Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bike full da problema no Joelho?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bike full da problema no Joelho?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
5 th elemento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2003
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 5 th elemento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bike full da problema no Joelho?
    Postado: 27 Out 2009 as 16:26
Um broder que treina capoeira comigo , faz faculdade de fisica  reparou que vou treinar de bike e viu que tenho um ht e uma full , comentou é bem melhor vc pedalar na ht eu perguntei pq ele falou que a full dá problema no joelho e falou umas paradas tipo movimentos contrarios , vou pedir para ele explicar melhor e posto aqui , enquanto isso opinem tem algo haver isso que ele afirma?
 
Sei que não fui muito especifico mas amanhã coloco a teoria dele.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 16:32
Acho que só procede nos casos que o pedivela é fixado na balança traseira.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 18:38
Acho que pode acontecer quando o shox é daqueles meia boca e há muito BOB ainda no caso mencionado pelo Voodoo do pedivela ligado á balança (raro) pois nos demais casos a distância entre o selim e o pedivela mesmo nas full é fixa, a articulação está só na traseira.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 18:43

Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Acho que pode acontecer quando o shox é daqueles meia boca e há muito BOB ainda no caso mencionado pelo Voodoo do pedivela ligado á balança (raro) pois nos demais casos a distância entre o selim e o pedivela mesmo nas full é fixa, a articulação está só na traseira.

Tem várias Full onde o pedivela está no triangulo traseiro, como falou o Voodoo. É o caso da Sonix. A diferença é que tem um link ligando o triangulo traseiro ao dianteiro, que impede que a ação de amortecimento te impulsione para cima e para baixo.

Acredito que se for aquelas Full de mercado possa dar problema no joelho caso o pedivela seja fixo no triângulo traseiro.

"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 18:58
Só repararem no funcionamento do sistema de amortecimento da Caloi SK. Dead
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 19:09
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Só repararem no funcionamento do sistema de amortecimento da Caloi SK. Dead


E "isso" aqui? Confused



Um dos pedreiros que está trabalhando lá em casa tem uma dessas. Prometi dar uma bicicleta decente para ele no final da obra. Tongue
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 19:09
Hamud, a tua tem um link e vc não sente diminuir a distância entre o selim e o pedal?
Na SK a impressão é mais forte ainda dessa diminuição de espaço. Na foto não dá prá ver o pedivela está fixado no downtube ou na balança... se for... vixe.


Editado por Mr.Sergius - 27 Out 2009 as 19:11
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 19:16
TALVEZ possa acontecer em bikes com o triângulo traseiro unificado. Esse sistema infeliz que a Trek inventou com suas Y. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 19:20
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Na foto não dá prá ver o pedivela está fixado no downtube ou na balança... se for... vixe.


É na balança. Dead
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 19:38
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Hamud, a tua tem um link e vc não sente diminuir a distância entre o selim e o pedal?
Na SK a impressão é mais forte ainda dessa diminuição de espaço. Na foto não dá prá ver o pedivela está fixado no downtube ou na balança... se for... vixe.

Não posso te dar certeza pq ainda não andei nela. Mas dá uma olhada na foto e veja que o link faz com que o pedivela possa ficar fixo enquanto o triângulo trabalha. Esse sistema é chamado de VLS (Virtual Link System) pela Haro.

PS. Não to conseguindo postar a foto, tá dando problema no Imageshack, em casa posto.

"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 21:14
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Acho que só procede nos casos que o pedivela é fixado na balança traseira.
 
2x
 
Se o pedivela não tem movimento relativo com o selim então não há diferença em relação à ht.
 
 
 
 
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 21:54
Na Caloi SK o movimento central fica junto à balança traseira. Então toda vez que a traseira trabalha para amortecer, muda a posição do movimento central/pedivela em relação ao selim. Com isso pode-se criar um problema para os joelhos.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 21:58
Ah, lembrei. Isso vale também para a Sundown Brisk e GTS S3:




"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 22:05
Exemplos de quadros em que o movimento central não faz parte da balança traseira.

Volare Full:


Astro XTC:


Scott Spark:

"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 22:31
A Trek inventou esse sistema porque, teoricamente,  com movimento central e o pivo na mesma peça, não ocorreria o famigerado BOB. Porém, na prática não é isso que acontece. E pior: além do Bob continuar, esse tipo de sistema ainda perde eficiência quando você fica em pé.
E tem mais: as Trek Y eram todas falling rate. Ou seja, conforme a suspensão é comprimida, ela endurece MENOS. Explico: em uma suspensão linear para cada X peso que você coloca, ela se move Y centimetros e forma constante. Ou seja, se você colocar 1Kg e ela baixar 1cm, o próximo kg vai fazer ela ceder mais 1cm. Com 10Kg, ela afundaria 10cm.
Já na falling rate, a suspa com 1kg de peso afundaria 1 cm, mas com 10Kg, ela afundaria, digamos, 17cm.
Com isso, o sistema bate facilmente no fim de curso, exigindo molas duras. Isso acaba se traduzindo em um funcionamento áspero e com leitura de terreno ruim. Isso nos casos da Trek.
Sei que algumas bikes projetadas pra amortecedor a ar são rasing rate no começo e falling no final do curso. Enfim, fazer uma bike full boa não deve ser a coisa mais simples do mundo. LOL 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 00:07
De fato o interessante seria algo que sintetizasse tudo isso. Não sei se o sistema da Epic ou da Genius funcionam adequadamente, mas a proposta é fazer uma leitura mais apurada do terreno e ser dura o suficiente onde o terreno é mais plano e maleável onde for irregular. Na mão isso seria até simples bastando girar um botão para aumentar ou diminuir a pressão, mas automaticamente a coisa complica. Nas suspensões inteligentes dos carros é tudo mais fácil com um microprocessador alimentado pela bateria controlando amortecedores.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 00:27
Pronto, consegui. Segue foto do Sonix.

Percebam que o triangulo traseiro gira no eixo da caixa de movimento central.


"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 00:28
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:


Volare Full:




Que bacana esse quadro Volare! Clap
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
digo107 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2007
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:2418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 10:14
O pedivela da minha também é na balança traseira, mas é um sistema de link virtual também. Nunca senti nada de mal e nenhuma dor no joelho. Na realidade, não chega a ser na balança traseira, é como se houvesse ainda outro link. Vejam:
 
 
Inclusive houve uma discussão semelhante na última página desse tópico:
 
Vejam também como é o funcionamento:
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 11:40
No caso do Canaan Elite, ao contrário do Sonix por exemplo, o movimento central precisa se mover para que haja amortecimento. Por outro lado o movimento é amenizado pelo complexo e bem estruturado conjunto de links.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
digo107 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Abr 2007
Goiânia - GO
Offline
Mensagens:2418
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar digo107 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 12:16
Justamente... Digamos que, o pedivela acompanha tudo, como se estivesse no triângulo dianteiro.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X