Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Câmbio para STI com K7 42 dentes
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Câmbio para STI com K7 42 dentes

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Câmbio para STI com K7 42 dentes
    Postado: 13 Jun 2022 as 22:18
Resolvi montar uma Gravel, pois as opções que temos aqui no Brasil atualmente estão muito caras para o que valem, e ainda assim eu iria ter que mudar peças para ficar como estou almejando.

Um dos requisitos que estou procurando é usar um cassete de 11-42, para com o pedivela de 46-30 tenha uma reduzida que não me limite nas subidas.

Quais as opções que temos no mercado hoje para usar um STI com este cassete? Vi que no GRX tem, mas não faria sentido para o meu projeto um conjunto tão caro, já que estou querendo algo mais simples para passeio mesmo.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 18:14
Encontrei uma possível solução, que é a seguinte:

Pesquisando, acabei me deparando com o conjunto da marca chinesa Sensah. Vi muitos elogios na internet principalmente pela passagem extremamente precisa e custo x benefício excelente, de pessoas que já haviam rodado mais de 3000 km sem problemas.

Diferente do shimano, que só achei conjunto STI que consiga ser usado com até cassete de 42 dentes, nesse da Sensah existe o conjunto SRX PRO, que pode ser usando com até de 11-52 (inclusive teve um gringo que usou com 9-50 sem problemas). Esse é um conjunto 1x11, que para mim não seria legal pois ou iria perder velocidade final ou a mais leve. Como solução, tenho como utilizar o câmbio SRX PRO com um cassete 11-46 e o STI usaria um Sensah Empire, que é 2x11, me possibilitando assim colocar um pedivela 46-30, já que o STI Empire é compatível com o câmbio SRX PRO.


De momento essa parece a saída mais viável e interessante. Caso alguém tenha alguma outra dica de conjunto ou de forma de chegar no resultado que eu desejo, gostaria muito de saber. 
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 18:27
Dê uma olhada nas melhorias que eles fizeram nos STIs, como por exemplo essa: https://www.youtube.com/shorts/QQsEU2v-9pM

Os reviews são ótimos, mas em geral consideram que não tem as trocas e regulagens tão boas igual a Shimano, mas nada que atrapalhe o uso. Pelo custo é excelente.

O meu único impeditivo para não tentar é que ainda não tem freio hidráulico, mas existem rumores que vai ser lançado em breve... Mas eu aguardaria reviews de longo prazo.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 18:45
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Dê uma olhada nas melhorias que eles fizeram nos STIs, como por exemplo essa: https://www.youtube.com/shorts/QQsEU2v-9pM

Os reviews são ótimos, mas em geral consideram que não tem as trocas e regulagens tão boas igual a Shimano, mas nada que atrapalhe o uso. Pelo custo é excelente.

O meu único impeditivo para não tentar é que ainda não tem freio hidráulico, mas existem rumores que vai ser lançado em breve... Mas eu aguardaria reviews de longo prazo.

Falam que é muito próximo, considerando o preço. Claro que o shimano ainda vai ser melhor (nem teria como não ser), mas pra quem não vai usar em competição não atrapalharia.

Eu nem considero usar STI com freio hidráulico pq o preço cobrado é caríssimo. Eu estou pensando em usar semi-hidráulico e um discos de 180 mm pra deixar a puxada um pouco mais leve do que seria normalmente. 
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 19:51
Não consideraria que competição seja o único critério, também é melhor e mais prazeroso usar um sistema mais preciso e com menos manutenção. Mas pela diferença de preço é bem tentador sim, e vai funcionar.

Vi bons reviews dos freios que vira hidráulico na pinça, porém o freio traseiro perde precisão com o caminho mais longo que o cabo percorre. Tem um sistema da Giant que o TraceVelo testou, que faz a conversão em uma peça presa na mesa.

Se for flat mount, você só consegue montar 160/140 na frente, e 140 atrás. 160 atrás precisa de um adaptador da própria Shimano. 180 na frente ou atrás até é possível, mas já entra em um mundo de gambiarras e adaptadores de terceiros.

