Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Curitiba odeia bicicletas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Curitiba odeia bicicletas?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FDultra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2007
Nova Friburgo - Rio de Jane
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FDultra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Curitiba odeia bicicletas?
    Postado: 10 Nov 2009 as 16:28
  Não sou de lá, mas realmente fiquei surpreso e decepcionado. Receber o mesmo tratamento de cachorros é dose!  Dead

http://pedaleiro.com.br/2009/11/08/curitiba-odeia-bicicletas/



http://rodafixa.blogspot.com/2009/11/curitiba-e-seu-atraso-de-15-anos.html




BIKE []'s

FRED
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 16:46
Tá mais que certo, se deixar entrar bicicleta vira bagunça, com idiotas tirando finas das pessoas.
Não são locais para passeio de bicicleta.






PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 16:54

Dei uma olhada no link que voce postou e la diz que em todos os parques é proibido bicicleta, o que nao é verdade, a grande maioria dos parques da bela Curitiba oferece infraestrutura para a pratica do pedal. Exemplos: parque iguaçu, parque barigui, parque sao lourenço, tanqua, tingui. No passeio Publico tem ate uma bicicletaria para consertos rapidos.

Quando vier a nossa cidade novamente, venha com mais calma ou se informe melhor sobre a cidade para nao passar informações erroneas aos leitores do seu blog.

no mais boas pedaladas.



Editado por euesmago - 10 Nov 2009 as 17:01
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
HuGo RPC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HuGo RPC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 16:56
Quem nunca veio a Curitiba e ve uma placa destas fica com pensamentos errados. Este tipo de placa fica em alguns parques, onde ficam crianças, familias, etc. E que se houver algum descuido com o ciclista e pedestre pode causar um acidente mais grave. Curitiba não está atrasada no sentido de ciclismo, existem muitas, mas muitas mesmo, ciclovias (nem sempre em perfeitas condições é obvio).
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 17:08

No parque Barigui mesmo, tem partes onde dá pra pedalar e outras não, mesmo assim sempre tem uns idiotas que querem pedalar no meio da multidão...

Tirei esta foto na frente da Fae do centro dias atrás.

"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 17:13
Parecem ser aquelas bicicletas de campanha publicitária, inclusive dá para ver o suporte para banner atrás do banco.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 17:15
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Parecem ser aquelas bicicletas de campanha publicitária, inclusive dá para ver o suporte para banner atrás do banco.

Parece??? E aquele cartaz enorme escrito KUAT no meio do quadro? hauahuahauhaauhuhaua.LOLTongue

"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 17:15
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Parecem ser aquelas bicicletas de campanha publicitária, inclusive dá para ver o suporte para banner atrás do banco.


o importante é que sao bikes.
Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 17:17
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Parecem ser aquelas bicicletas de campanha publicitária, inclusive dá para ver o suporte para banner atrás do banco.

Parece??? E aquele cartaz enorme escrito KUAT no meio do quadro? hauahuahauhaauhuhaua.LOLTongue



EmbarrassedLOL

LOL
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
FDultra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2007
Nova Friburgo - Rio de Jane
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FDultra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 18:14
Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:


Dei uma olhada no link que voce postou e la diz que em todos os parques é proibido bicicleta, o que nao é verdade, a grande maioria dos parques da bela Curitiba oferece infraestrutura para a pratica do pedal. Exemplos: parque iguaçu, parque barigui, parque sao lourenço, tanqua, tingui. No passeio Publico tem ate uma bicicletaria para consertos rapidos.

Quando vier a nossa cidade novamente, venha com mais calma ou se informe melhor sobre a cidade para nao passar informações erroneas aos leitores do seu blog.

no mais boas pedaladas.



 Só para esclarecer, o blog não é meu, eu apenas lí o post e linkei aqui. Também não fui a Curitiba. Acho que a palavra "todos" não foi usada no post, mas parece estar oculta, realmente.  Também acho que onde ha crianças brincando, próximo a balaços, etc.. também não se deve circular, senão a pé. Mas isto se aplicaria a toda a área ao redor também, digo o parque inteiro? Sinceramente não sei.

PS.: Eu realmente não conheço o tal Bosque, mas por aqui onde moro, praticamente 99,99% de todas as áreas públicas são proibidas para bikes e/ou skates, e isso me parece errado. Chegaram a prender o campeão de skate da cidade por andar na calçada de skate. Não estou dizendo que é para liberar geral, mas me impressiona que só se cogitam os extremos, ou pode tudo, ou não pode nada. Esclarecer as pessoas, ensinando-as a respeitar as regras e a compartilhar o espaço de todos, que é bom, o poder público não faz.
 


