Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Dúvida Pedivela / coroa
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Dúvida Pedivela / coroa

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Dúvida Pedivela / coroa
    Postado: 11 Fev 2010 as 18:47


Pessoal,

Mesmo já tendo uma larga experiência na mecânica, me  ocorreu a dúvida que descreverei a seguir, pois estou reformuilando (novamente) a minha vekha C 12 guerreira.

Vou montá-la com a catraca original, de 6V da Suntour, mas quero deixar apenas uma coroa na frente.

A dúvida é:

- Sendo o pedevela para duas coroas, coloco a coroa na parte de dentro ou na de fora???

Abraços
Voltar ao Topo
augustao Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Fev 2009
Campinas - SP
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar augustao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 01:05
A "chainline" (distância do centro do quadro até a "corrente") de pedivelas duplas é 43.5mm (no meio das duas coroas). Como o espaço entre as coroas é de 5mm, então a coroa de dentro tem uma chainline de 41mm e a de fora, 46mm. Isso com o movimento central do tamanho "correto" para a pedivela.

O ideal a se fazer é ver com qual das duas coroas se obtém mais posições ruins, como coroa de dentro e o menor pinhão. Quanto mais a corrente se cruza, menor a eficiência mecânica (mais energia sendo dissipada como calor, e menos indo para a transmissão).

Sabendo isso, utilize a outra coroa. Lembre-se: quanto mais reta a corrente, maior a eficiência mecânica.

Outra solução seria utilizar um movimento central um pouco maior (a cada 2mm de comprimento do movimento central, aumenta-se 1mm da chainline) para se obter o menor número possível de posições ruins.


Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 13:20
Obrigado pelas informações. Já estou reconsiderando e acho que vou montar com o pedivela duplo mesmo.

Abraços
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X