Porém um disco maior não vai te ajudar nesse caso. Um disco maior aumenta a potência do freio e a dissipação de calor em longas frenagens, porém reduz a modulação, que é exatamente o que você mais vai precisar no disco com cabos. Algo que poderia ajudar é ficar com discos menores, adequados para o seu peso e uso, e usar pastilhas orgânicas.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 20:24
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Não consideraria que competição seja o único critério, também é melhor e mais prazeroso usar um sistema mais preciso e com menos manutenção. Mas pela diferença de preço é bem tentador sim, e vai funcionar.

Vi bons reviews dos freios que vira hidráulico na pinça, porém o freio traseiro perde precisão com o caminho mais longo que o cabo percorre. Tem um sistema da Giant que o TraceVelo testou, que faz a conversão em uma peça presa na mesa.

Se for flat mount, você só consegue montar 160/140 na frente, e 140 atrás. 160 atrás precisa de um adaptador da própria Shimano. 180 na frente ou atrás até é possível, mas já entra em um mundo de gambiarras e adaptadores de terceiros.

Porém um disco maior não vai te ajudar nesse caso. Um disco maior aumenta a potência do freio e a dissipação de calor em longas frenagens, porém reduz a modulação, que é exatamente o que você mais vai precisar no disco com cabos. Algo que poderia ajudar é ficar com discos menores, adequados para o seu peso e uso, e usar pastilhas orgânicas.

Muito obrigado pelas dicas, eu iria fazer algo errado sem saber Wacko

Quanto ao freio semi-hidráulico, saberia recomendar algum? E quanto a este da Giant que faz a conversão na mesa, qual seria? Não o encontrei.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 20:38
Coloca um sti sora 2 x 9v + cassete 9v 11-40 + câmbio traseiro Altus M2000 ou similar + câmbio dianteiro road 2x + o pedivela 46-30 que vc quiser.
Vai funcionar redondo.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 20:46
Originalmente postado por Jagwire Jagwire escreveu:

Coloca um sti sora 2 x 9v + cassete 9v 11-40 + câmbio traseiro Altus M2000 ou similar + câmbio dianteiro road 2x + o pedivela 46-30 que vc quiser.
Vai funcionar redondo.

Preciso de uma reduzida maior que isso pra região que eu moro.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 20:48
Vejo falar muito bem do Juin Tech F1.

O sistema de freio misto da Giant se chama Conduct. Mas aprentemente foi descontinuado e não acha mais para vender. https://www.giant-bicycles.com/global/showcase/conduct
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jun 2022 as 22:21
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Vejo falar muito bem do Juin Tech F1.

O sistema de freio misto da Giant se chama Conduct. Mas aprentemente foi descontinuado e não acha mais para vender. https://www.giant-bicycles.com/global/showcase/conduct

Esse Juin Tech F1 não parece ter aquela regulagem, funciona igual? Pois no STI tem a regulagem igual um freio de MTB.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2022 as 15:05
Qual regulagem, exatamente, você se refere?

Quando o cabo chega na pinça ele aciona um sistema hidráulico nela. Até onde entendi ele tem um esticador de cabo na própria pinça, pode colocar outro esticador no meio do conduíte do cabo, como normalmente vem em bicicletas prontas, e mantém qualquer outra regulagem que tiver no STI, geralmente pra deixar a alavanca mais perto ou mais longe das mãos.

Outra coisa que pode te ajudar a melhorar a modulação é usar conduítes compressionless da Jagwire.




Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2022 as 17:45
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Qual regulagem, exatamente, você se refere?

Quando o cabo chega na pinça ele aciona um sistema hidráulico nela. Até onde entendi ele tem um esticador de cabo na própria pinça, pode colocar outro esticador no meio do conduíte do cabo, como normalmente vem em bicicletas prontas, e mantém qualquer outra regulagem que tiver no STI, geralmente pra deixar a alavanca mais perto ou mais longe das mãos.

Outra coisa que pode te ajudar a melhorar a modulação é usar conduítes compressionless da Jagwire.





Esse da ZTTO tem o esticador aqui


Já esse que você falou não tem


Regularia somente na pinça? Pq todos os outros que seria pra Gravel/Road eram iguaos o ZTTO.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2022 as 14:36
O esticador fica aqui, ele não aparece na imagem que você postou. Ele não é exatamente igual os outros esticadores, ele vai mudar a distância da peça onde o cabo está preso, mas tem o mesmo efeito.


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X