Editado por FDultra - 10 Nov 2009 as 18:19
BIKE []'s

FRED
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 18:25
Complicado que isso é ou sensacionalismo barato ou é ignorancia pura e simples.

Curitiba tem uma boa estrutura de ciclovias até. Nos parques tem muita estrutura para o esporte também.

Porém, existem LUGARES dentro desses parques que são próprios para multidões e aglomerações. Dessa forma se torna proibitivo andar de bicicleta tirando fino das pessoas, e não é questão de respeitar os pedestres, simplesmente não tem como, ou tira fino ou se empacota. O problema dos cães é uma coisa a parte. Se resume a duas coisas. Cão caga e a multidão pisa, ou então o cão ataca alguém no meio da galera, ou é pisoteado (Eu contei 3 coisas Cry).

É simples. Não tem nenhuma ideologia demoniaca, é uma regra funcional pra proteger a integridade humana, seja do ciclista ou do pedestre.

E esse aviso não significa "Proibido Bicicletas". Significa "Bicicletas somente desmontado", igual nas calçadas do centro. Já para os cães é: "Madames, arrangem um lugar melhor para exibir o puppy".


Editado por Hauss - 10 Nov 2009 as 18:27
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 18:28
Só uma pergunta, Fred. Você já veio a Curitiba? Já visitou os espaços em questão?
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
euesmago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
curitiba
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar euesmago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 18:35
Originalmente postado por FDultra FDultra escreveu:

Originalmente postado por euesmago euesmago escreveu:


Dei uma olhada no link que voce postou e la diz que em todos os parques é proibido bicicleta, o que nao é verdade, a grande maioria dos parques da bela Curitiba oferece infraestrutura para a pratica do pedal. Exemplos: parque iguaçu, parque barigui, parque sao lourenço, tanqua, tingui. No passeio Publico tem ate uma bicicletaria para consertos rapidos.

Quando vier a nossa cidade novamente, venha com mais calma ou se informe melhor sobre a cidade para nao passar informações erroneas aos leitores do seu blog.

no mais boas pedaladas.



 Só para esclarecer, o blog não é meu, eu apenas lí o post e linkei aqui. Também não fui a Curitiba. Acho que a palavra "todos" não foi usada no post, mas parece estar oculta, realmente.  Também acho que onde ha crianças brincando, próximo a balaços, etc.. também não se deve circular, senão a pé. Mas isto se aplicaria a toda a área ao redor também, digo o parque inteiro? Sinceramente não sei.

PS.: Eu realmente não conheço o tal Bosque, mas por aqui onde moro, praticamente 99,99% de todas as áreas públicas são proibidas para bikes e/ou skates, e isso me parece errado. Chegaram a prender o campeão de skate da cidade por andar na calçada de skate. Não estou dizendo que é para liberar geral, mas me impressiona que só se cogitam os extremos, ou pode tudo, ou não pode nada. Esclarecer as pessoas, ensinando-as a respeitar as regras e a compartilhar o espaço de todos, que é bom, o poder público não faz.
 


Desculpa se as broncas acabaram sendo dirigidas a voce, imaginei que o blog fosse seu mesmo.

Curitiba com certeza tem muitos lugares para pedalar, parques e ate mesmo praças que oferecem espaço para as bikes.
Ate um dos nosso super herois anda de bike.

http://4.bp.blogspot.com/_1kf83ifFNRo/StJYhe-C0YI/AAAAAAAABQ4/WQcr40nuB98/s400/OILMAN.jpg

temos tambem uma figura folclorica:

http://pedaleiro.com.br/wp-content/uploads/2009/08/jacare.jpg

Viva mais, ame mais, pedale mais...
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 19:45
Levei um susto...

"Morei" em Curitiba por uns 6 meses...e não tinha visto isso não..

Sinceramente...tbm não tinha visto nenhum APOIO ao uso das bikes...mas tbm não tinha nada CONTRA as bikes. A única CRITICA CONTRA AS BIKES era o uso pelos ciclistas das famosas CANALETAS.

Alguns parques de lá é JUSTO não poder usar a bike...ate porque em alguns as "trilhas"/"caminhos" são estreitos e cheios de decoração, como o parque João Paulo II, que tem a replica de uma colonia Polonesa (não sei se na epoca podia ou nao a bike, mas seria justa a proibiçao).

