Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pedivela duas coroas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pedivela duas coroas

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pedivela duas coroas
    Postado: 25 Jul 2022 as 15:41
Então galera eu mais uma vez, minha bike usa pedivela shimano altus se não me falha de duas coroas 36/22. Ponta quadrada ele acabou e no calor do momento comprei um absolut wild 2 coroas removíveis só que depois que vi que ele é usado em 2x9 ou 2x10. Minha bike conta com uma megaranger (catraca) de 7 velocidades. Vou perder o pedivela sera que não vai casar com a corrente e uma tec novinha!!!!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 16:02
Tu só vai conseguir usar ele na coroa 36, se usar a 22, como a corrente é mais larga, vai pegar nos ganchos de subida e parecer que está com o pedivela gasto ou a corrente gasta.

Tua solução é comprar o pedivela adequado e vender esse Absolute! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 16:03
Omiti uma informação o absolute e 38/24
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 16:07
Não importa o tam das coroas, importa que foi projetado para 2x9 ou 2x10 e uma corrente para 7v é mais larga!

Editado por GabrielSL329 - 25 Jul 2022 as 16:29
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 16:16
Entendi! Eu rodava com o shimano daí não prestei atenção neste detalhe obrigado
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 17:42
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Online
Mensagens:1112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 19:33
Testa antes, eu já usei um Stout de duas coroas que originalmente é 2x9 em uma corrente de 8v, mesma de 6 e 7v, funcionou perfeitamente. Pra subir a troca fica até melhor, a corrente mais larga não precisa puxar tanto o cabo pra subir a corrente. Talvez raspe de leve se cruzar muito a corrente na coroa pequena. Vale fazer um teste antes.
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 23:06
Entendo, vale a pena esperar, então vou esperar chegar instalar e testar, depois volto com o resultado! Muito obrigado
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2022 as 23:18
Eu uso um pedivela 3x9 em uma bike com cassete corrente 8v e cambio dianteiro de 10v , ta funcionando perfeitamente.
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Online
Mensagens:1112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 10:07
Acho que essa precisão milimétrica só é considerada em pedivelas de alto nível, tipo Deore, SLX e assim por diante.
Esse pedivela da Shimano genéricos e coroas de ferro mesmo, a té mesmo os Absolute de R$200 reais, são feitos pra funcionar com qualquer corrente.

Vejo o mesmo pedivela Shimano genérico de 22/36 vindo em bikes tanto com Alívio 2x9 como Altus 2x8. Só não vem no Deore 2x10 pq ele tem um pedivela próprio com coroas intercambiáveis.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 10:21
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Acho que essa precisão milimétrica só é considerada em pedivelas de alto nível, tipo Deore, SLX e assim por diante.
Esse pedivela da Shimano genéricos e coroas de ferro mesmo, a té mesmo os Absolute de R$200 reais, são feitos pra funcionar com qualquer corrente.

Vejo o mesmo pedivela Shimano genérico de 22/36 vindo em bikes tanto com Alívio 2x9 como Altus 2x8. Só não vem no Deore 2x10 pq ele tem um pedivela próprio com coroas intercambiáveis.

Eu tive esse problema em um pedivela Deore 3x9 e corrente 7v, por isso citei.
Rodava com 21v com quase todo grupo Deore 9v, exceto cassete e shifter (antes que pergunte: comprei assim e não tinha 5% do conhecimento sobre bikes que tenho agora). Arrebentou a corrente e o maluco que foi repor ela colocou de 7v achando que ia dar bem por ser 21v.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 10:48
Cara sou curioso cm bike. Não sei o afundo só o básico do básico mas fico agradecido pelas sugestões e ajuda. Esperar pra ver e conto aqui
Voltar ao Topo
paulohn Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2014
SP
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulohn Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 11:22
Originalmente postado por Barney Barney escreveu:

Então galera eu mais uma vez, minha bike usa pedivela shimano altus se não me falha de duas coroas 36/22. Ponta quadrada ele acabou e no calor do momento comprei um absolut wild 2 coroas removíveis só que depois que vi que ele é usado em 2x9 ou 2x10. Minha bike conta com uma megaranger (catraca) de 7 velocidades. Vou perder o pedivela sera que não vai casar com a corrente e uma tec novinha!!!!

Acredito que se vc colocar uns espaçadores entre o pedivela e a coroa menor é possível ajustar para a largura correta.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 12:33
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Tu só vai conseguir usar ele na coroa 36, se usar a 22, como a corrente é mais larga, vai pegar nos ganchos de subida e parecer que está com o pedivela gasto ou a corrente gasta.

Tua solução é comprar o pedivela adequado e vender esse Absolute! 

Só vai pegar nas rampas se você não usar a coroa correta. Existem coroas 36 para conjunto 36-22 e coroas para 36-26. Elas tem as rampas em posição diferente justamente para evitar esse problema que você teve.

