se precisar, ou seja, se você tirar por algum motivo a corrente, aí sim deve utilizar o pino prata um pouco maior. Ele é um sobressalente.
Dica de tamanho da corrente.
Coloque a corrente na coroa menor e na catraca menor ^passando sim pelo câmbio traseiro e dianteiro.
Veja se a corrente ficou encostando no câmbio (roldana superior com corrente).
Se não, está pronto.
Abç.
work to eat
eat to live
live to bike
bike to work
Salmo 133.'.
Voltar ao Topo
Guembezao Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2005
-
Offline
Mensagens:230
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guembezao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2012 as 21:27
Duvida besta de quem nunca trocou uma corrente na vida Big smile: geralmente quantos elos sao retirados???
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2012 as 22:26
Originalmente postado por Guembezao Guembezao escreveu:

Duvida besta de quem nunca trocou uma corrente na vida Big smile: geralmente quantos elos sao retirados???

Na minha, fazendo os dois testes, colocando nas coroas grandes sem passar pelo câmbio e colocar na marcha mais pesada, cora grande da frente e menor do cassete e passando pelo câmbio, deu igual, ou seja, vou ter que tirar dois elos.

Obrigado pessoal pelas respostas, me ajudaram bastante.

abraços.
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2012 as 23:26
Voltar ao Topo
rodrigogabrielj Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2009
Paraná
Offline
Mensagens:180
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigogabrielj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2012 as 00:43
Muito relativo.
dependerá do tamanho do quadro, modelo de gancheira e modelo do câmbio.
 
work to eat
eat to live
live to bike
bike to work
Salmo 133.'.
Voltar ao Topo
luizspagnol Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2012
Bahia
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizspagnol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 10:21
apesar de estar nos manuais isso não faz o cambio trabalhar esticado demais?

Além do que  se a medição é feita sem o cambio entre coroa maior/catraca maior e é adicionado apenas 2 elos, essa marcha não entra apos montar a corrente no cambio (sei que não deve ser usada mas tem que entrar pelo menos)
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 11:01
Originalmente postado por luizspagnol luizspagnol escreveu:

apesar de estar nos manuais isso não faz o cambio trabalhar esticado demais?

Além do que  se a medição é feita sem o cambio entre coroa maior/catraca maior e é adicionado apenas 2 elos, essa marcha não entra apos montar a corrente no cambio (sei que não deve ser usada mas tem que entrar pelo menos)
Em todas as minhas bikes essa marcha entra com a corrente cortada da forma indicada no manual (já tive 9 bikes em 7 anos)
Voltar ao Topo
Arsen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2013
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:252
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arsen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 20:57
Ressucitando o tópico por causa de uma dúvida talvez muito boba:
Que problemas podem existir se uma corrente estiver um pouco maior do que o tamanho ideal usando as regras citadas acima
Comprei minha bike usada e, ao verificar o estado da corrente, notei que ela está dois links maior do que as regras dos manuais recomendam. Como já li em alguns tópicos que abrir a corrente sempre enfraquece a mesma, não gostaria de fazer isso para corrigir o tamanho. Isso pode trazer algum problema?
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Ago 2013 as 21:12
o problema da corrente grande só vai ocorrer realmente no cruzamento da corrente na coroa pequena do pedivela com as catracas pequenas do cassette

o que pode acontecer é o cambio encolher todo e a corrente ficar mole. não vai passar muito disso.

se cruzando coroinha com catraca menor a corrente continua razoavelmente esticada, não tem problema nenhum aí.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
mauricio canale Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mai 2011
piracicaba
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauricio canale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 09:38
Como faço pra tirar um elo da corrente de sram pc991, vcs tem alguma dica pra tirar em casa?,,,
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 12:17
você realmente precisa tirar um elo?

se sim, chave de corrente nela e toma cuidado pra não fazer besteira.

se não for uma necessidade urgente tirar esse elo, deixa ele lá.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
mauricio canale Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mai 2011
piracicaba
Offline
Mensagens:210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mauricio canale Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 13:40
Onde eu consigo''chave de corrente', e como funciona, eu coloco uma porca embaixo e vou batendo
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2013 as 18:28
Originalmente postado por mauricio canale mauricio canale escreveu:

Onde eu consigo''chave de corrente', e como funciona, eu coloco uma porca embaixo e vou batendo

Se for chave pra remover o elo, basta entrar no Mercado Livre e digitar:

" chave para pino de corrente "

..vão aparecer várias.

Se for a chave para extrair o cassete, aquela que tem uma corrente presa, faça a mesma procura, mas escreva:

" chave para extrair cassete "

Não precisa bater em nada, o tempo da pedra lascada já passou! (risos)

Use o campo buscar do fórum, fica lá em cima, procure por: corrente, elo, extrair elo, etc.