Não andava de bike na epoca, mas comparada com as cidades que ando...achava Curitiba uma das melhores para se pedalar...

To doido pra VOLTAR e dar umas voltas...quem sabe use como disculpa para volta o proximo PARANAX...

KKKKKKKKKKKKKKKKKK
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
FDultra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2007
Nova Friburgo - Rio de Jane
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FDultra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 20:21
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Só uma pergunta, Fred. Você já veio a Curitiba? Já visitou os espaços em questão?

 Não e não. Mas como sempre ouvi falar que Curitiba tinha uma boa estrutura para as bikes (embora varias pessoas de Curitiba já tenham comentado aqui sobre o péssimo estado das ciclovias), fiquei surpreso em ler sobre uma aparente restrição ao uso do espaço público. Essa questão (o bom uso do espaço público), me chama muito a atenção porque, como já disse, aqui na minha cidade isso é um abEsurdo! Dead Proibem as bikes, proibem os skates, não existem alternativas de lazer para a mulecada (com aprox. 180mil hab. Friburgo tem UMA MICRO pistinha de skate), mas de certa forma, "permitem" que as praças sejam tomadas pelos traficantes, mendigos e bebuns em geral. Então eu concluo, que não tem ninguém que saiba alguma coisa sobre como administrar estes espaços, que são de todos nós. A nossa qualidade de vida poderia ser bem melhor  se os gestores públicos não fossem tão omissos/incompetentes. Muitas vezes, não é uma questão de dinheiro, mas de interesse pelo bem comum.
BIKE []'s

FRED
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 20:35
Originalmente postado por FDultra FDultra escreveu:


Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Só uma pergunta, Fred. Você já veio a Curitiba? Já visitou os espaços em questão?
 Não e não. Mas como sempre ouvi falar que Curitiba tinha uma boa estrutura para as bikes (embora varias pessoas de Curitiba já tenham comentado aqui sobre o péssimo estado das ciclovias), fiquei surpreso em ler sobre uma aparente restrição ao uso do espaço público. Essa questão (o bom uso do espaço público), me chama muito a atenção porque, como já disse, aqui na minha cidade isso é um abEsurdo! Dead Proibem as bikes, proibem os skates, não existem alternativas de lazer para a mulecada (com aprox. 180mil hab. Friburgo tem UMA MICRO pistinha de skate), mas de certa forma, "permitem" que as praças sejam tomadas pelos traficantes, mendigos e bebuns em geral. Então eu concluo, que não tem ninguém que saiba alguma coisa sobre como administrar estes espaços, que são de todos nós. A nossa qualidade de vida poderia ser bem melhor  se os gestores públicos não fossem tão omissos/incompetentes. Muitas vezes, não é uma questão de dinheiro, mas de interesse pelo bem comum.


Cara, vou para Friburgo quase todo sabado...

Acho que os ciclistas ai ficaram queimados...

Vejo muito ABUSO, e ja quase BRIGUEI com um.

Motivo? O PESSIMO habito de ir VOANDO pelas calçadas, principalmente na Alberto Brounim (ops, desculpa mas não sei como se escreve ) que é uma calçada SEMPRE muito movimentada.

A praça em frente ao McDonalds tambem não acho boa pedida.

Mas algumas praças (como a do Conego) realmente poderiam ter mais estrutura para a pratica de Urban/Street, ela é meio sub-utilizada.

Mas sei por ai tem muita trilha...agora no uso urbano...a turma peca muito. Aqui em Niteroi, que tem trânsito de verdade, a gente anda nas ruas e não calçadas.

Não to te atacando...é uma visão do comportamento geral que vejo de ciclistas em Friburgo...

Temos que marcar um pedal
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 20:37
Já tive a grata oportunidade de conhecer a maioria dos parques de Curitiba em uma viagem há alguns anos atrás, e olha só... me dá uma vontade de morar lá....

O Bosque Alemão não é aquele que tem cenas da estória infantil da Chapeuzinho Vermelho na trilha? Se for este mesmo que estou pensando, é um parque pequeno e concordo com a proibição das bikes, seria muito perigoso mesmo.

Abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 20:40
 No zoologico tb não pode graças a DEUS, já imainou os pequeninhos correndo no meio das bikes ?!!!
 Diversos parques podem  pelo menos por enqto, ou seja até os imbecis que correm nas ciclovias querendo " treinar" ou aparecer por lá acabem atropelando alguém  na ciclovia, que é de uso COMPARTILHADO.
 
Num dos meus passeios apé no parque com meus cães, um fdp qse atropelou meu cão com a bike, sorte que não bateu,  pois ele seria afogado no rio ah isso seria podem acreditar, ele era bem maior que eu mas ia se molhar  isso ia.
 
 Sk8 não é pra andar na calçada, só que faltava hahah as calçadas já são lastimaveis, só faltava ter que dividir com sk8, bsurdo 2 X
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 20:44
Pô moçada! Do jeito que tão falando parece que Curitiba é o paraíso das bicicletas! Pra não ficar reescrevendo o que já foi escrito, e muito bem, por sinal, recomendo a leitura do artigo do pessoal O² expedição: Ciclovia para carro. As opiniões expressas nesse artigo em muito se assemelham às minhas.

Pra quem tiver preguiça de clicar no link, tomei a liberdade de colocar alguns trechos do artigo aqui:

"(...)Estas “ciclovias” não são de fato ciclovias. Podemos chamar de várias coisas, como “zona de decaptação por placas de trânsito” , “vias para colisões com carros saindo da garagem”, ” caminho com fraturas causadas por pontos de ônibus irregulares” , “desvie o poste e árvores para continuar vivo”, etc,  mas não de ciclovias. Qualquer ciclista que preza pela própria vida prefere andar na rua do que nestas ciclovias-arapucas. Por isso dificilmente encontra-se bicicletas nestas ciclovias.(...)"

"(...)Estas ciclovias servem apenas, única e exclusivamente para motoristas. Todos os quase acidentes envolvendo motoristas e ciclistas onde o motorista é culpado, este pode ser inocentado através de uma simples frase: ” a culpa é dele que não estava na ciclovia”. É obvio que se a ciclovia fosse de algum modo mais segura, o ciclista nela estaria,  porém dada a ausência condições mínimas para ser considerada uma ciclovia, ele utiliza de um direito garantido pelo código de transito(...)"

Lembrando que o excelente artigo é de autoria do pessoal do .

Hug


Editado por lgalicki - 10 Nov 2009 as 20:59
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
FDultra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2007
Nova Friburgo - Rio de Jane
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FDultra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 21:12
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:


Cara, vou para Friburgo quase todo sabado...

Acho que os ciclistas ai ficaram queimados...

Vejo muito ABUSO, e ja quase BRIGUEI com um.

Motivo? O PESSIMO habito de ir VOANDO pelas calçadas, principalmente na Alberto Brounim (ops, desculpa mas não sei como se escreve ) que é uma calçada SEMPRE muito movimentada.

A praça em frente ao McDonalds tambem não acho boa pedida.

Mas algumas praças (como a do Conego) realmente poderiam ter mais estrutura para a pratica de Urban/Street, ela é meio sub-utilizada.

Mas sei por ai tem muita trilha...agora no uso urbano...a turma peca muito. Aqui em Niteroi, que tem trânsito de verdade, a gente anda nas ruas e não calçadas.

Não to te atacando...é uma visão do comportamento geral que vejo de ciclistas em Friburgo...

Temos que marcar um pedal


 Brother, concordo quase totalmente sobre o comportamento de muitos garotos que pedalam pelo centro da cidade. Só não concordo mais porque, evidentemente, não são todos.

 MAS, é aí que fica o ponto mais importante dessa situação. PORQUÊ que isso é assim? Eu acho que é porque não existe educação para o trânsito, lições básicas de cidadania. Não vejo ninguém falar sobre isso. Nunca ví uma tentativa de organizar os espaços públicos, de orientar o cidadão, etc... Aquela figura do guardinha da praça, que todo mundo conhecia, não existe mais e isso é muito ruim. Acho que a gente não pode esperar que as coisas andem bem, e as pessoas se comportem, se não ha uma figura disciplinadora, uma autoridade, apoiando a população, orientando, zelando. Isso explica muito os níveis de criminalidade hoje em dia. A rua vira terra de ninguém.

 Sobre não haver espaço para a prática de esportes, realmente, a rua não é o melhor lugar para isso. Mas deveria haver espaço para trafegar de bicicleta, e não há. Neste caso, acho que é o espaço que tem que se adequar às necessidades do cidadão, e não o contrário. Mas como você bem disse, fora a micro-pracinha do Cônego, quae não há mais nada na cidade. De novo, deveriam construir.

