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Porque Shimano XT é tão mais caro que SLX

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dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Ago 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2014 as 18:02
Originalmente postado por Zwet Zwet escreveu:

Guiné:

Coroas de alumínio nunca poderiam ser mais resistentes que as de aço. Se fosse assim, a coroa média (que é a mais usada e que sofre mais desgaste) seria de alumínio. A questão do uso do alumínio é puramente por peso. Se o alumínio fosse mais resistente ao atrito do que o aço, ele estaria também nas outras coroas, no casete inteiro (e não apenas no spider dos cassetes, onde o alumínio cumpre o papel apenas de redução de peso) e nas correntes. Quadros de alumínio só são possíveis pelo uso de tubos muito mais grossos do que os de aço. 

O alumínio usado em todas as peças da shimano é o mesmo, se não isto seria especificado (liga 6000 e isso, 7000 e aquilo...). Já a anodização é um processo que protege a superfície do alumínio, mas não o torna mais resistente a outras coisas que não arranhados. Se você olhar bem, grupos mais inferiores da shimano, como o alívio, e mesmo o Tourney, possuem pesas anodizadas. O meu grupo Deore é anodizado, mas o novo 2010 é pintado, uma escolha puramente estética, já que o preço não foi alterado.

O que aumenta a durabilidade do XT com relação ao SLX nos cambios é a presença de buchas, fazendo com que a articulação não seja feita metal no metal, levando mais tempo para que apareçam folgas. Mas isso não é algo que seja realmente mais caro.

Não estou dizendo que a shimano fez grupos gemeos, de modo algum. Existem sim, diferenças em materiais e etc que tornam os grupos superiores um pouco mais duráveis ou leves.

não considerei o que você falou como provocação. O que eu queria saber mesmo é se tem algo que torne o XT realmente surpreendentemente superior ao SLX, pois ao meu ver, as diferenças não justificam o preço. Estou com a possibilidade de viajar para o exterior e comprar pesas mais baratas, mas não encontrei justificativas para evoluir, já que não sou competidor, e gramas não me importam.
Inclusive, as queixas que tenho quanto ao meu grupo deore já foram solucionadas no próprio deore (sistema shadow e molas mais fortes - não gosto do cambio batendo no chain staiy).

Alfredo Takaoka:

Não acredito que as recomendações do catalogo sejam mais do que uma maneira de aumentar as vendas dos grupos superiores. Afinal de contas, a não ser que sejam modalidades completamente diferentes (como DH e XC), um grupo que serve para AM serve para qualquer outra modalidade que não abuse tanto do mesmo. Acreditar 100% nas recomendações do vendedor é comprar o que eles querem vender.

Abraços

Só para esclarecer o alumínio das partes em diferentes grupos são de tipos diferentes e eu diria que em parte nem alumínio são e sim ligas (vamos chamar assim) com diversos compostos como por exemplo cerâmica.
A Shimano não revela suas ligas mas é claro que as ligas podem sim serem mais resistentes do que o aço no que diz respeito as coroas e demais partes.
Vemos o mesmo exemplo em rolamentos com esferas de cerâmica ou sendo estes 100% cerâmicos ambos são mais resistentes que os equivalentes em aço.
O desgaste se dá no atrito das partes e no geral em compostos que são mais aderentes ente sí como é o caso do aço x aço.
Outro exemplo que temos são as correntes que possuem elos em titânio (KCMC) que duram quase 2x mais que as convencionais pois o elo tem composto diferente do eixo interno o que resulta em menos atrito e menor desgaste.

A diferença do SLX e XT estão (como falou) nas buchas, pinos, rolamentos, eixos de cubo, Molas, ligas de metal utilizadas, mecanismo do passador (similar ao XT antigo) e acabamento externo que pode sim dar mais resistência ao produto dependendo do tipo, aplicação e forma que foi feito.
Eu costumo dizer que o SLX é um DEORE reforçado eo XT o primo pobre do XTR, claro que tudo na brincadeira.
Ambos tem partes que são bem equivalentes como o câmbio dianteiro mas analisando parte a parte em tudo que citei a cima em nada o SLX supera o XT.
Mas ambos duram bastante e a diferença é pouca com pontos favoráveis ao XT.


Editado por dts - 21 Mar 2014 as 18:06
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