Abraços.
Voltar ao Topo
dakurz Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2017
RS
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dakurz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2017 as 17:21
ressussitando:
e pra relação 1x9?
a minha parece q ficou com elo demais... quando está na 9, ela está esticada mas muito solta... 
e na primeira marcha, o cambio não fica esticado como vejo a maioria das 1x

Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 01:56
Originalmente postado por dakurz dakurz escreveu:

ressussitando:
e pra relação 1x9?
a minha parece q ficou com elo demais... quando está na 9, ela está esticada mas muito solta... 
e na primeira marcha, o cambio não fica esticado como vejo a maioria das 1x



A mola desse câmbio é muito mole. Daí a corrente ficar meio caída.
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 10:02
O maior problema com comprimento de corrente não é ajustar o comprimento dela, mas compatibilizar as peças entre si: coroas, cassete e câmbio traseiro. Como existem muitas peças avulsas no mercado, cada uma com uma especificação, muitas vezes o conjunto não funciona direito junto.

Vou dar um exemplo aqui.
Estou restaurando duas Caloi Mountain Bikes 15 com peças de época. Uma vai receber um câmbio Sun Race de modelo original, enquanto a outra vai receber um Shimano Tourney TY-20, ambos zero km.
Já uma GT que comprei no quadro está recebendo um lote de peças mais modernas, incluindo um câmbio traseiro Shimano Tourney TX-35.
Esses três câmbios tem duas molas tensoras, sendo uma delas no pivô da gancheira. Na combinação desses dois tensores, a amplitude de tensão desses câmbios é muito maior que câmbios antigos onde a tensão na gancheira era feita por parafuso.

A diferença é que o TX-35 é um câmbio maior que os outros dois porque é recomendado para uso com catraca megarange.
A diferença da catraca megarange entre a maior engrenagem para a menor é enorme, e a diferença de comprimento de corrente engrenada é enorme. Quem tem de absorver isso? Sim, é o câmbio traseiro.
No caso do TX-35, pra acomodar a megarange, tudo é maior que no TY-20. O braço das polias é maior, as polias dentadas são bem maiores, o curso de rotação dos tensores é maior.

Nas Caloi, tanto o Sun Race como o TY-20 passam maus bocados para manter a tensão da corrente. Se posicionar os câmbios na menor coroa e na menor engrenagem da catraca (posição recomendada para uma bicicleta a ficar estocada), os câmbios ficam encolhidos quase nos batentes inferiores e a tensão sobre a corrente é deficiente. É uma bicicleta que precisa de atenção no uso da coroa menor em marchas intermediárias.
Não haveria o menor problema em instalar um câmbio TX-35 nas Caloi com aquela catraca simples de 5 velocidades. A amplitude de tensionamento é pequena perto do todo curso do câmbio.

Se fossem colocados os câmbios da Sun Race ou o TY-20 numa bicicleta com megarange e fosse feito o ajuste recomendado  passando a corrente pela coroa e catraca maiores e dado 3 elos de folga, provavelmente a corrente ficaria sem boa tensão nas marchas mais elevadas.
Se fosse feito o método de ajuste da corrente para deixar o tensor em pé, provavelmente não haveria corrente suficiente para usar a maior engrenagem da megarange.

Então é bom tomar cuidado com a harmonia entre as peças para manter a compatibilidade dentro da bicicleta.
Na bicicleta original o bom fabricante teve esse cuidado, mas numa bicicleta reequipada esse problema pode surgir.
Voltar ao Topo
gbzarelli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2014
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gbzarelli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2017 as 10:44
A regra de add dois elos vale para relação 1x10? (32x11-42)
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2017 as 10:57
Acredito que a regra vale pra 1x sim, neste caso fica até mais fácil pois não existe corrente cruzada. O que vc pode fazer é aplica a regra e ver se na marcha mais leve o cambio não fica estupidamente esticado, se achar que ficou ruim vc pode adicionar mais um elo e verificar se na marcha mais pesada o cambio não fica muito encolhido e raspa na corrente. Se na marcha mais leve o cambio trabalha de boa e na mais pesada ele não fica encolhido a ponto de pegar na corrente, vai funcionar de boa.
Voltar ao Topo
DEKSONIC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2016
GUARULHOS
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DEKSONIC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2017 as 17:36
Originalmente postado por 49329 49329 escreveu:

Originalmente postado por mauricio canale mauricio canale escreveu:

Onde eu consigo''chave de corrente', e como funciona, eu coloco uma porca embaixo e vou batendo

Se for chave pra remover o elo, basta entrar no Mercado Livre e digitar:

" chave para pino de corrente "

..vão aparecer várias.

Se for a chave para extrair o cassete, aquela que tem uma corrente presa, faça a mesma procura, mas escreva:

" chave para extrair cassete "

Não precisa bater em nada, o tempo da pedra lascada já passou! (risos)

Use o campo buscar do fórum, fica lá em cima, procure por: corrente, elo, extrair elo, etc.

Abraços.


KKKK
Isso me lembra do tempo em que pra desmontar o pedevela a gente usava um prego e um martelo
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2017 as 09:16
O tempo do martelo já passou, mas não tá tão distante assim não. Tenta tirar central quadrado que já está a anos na bike tomando sol e chuva, é tenso.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X