 Repito que não se pode esperar que as pessoas se comportem maravilhosamente sem que haja a presença orientadora vigilante do poder público, sem que haja um plano de compartilhamento dos espaços. Especialmente quando estamos carecas (no meu caso literalemnte!), de saber que o principal problema desse país e a falta de educação, não no sentido de etiqueta, mas de conhecimento e noções básicas em todas as áreas.

 Seria legal marcar um pedal sim brou. Por onde você costuma pedalar? Derrepente a gente até já se esbarrou por aí e nem sabe! Atualmente, em função da família, tenho pedalado mais durante a semana, a noite.

 Abraço!Smile
BIKE []'s

FRED
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 21:59

Aqui realmente é bom para pedalar. Nem tanto na cidade mas principalmente nos entornos. Se não há montanhas como em Minas há muito lugar legal em alguns bairros e principalmente nos municípios vizinhos.

Mas precisa de fazer treinamento especial: pedalar com as mãos para o alto. Dead 
 
Já que a onda de assaltos de bikes está punk e aumenta a cada dia.
Voltar ao Topo
FDultra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Set 2007
Nova Friburgo - Rio de Jane
Offline
Mensagens:532
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FDultra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2009 as 22:24
 Tem outra coisa que eu esquecí de comentar. Na cidade o problema da falta de educação e conhecimento (por parte de todos, autoridades e cidadão), fica mais evidente, todo mundo vê. Mas nas trilhas por aí a fora o problema senão é pior, é tão ruim quanto.  Isto porque a falta de educação não é privilegio dos mais desinformados e sim uma espécie de modus operandi de uma boa parcela da população, mal-acostumada a viver num país em que não se respeita nada e as autoridades são as primeiras a darem o mau exemplo (genericamente falando - para os politicamente corretos).

 Estou cansado de ver trilhas cheias de lixo deixado por ciclistas (entre muitos outros). Existe inclusive um tópico sobre isso, em que um organizador de um grande evento (não me lembro qual, nem onde), reclamou sobre a quantidade de lixo deixada por atletas "top" (leia-se, pessoas que deveria ter mais educação do que demonstraram).

 Ou seja, não adianta "tirar o sofá da sala", não adianta proibir tudo o quepode ser potencialmente perigoso, ou danoso. Além de ser impossível, é inútil e acaba tirando a liberdade das pessoas. Uma situação onde os justos pagam pelos pecadores e todos saem perdendo. É preciso educar, zelar pelo que é nosso e pelo que é de todos.

 Não estou dizendo que acho errado proibir a bicicleta em lugares onde, evidentemente, ela não cabe. Mas estou aproveitando o gancho para dizer que eu acho que a maioria dos lugares em que ela é proibida de trafegar, isto ocorre por ignorância, ou comodismo das autoridades. É mais fácil proibir. Mas é bom deixar clar que isso não resolve nada a longo prazo, só piora. Por um acaso onde ela não é proibida, fica automaticamente entendido que vale tudo? Não. Não vale tudo em lugar nenhum. Tem que haver bom senso.

 Repito que não estou me colocando contra (nem a favor), a situação relatada no tal blog queme fez postar a notícia aqui, ok?
 
BIKE []'s

FRED
Voltar ao Topo
Bruno D.K. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2008
Curitiba - Paraná
Offline
Mensagens:285
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno D.K. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2009 as 02:40
Realmente, aqui não é nenhuma maravilha para pedalar, mas não é tão horrivel devido a rede de ciclovias que existe. Esse artigo do O² é verdade, sobre os postes no meio da ciclovia. Podem acreditar, já bati em um...Embarrassed burrada minha, mas deixa pra lá.
Na minha opinião, o lugar mais seguro para se pedalar aqui continua sendo as canaletas, desde que seja fora do horário de pico. Ali você esquece a regra de trânsito sobre a mão da via. Basta andar na contramão que você seguirá tranquilo.
Pra é de fora e nçao conhece as canaletas, são as vias por onde passa exclusivamente o ônibus biarticulado.
Caloi Strada 2012 'Last Edition' (Road and Racing)
Caloi Aluminum Sport 'Hybrid-Speed Wannabe' 24v (Fun and Trips)
Sundown Peaks Teen 21v (Backup)
Monark Afrikan 18v (Old-School)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X