No caso do OP, como ele não comprou as coroas avulsas ele não terá problema algum com as trocas.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 13:16
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:


Só vai pegar nas rampas se você não usar a coroa correta. Existem coroas 36 para conjunto 36-22 e coroas para 36-26. Elas tem as rampas em posição diferente justamente para evitar esse problema que você teve.

No caso do OP, como ele não comprou as coroas avulsas ele não terá problema algum com as trocas.


Achei estranho a primeira informação e ainda bem que hog0.dts corrigiu ela.

Uso nas minhas 2 bikes pedivelas que eram originalmente de 3 coroas e agora elas estão funcionando muito bem com 1 coroa NW em 1x11. Antes disso usei com 3 coroas originais por pouco tempo e com 2 coroas em várias combinações por muito tempo sem problemas.
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2022 as 13:17
Entendo bom a ansiedade tá tomando conta doido pra chegar e montar pra ver se deu certo ou se levei tinta
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2022 as 16:03


Bom amigos! O abençoado chegou, instalei dei algumas voltas no quarteirão, minha primeira impressão top, não tretou pra subir e nem descer marcha mesmo com a corrente cruzada acho que se tivesse dado problema tinha dado já... obrigado a todos
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2022 as 19:21

Dá para ver que o câmbio dianteiro está bem alto em relação à coroa maior, isso acontece porque ele é originalmente para 3 coroas.

Usei por um tempo desse jeito mas incomodava um pouco pois tinha que fazer a troca de forma lenta para que a corrente não fosse jogada para fora da coroa maior.

Dessa forma, recomendo que busque mais adiante um novo câmbio dianteiro próprio para 2 coroas.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2401
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2022 as 23:16
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Dá para ver que o câmbio dianteiro está bem alto em relação à coroa maior, isso acontece porque ele é originalmente para 3 coroas.

Usei por um tempo desse jeito mas incomodava um pouco pois tinha que fazer a troca de forma lenta para que a corrente não fosse jogada para fora da coroa maior.

Dessa forma, recomendo que busque mais adiante um novo câmbio dianteiro próprio para 2 coroas.


O problema de usar um câmbio 3x em um pedivela 2x é que você precisa instalá-lo como se ainda estivesse com três coroas. Se não fizer isso as trocas não vão ficar legais. Hoje estou com um câmbio 2x mas logo que migrei pro pedivela duplo usei um 3x. Foi meio que na tentativa e erro até encontrar a posição correta. Fora isso nenhum incômodo nas trocas.


Editado por hug0.dts - 27 Jul 2022 as 23:16
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2022 as 23:26
Eu uso um cambio 3x em um pedivela duplo , abaixei o quanto foi possível até a haste ficar muito próxima do chain stay , ainda existe um espaço entre o cage e a coroa maior , não ficou bonito mais foi fácil ajustar e ta funcionando perfeitamente , nunca caiu a corrente e só uso a bike na trilha.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1916
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2022 as 03:49
Bom dia a todos!

Que bom que funcionou Barbey, na bike do meu filho uso 2x9 com um mix de peças Deore/Altus: corrente 9v, grupo de 9v atrás, coroas e câmbio 2x 10v na frente e trocadores antigos de 24v (3x8) tocando o grupo. Pra role urbano funciona perfeitamente.

Noutra bike tive a oportunidade de testar um grupo shimano 30v (3x10) com 1 coroa no pedivela original e depois com um pedivela 2x, que foi a escolha final.

Optei por trocar o câmbio 3x por um 2x depois, pois no meu caso estava caindo a corrente na trilha, diferente da experiência do mísera. Obviamente melhora o aspecto também.

O esquema como disseram, é montar e testar, trocando qdo tiver ctza da real necessidade ao uso que faz da bike.

Edit: seguem fotos da evolucao:







Editado por raulino - 28 Jul 2022 as 04:07
"Reality is what you make it"
GT Sanction | Rocky Mountain Element | GT Force 3.0 | Caloi Aspen Way
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Ltd | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Online
Mensagens:1112
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2022 as 10:11
Originalmente postado por Barney Barney escreveu:



Bom amigos! O abençoado chegou, instalei dei algumas voltas no quarteirão, minha primeira impressão top, não tretou pra subir e nem descer marcha mesmo com a corrente cruzada acho que se tivesse dado problema tinha dado já... obrigado a todos

Ainda tem margem pra baixar mais o câmbio. Deixa ele quase encostando no stay. Funciona perfeitamente e a corrente não vai cair pra fora.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2022 as 22:15
Na full imagino ser mais complicado né Raulino , a minha é HT.



Bonito não é , a aparência me incomoda um pouco mais resolvi não gastar a toa se está funcionando perfeitamente.
Voltar ao Topo
Barney Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2021
Samonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Barney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2022 as 06:23
Vou abaixar ele um pouco mais para dar um visual mais bonito, o funcionamento dele na cora tá perfeito.... obrigado a todos
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X